segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Barão Vermelho


Barão Vermelho é uma banda de rock brasileiro fundada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Juntamente com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e os Titãs é considerada uma das quatro bandas brasileiras mais influentes fundadas na década de 1980. Após assistirem a um show da banda Queen no Morumbi, em São Paulo, surgiu o desejo em Guto Goffi (Flávio Augusto Goffi Marquesini), bateria, e Maurício Barros (Maurício Carvalho de Barros), teclado, de 19 e 17 anos de idade respectivamente, de formar uma banda de rock.


Em outubro de 1981, os dois estudantes do Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, escolheram o nome: Guto sugeriu e Maurício concordou que a banda usaria o codinome do aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra: Barão Vermelho. Dias depois, a dupla se uniu a Dé (André Palmeira Cunha), baixo, e Frejat (Roberto Frejat), guitarra.

Os ensaios ocorriam sempre na casa dos pais de Maurício e, como a banda ainda não tinha vocalista, através de uma amiga de escola, Guto conseguiu contato com um vocalista chamado Léo Guanabara (que veio a ser conhecido como Leo Jaime). No entanto, seu timbre da voz foi considerado suave demais para o rock da banda, fazendo com que seus integrantes não o aprovassem. Leo Jaime não se aborreceu com isso, pois já integrava três bandas (entre elas João Penca e Seus Miquinhos Amestrados), e indicou Cazuza(Agenor de Miranda Araújo Neto). O Barão Vermelho então estava completo.


Barão Vermelho e Barão Vermelho 2 (1982-1984)
Em 1982, o som do Barão Vermelho, lançado nas lojas dia 27 de setembro, se espalhou um pouco e agradou muito o produtor Ezequiel Neves (José Ezequiel Moreira Neves, jornalista) e o diretor da Som Livre, Guto Graça Mello. Juntos, eles lançaram a banda e, com uma produção baratíssima, em quatro dias, foi gravado o primeiro álbum do Barão: "Barão Vermelho". Das músicas mais importantes, destacam-se "Bilhetinho Azul", "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Ponto Fraco" e "Down Em Mim".


Depois de alguns shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda voltou ao estúdio, agora por um mês inteiro, e gravou o LP "Barão Vermelho 2", lançado em 1983.

Maior Abandonado e Rock In Rio (1984-1985)
Embora o quinteto pudesse ser promissor, as rádios não pensavam assim, e se negavam a tocar suas músicas. Só depois que Ney Matogrosso gravou "Pro Dia Nascer Feliz", é que as rádios passam a tocar a versão original do Barão Vermelho. Nessa mesma época, Caetano Veloso reconheceu Cazuza como um grande poeta e incluiu a música "Todo amor que houver nessa vida" no repertório do seu show.


A banda começou a ter o destaque que merecia, a repercussão foi tanta, que eles foram convidados para compor a trilha sonora do filme Bete Balanço, de Lael Rodrigues, em 1984, e o seu som se espalhou pelo Brasil. Aproveitando o embalo, o grupo lançou o terceiro disco, Maior Abandonado, em 1984, conseguindo vender mais de 100 mil cópias em apenas seis meses.

Em 1984, o Barão Vermelho tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e em 1985, foi convidado para abrir os shows internacionais do Rock in Rio. Depois de tanto sucesso, estava claro para todos que a carreira da banda estava consolidada.

Sem Cazuza e Volta ao Sucesso (1985-2001)
Cazuza já havia expressado o seu desejo de fazer trabalhos solo, e era apoiado por Frejat, contanto que, para isso, ele não abandonasse a banda. A saída, no entanto, anunciada primeiramente ao público no final de um show, foi conturbada, causando uma ruptura na forte amizade que unia Cazuza e Frejat e que só veio a ser reconciliada anos depois. Com a saída, Cazuza ainda levou consigo algumas músicas para o seu primeiro disco solo. A banda superou, lançando a música "Torre de Babel", agora com Frejat no vocal.


Em 1986, lançaram o quarto disco —"Declare Guerra"— e, embora as composições contassem com a ajuda de grandes nomes, como Renato Russo e Arnaldo Antunes, o álbum não foi muito promovido. A banda então, sentindo-se abandonada, assinou um contrato com a Warner e, em 1987, lançou o álbum Rock'n Geral, que contava com a participação mais ativa dos outros membros nas composições. Embora o disco tenha recebido boas críticas, ele não vendeu mais que 15 mil cópias. No mesmo ano, Maurício deixou a banda, e entraram o guitarrista Fernando Magalhães e o percussionista Peninha.


Somente com três dos integrantes originais, a banda lançou, em 1988, o disco Carnaval, misturando rock pesado e letras românticas. O álbum estourou nas rádios por conta da música "Pense e Dance", da novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga, e foi um sucesso absoluto, garantindo ao Barão Vermelho a oportunidade de abrir a turnê de Rod Stewart no Brasil.


No ano seguinte, 1989, ainda com a popularidade em alta, o Barão lançou o sétimo disco Barão ao Vivo, gravado em São Paulo, e, nesse mesmo ano, a gravadora Som Livre lançou a coletânea "Os melhores momentos de Cazuza e o Barão Vermelho", incluindo vários sucessos como "Pro dia nascer feliz", "Bete Balanço" e muitas outras.


Esse álbum tem ainda várias raridades como a música "Eclipse Oculto" (inédita) e "Eu queria ter uma bomba", música que só era encontrada na trilha nacional da novela "A gata comeu", exibida em 1985.

Em 1990, depois de constantes desentendimentos, o baixista Dé abandonou a banda, dando lugar a Dadi, ex integrante dos "Novos Baianos" e do "A Cor do Som". Ao mesmo tempo, Maurício Barros regressa aos teclados da banda. Também nesse ano, o Barão grava o disco Na Calada da Noite, mostrando o lado mais acústico do grupo. É nesse álbum que está a música "O Poeta está Vivo"; uma alusão a Cazuza, que morreria alguns meses depois de complicações causada pelo vírus da AIDS.


Ainda em 1990, todos os integrantes da banda são apontados como os melhores de suas categorias, e em 1991, a banda é escolhida, por unanimidade de público e crítica da revista Bizz, como a melhor banda do ano. Em 91 e 92, o Barão Vermelho recebe o Prêmio Sharp de melhor conjunto de rock, e, ainda em 92, são eleitos como a melhor banda do Hollywood Rock daquele ano. O baixista Dadi foi então substituído por Rodrigo Santos.

Em 2001, após apresentar-se no Rock in Rio 3 Por Um Mundo Melhor, os integrantes resolveram dar uma "pausa" na banda a fim de desenvolverem projetos pessoais.

Retorno (2004-2007)
Roberto Frejat e o baixista do Barão, Rodrigo Santos
em apresentação de carreira solo de Rodrigo.


No ano de 2004, o Barão Vermelho se reuniu novamente e lançou um álbum homônimo, com o puro rock'n'roll do início da carreira, incluindo "hits" como "Cuidado" e "A Chave da Porta da Frente".


Em agosto de 2005, a banda gravou o primeiro DVD da carreira. Gravado no Circo Voador, o MTV ao vivo - Barão Vermelho teve alguns sucessos como a inédita "O Nosso Mundo" e a regravação de "Codinome Beija-Flor", com a inclusão da voz de Cazuza pelo telão do show. O álbum fez sucesso e garantiu mais um disco de ouro à banda.


Após uma turnê de 2 anos, no dia 12 de janeiro de 2007, a banda faz seu último show no Rio de Janeiro, antes de nova parada "de férias" - a segunda na década. Seus integrantes passaram a dedicar-se a projetos solo. Antes da segunda parada, a banda lançou um livro sobre sua carreira e do DVD com o histórico show no Rock in Rio I.


Em 2012, Frejat e Rodrigo Santos confirmaram através de entrevistas e nas redes sociais o segundo retorno da banda após 5 anos. A reunião foi uma comemoração pelos 30 anos de carreira do grupo e do lançamento do primeiro disco. Além das comemorações com uma turnê durante seis meses, ocorreu o relançamento do álbum Barão Vermelho, gravado em 1982, remixado e remasterizado, com faixas bônus, raridades e uma música inédita.


O show contava com o baixista Dé Palmeira como convidado especial. Estavam previstos nessa época um novo show em parceria com a MTV Brasil, com transmissão ao vivo direto da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro e um documentário, contando a história do grupo, algo que não aconteceu. Após esses eventos, a banda entrou novamente em recesso, a partir de março de 2013, sem previsão de volta.

Três anos após a última reunião, no dia 19 de setembro de 2016, o percussionista Peninha faleceu vítima de uma hemorragia estomacal. O músico estava internado no Hospital da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro desde o início do mês com problemas digestivos.

Cinema
O Barão teve uma participação no cinema em 1984 com o filme Bete Balanço, onde Cazuza (ainda vocalista na época) compôs a música tema do filme, ambos fazendo o papel de si mesmos, e Cazuza interpretando Tininho, um compositor.

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%A3o_Vermelho

sábado, 4 de outubro de 2008

Claudinho & Buchecha


Claudinho & Buchecha foi por muito tempo uma famosa dupla de funk brasileira. A dupla, formada pelos cantores Claudio Rodrigues de Mattos (Claudinho), e Claucirlei Jovêncio de Sousa (Buchecha), foi premiada pela ABPD com dois Disco de Platina Triplo pelos álbuns Claudinho & Buchecha e A Forma, e também com disco de Platina Duplo pelo álbum Só Love, lançado em 1998.

Só Love

1992–96: Início e Claudinho & Buchecha

De origem humilde, eram amigos de infância na cidade de São Gonçalo, e se consideravam irmãos. Participavam de baile funk e venceram um concurso de rap no bairro em que moravam. Em 1992, quando Claudinho convenceu Buchecha a participar de um concurso de Rap no Clube Mauá em São Gonçalo. Os dois ganharam o concurso, com o "Rap da Bandeira Branca" mas pararam por ai e três anos depois, ainda por insistência de Claudinho, a dupla participou e venceu mais um festival, dessa vez a música foi o "Rap do Salgueiro", que virou febre nas rádios e bailes cariocas.


Tiveram uma carreira batalhada mas o sucesso deles foi inevitável e hoje em dia são considerados por muita gente os reis do funk. As músicas eram compostas na maioria por Buchecha, mas Claudinho também compunha. Bastava aparecer uma inspiração, que eles se trancavam no quarto e a música surgia. As coreografias eram criadas pelos dois. Tinham o hábito de rezar antes de entrar no palco e após os shows atendiam carinhosamente o público, dando autógrafos e tirando fotos. Para eles o que não podia faltar em cada show era calor humano. Com o sucesso, saíram de São Gonçalo e vieram morar na Ilha do Governador, de onde não saíram.

No ritmo de um disco por ano, a dupla Claudinho e Buchecha, ganhou fama nacional em 1996 com a música "Conquista" ("Sabe / tchu ru ru / estou louco pra te ver / oh yes") que passou a ser fixa em todos os shows, e em 1997 com "Quero Te Encontrar". Eles driblaram as armadilhas do sucesso rápido e se firmaram como cantores pop, acumulando sucessos do calibre de "Nosso Sonho", "Xereta" e "Só Love".

Claudinho conta que no início da carreira eles tinham ritmo mas não tinham afinação: "Aprendemos a ter noção de palco e campo harmônico tocando em banda".

Conquista

Quero Te Encontrar

Nosso Sonho

Xereta

O sucesso foi tanto que dupla não parou mais. Considerada os cantores de maior sucesso na história do funk, em 1996, o primeiro disco que levava o nome da dupla que vendeu mais de 1,2 milhões de cópias. E com esse sucesso a dupla viajou para o Japão, Portugal, Argentina, EUA, entre outros. A Dupla foi mania nacional , os sucessos Conquista e Nosso Sonho arrebataram o país junto com suas coreografias.

1997–01: A Forma, Só Love e Destino

No disco A Forma, Claudinho & Buchecha mostraram que ficariam marcados na história da música brasileira. Trazendo como carro-chefe o mega sucesso, Quero te Encontrar , Lançado em 1997 o álbum vendeu 1 milhão e meio de cópias . Eles receberam também o prêmio de revelação no VMB da MTV Brasil, neste mesmo ano.

Em 1998 veio Só Love, um outro grande sucesso da dupla. , a música que dava o nome do álbum foi uma das mais tocadas em 1999 e conquistou os fãs , Xereta e Enquanto eu Viver também se eternizaram neste disco que vendeu cerca de 900 mil cópias, Com este disco, as coisas mudaram um pouco. A dupla amadureceu, e era preciso que o trabalho acompanhasse tal crescimento. O tradicional DJ dos bailes deu lugar a uma banda.

Em 1999, lançaram um disco ao vivo, onde relembraram os grandes sucessos da carreira e a única musica inédita do disco estourou , era Coisa de Cinema. Mas em 2000, com o lançamento do CD Destino mostraram todo o processo de mudança, amadurecimento e investimento que foi feito pela dupla. Para gravar Destino, a dupla passou dois meses em estúdio o que deu mais oportunidade para que fossem trabalhados aspectos que antes deixavam um pouco a desejar. Outro destaque merecido para o disco, foi quando começaram a dar um espaço para algumas músicas que contestavam certos pontos da sociedade. "Feiticeira", por exemplo, fala sobre discriminação. A personagem da música é uma menina da favela, de pele cor de cera e cabelo alisado com henê. O Carro - Chefe do disco era a descompromissada música Berreco que contava a história de um cara traído pela esposa e fez relativo sucesso,

A dupla também fez algumas regravações, uma em cada álbum. "Tempos Modernos" de Lulu Santos no primeiro disco, "Uma Noite E Meia" de Marina Lima no segundo, depois "Lilás", de Djavan, "Lindo Balão Azul", de Guilherme Arantes e "Carro Velho", de Ivete Sangalo no disco ao vivo. Eles mesmos também foram regravados.

No mesmo ano a dupla participa do CD Soul Tim: Duetos, onde fazem um dueto póstumo com o cantor Tim Maia (falecido em 1998), citado como uma das influências da dupla.

Tempos Modernos

Uma Noite E Meia

Lilás

Lindo Balão Azul

Carro Velho


2002: Vem Dançar e morte de Claudinho

O sucesso de Claudinho & Buchecha estava garantido por muito tempo, durante a turnê de lançamento do sexto disco da dupla, Vamos dançar, no dia 12 de julho de 2002, eles partiram para Lorena, no interior de São Paulo. Horas antes de viajar, Claudinho ligou para Buchecha e avisou que iria em seu próprio carro, não com a van da banda, como de costume.

Claudinho foi vítima de um acidente de carro, na Rodovia Presidente Dutra, no dia 13 de julho de 2002. O carro em que Claudinho e um empresário estavam, saiu da pista e bateu fortemente em uma árvore. Claudinho, que estava no banco de carona, morreu na hora. Após a morte do parceiro, Buchecha disse a algumas entrevistas que chegou a ficar com depressão por 3 anos. Mas contou com a ajuda de amigos e da esposa Rosana Souza e encontrou forças para cantar novamente.

A música “Fico Assim Sem Você”, composta pelo cantor Abdullah, entrou para o sexto disco e ganhou sucesso pelo verso profético “Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você”.


Legado

No CD Acústico de 2002 o Kid Abelha regravou a música "Quero Te Encontrar".

Em 2004, no CD dedicado ao público infantil, Adriana Calcanhoto regravou a música "Fico Assim Sem Você". 


Já em 2007, Ivete Sangalo regravou "Nosso Sonho" e "Conquista", com a participação de Buchecha, no seu CD e DVD Ao Vivo No Maracanã.


No dia 26 de novembro de 2009 a Rede Globo transmitiu um documentário sobre a vida e trajetória de Claudinho, e da dupla Claudinho & Buchecha no programa Por Toda a Minha Vida. O programa foi narrado e apresentado por Fernanda Lima, e contou com depoimentos de familiares, amigos e profissionais que seguiram a carreira da dupla como: DJ Marlboro, Xuxa, Lulu Santos, Angélica, Vanessa Alves (viúva de Claudinho), Leonina Isidoro (mãe de Claudinho) e o amigo Buchecha. Alex Gomes interpretou Claudinho e Adriano de Jesus interpretou Buchecha. O programa relembrou bons momentos, inclusive com participações ilustres, como Romário e Edmundo no programa da Xuxa. O programa foi reexibido pela Rede Globo no dia 12 de Março de 2010.






FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Claudinho_%26_Buchecha