domingo, 29 de março de 2009

Camisa de Vênus



Camisa de Vênus é uma banda de rock brasileiro que foi formada em Salvador em 1980 e encontra-se em atividade até hoje. Fez grande sucesso no cenário brasileiro dos anos 80, sendo uma banda tida como mais "suja" do que as outras pelo seu nome (na época era muito utilizado como sinônimo de preservativo) e pelos palavrões nas letras. Suas principais músicas são Bete Morreu, Eu Não Matei Joana D'Arc, Simca Chambord, Deus Me Dê Grana e É Só o Fim.A banda foi formada em 1980 quando Marcelo Drummond Nova, que trabalhava na rádio Aratu em Salvador, conheceu Robério Santana, que trabalhava na TV Aratu. Conversando sobre música os dois descobriram que tinham gostos em comum e decidiram montar uma banda. Marcelo Nova seria o vocalista e Robério Santana o baixista. Robério resolveu chamar seu amigo Karl Franz Hummel para assumir a guitarra base e este, por sua vez, chamou seu amigo Gustavo Adolpho Souza Mullem para tocar bateria. Se juntou ao grupo o guitarrista solo Eugênio Soares.


Nos ensaios, as pessoas que compareciam diziam que o som da banda era muito incômodo. Por isso, Marcelo Nova sugeriu o nome de Camisa de Vênus, por achar preservativo uma coisa muito incômoda. Após duas apresentações em Salvador, Eugênio Soares sai do grupo e Gustavo Mullem, que queria tocar guitarra solo, chama Aldo Pereira Machado para assumir a bateria. Esta seria a formação que tocaria junta até o primeiro fim da banda, em novembro de 1987.

Com a realização de alguns shows na capital baiana, uma pequena gravadora local, chamada NN Discos, se interessa pela banda e chama-os para gravarem um compacto, com a possibilidade de gravarem um álbum. A banda grava duas músicas em Salvador: "Controle Total" e "Meu Primo Zé". O lado A continha uma música "chupada" de "Complete Control" do The Clash, mas com uma letra que falava da vida na Bahia. Já o lado B era composto de uma versão da música "My Perfect Cousin" do The Undertones. O compacto foi lançado em julho de 1982.


Após o compacto, a gravadora decide dar a oportunidade deles gravarem um álbum. Entretanto, com o sucesso de outras bandas do incipiente rock nacional dos anos 80 - o primeiro compacto da Blitz é de 1982, assim como o dos Paralamas do Sucesso e o do Kid Abelha -, a Som Livre se interessa em lançar nacionalmente o álbum. Então, Marcelo Nova é chamado para uma reunião com os executivos da gravadora Som Livre, Heleno de Oliveira e João Araújo, pai de Cazuza. Neste encontro, eles expõem um "problema" para Marcelo Nova: o nome da banda atrapalharia a divulgação do primeiro trabalho (nos jornais o Camisa de Vênus era tratado como "Camisa de…"). Eles sugeriram que o nome fosse trocado por outro "melhor". Marcelo Nova diz que aceitaria a troca de nome e propõe que o novo nome seja "Capa de Pica".

Esta reunião selaria o destino do Camisa de Vênus na gravadora Som Livre e o seu primeiro álbum homônimo, lançado em 1983, teria a distribuição prejudicada. O álbum continha a música Bete Morreu, que faria sucesso nacionalmente, mas que, pouco tempo depois, teria a sua execução radiofônica proibida em todo o território nacional pela censura.

Após o lançamento, a banda fica quase um ano sem gravadora, mas acaba assinando com a RGE. Assim, em 1984, sai o segundo álbum da banda, chamado Batalhões de Estranhos. O disco traz uma banda mais madura e com melhores recursos de estúdio à sua disposição, o que proporciona a realização de um som mais polido e menos agressivo. O segundo álbum da banda traz mais um sucesso radiofônico, Eu Não Matei Joana D'Arc e eles saem novamente em turnê.


Mudança de gravadora

Ao assistir um show da banda, André Midani (diretor da gravadora WEA, na época) vai ao camarim da banda perguntar o que ele precisava para "contratar aquele insulto". Fica acertado então que o Camisa de Vênus lançaria um álbum com o registro ao vivo de um show da turnê, produzido por Pena Schmidt e lançado ainda pelo selo RGE. Ao analisar o material, eles decidem lançar um show em Santos, realizado no dia 8 de março.


Marcelo Nova, que já tinha experiência de músicas censuradas, decide não enviar o álbum à apreciação da Censura, que continuava em vigor apesar do fim da ditadura militar. O álbum Viva foi lançado em 1986 e, quando estava com cerca de 40 mil cópias vendidas foi recolhido pela Polícia Federal por ordens da censura. O próprio Marcelo Nova presenciou cópias de seu disco sendo recolhidas em São Paulo.

Após este episódio, o álbum teve oito de suas dez músicas censuradas por conterem linguagem inapropriada. Entretanto, com a volta às vendas, apesar da proibição de execução radiofônica e, talvez, devido ao impulso conseguido com as notícias da censura do álbum, suas vendas atingem a marca de 180 mil.


Ainda em 1986, entram em estúdio novamente e gravam o álbum Correndo o Risco, o primeiro pela gravadora Warner. O álbum é produzido por Pena Schmidt continuando a parceria que se encerraria apenas com o fim da banda. Ele vende 300 mil cópias e a música "Só o Fim" torna-se a mais tocada nas rádios naquele ano. Além da já citada, são destaques do álbum as músicas "Simca Chambord" e "Deus Me Dê Grana".

Término da banda

Após mais uma turnê, a banda se reúne em estúdio para gravar um novo álbum. Chamam Raul Seixas para uma participação, o que resulta na composição e gravação de Muita Estrela, Pouca Constelação. Marcelo Nova e o Camisa de Vênus conheciam Raul desde uma apresentação no Circo Voador, no Rio de Janeiro em 1984, quando foram informados que Raulzito viria vê-los e acabaram tocando uma seleção de covers de clássicos do Rock.

Assim, em outubro de 1987, lançam o primeiro álbum duplo do rock nacional, Duplo Sentido. A recepção ao álbum é inferior ao último, talvez em reflexo do grande número de músicas. Apesar disto, as vendas somam cerca de 40 mil, mesmo sem uma grande turnê de divulgação.

Desde o disco anterior da banda, Marcelo Nova vinha pensando em sair para seguir novos rumos. Também as relações entre os membros estavam desgastadas pelos vários anos de convivência. Então, logo após o lançamento deste álbum, ele anuncia à banda que estava deixando o grupo para seguir carreira solo, mas que eles poderiam continuar se quisessem. Entretanto, os demais membros decidem encerrar a carreira do grupo.

Volta em 1995

Em meados de 1995, Karl Hummel ligou para Marcelo Nova querendo voltar com a banda. Para convencer Marcelo Nova disse que tinha ouvido outro dia na TV que o Skank era a "nova sensação do rock nacional" e que, por isso, eles precisavam voltar.[5] Eles chamam Robério Santana para reassumir o baixo, mas Gustavo Mullem e Aldo Machado decidem não participar. Gustavo Mullem estava trabalhando no exterior e Aldo Machado tornou-se cristão e não desejava mais tocar com o Camisa.

Para completar a banda, Marcelo Nova reúne metade do Camisa de Vênus original com metade da sua banda de apoio do álbum A Sessão sem Fim. Assim, completam a formação dois músicos antológicos do rock nacional, Luis Sérgio Carlini na guitarra solo e Franklin Paolillo na bateria, além de Carlos Alberto Calazans nos teclados, músico que acompanhava Marcelo Nova desde a sua saída do Camisa de Vênus.

Carlini havia sido o guitarrista do Tutti Frutti, a banda de Rita Lee nos anos 70 após a sua saída dos Mutantes e Paolillo tocou com Carlini no Tutti Frutti, participando do álbum Fruto Proibido, e também na formação original do Joelho de Porco.

Com esta nova formação o Camisa inicia uma série de shows e assina com a Polygram um contrato para o lançamento de dois álbuns. Assim, ainda em 1995, gravam um show realizado no Aeroanta, em São Paulo, e lançam o álbum ao vivo Plugado!. O álbum teve boa repercussão, apresentando o Camisa para uma nova geração de fãs.

Para consolidar esta fase, no ano seguinte, a banda entra em estúdio para gravar o disco Quem É Você?. Este álbum conta com a participação de Eric Burdon, lendário vocalista do The Animals, dividindo os vocais com Marcelo Nova e, também, produzindo um cover de Don't Let Me Be Misunderstood. Além disto, conta também com a participação dos Raimundos na faixa "Essa Linda Canção", que recebeu grande repercussão na MTV.

Após um ano em turnê, Marcelo Nova decide terminar com o Camisa de Vênus novamente e voltar com a sua carreira solo, no ano seguinte.


Reunião em 2004

Em janeiro de 2004, a banda se reúne para tocar na 6ª edição do Festival de Verão de Salvador e, também, para realizar outros shows. O Camisa se apresenta com Marcelo Nova, Karl Hummel e Gustavo Mullem - da formação original - mais Lu Stopa no baixo, Johnny Boy nos teclados e guitarra adicional, e Denis Mendes na bateria como banda de apoio. A apresentação é gravada e lançada no mesmo ano como um DVD ao vivo. No fim do ano, o Camisa de Vênus volta a se separar.

Reunião em 2007

Em 2007, se reúnem para uma turnê com alguns shows pelo Brasil, e também gravam um DVD ao vivo a partir de um show em Divinópolis. Nesta reunião a banda é formada por Marcelo Nova, Karl Hummel, Robério Santana e Gustavo Mullem, da formação original, mais Luiz Carlini e Denis Mendes.

Reunião em 2009
Karl Hummel, Gustavo Mullem e Eduardo Scott

A banda se reúne novamente em 3 de maio de 2009 para um show na 5ª edição da Virada Cultural de São Paulo, com a seguinte formação: Marcelo Nova (vocal), Robério Santana (Baixo), Karl Franz Hummel (guitarra base), Gustavo Mullem (Guitarra solo), Ivan Busic (bateria) e Luiz Carlini (guitarra). Naquela mesma noite do festival também tocaram bandas de rock como Tutti Frutti, Joelho de Porco e Velhas Virgens. Após a apresentação, Robério Santana, Karl Hummel e Gustavo Mullem decidem continuar com a banda, mesmo sem a presença de Marcelo Nova. Assim, no início de 2010, a banda anuncia a volta oficial, porém, com a presença de Eduardo Scott (ex-Gonorreia) nos vocais e Louis Bear na bateria. Essa volta começa com uma série de shows pelo país juntamente com a banda Raimundos.

No final de 2010, Robério Santana sai novamente do Camisa que continua com um músico de apoio no seu lugar, o baixista Jerry Marlon. A banda - agora formada por Hummel, Mullem e Scott, mais dois músicos de apoio no baixo e na bateria - faz planos para lançar discos em 2011.

Assim, em 2011, a banda lança de forma independente uma coletânea - Mais Vivo do Que Nunca - com Scott interpretando os clássicos que foram eternizados na voz de Marcelo e com uma música inédita, "Sem Nada". Entretanto, em 2012, Marcelo Nova, alegando insatisfação com o que considera a má qualidade do lançamento e, também, com o fato da banda ter sido contemplada com uma verba de um edital de incentivo a cultura do governo baiano, entra na justiça para impedir que os três lancem mais álbuns utilizando o nome "Camisa de Vênus".

Foto tirada durante a Turnê de 35 anos.

Em 2014, lança sua terceira temporada com apenas Gustavo Mullem e Karl Hummel da formação original, mais Eduardo Scott nos vocais, mas agora contando com Ivan Oliveira no baixo e Cloud na bateria.

Turnê de 35 anos

Em 2015, Marcelo Nova e Robério Santana anunciam uma turnê do Camisa de Vênus comemorativa dos 35 anos da banda, contando com músicos da banda da carreira solo de Marcelo como banda de apoio (Drake Nova, filho de Marcelo, na guitarra; Leandro Dalle na outra guitarra; e Célio Glouster na bateria). Nesta turnê, a banda passou pelas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Recife. A atual formação foi definida como um “rolo compressor” no palco, tocando ao menos uma canção de cada um dos seus sete álbuns lançados até então.

Novo disco de inéditas

Em Julho de 2016, após 20 anos sem lançamentos, a banda anuncia a turnê "Dançando na Lua", homônima do novo álbum, contendo apenas faixas inéditas

Show no Sesc Jundiaí em 22 de Julho de 2016
Turnê de lançamento de "Dançando na Lua"

Em 22 de Julho é oficialmente lançado o novo álbum, sendo seu primeiro single a música "Raça Mansa".

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camisa_de_V%C3%AAnus

sábado, 21 de março de 2009

Alicia Keys


Alicia Keys nome artístico de Alicia Augello-Cook; (Hell's Kitchen, Nova Iorque, 25 de Janeiro de 1981) é uma cantora de R&B/soul, pianista, compositora, produtora musical e atriz norte-americana. O álbum de estréia de Keys, Songs in A Minor, foi um sucesso comercial, vendendo mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. Ela se tornou a nova artista e artista de R&B mais vendida de 2001.


O álbum ganhou cinco Grammy Award em 2002, tornando-se a segunda cantora americana a ganhar cinco Grammys em uma noite.


Seu segundo álbum, The Diary of Alicia Keys, foi lançado em 2003, vendendo 8 milhões de cópias em todo o mundo e rendendo-lhe mais quatro Grammy Award em 2005.


Seu terceiro álbum de estúdio, As I Am, foi lançado em 2007 e vendeu 5 milhões de cópias em todo o mundo, ganhando mais três Grammy Award.


Alicia é conhecida mundialmente por canções como "Fallin", "You Don't Know My Name", "If I Ain't Got You", "No One", "Empire State of Mind" e "Girl on Fire".


Iniciou uma incursão no mundo do cinema, em 2007, com a comédia de ação Smokin' Aces e The Nanny Diaries, ao lado de Scarlett Johansson. Em 2008, protagoniza o filme The Secret Life of Bees, com as também estrelas da música, Jennifer Hudson e Queen Latifah.

Em 2010, o canal de música VH1 incluiu Alicia Keys na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos o Tempos".

Em fevereiro de 2012, Keys foi ranqueada em 14.º na lista VH1's 100 Greatest Women in Music.

Em 2013, Keys foi ranqueada número 33 pela VH1 em "50 Greatest Women of the Video Era" e número 10 na lista das "100 artistas mais sensuais".

Em 2016, foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.

Os primeiros anos
Keys nasceu Alicia Augello Cook, em 1981, filha de Teresa Augello, de ascendência ítalo-irlandesa-escocesa e Craig Cook, jamaicano. O parto de Keys foi realizado num hospital de Manhattan, mas foi num bairro de Hell's Kitchen que Alicia cresceu, sendo criada apenas pela mãe, já que o seu pai saiu de casa quando ela tinha apenas dois anos.

Foi como actriz que se estreou nos meandros artísticos, com a participação na série de televisão The Cosby Show, aos quatro anos de idade. Começou a tocar piano quando tinha sete anos, tocando compositores como Beethoven, Mozart e Chopin. Compôs a sua primeira canção, "Butterflyz" aos catorze anos de idade; canção que foi incluída no seu primeiro álbum.


Com dezesseis anos formou-se como a melhor aluna de sua sala na Escola de Artes Profissionais, uma escola pública de Manhattan, tendo ainda frequentado a Universidade de Colúmbia antes de se dedicar definitivamente à carreira musical. Keys gravou uma demo e enviou-a a Jermaine Dupri do selo musical So So Def, distribuído pela Columbia Records. Gostando do que ouviu, Dupri assinou um contrato com ela.


A canção "Dah Dee Dah (Sexy Thing)" foi a primeira gravação profissional de Keys num estúdio, no entanto, essa canção nunca foi lançada como single, mas fez parte da banda-sonora do filme Men in Black (de 1997).


Descontente com a Columbia Records, Alicia recorreu a Clive Davis (quem descobriu Whitney Houston na década de 1980, que assinou com ela pela Arista Records. Logo após, a Arista dissolve-se e Keys foi convidada a unir-se ao novo selo de Clive, a J Records, onde gravou as canções "Rear View Mirror" e "Rock With You" incluídas nas bandas-sonoras dos filmes, Shaft e Dr. Dolittle 2, respectivamente (lançados em 2000).


Em 2001, lança seu primeiro álbum Songs in A Minor, vendendo 236 mil cópias, só na primeira semana.

Atualidade
Em Maio de 2010 a cantora anuncia a sua gravidez e casamento com o rapper Swizz Beatz. No mesmo ano, em 10 de Junho, participa juntamente com os Black Eyed Peas, Shakira, Juanes, entre outros, no concerto de abertura do Campeonato Mundial de Futebol 2010, na África do Sul. No dia 14 de Outubro de 2010, nasceu em Nova Iorque, o primeiro filho do casal, Egypt Daoud Dean e, em Dezembro de 2014, nasce o segundo filho, Genesis Ali Dean.

O primeiro álbum de Keys, Songs in A Minor, foi lançado nos Estados Unidos em Junho de 2001, e estreou na primeira posição na lista dos mais vendidos da Revista Billboard, vendendo 236 000 cópias na primeira semana (50 000 delas no primeiro dia). Venderia mais de dez milhões de cópias no mundo todo, estabelecendo a popularidade de Keys dentro e fora dos Estados Unidos.

O primeiro single do álbum, "Fallin'", passou repetitivamente em rádios de diferentes estilos musicais (do R&B e Hip-Hop ao pop) e ficou seis semanas na primeira posição da lista dos singles mais vendidos da Billboard.


Em Setembro de 2001, Keys interpretou "Someday We'll All Be Free" de Donny Hathaway no concerto transmitido por diversas cadeias de televisão dos Estados Unidos America: A Tribute to Heroes dedicado às vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro Este concerto foi lançado a 4 de Dezembro de 2001 em CD e DVD.


O segundo single de Songs in A Minor, "A Woman's Worth", ficou entre os dez mais vendidos nas América. Com este álbum, Alicia ganhou cinco Grammys em 2002, incluindo Melhor Artista Revelação e Canção do Ano com "Fallin'", feito só antes conseguido por Lauryn Hill. Mais tarde, em 6 de março de 2002, Keys lançou Remixed & Unplugged in A Minor, uma re-edição de com oito remixes e sete versões acústicas.


O terceiro single lançado de Songs in A Minor, "How Come You Don't Call Me" foi um relativo fracasso para Keys, atingindo a posição número cinquenta e nove entre os mais vendidos da Billboard. No entanto, o single "Gangsta Lovin'" (um dueto que Keys fez com a rapper Eve para o álbum Eve-Olution) atingiu a segunda posição entre os mais vendidos daquela publicação. O quarto e último single de Songs in A Minor, "Girlfriend", foi lançado apenas fora dos Estados Unidos, e atingiu a décima terceira posição no ranking dos mais vendidos da Austrália segundo a ARIA.


Em Junho 2011, é lançado Songs in A Minor - 10th Anniversary Edition uma edição comemorativa dos dez anos de Songs in A Minor, contendo três versões, sendo uma "Deluxe", uma para colecionador e outra em formato vinil. Além das músicas já compostas no álbum lançado em 2001, o reedição incluiu dois temas inéditos e raridades.

The Diary of Alicia Keys

Em Dezembro de 2003, Alicia lançou seu segundo álbum, The Diary of Alicia Keys. Elogiado pelos críticos musicais, vendeu mais de 600 000 cópias apenas em sua primeira semana nos Estados Unidos. Até hoje, o álbum já vendeu oito milhões de cópias em todo o mundo. Os primeiros singles lançado do álbum, "You Don't Know My Name" e "If I Ain't Got You", ficaram entre os cinco mais vendidos da Revista Billboard. O terceiro single, "Diary", ficou entre os dez mais vendidos daquela mesma publicação. O quarto e último single lançado do álbum, "Karma", não fez tanto sucesso quanto os outros, aparecendo apenas entre os vinte mais vendidos na lista daquela publicação.


"If I Ain't Got You" foi o primeiro single de uma artista feminina a ficar mais de um ano no topo da lista de singles mais vendidos de R&B da Billboard, transformando-a na artista de R&B mais vendida do ano de 2004 nos Estados Unidos.


Nos Grammy Awards de 2005, Alicia ganharia mais quatro: Melhor Álbum de R&B (The Diary of Alicia Keys), Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B ("If I Ain't Got You"), Melhor Canção de R&B ("You Don't Know My Name") e Melhor Performance Vocálica de R&B por um Dueto ou Grupo ("My Boo", com Usher).

Unplugged
Em concerto em Portugal, 2008

Em 14 de Julho de 2005, Alicia Keys gravou o seu terceiro álbum, Unplugged (Acústico MTV), na Academia de Música do Brooklyn. Durante essa sessão, Alicia apresentou canções suas com novos arranjos musicais e interpretou alguns covers e ainda duas canções inéditas. Alicia fez um dueto com Adam Levine (Maroon 5) na faixa "Wild Horses" (originalmente gravada pelos Rolling Stones), com os rappers Common e Mos Def em "Love It Or Leave It Alone", e com Damian Marley em "Welcome To Jamrock".



A sessão foi lançada em CD e DVD em 11 de Outubro de 2005. Vendeu quase 245 000 unidades na primeira semana, tornando-se o álbum mais vendido dos Estados Unidos daquela semana, segundo a Revista Billboard. Até hoje já vendeu 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos e quase 2 milhões a níveis mundiais. Este álbum foi o mais vendido de sempre de uma artista feminina num Acústico MTV e o maior de todos os Acústicos desde o MTV Unplugged in New York da banda Nirvana em 1994.

Unplugged recebeu quatro nomeações para os Grammys, apesar de não ter levado nenhum para casa. Ganhou três prémios da NAACP, incluindo Melhor Canção do Ano e Melhor Videoclipe para "Unbreakable".



As I Am
As I Am, o terceiro álbum de estúdio da cantora, foi lançado no dia 13 de Novembro de 2007 nos Estados Unidos, vendendo na primeira semana 742 000 cópias. O seu primeiro single, intitulado "No One", esteve onze semanas no Top3, sendo cinco delas em número um no Billboard Hot 100. O segundo single, "Like You'll Never See Me Again", atingiu o número doze no Hot 100 e o número um no Hot R&B/Hip-Hop Songs.


Com "No One", keys venceu os prémios de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B e Melhor Canção de R&B, na 50ª cerimónia dos Grammy Awards, realizada em 2008.

The Element of Freedom

O quinto álbum de Alicia (quarto de estúdio) saiu no final de 2009. Desde o lançamento de As I Am que a cantora disse pensar no novo álbum, falando de possíveis participações, como um dueto com outra diva americana: Beyoncé. Intitulada de 'Put It in a Love Song', a música foi mesmo realizada. Confessou que a morte de sua avó em pleno processo de criação do álbum a inspirou em certo modo, fazendo-a ver que "é preciso mostrar carinho às pessoas antes de elas irem embora".


O álbum inclui o tema "Empire State of Mind (Part II) Broken Down", a segunda parte do hit "Empire State of Mind", colaboração de Alicia com Jay-Z para o álbum do cantor The Blueprint 3. "Empire State of Mind" chegou ao topo do Hot 100 da Billboard. Apesar de The Element of Freedom ter vendido bem na semana de lançamento nos Estados Unidos, o álbum ficou em segundo lugar dos Tops, não derrubando o sucesso do álbum de estreia de Susan Boyle.  Deste álbum saíram ainda os singles "Doesn't Mean Anything", "Try Sleeping with a Broken Heart" e "Un-Thinkable (I'm Ready)" em parceria do cantor Drake.


Em 2009, faz ainda uma colaboração com o cantor espanhol Alejandro Sanz em "Looking for Paradise". A canção foi o primeiro single extraído do oitavo álbum de Sanz, Paraíso Express.


Girl on Fire

Girl on Fire é o seu quinto álbum de estúdio, lançado mundialmente em formato CD a 27 de Novembro de 2012, e em Portugal a 26 de Novembro pela RCA Records, depois da J Records ter fechado por decisão da Sony Music Entertainment. O álbum teve como single de avanço a canção homônima "Girl on Fire".


Estreou no topo da tabela Billboard 200, com venda de 159 mil exemplares na primeira semana nos Estados Unidos, e obteve uma média de aprovação de 70% no agregador Metacritic, que se baseou em dezassete resenhas publicadas por críticos musicais.

Estilo musical

As suas canções, normalmente acompanhadas pelo piano, visto Keys ser uma pianista com formação clássica, falam muitas vezes sobre amor, desgostos e o poder feminino.

Como inspiração, cita vários músicos, incluindo Prince, Nina Simone, Barbra Streisand, Marvin Gaye , Quincy Jones, Donny Hathaway e Stevie Wonder.

O seu estilo está enraizado no gospel e soul vintage, complementado pelo baixo e sintetizadores. Incorporando fortemente o piano clássico com o R&B, soul e jazz, começou a experimentar outros géneros musicais, como o pop e rock, no seu terceiro álbum, As I Am, e um som neo soul e R&B dos anos 80 e 90 no seu quarto álbum, The Element of Freedom.

A sua classificação vocal é de contralto e a sua extensão vocal varia em 3 oitavas. Muitas vezes referida como "Princess of Soul" ou "Princesa do Soul", é caracterizada por ter um timbre de voz forte, cru e apaixonado.

Carreira como atriz

Alicia Keys tem também já uma considerável carreira como atriz, que iniciou com pequenos papéis em séries de televisão. A sua primeira participação foi em 2001, na série Charmed. Participa, depois, em séries como American Dreams, em 2003 e The Backyardigans, em 2006. No cinema, fez a sua estreia em 2007, com os filmes Smokin' Aces, uma comédia de acção, realizado por Joe Carnahan, com Ben Affleck, Jason Bateman, Andy Garcia e Ray Liotta[63] e The Nanny Diaries, ao lado de Scarlett Johansson.[64] No ano seguinte, surge como uma das irmãs Boatwright, que ganham a vida como apicultoras, em A Vida Secreta das Abelhas, realizado por Gina Prince-Bythewood e produzido por Will Smith.[65] Recentemente Alicia fez uma participação de dois episódios de Empire (série de televisão) como Skye Summers, e contribuio para a trilha sonora da 2ª Temporada da série, num dueto com Jussie Smollett na música ''Powerful''.


Em Portugal

Alicia Keys esteve quatro vezes em Portugal para concertos. O seu primeiro concerto ocorreu na primeira edição do Rock in Rio Lisboa, em 2004. Voltou depois a Portugal pelas digressões As I Am Tour, em 2008, The Freedom Tour, em 2010 e Empire State Of Mind, em 2013, com todos os espetáculos a acontecerem no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Keys tem uma forte ligação a Portugal. Em entrevista no programa da BBC, BBC Friday Night, quando Jonathan Ross pergunta à cantora a que locais gostaria de regressar, Alicia keys responde «adoro Portugal e Espanha». No seguimento da conversa, diz ainda que «as pessoas são fantásticas, acolhedoras e amigáveis» acrescentando «gosto também muito da gastronomia, que é deliciosa».

No Brasil

Alicia esteve duas vezes no Brasil, em setembro de 2013 apresentou-se em São Paulo com a turnê internacional Set the World on Fire, do álbum Girl on Fire e no Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro. Na apresentação no Rio de Janeiro a cantora cantou os principais sucessos de sua carreira e fez um dueto com a Maria Gadu, cantora brasileira, na canção "Fallin'".

Prêmios e nomeações
Logo com o seu primeiro álbum, Alicia Keys ganhou 5 Grammys. Desde aí, já foi nomeada para centenas de prémios, tendo arrecadado muitos deles. De entre os diversos prémios e nomeações, contam-se até 2011, 14 Grammy Awards, 13 NAACP Image Awards e mais de 20 nomeações para os mesmos, 3 World Music Awards e 3 MTV Europe Music Awards.



fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alicia_Keys

Imaginasamba


Imaginasamba é um grupo brasileiro de pagode. Formado em Nova Iguaçu no início da década de 2000, o grupo começou sua carreira tocando em casas noturnas do munício Nova Iguaçu e, em 2002 lançou o seu primeiro álbum.

Tudo começou no início da década de 2000 um grupo de pessoas se conheceram em Nova Iguaçu e formou o Imaginasamba, no início eles não tinham ambição, simplesmente tocavam música para se divertir entre amigos, o grupo que no início de carreira tocava em casas noturnas do munício de Nova Iguaçu tinha o repertório baseados nos músicos e bandas: Pique Novo, Jorge Aragão, Swing & Simpatia e Almir Guineto.


Em 2002, o grupo lançou o primeiro álbum Ideias do Amor que tem 14 músicas, entre estas músicas estavam as músicas "Idéias do amor", "Duvido" e "Para de Pirraça".

Em 2004, lançam o CD Imaginasamba que tem as músicas "Proposta", "Contratempo" , "Meu Coração", "Ainda é Cedo Pra Dizer Bye, Bye" e "Cidade Neon".


Então veio outro álbum do grupo, chamado Proposta no ano de 2005 tendo a música "Para de Pirraça" e a música "Duvido".


O disco Imaginasamba Ao Vivo foi pela Warner Music. Esse CD teve os seguintes sucessos "Idéias do amor", "Proposta" "Ainda é cedo pra dizer bye, bye", "Quem é esse cara?" e "Duvido".

Em 2011 os pagodeiros lançam o álbum As Melhores do Imaginasamba Ao Vivo que foi na verdade o relançamento do álbum Imaginasamba Ao Vivo.


Em 2013, lançam seu 1° DVD do grupo chamado Imagina 10 Anos gravado ao vivo no Citibank Hall no estado do Rio de Janeiro e antes minutos antes do grupo começar a gravar foi que o Imaginasamba assinou o contrato com Warner Music, e este trabalho teve a produção de Bruno Cardoso (integrante do Sorriso Maroto) e Lelê. Com sucesso na musica "Me Assume Ou Me Esquece", e com varias participações de Naldo Benny, Sorriso Maroto, Grupo Pixote e Nosso Sentimento, o álbum contou com as seguintes músicas novas "Com Você Tô Completo", "Eu Noto", "Não Fui Homem Para Merecer" e "Sem Vestígios" e neste mesmo ano nas festas do Réveillon de 2013 o Imaginasamba fez show e foi um dos principais destaques daquele lugar, o show aconteceu no estado do Rio de Janeiro na Praia do Recôncavo, em Sepetiba.


Em 2014 lançam o álbum "Você Ou Ninguém Mais", a música "Crise" teve a participação de Ludmilla, e neste ano o grupo teve no Facebook mais que um milhão de seguidores.

Números expressivos em sucessos emplacados nacionalmente, agenda de shows que percorre de norte a sul do país, execuções nas primeiras posições no ranking das rádios e plataformas digitais, faz do Imaginasamba, um dos principais nomes no cenário da musica brasileira atual.



Com uma das vertentes marcada no samba e no pagode romântico, o grupo, liderado por Suel (voz), Leandrinho (teclado), Gné (pandeiro), Marquinhos (surdo) e Japona (tantã), investe em faixas e composições que falem de amor e de todas as suas variantes, com a aproximação e miscelânea que só os músicos brasileiros conseguem imprimir; com criatividade, vivência e qualidade.


O próximo álbum da carreira, que está em seus preparativos finais, intitulado `Proposta Indecente`, é assinado por Leandro Sapucah e traz 12 faixas, todas inéditas, disponibilizadas em formato físico e digitais, para o iTunes, GooglePlay. e via streaming, como o Spotify e Rdio. O contato dos integrantes do grupo com o mundo digital é bem próximo. Suel já é fã confesso de ferramentas como Snapchat e Persicope, além de interagir com os fãs via facebook, twitter e instagram. Conexão é uma das palavras de ordem para o Imaginasamba.

No repertório, escolhido com parcimônia e sob a tutela de grandes nomes da música, tem o mix de sambas genuínos, com canções românticas. "Na Alegria ou na Tristeza", primeiro single do álbum, já conta com execuções nos principais canais de músicas exclusivas para internet, como o Youtube – que atinge diariamente números expressivos e positivos em visualizações.


Para Suel, que assina algumas das composições do álbum, o processo de criação é como um rito de fé. ‘A inspiração é algo que vem unindo preparação, pesquisa e olhar atento ao mundo’, salienta. "Proposta Indecente" é uma produção Warner Music e Gold Produções, disponível a partir de setembro em lojas em todo o Brasil ou via plataformas digitais.



fonte

http://www.imaginasamba.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaginasamba

sexta-feira, 20 de março de 2009

Nuno Roland


Reinold Correia de Oliveira, conhecido como Nuno Roland (Joinville, 1 de março de 1913 — 20 de dezembro de 1975) foi um dos grandes cantores da época de ouro do rádio brasileiro. Catarinense, iniciou sua carreira artística em 1931 como cantor num cassino de Passo Fundo, RS. Durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul conheceu Lupicínio Rodrigues, de quem se tornou amigo.

Em 1934, seguiu para São Paulo onde fez grande sucesso apresentado-se inicialmente na Rádio Record e depois na Rádio Educadora Paulista. Foi em São Paulo que adotou o nome artístico de Nuno Roland.

Em 1936 mudou-se para o Rio de Janeiro onde assinou contrato com a Rádio Nacional. Estreou na inauguração da emissora em 12 de setembro daquele ano.

Sucessos

É tão sublime o amor (Love is a many splendored thing), Paul Francis Webster e Sammy Fain, versão de Alberto Almeida (1956)


Hino do Fluminense, Trio Melodia (1940)


Hino do Olaria, Lamartine Babo (1950)
Peixe vivo, motivo popular adaptado por Antônio Almeida (1950)
Pirata da perna de pau, João de Barro (1946)
Serenata chinesa, João de Barro (1948)
Tem gato na tuba, Alberto Ribeiro e João de Barro (1947)


Tem marujo no samba, João de Barro, com Emilinha Borba (1948)
Hino do Botafogo,Lamartine Babo(1950)


Nuno Roland apareceu no Rio para provar que ainda existe muita linda voz escondida esperando apenas uma chance para surgir vitoriosamente. Ele ainda não é inteiramente conhecido. Mas a Rádio Nacional tem-se encarregado de espalhar por toda a parte o timbre rico e bonito da sua voz, causando surpresas e comentários. 

Nuno Roland iniciou a sua carreira radiofônica na PRC-2, Rádio Sociedade Gaúcha, passando depois a atuar na Rádio Educadora Paulista, estação que manteve a exclusividade da sua voz durante dois anos e meio. Nuno Roland, em São Paulo, adquiriu um grande número de admiradores, que o incentivaram na carreira escolhida. Aliás, ele é dono de um grande entusiasmo. 

Falando a CARIOCA demonstrou possuir elevado grau de confiança no seu futuro. 

Diferença de ambiente 

— O rádio em São Paulo oferece uma grande diferença do ambiente artístico carioca. Há menos publicidade, menor incentivo, embora o público seja gentil e interessado pela carreira dos artistas. Nasci em Joinville, porém permaneci pouco tempo em Santa Catarina, empenhado em viajar pelos outros Estados. Aliás, conto um dos meus grandes desejos em poder, um dia, viajar bastante, conhecendo outros países. Almejo visitar a Argentina. 

Nuno Roland nunca praticou excursões artísticas, fato que não o tem impedido de se popularizar. Ele começou a cantar com a idade de dezoito anos, exibindo-se em festivais, sendo constantemente aplaudido com entusiasmo, até ingressar no “broadcasting”, em 1933, conseguindo ainda maior sucesso. 

Nuno, atualmente na Rádio Nacional, tem sido uma das revelações da “turma” paulista, ora no Rio. Ele não pretende sobrepujar o prestígio de ninguém, tanto que ainda interpreta inúmeras composições dos seus colegas de arte. 

— Almejo, no entanto, organizar um repertório próprio, exclusivamente meu, fato que irei realizar agora com a ajuda de vários compositores. Em São Paulo, há faltas deles. Essa observação se baseia em fatos concretos, uma vez que também não existem artistas interessados em lançar primeiras audições. Ary Barroso, André Filho, Assis Valente e outros serão os “padrinhos dessa minha nova fase. 

Nuno Roland também aprecia grandemente o talento de Orestes Barbosa, o poeta dos compositores radiofônicos. 

O cinema em foco

— O cinema é a arte que está sempre na moda. Penso nela como um meio de expansão, porque reconheço que o microfone, embora admirável, restringe muito as atitudes dos artistas que sentem a melodia.



Nuno Roland sente intensamente as músicas que interpreta, embora não pertença à classe de artistas que afugentam o microfone com as expressões fisionômicas que praticam. 

Nuno Roland é um rapaz simpático que muita gente acha parecido com Dick Powell, um dos seus artistas cinematográficos prediletos. 

— Acho inadmissível a semelhança. Aliás faço questão de parecer-me exclusivamente comigo mesmo. 

Ele admira todos os seus colegas radiofônicos. Em teatro nunca pensou. Gosta de ler livros de aventuras. 

— A vida já é uma grande aventura, complicada em muitos pontos, mas que sempre nos desperta a curiosidade de saber o fim. 

Não tem pretensões a filosofar sobre as situações humanas. É alguém que vive com a máxima naturalidade. Gosta de amar. 

— O amor é a única felicidade que existe sobre a terra. Acho que a própria tristeza que o amor às vezes nos empresta, age como um estimulante poderosíssimo. 

Já tem tido grandes emoções: quando gravou o seu primeiro disco. E quando se estreou na Rádio Nacional, cantando pela primeira vez no Rio, numa grande estação.

Fonte: CARIOCA, de 24/10/1936 (fotos e texto atualizado).

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_Roland

http://cifrantiga2.blogspot.com.br/2014/02/nuno-roland-um-novo-cantor.html

domingo, 15 de março de 2009

Double You



Double You é um grupo italiano de euro dance que surgiu em 1985. Em 1991 tornaram-se mundialmente conhecidos com a regravação da música "Please Don't Go" (de KC and the Sunshine Band). Chegaram a vender mais de 10 milhões de discos em todo o mundo . Os melhores hits da banda mais querida pela moçada.

Please Don't Go

Em 1991, os integrantes conheceram o produtor Roberto Zanetti. Em dezembro do mesmo ano, "Please Don't Go" foi gravada. A canção lançada em janeiro de 1992, foi sucesso instantâneo. Double You excursionou pela Europa e apareceu em programas de TV ao redor do mundo.

"Please Don't Go", uma versão dance de uma música da KC and the Sunshine Band, ganhou o ouro e muitos discos de platina na Europa, América Latina, África e Ásia. O álbum também vendido na América do Norte (vendas top ten maxi), em Israel (# 12) e no Reino Unido.

O segundo single, "We All Need Love" foi gravado em junho de 1992, durante uma turnê europeia e apresentado em todo o mundo.

We All Need Love

Após este segundo single, seguiu-se o primeiro álbum "We All Need Love", o qual reuniu músicas como: "Who's Fooling Who?" (o terceiro single) e "Why (Let's Make It Christmas)". O grupo realizou o último single juntamente com o compositor e cantor original de "Please Don't Go", Harry Casey, conhecido profissionalmente como "KC".

Who's Fooling Who?

"Why (Let's Make It Christmas)



No final de 1993, a gravação do segundo álbum, "The Blue Album", começou. Seguiram-se estes singles: "Missing You", "Part Time Lover", "Heart of Glass" e "Run to Me" (a música deu ao grupo a possibilidade de iniciar sua primeira turnê na América do Norte em 1995). O grupo apresentou-se em cidades como Miami, Daytona, Orlando e outras cidades ao longo da costa leste.

Missing You

Part Time Lover

Heart of Glass

Run to Me

O grupo apresentou-se em teatros e salas de concertos no Brasil, dentre eles o Metropolitan, no Rio de Janeiro e o Olympia em São Paulo. Em menos de três meses, o grupo realizou 64 shows, assistidos por mais de 350 000 pessoas.

Em 1995, o novo single "Dancing With An Angel" foi lançado, com a cantora Sandra Chambers. Uma longa turnê italiana começou, com duração de oito meses.

Dancing With An Angel

A música também foi um sucesso em outros países: Suíça, Austrália, Israel e América Latina. O single "Because I'm Loving You", foi lançado em versões diferentes. Foi um grande sucesso em Espanha, Itália, Israel (onde chegou a # 19) e no Brasil, sendo um dos mais tocados nas rádios europeias.

Because I'm Loving You

No início de 1996, Andrea de Antoni deixou o grupo para seguir carreira solo. Neste período, o Double You iniciou nova turnê pelo Brasil, apresentando-se nas mais importantes salas de concerto do país.

Forever

O grupo dedicou o álbum "Forever" a todos os seus fãs brasileiros. Este novo álbum foi produzido 50% na Itália e 50% no Brasil. Foi lançado apenas no país, vendendo 150 mil cópias. Um single foi lançado no mesmo ano, apenas no Brasil, sob os holofotes da etiqueta. Foi intitulado "If You Say Goodbye".

If You Say Goodbye

William Naraine também participou em vários projectos DWA: Dice Drama, Eclipse, Mission, Funkelectra, Infinity Sense feat, Kaas, o Pacific, Space Tribe, o Time Machine, Toro, Willy Morales. Após um descanso de dois anos, passou um tempo no estúdio para criar novas canções para seu próximo álbum.

Na primavera de 1997, o novo single, "Somebody", foi lançado.

Somebody

Em 1999, outro single foi lançado, chamado de "Desperado".

Desperado

Em 2000, Double You lançou um single chamado "Music (Is The Answer)", seguido por um remix de 2001 do hit "Please Don't Go".

Music (Is The Answer)

Please Don't Go

O melhor do álbum chamado "Studio Live" foi lançado no mesmo ano no Brasil.

Em 2002, Double You lançou um single intitulado "Dance Anymore". Ele tinha trabalhado com Memi P. e S. Ryo, produzido e realizado com outras bandas como T-Factory. No mesmo ano, sua voz era caracterizada pelo amor para a faixa "I'll Be Over You".

Dance Anymore

Em 2003, Double You fez um "remake" do hit de Bryan Adams "Everything I Do (I Do It For You)" e um "cover" da música do U2 "With or Without You" (que não foi lançada como um single). A banda excursionou em todas as principais cidades brasileiras. Em maio, eles fizeram shows no sul e sudeste, incluindo uma apresentação no "Olympia" de São Paulo e no "Dance Caipiriba", na cidade de Aparecida. Então eles foram para Belém, Macapá e Manaus. William Narnine casou-se no ano de 1998 com a egípcia Marsh Izeka.

Everything I Do (I Do It For You)

With or Without You

Em 2004, William Naraine contribuiu em março para a música "All My Illusion" da única Vanni G. Em outubro, ele apareceu novamente no próximo single, "I Say Yeah". Ele também participou de um remix do single pela Promise Land vs Netzwerk Memories, onde fez um dueto com Sandy.

Em 2005, Double You lançou com o artista Don Cartel "Please Don't Go" para Record Company Triple B Records. O single atingiu o gráfico holandês mega top 100 na posição 40 e Pepsi Chart na posição 38.

Please Don't Go

Em novembro de 2007, um DVD ao vivo (filmado durante um concerto em São Paulo) e um CD ao vivo foram lançados, disponíveis apenas no Brasil.

A voz de William foi apresentada no single "Get Up", do DJ Ross, sob o nome do projeto DJ Ross vs DY. Seu acompanhamento individual foi chamado de "Beat Goes On". Ambos foram grandes sucessos.

Get Up

Em 2009, Double You volta as paradas e as pistas com o hit "If I Could Fall", com uma pegada trabalhada numa linha mais pop. Esse hit foi relançado em 2011 com outros remixes numa pegada mais progressive house.

If I Could Fall

Em 2010, a novela Malhação, lança um novo CD, chamado "Malhação", com o um novo hit Definitely Sure, no seu playlist. A canção com estilo bem reggae, diferente de tudo que William Naraine já tinha feito toca em todas rádios do Brasil inteiro e conta como mais um sucesso na carreira do Double You. Existem sim remixes com levada mais house e eletrohouse.

Definitely Sure

Ainda em 2010, durante uma turnê no Brasil, no dia 4 de junho Double You apresentou numa festa junina em Mauá, SP, cantando seus diversos sucessos.

fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Double_You