segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alexandre Massau




Alexandre Massau, nome artístico de Alexandre Cardoso Machado (Belo Horizonte, 1978) é um cantor, percussionista compositor e guitarrista brasileiro.


Em 1996, entrou para a banda Berimbrown, banda que mistura elementos da black music com capoeira, permaneceu no grupo até 2004, após gravar dois álbuns, após isso, passou a trabalhar em jingles e a estudar teatro, no ano seguinte, fundou a banda Preto Massa, que misturava funk e rock.


Em 2008, recebeu o convite para substituir o cantor Toni Garrido na banda de reggae Cidade Negra, onde também atuou como guitarrista, permaneceu no grupo até 2010, chegando a gravar apenas um álbum: Que Assim Seja, no ano seguinte, Garrido reassume o lugar como vocalista.


Em 2013, Alexandre reuniu o Preto Massa para gravar o seu primeiro álbum.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Massau

domingo, 13 de dezembro de 2009

Damien Rice


Damien Rice (Celbridge, 7 de dezembro de 1973) é um cantor, compositor, produtor musical e músico multi-instrumentistairlandês. Ex-integrante da banda Juniper. Embora com poucos álbuns gravados e sem fazer muitos shows por ano, tornou-se mundialmente conhecido com o sucesso "The Blower's Daughter" que integrou a trilha sonora do filme Closer, e com a qual o público brasileiro está familiarizado devido a uma versão em português, intitulada "É isso aí", gravada pelos cantores brasileiros Seu Jorge e Ana Carolina. Além dessa, outras canções de Damien Rice estiveram presentes na trilha sonora de outros filmes e séries para televisão.

The Blower's Daughter

É isso aí

O cantor também contribui em causas humanitárias e ambientais, que inspiram várias composições.Filho de Maureen e George Rice, Damien Rice nasceu em 7 de dezembro de 1973, em Celbridge, no condado de Kildare, no interior Irlanda. Durante a infância, passava longo tempo ao ar livre, em companhia de seu cachorro de estimação e pescando. O contato com a música em casa não era grande, mas seu interesse por música sim.

Desde cedo cantava nos coros da escola e seu interesse foi ainda mais aguçado quando conheceu um namorado de sua irmã que tocava guitarra. O violão foi companheiro de Damien durante um longo período de sua adolescência, e ele passava muito tempo tocando em seu quarto. Tanto tempo de treino e dedicação levaram-no ao seu primeiro conjunto musical.

Em 1991, quando ainda frequentava a escola secundária no Salesian College, formou junto com alguns colegas a banda Juniper. Além de Rice, que na época utilizava o pseudônimo de Dodi Ma, a banda era composta inicialmente por Brian Crosby, Paul Noonam e Dominic Phillips. Nesse período faziam apresentações em eventos e bares locais. Com a chegada do guitarrista Dave Geraghty, a banda modificou seu conceito musical. O trabalho do grupo foi crescendo e eles assinaram contrato com a PolyGram, com previsão de gravar 6 álbuns.

Damien, porém, não permaneceu com a banda tanto tempo para isso, e saiu logo após o segundo trabalho. Os outros integrantes continuaram juntos, formando o grupo Bell X1, dando prosseguimento aos planos traçados, enquanto Damien abria outros caminhos para sua música.

A liberdade de Rice e sua relação com a natureza são características do músico desde sua infância. Ainda menino, por volta dos seis anos, quando saía para pescar no rio próximo à sua casa, Damien observava a natureza, realizava comparações e registrava as alterações que percebia então. Essa preocupação com o ambiente e o modo de vida que acabou assumindo devido ao sucesso crescente, geraram conflitos que ele precisava resolver.

Em março de 1999, Damien Rice deixou tudo para trás mudou-se para a Toscana, na Itália, vivendo de maneira simples e viajando pela Europa tocando e cantando nas ruas e estações de trem, onde conseguia dinheiro para se manter.

No ano seguinte, ele voltou para Dublin, com ânimo revigorado e repleto de idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), e lançou, em meados de 2002, seu primeiro álbum: O".

Damien Rice cantando no Villa Arconati, em Milão

O CD foi gravado em um estúdio caseiro, com poucos instrumentos devido ao pequeno orçamento – o que justifica o tom acústico que o disco adquiriu. O cantor admite que esperava que o CD não vendesse mais que mil unidades - o que explica a sua surpresa pelo fato de O ter batido a marca de 2 milhões de álbuns vendidos.

Em 2007, Damien Rice e Lisa Hannigan deixaram de trabalhar em conjunto, seguindo cada um o seu caminho profissional. O cantor divulgou uma nota de esclarecimento informando que Lisa não estaria mais presente nos próximos shows, o que foi publicado na imprensa e pode ser encontrado no arquivo do site oficial de Lisa.

Em 2006, Rice lançou seu segundo trabalho, o álbum intitulado 9. O disco, apesar de ter feito menor sucesso que o seu predecessor, ainda conseguiu vender bastante e foi bem recebido pela crítica. O cantor então saiu em turnê pelo mundo.

Depois de anos fazendo shows e colaborações (além de ter tomado um tempo de folga), Damien Rice voltou em 2014 e lançou o álbum My Favourite Faded Fantasy. O disco foi um sucesso de público e crítica.

A música de Damien Rice no cinema

A música "The Blower's Daughter" do álbum "O" foi o tema central da trilha sonora do filme Closer, e foi ouvida em todo o mundo, sendo uma das responsáveis pelo sucesso do CD que vendeu mais de 20.000 cópias apenas no ano de lançamento (2002).


Embora seja a música mais famosa do cantor, não foi a única música dele presente em trilhas sonoras. Do mesmo álbum, a canção "Delicate" foi presença no filme Dear Frankie (2004).

Delicate

Ainda em 2004, a canção "Cannonbal" fez parte da trilha sonora de Em Boa Companhia.

Cannonbal

"Cold Water" esteve presente na trilha de I Am David, (2003), e também no filme A Passagem(2005).

Cold Water

Em 2007, "9 Crimes" foi um dos temas tocados em Shrek Terceiro.

9 Crimes

No início do ano de 2009, o músico esteve no Brasil, onde realizou shows em São Paulo e em Florianópolis, sendo esse último show beneficente, com toda a arrecadação revertida para a Associação Saúde Criança Recontar. A Associação foi fundada em 2008 por Bebhinn Ramsay, amiga de adolescência de Damie Rice.

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Damien_Rice

sábado, 12 de dezembro de 2009

Gloria Estefan


Gloria Estefan, nome artístico de Gloria Maria Milagrosa Fajardo (Havana, 1 de setembro de 1957), é uma cantora cubana radicada nos Estados Unidos. Já vendeu mais de cem milhões de discos no mundo todo, e está na Lista de recordistas de vendas de discos.Gloria é desde pequena aficionada à música cubana, cujas canções ensinadas pela avó ela tocava em seu violão. Com menos de dois anos sua família teve que se mudar para Miami devido à violência da Revolução Cubana de 1959. Seu pai era guarda-costas de Fulgencio Batista, presidente deposto por Fidel Castro. Seu pai acaba se tornando militar das forças armadas estadunidenses e vai para a Guerra do Vietnã logo após, fato este que o deixa debilitado e ficando sob a guarda de sua filha Gloria. Um tempo depois o pai morre e ela continua a enfrentar a vida com sua mãe e sua irmã Rebeca.

Atualmente tem se demonstrado uma das principais líderes internacionais do forte movimento de oposição ao regime comunista em Cuba. No dia 23 de março de 2010 decidiu, juntamente com o marido, convocar a população para uma marcha de protesto na famosa "Calle Ocho" de Miami. Dois dias depois, 200 mil pessoas compareceram vestidas de branco para prestar solidariedade ao movimento das "damas de blanco" e à família do prisioneiro político Orlando Zapata que morreu fazendo greve de fome. A pressão parece ter funcionado, o presidente Barack Obama se viu obrigado a pedir um encontro pessoal com o casal a fim de tratar do tema.


Início da carreira

Gloria participava e colaborava com grupos estadunidenses que cantavam versões das canções dos Beatles e dos Rolling Stones, mas foi no curso de Psicologia que na mesma sala conheceu seu atual esposo Emílio Estefan, que na época já tinha um grupo musical chamado "Miami Latin Boys".

Vendo Gloria cantar na Igreja, Emilio Estefan não hesitou em convidá-la para entrar no grupo, houve resistência no início por parte da cantora, mas acaba aceitando o convite e integrando a banda que muda de nome e passa a se chamar "Miami Sound Machine". Emilio e Gloria com o passar do tempo começam a namorar e em 1978 se casam. Um ano antes, em 1977 o grupo passa a fazer shows e logo após é lançado o primeiro LP "Renacer". Outros álbuns da banda se sucederam como "Miami Sound Machine" [1978], "Imported" (1979), "MSM Piano Album" (1980), "Otra vez" (1981), "Rio" (1982) e "A toda máquina" (1983).

A toda máquina

De 1977 a 1984 o grupo mesclava Pop, Rock e sons latinos com canções tanto em inglês como em castelhano e fazia excursões pela América Central e do Sul. Foi nesta época que o Brasil recebeu a primeira visita de Gloria Estefan, mas como turista e não em turnê com seu grupo.

Em 1980 nasce seu primeiro filho, Nayib Estefan e um ano depois a CBS oferece um contrato para shows e lançamentos de álbuns posteriores em toda América Latina.

1984 - 1989

Em 1984, é lançado "Eyes of Innocence", o primeiro álbum da banda Miami Sound Machine em inglês, com Gloria como vocalista. O álbum alcançou repercussão não apenas nos Estados Unidos, mas também na Inglaterra e na Austrália onde o single "Doctor Beat" entrou nas paradas da categoria "Hot Dance". A partir daí iniciava-se a trajetória internacional daquela que viria a ser a rainha do Pop Latino.

Eyes of Innocence

Doctor Beat

Depois do relativo sucesso do primeiro álbum, é lançado, em 1985, "Primitive Love" que traz "Conga", o primeiro single de sucesso mundial do Miami Sound Machine. O álbum também gerou outros megassucessos como "Words Get In The Way" e "Bad Boy". "Primitive Love" vendeu mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos.

Conga

O single "Conga" garantiu seu registro no "Guiness Book of Records" como o único compacto na história a figurar, ao mesmo tempo, nas paradas Pop, Latina, Soul e Dance da revista Billboard.

O álbum seguinte "Let It Loose" de 1987 foi outro grande exito do grupo que desde o álbum "Eyes of Innocence" chamava-se "Gloria Estefan and The Miami Sound Machine". Vários singles fizeram deste álbum um dos mais vendidos de toda sua carreira como "Anything for You" que foi o primeiro single nº 01 na categoria "Billboard Hot 100", seguidos de "1-2-3", "Rhythm is Gonna Get You" e "Can't Stay Away From You".

Anything for You

1-2-3

Rhythm is Gonna Get You

Can't Stay Away From You

Depois do grande sucesso de "Let It Loose" seria difícil ultrapassar tamanho sucesso e reconhecimento com o álbum seguinte, mas em 1989 foi lançado "Cuts Both Away" que obteve sucesso igualável ao anterior com singles como "Don't Wanna Lose You" seu segundo single nº 01 na categoria "Billboard Hot 100",seguidos de outros sucessos como "Here we Are", "Get on Your Feet", "Oye mi Canto [Spanish Version]" de grande sucesso na Europa, em especial Espanha e França e "Si voy a perderte" [Don't wanna lose you] de grande sucesso na América Hispânica, além de "Se tenho que te perder" [Don't wanna lose you] especialmente para o mercado brasileiro.

1990 - 1999

A década de 1990 foi marcada por altos e baixos na carreira da cantora, já que em uma de suas turnês na Pensilvânia, houve um terrível acidente de trânsito e por pouco não foi fatal, uma vez que Gloria teve sérias fraturas na coluna e precisou fazer fisioterapia e para a alegria de seus fãs foi uma volta rápida com apenas um ano de paralisação da turnê. Neste mesmo ano, foi lançado "Éxitos de Gloria Estefan" com suas canções de sucesso e uma versão em português para o mercado brasileiro de "He We Are" chamada "Toda Pra Você". Este seria o terceiro single em português lançado até então, já que no álbum "Cuts Both Ways" foi lançado uma versão de "Your Love is Bad For Me" chamada de "Amor Fatal", mas no geral não foi um álbum que repercutiu como os anteriores.

Em 1991 marcando sua volta depois do acidente foi lançado "Into The Light", mas só com o título de "Gloria Estefan" entrando em carreira solo. O álbum lançado mostrara o quanto Gloria era querida, "Coming Out of the Dark" foi nº01 na "Billboard Hot 100" e "Adult Contemporary", além da versão desta canção chamada "Desde La Oscuridad" muito bem aceita na América Latina. Outro single de sucesso foi "Live for Loving You" e "Nayib's Song [I am Here for You]" dedicada a seu filho Nayib.

Em 1993 foram lançados três álbuns: seu primeiro álbum solo em espanhol "Mi Tierra", rico em sons latinos o álbum em espanhol é o mais vendido da história, com quase 8,5 milhões de cópias em todo o mundo. Destaque para "Con los años que me quedan", "Mi tierra", "Mi buen amor", "Hablas de mi" e "Tradición". Gloria ganhou com este álbum seu primeiro "Grammy Awards"; Sua primeira coletânea em inglês "Greatest Hits" com três canções inéditas: "I see your Smile", "Go Away" e "Always Tomorrow" e de repercussão mundial; e "Christmas through your Eyes" álbum natalino de pouco destaque, e que colocou o single tema do álbum como carro-chefe.

Em 1994 saiu do forno "Hold me, Thrill me, Kiss me" álbum com canções em inglês da época que Gloria era mais nova e escutava estas canções no rádio. Destaque para "Turn the Beat Around" que foi tema do filme "The Specialist" (O especialista) e "Everlasting Love", ambas canções de muito sucesso nos Estados Unidos e Europa.

Turn the Beat Around

Everlasting Love

Dois anos depois do grande sucesso de "Mi Tierra", é lançado "Abriendo puertas" álbum natalino em espanhol, que deu a Gloria seu 2º Grammy Award e foi um dos mais tocados daquele ano. Destaque para "Abriendo Puertas", "Más Allá" e "Tres Deseos" todas nº 1 na categoria "Hot Latin Tracks" da Latin Billboard.

Mi Tierra

Abriendo Puertas

"Más Allá

Tres Deseos

Em 1996, foi a chance de fechar com chave de ouro uma carreira brilhante, já que cada vez mais Gloria fazia menos espetáculos em função de sua família, queria estar mais presente, até porque neste mesmo ano nascia sua filha Emilly Estefan. O encerramento das Olimpíadas de Atlanta foi memorável. Cantando para mais de um bilhão de pessoas, além de ter a oportunidade de mostrar seu talento a Cuba, já que a viu quem tinha antena parabólica. Cantando Reach do álbum Destiny, lançado coincidentemente naquele ano. Destaque também para "I'm not Giving you Up [Remix], You'll be Mine [Party Time] [Single Version] e "Show me the Way Back to your Heart" que apesar de não ter sido lançada é uma das mais belas do álbum.

Show me the Way Back to your Heart

Dois anos se passaram e em 1998 foi lançado "Gloria!" álbum dance de grande sucesso, destaque para "Heaven's what I Feel", "Oye" e "Don't let this Moment End", além das versões em espanhol "Corazón Prohibido" (Heaven's what I Feel) e "Oye" de grande sucesso na América Latina. Foi neste ano que o Brasil a recebeu pela segunda vez, mas agora profissionalmente, fazendo parte da turnê de divulgação do álbum. Pouco depois, "la cantante cubana" receberia o disco de ouro no país.

Corazón Prohibido

Nesse mesmo ano, Gloria foi convidada a participar da primeira edição do projeto VH1 Divas organizado pela fundação norte-americana Save The Music. Na apresentação solo, cantou "Turn The Beat Around" e "Heaven's What I Feel", além de um pot-pourri (que ganhou o título de "Megamix") com três sucessos da época do Miami Sound Machine e "Get on Your Feet", de "Cuts Both Ways". Estefan dividiu o palco com Carole King, Celine Dion e Shania Twain no sucesso "You've Got a Friend", composto por King em 1977. E participou junto com Carole, Celine, Shania, Aretha Franklin e Mariah Carey da performance das canções "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" e "Testimony".

You've Got a Friend

Em 1999, Gloria Estefan gravou um dueto com o grupo de pagode brasileiro Só Pra Contrariar. A canção escolhida foi "Santo, Santo" que ganhou versões em espanhol e português. "Santo Santo" foi indicada ao prêmio Grammy Latino em 2000, na categoria "Melhor Performance Pop de Grupo ou Duo"

Santo, Santo



No mesmo ano, a cantora se juntou ao grupo pop 'NSync para a gravação da faixa "Music of My Heart". A canção faz parte da trilha sonora do filme "Music of the Heart" que ganhou os títulos de "Música do Coração" no Brasil e "Melodia do Coração" em Portugal. Na película dirigida por Wes Craven e produzida por Susan Kaplan, Gloria faz a personagem Isabel Vasquez. A canção chegou à segunda posição do Top 100 de singles da revista Billboard e ganhou uma indicação ao prêmio Oscar de melhor canção original concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Music of My Heart


2000 - 2009

Em 2000 foi lançado "Alma Caribeña" e recebeu grande destaque, principalmente com "No me Dejes de Querer", "Como me Duele Perderte" e "Tres Gotas de Agua Bendita" dueto com Célia Cruz. Com "No me Dejes de Querer" Gloria ganhou seu primeiro Grammy Latino na categoria melhor vídeo.

Alma Caribeña

No me Dejes de Querer

Um ano depois lançou sua segunda coletânea em inglês "Greatest Hits V. II" que não teve uma grande retorno, mas colocou uma das músicas inéditas do álbum "Out Of Nowhere" como uma das mais tocadas na parada dance e indicada ao Grammy de melhor gravação dance. Outros singles inéditos estavam presentes neste álbum como "You can't Walk Away from Love" e "I Got no Love" e uma edição mais moderna de "Conga" denominada "Y-Tu-Conga".

I Got no Love

Cinco anos depois do lançamento de seu último álbum em inglês "Gloria!" é lançado "Unwrapped" que embora tenha sido um dos melhores da artista, não vendeu bem, mas mesmo assim merece destaque "I Wish You", "Wrapped", "Te Amaré". O álbum fez mais sucesso com as versões em espanhol "Hoy" e "Tu Fotografia" ambos nº1 na categoria "Hot Latin Tracks".

Tu Fotografia

Em 2004 Gloria anunciou o fim das turnês, mas reiterou que apareceria em eventos beneficentes e continuaria gravando álbuns. A partir de então sucederam-se álbuns como "Amor y Suerte: Éxitos románticos" [2003] de pouco retorno em termos de venda e que conta com uma canção inédita "Ay Ay Ay Amor"; "The Essential" álbum que marca os mais de vinte anos de carreira da cantora e seguindo a mesma linha, a coletânea em espanhol "The Very Best of Gloria Estefan" lançado somente na Europa e "Oye mi Canto - Grandes Éxitos" lançado somente nos Estados Unidos e na América Latina.

Ay Ay Ay Amor

Com mais de 90 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo e com cada vez mais espírito de inovação, Gloria resolve lançar livros infantis com foco principal em sua cadela Noelle. O primeiro livro saiu em 2005 e foi chamado de "The Magically Mysterious Adventures of Noelle the Bulldog" [As Mágicas Aventuras de Noelle a Bulldog] acompanhado de um cd com a canção "Been Wishin'" ou "Sueño". Repercutindo bem na área literária, o livro chegou ao segundo lugar no Best Seller do "The New York Times".

Sueño

Seguindo o mesmo ritmo, foi lançado em 2006 seu segundo livro intitulado "Noelle's Treasure Tale" (Tesouro de Noelle) e repetindo o sucesso do primeiro, alcançando o 3° lugar no Best Seller do "The New York Times". O livro também é acompanhado por uma canção "See With Your Heart" ou "Ver Más Allá".

See With Your Heart

Para o ano de 2007 está previsto para 18 de setembro o lançamento de seu quarto álbum solo em espanhol que se chamará "90 millas". O título se refere a distância de Cuba à Flórida e segundo a própria cantora, o álbum será bem intimo e seguirá a linha musical de "Mi tierra". "90 millas" terá outras várias participações de peso como La India, Andy Garcia, Chocolate e outros.

O primeiro single "No Llores" [Gloria Estefan feat Carlos Santana & Sheila E.] foi lançado em 19 de Junho, já alcançando o primeiro lugar nas paradas latinas.

No Llores

O álbum foi muito bem aceito nas categorias europeias chegando ao primeiro e terceiro lugar nos Países Baixos e Espanha, respectivamente, estando entre os quinze álbuns mais executados durante o primeiro mês de lançamento. O segundo singles "Me Odio" também já estreou com sucesso na Billboard e recebeu versões em hip hop e salsa.

Me Odio

Gloria, em 2008 recebeu Grammy Latino com o prêmio de personalidade do ano, onde a mesma recebeu grandes homenagens de nomes como John Legend, Carlos Santana, Kenny G, Alexandre Pires, Jon Secada, Gian Marco, entre outros.

90 millas

No mesmo evento, Gloria também arrecadou dois prêmios grammy's com o seu álbum "90 millas", de melhor canção tropical por "Píntame de Colores" e de melhor álbum tradicional por "90 millas", com esses prêmios Gloria soma 3 estatuetas em sua lista de Grammy's Latinos.

Píntame de Colores

De 2008 a 2009, Gloria resolveu agraciar seus fans ao redor do mundo com uma turnê mundial, que de início seria referente ao "90 millas" ,porém acabou no fim sendo uma turnê de seus maiores sucessos. Estefan também disse que essa seria sua última turnê mundial. O "around the world" de Gloria Estefan, começou na Europa passando por Espanha, Londres, Itália, Mônaco e Irlanda, e logo depois veio enfim para a américa latina, onde Gloria nunca havia feito algum show antes.

Na América Latina, Gloria passou por Uruguai, Equador, Chile, Peru e o tão aguardado show na Argentina que lotou o estádio GEBA. Gloria prometeu que haveria uma segunda turnê no continente, que incluiriam países como Colômbia e Brasil, onde a mesma obtêm grande número de fans, principalmente no Brasil, porém até o momento não saíram datas referentes, apenas outras datas ao redor do mundo e novos shows na Europa.

Em 2009, Gloria e Emílio se uniram ao time de futebol americano "Miami Dolphins", o qual o casal comprou partes de ações do time, tornando-se sócios minoritários do mesmo.

2010

O ano de 2010 começou a toda força para a Diva latina, que teve a honra de poder traduzir a canção "We are the world" para o espanhol. "Somos el Mundo" foi gravada em fevereiro por mais de 80 artistas latinos, incluindo Thalía, Shakira, Jon Secada, e foi lançada em 1º de março para arrecadar fundos às vítimas dos terremotos do Haiti, e logo depois, também para o Chile. Gloria gravou álbum em inglês voltado à Disco Music, ao lado de Pharrell Williams e Chad Hugo do grupo The Neptunes.

We are the world




FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gloria_Estefan

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Erasure


O Erasure é uma dupla britânica de synthpop, formado na cidade de Londres em 1985 pelo tecladista e guitarrista Vince Clarke (ex-Depeche Mode e ex-Yazoo) e pelo vocalista Andy Bell.

Seus maiores sucessos são "A Little Respect", "Blue Savannah", "Stop!", "Drama!", "Chorus", "Love To Hate You", "Oh L'Amour", "Always", "Sometimes", "Ship of Fools" e "Star". Eles já venderam mais de 30 milhões de discos em todo o mundo.


Andrew Ivan Bell (Peterborough, 25 de abril de 1964), conhecido como Andy Bell, é um cantor britânico. Ele é o vocalista da dupla de synthpop Erasure, que conta também com Vince Clarke (ex-Depeche Mode e ex-Yazoo). A dupla foi formada em 1985, após um anúncio no jornal Melody Maker postado por Vince, que procurava por um vocalista para um novo projeto musical. Andy, que até então havia tido experiência em corais e em outra dupla chamada Dinger, foi o 43° candidato a fazer uma audição e acabou sendo aprovado. Começava o Erasure, que acumulou grandes hits ao longo da carreira, principalmente no final dos anos 80 e no início dos 90, como "Oh L'amour", "A Little Respect", "Stop!", "Blue Savannah", "Love To Hate You" e tantos outros.


Andy Bell é um vocalista que se destaca na música pop, principalmente no estilo eletrônico, em que são raros aqueles que têm formação clássica. É um excelente cantor. Sua voz é ao mesmo tempo potente e muito versátil, capaz de cantar desde os falsetes mais agudos até a tons muito graves. Andy é ainda o letrista do Erasure. Suas canções falam principalmente sobre o amor, mas já tratou de outros temas mais polêmicos como religião e guerra, principalmente no álbum Chorus, escrito na época da guerra do Golfo.

Além de seus vocais característicos, Andy Bell é reconhecido pela sua postura extravagante nos palcos: seja por suas coreografias ou pelos seus figurinos extravagantes, principalmente os que usava até meados dos anos 90. Essa postura e o fato de falar abertamente sobre sua homossexualidade, tornaram Andy também conhecido como um dos grandes defensores dos direitos dos gays. Em 1998, ele foi diagnosticado como portador do vírus da AIDS. Além de já ter lançado 13 álbuns com o Erasure, Andy Bell já lançou dois trabalhos solo: Electric Blue (2005) e Non-Stop (2010), que possuem um som electro que os de sua famosa dupla.


Vincent John Martin (Londres, 3 de Julho de 1960), mais conhecido pelo nome artístico de Vince Clarke, é um músico e compositor britânico. Ele se envolveu com vários grupos pop de sucesso tais como Depeche Mode, Yazoo, The Assembly e Erasure. Além ser especialista em sintetizadores e um dos pioneiros em música eletrônica dos anos 80, foi e continua sendo o principal compositor dos grupos que participou.

Criado em Basildon, Vincent começou a estudar violino e depois piano.

Nos anos 70, Vincent e seu colega de escola Andrew Fletcher formaram a banda No Romance in China. Em 1979 eles formaram o The French Look, uma prévia do Depeche Mode que foi chamada mais tarde de Composition of Sound, seguindo a entrada de Martin Gore (Vocal) na banda. O Depeche Mode fez muito sucesso com a musica "Just Can't Get Enough" que Vincent compôs junto com Gore, mas mesmo assim Vincent Clarke saiu do grupo logo após o primeiro álbum e formou o duo britânico Yazoo (conhecido nos Estados Unidos como Yaz) junto com a cantora Alison Moyet (vocal).


A dupla foi um grande sucesso onde tiveram algumas músicas no Top 10 britânico no entre 1982 e 1983 como "Only You", "Situation" e principalmente "Don't Go". Pouco depois, Moyet e Clarke decidiram romper com a dupla. Moyet seguiu uma carreira solo, enquanto Clarke fundou o The Assembly (com o produtor Eric Radcliffe) e, logo depois, o Erasure em 1985, outra dupla de synthpop (desta vez, com o cantor Andy Bell).

O Erasure foi o grupo de maior sucesso de Vince Clarke, foi até mais sucesso que o Depeche Mode na década de 80 já que fazia um som mais comercial. Emplacaram com várias músicas como "Oh L'amour", "Sometimes", "A Little Respect", "Stop", "Blue Savannah","I Love to Hate You" e "Always".


Erasure entrou também nas paradas de sucesso no Brasil no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 e apesar do atraso, "A Little Respect" (1987) e "Oh L'amour" (1986) estão entre 100 mais tocadas no Brasil no ano de 1990. Andy Bell e Vince Clarke já vieram ao Brasil 3 vezes, e o Erasure segue em ativa até hoje, apesar de sua popularidade ter diminuído a partir da metade dos anos 90.

Em 1985, ninguém acreditaria que o Erasure, formado por um tecladista tido como arrogante e um vocalista performático e exibicionista, daria certo. Ainda mais que Vince Clarke, o tecladista em questão, foi um dos fundadores do Depeche Mode e abandonou a banda após o sucesso de “I Just can’t get enough”. Não satisfeito, bombou nos anos seguintes com o “Yazoo” (do hit “Don’t go”), mas também não seguiu adiante com a dupla.


O insatisfeito Vince Clarke decidiu então partir para um novo projeto. Após colocar um anúncio em um jornal de música, ele entrevistou 41 rapazes, tentando encontrar um cantor. Mas só aprovou o 42º: era Andy Bell, de personalidade excêntrica, que contrastou perfeitamente com o perfil low profile de Clarke. Ambos formaram o Erasure, que assim como Depeche Mode (nos anos 80) e Yazoo, tinha como base os sintetizadores. Porém, com uma pegada mais pop e dançante. 

O primeiro disco do Erasure, “Wonderland” (1986), não foi bem recebido pela crítica. Vince, já acostumado com o sucesso por conta das bandas anteriores, quase pensou em desistir. A recepção foi melhor no segundo álbum, “The Circus”, que conseguiu chegar ao sexto lugar nas paradas britânicas. Mas foi com o terceiro álbum, “The Innocents”, que o Erasure alcançou o primeiro lugar, com músicas como “A Little Respect”.

Ícone gay 

Vince, sério, ao lado de Andy: sem pudores

A dupla manteve o sucesso nos álbuns seguintes com hits como “Blue Savannah”, “I love to hate you” e uma versão ao vivo de “Oh, L’Amour”.


Os shows do Erasure, cada vez mais performáticos, consagraram Andy Bell, com suas fantasias de penugens e purpurinas, em ícone gay (em 2005, Andy anunciaria que era HIV positivo desde 1998). "Preparem-se para o mais gay de todos os tangos", diz Andy Bell, antes de cantar "I love to hate you". Assista ao vídeo!


Em 1992, decidiram homenagear o ABBA, de quem eram fãs, lançando “ABBA-esque”, com covers do grupo sueco. Segundo os críticos, Bell conseguiu reproduzir perfeitamente as vozes de Frida e Agnetha, as duas musas do ABBA.


Ao longo da década de 90 e 2000, o Erasure lançou 21 discos, entre álbuns inéditos, ao vivo, coletâneas e remixes. O último disco de estúdio foi lançado em 2007, “Light At The End Of The World”.

Em 2009, o Erasure planeja o lançamento de um álbum triplo em homenagem aos 21 anos de “The Innocents”, considerado o 14º disco mais gay da história. No dia 12 de outubro, Vince e Andy também lançam o EP “Phantom Bride”, que inclui uma versão remasterizada da música e remixes de algumas faixas de “The Innocents”, como “A Little Respect”.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Bell_(cantor)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Guns N' Roses


Guns N' Roses (às vezes abreviado como G N' R ou GnR) é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1985. A banda já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estreia lançado em 1987, Appetite for Destruction, vendeu cerca de 33 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 18 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América), se tornando o álbum de estreia mais vendido da história da música.

Appetite for Destruction

A formação atual inclui o vocalista e pianista Axl Rose, os guitarristas Slash e Richard Fortus, o baixista Duff McKagan, o baterista Frank Ferrer e os tecladistas Dizzy Reed e Melissa Reese.

O grupo foi formado no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose Axl Rose (vocais) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica); e membros do L.A. Guns Tracii Guns (guitarra solo), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria). A nova banda criou o seu nome a partir da combinação de dois dos nomes dos membros do grupo. Depois de pouco tempo (várias fontes indicam que apenas dois ou três shows foram feitos com os integrantes Guns, Beich & Gardner), o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan, enquanto a falta de Tracii Guns nos ensaios levou à sua substituição por Slash.

Slash tinha tocado com McKagan no Road Crew e com Stradlin durante um curto período no Hollywood Rose. A nova formação se reunira rapidamente, mas, pouco antes de embarcar em uma turnê curta de Sacramento, na Califórnia, para Seattle, em Washington, o baterista Rob Gardner saiu e foi substituído por um amigo de Slash, Steven Adler (que também era do Road Crew). A banda, que continuou a ser chamada Guns N' Roses, mesmo depois da partida de Tracii Guns, estabeleceu a sua primeira formação estável até o chamado "Hell Tour".

A estreia nos palcos da nova formação aconteceu em 6 de Junho de 1986, no Troubador, em Hollywood, para cerca de 150 pessoas. Após isso, a banda seguiu para Seattle, onde teve a sua turnê de estreia, conhecida por Hell Tour. No caminho entre Los Angeles e Seattle, a van onde viajavam quebrou, não restando alternativa a não ser abandonar o veículo e pedir carona. Com isso, a banda demorou mais de dois dias para chegar, atrasando seu primeiro compromisso em Seattle e causando, como consequência, o cancelamento da turnê inicial do Guns N' Roses pelos Estados Unidos, fazendo com que os membros da banda tivessem que vender parte do equipamento para voltar para casa.

Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP (disco de menor duração) com quatro músicas. O nome do disco, lançado de forma independente, era Live ?!*@ Like a Suicide, composto por quatro faixas de fitas demo da banda com o ruído do público sobreposto. Continha covers do Rose Tattoo ("Nice Boys") e do Aerosmith ("Mama Kin"), juntamente com duas composições originais: "Reckless Life" e "Move to the City", ambas coescritas pelo membro fundador do Hollywood Rose, Chris Weber.

Reckless Life

Move to the City

As dificuldades não durariam muito. Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987 e se tornou, em pouco tempo, o primeiro disco de estreia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estreia que mais vendeu na história da música, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com seus shows, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando seus próprios shows na "Appetite for Destruction Tour".

Foi aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, "Welcome to the Jungle", ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, até que David Geffen pediu à MTV para transmitir o videoclipe da faixa. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora.

Welcome to the Jungle

O segundo single, "Sweet Child o' Mine", foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, "Paradise City", foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas.

Sweet Child o' Mine

Paradise City

"Welcome to the Jungle" também foi destaque em um filme de Clint Eastwood em 1988, The Dead Pool, com participação de membros da banda.

Welcome to the Jungle
1988 - The Dead Pool (Jim Carrey)

Em 1988, a Geffen decide lançar um novo álbum, G N' R Lies, composto de apenas quatro composições novas e das quatro gravações do EP Live ?!*@ Like a Suicide de 1986. Torna-se claro, neste disco, o caminho que viria a ser tomado pela banda nos anos seguintes. Enquanto as quatro faixas gravadas em 1986 primam pela agressividade e velocidade, as novas faixas de 1988 introduzem instrumentos acústicos que culminam na melosa "Patience".

Patience

O álbum G N' R Lies também sobe as paradas e se junta a Appetite for Destruction, que continua a vender cada vez mais.

Contrastando com o sucesso cada vez maior, os componentes geram escândalos e controvérsias nos anos que se seguem: agressões a vizinhos e repórteres, tumultos constantes gerados durante os shows, brigas, abuso de drogas e bebida, prisões e dezenas de processos em todos os países por onde a banda passava

Em 1990, a banda começou a gravação de seu álbum seguinte. Durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava com cocaína e heroína, com mais de 30 takes sendo necessários. Como resultado, Adler foi demitido em julho de 1990, sendo substituído pelo baterista Matt Sorum, que havia tocado brevemente com a banda The Cult e que Axl acreditava que poderia salvar o Guns N'Roses. Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo quando ele se juntou como membro oficial. A banda despediu seu empresário, Alan Niven, substituindo-o por Doug Goldstein em maio de 1991.

O Guns N' Roses acompanhou os álbuns Use Your Illusion com muitos vídeos, incluindo a trilogia não oficial de vídeos "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged".

Don't Cry

November Rain

Estranged

Antes e após o lançamento dos álbuns, o Guns N' Roses embarcou por 28 meses na Use Your Illusion Tour.

Em janeiro de 1991, a banda tocou para o seu maior público até então: 140 mil pessoas no dia 20 de janeiro e 120 mil no dia 23 de janeiro, no festival Rock in Rio 2, realizado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estreias de Matt e Dizzy na banda. Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando pela cidade americana de East Troy, no Wisconsin, com a turnê durando 26 meses, com 192 shows em 32 países.

Uma turnê se seguiu ao lançamento de Use Your Illusion I e II, e foi justamente este o motivo da saída inesperada de Izzy Stradlin, cansado da vida na estrada. A saída de Izzy ocorreu sem maiores danos à relação dele com o resto da banda. Foi substituído às pressas por Gilby Clarke e, poucos meses depois, lançou seu trabalho solo com a banda Izzy Stradlin and The Juju Hounds, que não obteve a repercussão esperada. A Use Your Illusion Tour durou aproximadamente dois anos e, no começo de 1993, Gilby sofreu um acidente de moto e a banda chamou Izzy às pressas para assumir a guitarra.

Use Your Illusion Tour

A turnê se encerra em julho, no Estádio Monumental de Núñez, na Argentina, com um show transmitido ao vivo pela TV e que foi encerrado com um forte abraço entre Axl e Slash. Este é marcado também por ser o último show da antiga formação do Guns N' Roses, com Slash, Duff, Matt e Gilby.

Aconteceu, então, a Guns N' Roses/Metallica Stadium Tour, que juntou a banda com o quarteto de thrash metal conterrâneo Metallica. O evento mais famoso durante a turnê ocorreu durante um show em 8 de agosto de 1992 no Estádio Olímpico de Montreal. O líder do Metallica, James Hetfield, sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau no braço esquerdo depois de pisar muito perto de uma explosão de pirotecnia durante a abertura de "Fade to Black". O Metallica foi forçado a cancelar a segunda hora do show, mas prometeu voltar à cidade para mais um show.

Fade to Black

Após um longo atraso, durante o qual o público se tornou cada vez mais inquieto, Guns N' Roses, subiu ao palco. No entanto, o tempo reduzido entre as séries não permitiu ajuste adequado de monitores de palco, resultando nos músicos não sendo capazes de se ouvirem. Além disso, Axl alegou que machucou a garganta, fazendo com que a banda saísse no estágio inicial do show. O cancelamento levou a uma revolta da plateia.

A turnê prosseguiu no Arizona, mas com um curativo em Hetfield do cotovelo ao dedo, que deixou-o incapaz de tocar guitarra até que seu braço estivesse totalmente curado. O ex-roadie do Metallica, Metal Church John Marshall, substituiu-o para o resto da turnê na guitarra base, enquanto Hetfield continuou a cantar.

Em 23 de novembro de 1993, o Guns N' Roses lançou um álbum de covers de punk e glam rock intitulado "The Spaghetti Incident?". Apesar dos protestos dos demais membros, uma versão não creditada de uma canção escrita pelo serial killer Charles Manson, "Look at Your Game Girl", foi incluída no álbum, a pedido de Axl. Axl pode ser visto usando uma camisa preta de Manson no vídeo "Estranged", de Use Your Illusion II. Ele também pode ser visto vestindo uma camisa vermelha dele em cenas de seu show em Milton Keynes, na Inglaterra, em 1993, com o texto adicional na parte de trás, "Charlie Don't Surf". "Look at Your Game Girl" não foi removida e ainda está caracterizada em prensagens do álbum. Apesar do sucesso inicial, "The Spaghetti Incident?" não coincidiu com as vendas dos álbuns Illusion, e seu lançamento, consequentemente, levou ao aumento da tensão dentro da banda. "The Spaghetti Incident?" vendeu até hoje cerca de 1,4 milhões nos Estados Unidos, sendo considerado um desempenho fraco.

Entrevistas com membros do Guns N' Roses sugerem que, entre 1994 e 1996, a banda começou a escrever esporadicamente e gravar novo material. Na época, a banda tinha a intenção de lançar um único álbum com 10 ou 12 canções.

Em dezembro de 1994, o Guns N' Roses lançou uma gravação cover dos Rolling Stones, "Sympathy for the Devil". A canção apareceu na trilha sonora do filme Entrevista com o Vampiro e também foi lançada separadamente como um single. É o final do Guns N' Roses com Slash na guitarra, Duff McKagan no baixo e Matt Sorum na bateria. Ele também incluiu Paul Huge na guitarra rítmica.

Em 1995, Slash reuniu-se com Rose e os outros integrantes da banda para apresentar gravações e demos de músicas e riffs de guitarra compostos por ele. O estilo das gravações era semelhante ao estilo do Appetite For Destruction. Axl rejeitou o projeto de Slash, alegando que as gravações não eram fortes o suficiente para serem lançadas em um álbum e não se encaixavam em seus planos para a banda. Duff McKagan também não aprovou as músicas. Slash estava organizando a sua banda, o Slash's Snakepit. Pouco tempo depois, Axl chamou Slash para conversar e disse que havia mudado de ideia a respeito das gravações e decidira gravar as músicas para lançar em um álbum, porém Slash já havia lançado as músicas com o Slash's Snakepit. O álbum foi batizado de "It's Five O' Clock Somewhere". O episódio teria deixado Rose bastante irritado.

A gravação de "Sympathy for the Devil", bem como a tensão entre ele e Rose, levaram Slash a deixar a banda oficialmente em Outubro de 1996. Ele foi substituído pelo guitarrista de turnê do Nine Inch Nails Robin Finck em janeiro de 1997, que assinou um contrato de dois anos com a banda em agosto de 1997, tornando-o um membro oficial. Matt Sorum foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan se demitiu em agosto de 1997. Com isto, todos os membros que haviam participado na gravação de Appetite for Destruction (com exceção de Rose) haviam saído da banda. Em 1998, Rose realizou uma conferência de imprensa com o seu novo elenco. Em 1998, ele fez um dueto com o cantor e guitarrista conterrâneo Bruce Springsteen em um cover da música dos Beatles "Come Together".

Come Together

McKagan foi o último da formação de Appetite a sair, em agosto de 1997, sendo substituído em 1998 por Tommy Stinson (ex-The Replacements). Sorum foi substituído por Chris Vrenna por um tempo curto em abril-maio de 1997, seguido brevemente pelo Pod, e finalmente por Josh Freese, no verão de 1997. Até o final de 1998, uma nova versão do Guns N' Roses surgiu: muitos músicos vieram e se foram da banda nova, mas o grupo central incluiu Rose, Stinson, o tecladista Dizzy Reed e o multi-instrumentista Chris Pitman.

Em novembro de 1999, a Geffen Records lançou Live Era: '87-'93, uma coletânea de performances ao vivo de vários concertos durante as turnês de Appetite for Destruction e Use Your Illusion. A banda devia, à Universal/Interscope, um álbum ao vivo, que foi, principalmente, montado por Duff, que, na época, ainda era um parceiro de banda.

O "novo" Guns N' Roses, Chinese Democracy (1999-2011)


Em 1999, a banda lançou uma nova música, "Oh My God", que foi incluída na trilha sonora do filme Fim dos Dias.

Oh My God

A faixa de trabalho foi caracterizada pelas guitarras adicionais de Dave Navarro e Gary Sunshine, o professor de guitarra pessoal de Rose. O lançamento da canção foi destinado a ser um prelúdio para o seu novo álbum, intitulado Chinese Democracy.

Também em 1999, durante uma entrevista com Kurt Loder da MTV, Axl disse que ele tinha regravado Appetite for Destruction com a banda então nova, além de duas canções que ele havia substituído por "Patience" e "You Could Be Mine".

You Could Be Mine

Chinese Democracy estaria sendo feito desde 1994, com Rose como único membro original ainda na banda.

Chinese Democracy

Em 1999, o guitarrista Robin Finck saiu da banda para se reunir com o Nine Inch Nails em turnê. Em 2000, o guitarrista de vanguarda Buckethead entrou para o Guns N' Roses como um substituto de Finck. O baterista Josh Freese foi substituído por Bryan Mantia (ex-Primus). Robin Finck voltou para a banda no final de 2000, para complementar Buckethead na guitarra solo.

Em 2000, o Guns N' Roses é anunciado como uma das principais atrações do festival Rock in Rio III, que seria realizado em janeiro de 2001 no Rio de Janeiro. Este show foi marcado como 'a volta do Guns N' Roses' e também por ser o maior público na história da banda, com cerca de 240 mil pessoas. A formação consistia em Axl, Dizzy, Tommy, Robin, Paul, Buckethead, Brain e Chris Pitman, este último não reconhecido como membro oficial da banda. No show, são apresentadas cinco canções novas ("Oh My God", "Madagascar", "The Blues", "Silkworms" e "Chinese Democracy"), além dos antigos clássicos. Em uma homenagem inusitada, Robin Finck tocou uma versão rock and roll do sucesso "Sossego", do cantor brasileiro Tim Maia.

Madagascar

The Blues

Silkworms

Chinese Democracy

Sossego

Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda. Foi substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love. O grupo seguiu com shows em agosto na Europa e na Ásia, seguidos por uma aparição surpresa no MTV Video Music Awards. Em novembro, começaram nova turnê americana, mas o primeiro show, em Vancouver, foi cancelado pelo fato de Axl não conseguir ir para o Canadá. 16 shows se seguiram, esgotando-se em mercados como Nova Iorque e não vendendo bem em mercados menores. Então, um show na Filadélfia foi cancelado por supostos problemas repentinos de saúde de Axl. Os 15 mil fãs presentes se revoltaram e destruíram o local,[carece de fontes] e o resto da turnê foi cancelada.

Dois anos depois, em março de 2004, o guitarrista Buckethead abandona a banda, alegando falta de interesse do Axl em lançamento de material e shows, fato que só seria oficialmente anunciado quatro meses depois. Com a saída de Buckethead, a banda cancela sua apresentação no Rock in Rio Lisboa, que aconteceria no mesmo ano. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado.

No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que o novo álbum de estúdio Chinese Democracy não saía há 11 anos. Rose demonstrou seu desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem seu consentimento, e tentou impedir seu lançamento. Falhou, e o álbum foi sucesso de vendas. Em 2006, o guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal foi contratado, e a banda fez uma turnê com shows em Europa (inclusive no Rock in Rio Lisboa) e América do Norte, estendida para México, Ásia e Oceania em 2007. Foram convidados a tocar no Live Earth - mas no Brasil, sendo que a banda estava em turnê na Ásia, o que levou-os a recusar. Dois shows em um festival na África do Sul foram cancelados após o Tommy Stinson machucar o pulso.

Em maio de 2006, o Guns N' Roses reaparece com cinco shows em Nova York, sendo um acústico. Poucos dias depois, a banda divulga uma grande turnê europeia que se inicia em Madrid, no final de maio de 2006, como um show de aquecimento para o festival Rock in Rio Lisboa, onde a banda era uma das principais atrações, novamente. Estados Unidos e Canadá completaram as passagens do Guns N' Roses em 2006, totalizando 21 países. Em dezembro de 2006, Axl Rose publica uma carta aberta ao fãs no site oficial do Guns, falando sobre o atraso no lançamento do Chinese Democracy e seu relacionamento com Merck Mercuriadis, seu empresário. Axl explica que, quando concordara em fazer a turnê norte-americana, ele e Merck tinham em mente que o CD seria lançado em 26 de dezembro, o que acabou não acontecendo.

No ano seguinte, em 2007, o Guns N' Roses continua a turnê, que teve seu último show no Japão, em julho. Quanto ao Chinese Democracy, nenhuma data era oficializada, então a marca de refrigerante Dr Pepper publicou que iria distribuir uma garrafa de bebida de graça para cada cidadão dos Estados Unidos, caso o álbum fosse lançado até 31 de dezembro de 2008. No dia 23 de novembro de 2008, depois de 13 anos de espera, o Chinese Democracy é lançado em todo o planeta. O disco já conseguiu a marca de 5,1 milhões de cópias vendidas no mundo e adquiriu um disco de platina nos Estados Unidos. A banda não fez nada para promover o disco: nada de clipes, entrevistas e muito menos shows. A única coisa significativa foi o lançamento do disco no jogo Rock Band. O Chinese Democracy se torna o álbum mais esperado de todos os tempos, tendo até agora um custo de produção de aproximadamente 13 milhões de dólares estadunidenses.

A banda anunciou, em fevereiro de 2009, o guitarrista DJ Ashba para substituir o guitarrista Robin Finck, que deixara o grupo para entrar em turnê com sua ex-banda, o Nine Inch Nails.

No dia 11 de dezembro de 2009, foi dado o início à Chinese Democracy World Tour (oficial, já que a "Chinese Democracy World Tour" começou em 2001, mas o álbum a ser promovido não havia sido lançado ainda).

Um dos shows da turnê, no Japão, teve mais de três horas de duração. O Guns voltou a tocar covers que não entravam mais no repertório, como "Whole Lotta Rosie" do AC/DC e "Nice Boys" do Rose Tattoo.

Whole Lotta Rosie

Nice Boys

A turnê também marca o novo visual de Axl, agora com cabelo liso, curto, loiro, e uma bandana, sempre de calça jeans e camisetas de cores variadas. No show em Osaka, o álbum Chinese Democracy foi quase tocado na íntegra, faltando apenas as faixas "Riad N' the Bedouins" e "There Was a Time".

No dia 21 de março, foi confirmado, no site do Rock in Rio, a presença da banda, com uma apresentação no dia 2 de outubro de 2011. No mesmo mês, foram feitos shows na Argentina e no Peru.

Próximo álbum, Rock and Roll Hall of Fame e Tour 2012

Em uma entrevista de 2007, Sebastian Bach, amigo próximo de Axl Rose, declarou que a música The General tinha um som "pesado" com "gritos vocais" e também disse que era uma continuação da balada clássica "Estranged", do álbum Use Your Illusion II. Bach também afirmou que Chinese Democracy seria o primeiro de uma trilogia de álbuns novos, e que Rose tinha dito, a ele, que o terceiro, ainda sem título, estava previsto para 2012.

Em uma entrevista à estação de rádio australiana Triple M, DJ Ashba disse: "Axl tem muitas grandes canções escondidas na manga. Ele provavelmente tem três discos de material gravado". Ele disse que o cantor senta ao piano e toca. "Eu penso, isso é fabuloso. As pessoas têm que ouvir essa música. E ele responde, "Ah, isso é só uma coisa na qual eu tô matutando". Ele é simplesmente um gênio quando o assunto é música e eu mal posso esperar para ele sentar com um violão e apenas escrever. Ele tem esse dom que é muito, muito raro."


Membros do Guns N 'Roses introduzidos no Hall da Fama do Rock and Roll. Linha superior: Axl Rose, Duff McKagan, Dizzy Reed. Fileira inferior: Slash, Matt Sorum, Steven Adler, Izzy Stradlin.

Em 27 de setembro de 2011, a banda foi indicado como finalista para ser incluída no Rock and Roll Hall of Fame. Os cinco homenageados seriam anunciados no fim de 2011. A banda se apresentou no Rock in Rio IV no dia 2 de Outubro.

Após ser indicada para o Rock and Roll Hall of Fame, foi especulada uma possível reunião do grupo. Duff McKagan disse, à Associated Press: "Claro que há uma chance. Eu não sei o quão real é essa chance." Slash também falou sobre a reunião à Billboard: "Claro que há especulações sobre como será caso sejamos premiados, mas, no caso do Guns N' Roses, realmente não há como adivinhar o que pode acontecer. Eu suponho que, se acontecer, todos irão tentar se entender de alguma forma. Mas acho que o primeiro a se fazer é esperar e ver se seremos incluídos no 'Hall', já que sabemos o quão imprevisível isso pode ser".

Axl deu a entender que talvez exista a possibilidade de um reencontro com Slash. "Eu não sei o que isto significa em relação a mim e a velha banda - eu não sei - tudo ainda está indefinido. É uma honra estar na indicação e eu sei que existe definitivamente uma parcela dos fãs que realmente gostarão disto".

No dia 7 de dezembro de 2011, foi confirmada a introdução da banda no Rock and Roll Hall of Fame, com a cerimônia marcada para o dia 14 de abril de 2012. Enquanto o guitarrista Slash simplesmente postou em seu twitter: "É uma honra", e o baixista Duff McKagan apenas re-twittou o anúncio original, os ex-bateristas do Guns, Steven Adler e Matt Sorum, opinaram sobre uma reunião na cerimônia do Hall of Fame. "Significaria muito para mim", Steven Adler disse à revista Rolling Stone sobre a possibilidade de Axl Rose aparecer para uma performance com a formação original. "Eu, pessoalmente, quero terminar o que comecei. Se nós começamos isso, vamos encerrar a carreira tocando juntos, pelo menos uma vez".

Em 20 de janeiro de 2012, Bumblefoot falou sobre uma possível turnê a decorrer em Fevereiro. Não se sabe por enquanto se viajará em apoio de um novo álbum. Guns N' Roses anunciou shows nos Estados Unidos e Europa.

Em entrevista à revista Metal Hammer, Dizzy Reed reforçou a hipótese da formação original da banda reunida no Hall of Fame:

“ Eu sei que toda a banda original vai estar lá. Eu não sei exatamente o que vai acontecer, mas tenho certeza de que será muito legal. [...] Honestamente, não temos falado nisso. Eu não sei quando, como ou porque, mas tenho certeza de que chegará o dia em que teremos, todos nós, que conversar sobre esse assunto. ”


Em 11 de abril, Axl Rose emitiu um comunicado na página oficial da banda no Facebook dizendo que não iria à cerimônia de indução e que não gostaria de ser homenageado.[35] Após a cerimônia, Axl postou, na página da banda no Facebook, um pedido de desculpas à cidade de Cleveland (onde a cerimônia ocorrera), e detalhou os motivos de sua recusa do prêmio: "eu ainda não sei exatamente o que é o Hall, ou como ou por que ele ganha dinheiro, para onde vai o dinheiro, quem escolhe os jurados, e por que algum jurado pode escolher, dentre todas as pessoas do mundo que contribuíram para o gênero, quem é suficientemente "roque" para entrar no Hall".

Em 14 de abril de 2012, os ex-integrantes da banda Slash, Duff McKagan, Gilby Clarke, Steven Adler e Matt Sorum se reuniram no Rock and Roll Hall of Fame. O grupo tocou "Mr. Brownstone", "Sweet Child o' Mine", and "Paradise City" com Alter Bridge e Myles Kennedy (vocalista da banda de Slash) suprindo a ausência de Axl.

Mr. Brownstone

Sweet Child o' Mine

25 anos de Appetite For Destruction, status de Bumblefoot, saída de DJ Ashba, reunião da formação clássica (2015-atualmente)

Ainda em 2012, o Guns N' Roses fazem uma pequena temporada na casa de shows The Joint, no Hard Rock Casino, em Las Vegas. A série de shows é intitulada Appetite For Democracy, em comemoração aos 25 anos do seu álbum de estreia, Appetite For Destruction, e aos quatro anos do álbum mais recente, Chinese Democracy. As apresentações foram gravadas e prometidas para serem lançadas como um filme-concerto da banda. Seria o primeiro lançamento em vídeo da banda, desde 1992, com o lançamento de Use Your I e II, que foram as gravações da turnê Use Your Illusion divididas em dois volumes.

No ano seguinte, 2013, a banda seguiu sem mais novidades, apenas realizando diversos concertos por várias cidades. Finalmente, o Guns N' Roses anunciou uma turnê sul-americana para o início de 2014 que passaria por vários países e cidades da América do Sul. A turnê durou em torno de um mês, abrangendo o final de março e boa parte do mês de abril. Passou pelo México, Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Algumas performances contaram com a presença do ex-baixista da banda, Duff McKagan, devido a Tommy Stinson estar reunido com sua outra banda, The Replacements, em turnê. A turnê se encerrou em Fortaleza, em abril.

Ao retornar aos Estados Unidos, Axl Rose recebeu o prêmio Ronnie James Dio Lifetime Achievement Award, e fez uma pequena apresentação com o Guns N' Roses no Revolver Golden Gods Awards. Axl recebeu o prêmio das mãos de Nicolas Cage, que declarou ser um grande fã da banda. Após a turnê sul-americana e da premiação no Golden Gods Awards, Axl e a banda fizeram uma pequena temporada no Hard Rock Casino em Las Vegas, uma pequena turnê intitulada NoTrickery! An Evening Of Destruction. Em 1 de julho de 2014, o grupo, então, finalmente consegue lançar o seu filme-concerto intitulado Appetite For Democracy 3D Live at Hard Rock Hotel & Casino - Las Vegas. Foi disponibilizado em DVD, Blu-ray, 3D e digital, e em edições Deluxe incluindo CDs e também foi levado a seletos cinemas.

Desde o final de 2014, especula-se se um dos guitarristas da banda, Ron "Bumblefoot" Thal, estava fora do grupo. O músico dizia querer focar apenas em sua carreira solo, mas nunca confirmou oficialmente sua saída, dando apenas declarações consideradas vagas e inconclusivas. Ele chegou a afirmar que "havia pistas suficientes por aí".

Em julho de 2015, outro dos guitarristas, DJ Ashba, anunciou sua saída do grupo para se dedicar apenas à sua outra banda Sixx:A.M. Poucos dias depois, em 31 de julho de 2015, um jornalista da rádio WRIF afirma ter confirmado a saída do membro com uma fonte ligada à banda.

No final de dezembro de 2015, a banda já indicava que a reunião com a formação clássica aconteceria. No dia 30 de dezembro, a Billboard confirmou o retorno da formação original e show no próximo festival Coachella de 2016.

Em 5 de janeiro de 2016, os membros originais da banda Slash e Duff McKagan confirmaram que participariam da reunião do Guns N' Roses no festival Coachella em abril, através das suas contas oficiais nas redes sociais. O site oficial do evento, por sua vez, confirmou a banda encabeçando a programação dos dias 16 e 23 de abril.

No dia 1 de abril de 2016, o esperado retorno aos palcos do Guns N' Roses com Slash e Duff pela primeira vez em 20 anos chegou mais cedo do que o previsto, com um show surpresa na noite de sexta-feira na casa de shows Troubadour, em Los Angeles: um espaço pequeno, mas que marcou a carreira da banda. Na apresentação, Melissa Reese, que já havia trabalhado em diversos projetos do antigo baterista do Guns N'Roses Bryan Mantia, do substituiu Chris Pitman como segundo tecladista. Durante a apresentação de 6 de julho, em Cincinnati, a banda contou pela primeira vez desde 1990 com a participação do baterista Steven Adler. Ele tocou nas músicas "Out ta Get Me" e "My Michelle". Adler ainda participaria de apresentações da banda em Nashville, Los Angeles e Buenos Aires.

Out ta Get Me


My Michelle


Fatos:

https://whiplash.net/bandas/gunsnroses.html

FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guns_N%27_Roses