segunda-feira, 18 de abril de 2011

Antônio Carlos e Jocafi


Dupla de compositores baianos, Antônio Carlos Marques Pinto era guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda e Jocafi (José Carlos Figueiredo), que chegou a estudar Direito, tinha algum prestígio na Bahia como compositor quando se conheceram, em 1968.

Os nomes verdadeiros dos componentes da dupla são Antônio Carlos Marques Pinto e José Carlos Figueiredo, nascidos na Bahia, que começaram a carreira em 1969 — no Festival Internacional da Canção — e fizeram sucesso na década de 1970.

Antonio Carlos e Jocafi gravaram o jingle Elefantinho da Shell.Disco promocional distribuído nos postos de gasolina da rede.

Antônio Carlos (Marques Pinto), e Jocafi, atuavam separadamente até 1968, quando Antônio Carlos compôs "Festa no Terreiro de Alaketu", defendida por Maria Creusa, bela e sensual cantora (com quem depois se casou) no III Festival de Música Popular da TV Record.

Teimosa

Em 1970, já como parceiros, inscreveram-se num festival do Nordeste com a música "Catendê", que Maria Creusa gravou no ano seguinte e defendeu, ainda em 1969, no V FMPB.

Maria Creusa (Silva Lima, Esplanada/Bahia), gravou um histórico LP, numa etiqueta baiana ("Lunik 9", JS). divulgando várias composições do marido e de seu parceiro. A partir de 1971, os três, contratados da RCA, iniciaram um período de grande sucesso. A dupla teve diversas músicas interpretadas por Maria Creuza (que casou-se com Antônio Carlos).

"Mudei De Idéia", álbum de estréia dos baianos Antônio Carlos & Jocafi projetaram os nomes de Antônio Carlos e Jocafi nacionalmente.


Na década de 70 trocaram a Bahia pelo Rio de Janeiro e gravaram alguns sucessos pela RCA, como: "Você Abusou" e "Toró de Lágrimas", (parceria com Calazans - em 1974), "Mudei de ideia" e "Desacato", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", além de terem levado ao World Popular Song Festival de Tóquio, "Diacho de Amor".


Além dos sucessos citados acima a dupla também fez sucesso com a música "Lúcia Esparadrapo", composta especialmente para a personagem da atriz Dejenane Machado, na novela "O Cafona", a faixa fez parte da trilha sonora da novela.





O Lado A inicia-se com "Você Abusou", seguida de "Se Quiser Valer", que conta com Lanny Gordin na guitarra. A participação de Lanny permeia o disco todo. "Kabaluarê", faixa que segue, é mais uma que o gênio da "guita" faz brilhar, a composição é tão consistente que serviu, ou melhor, foi usada praticamente em sua totalidade como base de "Qual é?", música de Marcelo D2 lançada com estrondoso sucesso em 2003.

ANTONIO CARLOS E JOCAFI - KABALUERÊ

 Marcelo D2 - Qual é

A próxima é um xote-baião com uma onda de samba-rock "Conceição Da Praia". A psicodelia começa em "Hipnose", um funk como intermezzo um baião encaixadinho; e a suingada faixa título, "Mudei De Idéia".

O Lado B traz o samba "Desacato", um samba com caráter de partido alto dado pela cuiquinha bem marcada e uma orquestração de cordas na medida exata. "Quem Vem Lá", inicia com a guitarra de Lanny e logo recebe o acompanhamento de órgão, metais, batera e percussão.


"Feitiço Moleque", lançado em 1986 pela Continental, reúne músicas de fácil assimilação - incluindo o hit "Tiê", presente na programação das rádios AM. A romântica "Corredeiras da Paixão", traz arranjo de Geraldo Vespar. O LP ainda conta com Rafael Rabelo no violão e Wilson das Neves na bateria.

Sob responsabilidade de Ronaldo Bôscoli fica o release que acompanha o lp: "Antônio Carlos e Jocafi fazem o que melhor sabem fazer, sem aquelas preocupações juvenis de mostrar diversificações muitas vezes perigosas. Taí um disco que veio para resgatar um tempo em que nossa alma vivia em eterno feriado".



Antônio Carlos e Jocafi participaram de festivais no Brasil e no exterior, tiveram composições inseridas em trilhas sonoras de novelas e minisséries e continuam se apresentando e gravando.

FONTE

Cliquemusic

Nenhum comentário: