sexta-feira, 15 de abril de 2011

Carmem Manfredini e Tantra


Biografia
A história começa em 1994, por quartos de hotéis, durante a turnê do disco 'Descobrimento do Brasil' da Legião Urbana. Fred Nascimento e Gian Fabra, então músicos de apoio da banda brasiliense, decidiram transformar suas afinidades pessoais numa banda e suas afinidades musicais em canções. A seguir convocaram o baterista Gutje (ex-Plebe Rude) para completar a equipe. Assim nascia o Tantra.


Em meados de 1996, já com Marcelo Wig no lugar de Gutje, a banda assinou um contrato com a gravadora MCA visando a produção do seu primeiro álbum. Em seguida vieram um single e um clipe para uma música chamada Corvos Sobre o Campo inspirada em Van Gogh, ou melhor, na visão de Sonhos, de Akira Kurosawa, sobre Van Gogh. Antes do final daquele ano, chegou às lojas o álbum inteiro, 'Eles Não Eram Nada', produzido por Liminha com a capa feita por Luiz Stein.


Uma conjugação de talentos que indicava, mesmo a quem tivesse perdido Corvos Sobre o Campo, que os autores das músicas gozavam de algum prestígio e confiança. O álbum ainda trazia Um Dia de Sol, Mordacchia e uma furiosa versão de Tropicália que arrancou elogios do próprio compositor da canção, Caetano Veloso.


Depois da divulgação do CD a banda se recolheu e seus integrantes deram continuidade a outros projetos até que, em 2000, se reencontraram para participar de uma turnê pelo Nordeste idealizada por Sérgio Espirito Santo. Um show com músicas dos anos 80.


Além de Nascimento e Fabra, a banda convocada para esta turnê contava com Carlos Trilha nos teclados, que também fora músico de apoio da Legião (inclusive tendo produzido os CDs solos de Renato Russo) e Lourenço Monteiro na bateria. Ali começou a ser germinada a idéia do segundo disco da banda.


Com os ânimos renovados pela entrada de Trilha e Monteiro no time, a banda finalizou o CD 'A Febre dos Sonhos' no final de 2006, com a produção de Carlos Trilha. O disco foi lançado (via internet) no ano seguinte pelo selo independente Orbita Music. Um disco com referências mais clássicas dentro do rock, coisa de Led Zeppelin, Pink Floyd e tal.


O álbum incluía músicas mais buriladas, como O Mundo Perfeito, Quando Você Ouvir a Minha Canção e O Zepelim, faixa com a participação especial de Fernanda Takai (Pato Fu).


No começo de 2008 o guitarrista Fred Nascimento foi convidado pelo jornalista Marcelo Fróes para participar do Tributo ao Álbum Branco que Fróes estava produzindo. A princípio seria uma versão de voz e violão da música Rocky Raccoon que contaria com os vocais de Carmem Manfredini, mas quando Fred mostrou o resultado para a banda, todos ficaram fascinados pela voz da cantora e pediram para participar da faixa.

A experiência em estúdio reativou uma amizade que vinha de longa data e revelou a imensa afinidade musical e pessoal que existia entre eles. Como consequência a banda convidou Carmem para participar do próximo trabalho do grupo e, alguns meses depois, as gravações começaram.


Em Junho de 2009 ficou pronto 'O Fim da Infância'. Novamente com a produção de Trilha. O CD traz influências do Folk, do Blues, e do Rock dos anos 70 e 80. Tudo isso envolto numa sonoridade contemporânea.



Destaque para Luz do Dia, Mar nos Olhos, La Strada, Parábola Blues e Novembro. Todas canções assinadas por Nascimento e Fabra. O disco ainda traz a regravação de Virgem, de Marina Lima e como bônus track a faixa Rocky Raccoon, de Lennon e McCartney.


Carmem Manfredini

Signo: Sagitário
Animal: Cavalo
Cor: Roxo
Uma Banda: Beatles
Um Filme: Morte em Veneza (Luchino Visconti)
Um Livro: Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato)
Fonte de Energia: Vento e Mar
Carminha ficava no silêncio do quarto ouvindo seu mano soltando a voz pela casa. Já adolescente começou a se aventurar pelos caminhos do canto. De seu quarto para o coral da universidade e de lá para o mundo. A sua voz doce e marcante e sua intimidade com o universo pop a fizeram uma intérprete de primeira linha. Ela responde pelo vocal do Tantra.

Gian Fabra

Signo: Libra
Animal: Tigre
Cor: Azul
Uma Banda: Led Zeppelin
Um Filme: O Fundo do Coração (Francis Ford Coppola)
Um Livro: Bíblia Sagrada
Fonte de Energia: Cachoeira
Gian Fabra era um menino que sonhava em ser escritor e tocar violoncelo quando crescesse. Amante de cinema e poesia, descobriu nas letras de músicas o veículo ideal para transmitir suas idéias e sentimentos: letras que querem ser filmes. As voltas da vida o levaram para bem perto do seu sonho infantil. Ele responde pelo baixo e pelas letras do Tantra.

Fred Nascimento

Signo: Libra
Animal: Lobo
Cor: Vermelho
Uma Banda: Rolling Stones
Um Filme: A Bela da Tarde (Luis Buñuel)
Um Livro: A Autobiografia de um Iogue (Paramahansa Yogananda)
Fonte de Energia: Deus
Quando seu pai pegou um velho rádio valvulado e o transformou num amplificador para a recém adquirida guitarra do filho, talvez não imaginasse que estava traçando o futuro de um dos maiores guitarristas brasileiros. Seu talento nato e vasto conhecimento da história da música pop o tornaram um compositor gravado por diversos artistas. Fred Nascimento responde pelos vocais, violões, guitarras e gaitas do Tantra.

Carlos Trilha

Signo: Capricórnio
Animal: Gaivota
Cor: Preto
Uma Banda: Pink Floyd
Um Filme: 2001: Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick)
Um Livro: Fundação (Isaac Asimov)
Fonte de Energia: Sexo
Os pequenos pés do menino Carlos ainda não alcançavam os pedais do piano, mas do alto dos seus nove anos ele já encantava os adultos com seu talento prodígio para os teclados. O interesse por som e tecnologia, aliado ao talento artístico, fizeram dele um produtor renomado e músico requisitado. Carlos Trilha responde pelos teclados, programações, vocais e ocasionais guitarras do Tantra.

FONTE

Site Oficial

Nenhum comentário: