segunda-feira, 11 de abril de 2011

Geraldo Flach


Geraldo Flach (Porto Alegre, 6 de agosto de 1945 - Porto Alegre, 3 de janeiro de 2011) foi um compositor, pianista, arranjador e produtor musical brasileiro. Considerado um dos grandes instrumentistas do Sul do País, Flach já tocava em conjuntos de baile aos 14 anos.

Rancheirinha-Mauricio Marques e Geraldo Flach


Geraldo Fach compôs trilhas para cinema e programas de televisão e teve obras gravadas por Elis Regina, Nana Caymmi, Emílio Santiago, Taiguara e Borghettinho.

Entre suas composições de mais sucesso estão: "Choro da Alma", "Reencontro", "Parceira", "Fantasia", "Momento", "Vilarejo" e "Último Adeus".

Geraldo Flach e Nana Caymmi - 1986


Geraldo estudou piano erudito desde os cinco até os vinte anos de idade, aluno do maestro Max Brückner, do maestro Roberto Eggers e da pianista Zuleika Rosa Guedes.

Na década de 1960, Geraldo formou um trio de piano, baixo e bateria, fazendo várias apresentações, além de ter um programa próprio na Televisão Piratini. Atuou em vários movimentos musicais, entre os quais a Frente Popular Gaúcha de Música Popular e MusicaNossa, no Rio de Janeiro.

Atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira e deu muitos recitais no Brasil e exterior, além de gravar vários discos e receber premiações, direcionando sua música para o terreno popular

O compositor e pianista gaúcho Geraldo Flach morreu no dia 03/01/2011, aos 65 anos, de câncer de pulmão, em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus desde o final de novembro para tratar da doença, detectada durante o ano passado. O corpo foi velado no Centro Municipal de Cultura da capital do Rio Grande do Sul e cremado no Cemitério São José.
 
Virginia Rosa e Geraldo Flach

 
Ivan Lins e Geraldo Flach-Abre Alas

 
CURIOSIDADES
 
  • Geraldo Flach, na barriga da mãe, já ouvia música. Antes de seu nascimento, a mãe alugou um piano e passou a gravidez inteira fazendo a trilha sonora para o bebê.
  • Ao longo da carreira, acompanhou nomes como Nana Caymmi, Lucinha Lins e Elis Regina, que defendeu em festival uma composição sua com o músico Arthur Verocai: "Um Novo Rumo".
  • Parceiro musical de longa data de Ivan Lins, Geraldo compôs a música para tocar no casamento do amigo. Anos depois, Ivan Lins retribuiria na mesma moeda: fez a trilha do segundo casamento de Geraldo, em 1988.
  • Para o cinema, ele foi responsável por alguns trabalhos, como as músicas dos filmes "Ilha das Flores" e "Barbosa", de Jorge Furtado.
  • Foi dono da Plug, uma das principais produtoras de jingles de Porto Alegre. O negócio fechou as portas em 2006.
  • Gremista apaixonado. Quando um show seu caiu no mesmo horário de uma final disputada pelo seu time, ele não deixou de acompanhar o jogo. Informava o resultado ao público nos intervalos das músicas.
  • Apresentou-se em novembro/2010, ao lado de Ivan Lins. Em janeiro/2011, Geraldo Flach faria os shows de lançamento do disco que gravou com Virgínia Rosa. 
TREZE GRAUS - Choro Amoroso (Geraldo Flach)

Participação especial de Geraldo Flach, autor da música...

HOMENAGEM
 
No dia 02/04/2011, o StudioClio apresentou o show de lançamento do CD “Voz & Piano”, de Virginia Rosa e Geraldo Flach. No espetáculo “A mesma voz, outro piano”, a cantora interpretou as canções com arranjos de Flach ao lado do pianista Ogair Júnior, prestando assim uma homenagem ao músico falecido em janeiro deste ano.
 
A parceria entre Virginia Rosa e Geraldo Flach é de longa data. O álbum traz uma das últimas gravações do músico, e contempla canções conhecidas da música popular brasileira. É um trabalho em que as forças da voz, do instrumento e da canção se complementam.
 
O cantor Victor Hugo, que se apresentou diversas vezes no StudioClio ao lado de Flach no espetáculo “Tantos carnavais”, fez uma participação especial. A primeira edição foi no sábado, dia 2, às 21h, e a segunda foi no domingo, dia 3, às 19h. Os ingressos custaram R$ 40 (público geral) e R$ 20 (professores, estudantes, seniores)... http://www.studioclio.com.br/
 
Virgínia Rosa
 
Participou de toda a efervescência cultural paulista dos anos 80. Começou a carreira profissional na banda Isca de Polícia, com o lendário Itamar Assumpção. Em meados da década, tornou-se vocalista de outra banda, a Mexe Com Tudo, famosa por suas pesquisas musicais.
 
No começo dos anos 90, partiu para a carreira solo. Seu primeiro CD, Batuque, de 1997, lhe valeu a indicação de cantora revelação no Prêmio Sharp. O CD, com canções de Itamar Assumpção, Luiz Gonzaga, Lenine e Chico Science, foi muito bem-recebido pela crítica e foi lançado também nos Estados Unidos. Além de Batuque (1997), tem mais três discos lançados: A Voz do Coração (2001), Samba a Dois (2006) e Baita Negão (2008).
 
Ogair Júnior
 
Bacharel em música – instrumento Piano – pela Faculdade de Artes Alcantara Machado – SP, e também formado pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Profissionalmente atua como instrumentista, arranjador e professor.
 
Como instrumentista já atuou com vários artistas como Gal Costa, Célia Alves, Ná Ozetti, Virgínia Rosa, Olívia Byington, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Fernanda Porto, Luciana Alves, Ana Cañas, Lucinha Lins, Rita Braga, Proveta, Dino Barioni, Vinícius Dorim, Vicen Garden, Jorge Ervolini entre outros. Foi Maestro do Programa da Hebe Camargo (SBT) no período de 2006 a 2007.
 
Atualmente é produtor musical da cantora Virgínia Rosa com o trabalho Samba a Dois e pianista da Cantora Graça Cunha, do Cantor JJ Jackson e Grupo Miscelania Paulista.
 
Como Arranjador, destaca-se também o trabalho realizado com o Pr. Adhemar de Campos e Orquestra Filarmonica de São Caetano do Sul no DVD Comunhão e Adoração 6 e Vários títulos do grupo infantil Turma do Printy. É também professor de Piano popular da Fundação das Artes e Faculdade de Artes Alcantara Machado.
 
Victor Hugo
 
O jornalista, apresentador e cantor Victor Hugo foi revelado no ciclo dos festivais nativistas, diversas vezes premiado como melhor intérprete. Participou de festivais marcantes no estado como a Califórnia da Canção Nativa, Musicanto Sul-Americano de Nativismo e a Moenda da Canção.
 
No circuito internacional, Victor representou o Brasil por três vezes no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, respectivamente em Moscou, na Coréia do Norte e em Cuba. A convite da Unesco cantou em Paris durante as comemorações alusivas aos 40 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
Cada Vez Mais, disco de estreia de Victor Hugo, recebeu o Prêmio Sharp de revelação na categoria Música Popular Brasileira. Além deste álbum o artista lançou pela USA Discos os álbuns Tchê e Coisarada. Fundou e presidiu a Cooperativa dos Músicos Nativistas (Coompor) e presidiu a Associação de Compositores, Intérpretes e Músicos Nativistas (ACIMN). Foi diretor do Instituto Estadual de Música e diretor geral e secretário substituto da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2006, foi Secretário de Estado da Cultura.

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698
Cidade Baixa / Porto Alegre

TV Feevale - Autografando - Geraldo Flach - Part 01


Autografando o pianista Geraldo Flach, que recebeu a equipe do Autografando em sua casa, em Porto Alegre. Imagens - Everton Maciel e Guilherme Theisen Schneider
Edição e Finalização - Guilherme Theisen Schneider
Produção - Andréia de Vargas Souza e Rodrigo Teixeira
Apresentação - Andréia de Vargas Souza


FONTE

Wikipédia

Estadão

Porto Cultura

Folha Uol

Nenhum comentário: