segunda-feira, 11 de abril de 2011

Geraldo Vespar



Manuel Geraldo Vespar (09/11/1937 Quixadá/CE) Instrumentista. Arranjador. Compositor. Foi aluno de Geraldo Amaral (teoria e solfejo), Paulo Silva (composição e orquestração), Moacir Santos (harmonia e contraponto). Estudou na Escola de Música da Universidade do Rio de Janeiro (composição e regência) e na Berklee School of Music de Boston, EUA (harmonia e instrumentação).

João Nogueira - Lá de Angola
Música do disco "Boca do Povo" de 1980.
Composição de João Nogueira e Geraldo Vespar


É preciso navegar
Pra poder se esclarecer
Do lado de lá do mar
É preciso ver pra crer

Gente que lutou para se libertar
Ver no amanhã
Novo sol chegar
Ter que trabalhar, reconstruir
Bom futuro há de vir
Eu vi Luanda, Benguela
Lobito e outras mais
Na Catumbela, o Samba
Jorrou, me deu sinais
Que naquela terra cantaram
Sambaram meus avós
Ilha de Mussolo teve gente que chorou

Lá, lá, lá
Lá, lá, lá

Samba vem lá de Angola
Não vem da Bahia, não.
Samba vem lá de Angola
Não vem lá do Rio, não.

Geraldo Vespar iniciou sua carreira artística em 1952, acompanhando calouros da Rádio Anhangüera (Goiânia). De 1959 a 1963, atuou como guitarrista em boates. Em 1963 e 1964, fez parte do Conjunto de Moacir Silva.

Ao longo de sua carreira, apresentou-se com as seguintes orquestras: Astor e sua Orquestra (1963 e 1964), Orquestra da TV Excelsior, regida pelo Maestro Zacarias (1964 a 1967), Orquestra do maestro Cipó, atuando como solista e arranjador (1968 a 1973) e Orquestra de Paul Mauriat, apresentando-se como solista e arranjador em turnês com a Grand Orchestre pela França, Países Baixos, Coréia, Grã-Bretanha e Japão (1973 a 1975).



Em 1973, Geraldo participou da gravação do disco "Canto Para Um Novo Dia", da cantora Beth Carvalho - lançado pela TAPECAR. Realizou sua primeira gravação em um disco de historietas infantis ao lado de Radamés Gnattalli.

Usando o pseudônimo de Delano, Geraldo participou de um disco de guitarra e orquestra (Copacabana) e, como Gerard, atuou na gravação do LP "I love Paris".


Em 1964, com o nome de Geraldo Vespar, gravou sob direção musical do maestro Gaya o LP "Take 5", que entre outras músicas traz: "Samba em Prelúdio", "Deixa", "Serenata do Adeus".


Em 1965, Geraldo Vespar gravou com o Quarteto Sambacana - Muito Pra Frente. Participaram também da gravação deste LP: Milton Nascimento e Pacifico Mascarenhas entre outros. Dentre as músicas os destaques são para: Tom Da Canção; O Vento Que Soprou; Fui Olhar Pra Você; O Navio E Você.

No ano seguinte, Geraldo gravou o LP "Samba, nova geração"; e também foi contemplado com o prêmio-revelação O Guarani.



Geraldo Vespar & Sua Turma pra Frente, gravou em 1969 pela PARLOPHONE - "Só vou nas quentes", entre outras músicas: Dindi, No Rancho Fundo, Falsa Baiana, Chega de Saudade; e apresentou-se com o Conjunto de Peter Thomas.

No ano seguinte, atuou com o Conjunto de Chiquinho do AcordeomFoi responsável pela trilha sonora de "Mineirinho, vivo ou morto", filme dirigido por Aurélio Teixeira.


Na década de 1970, trabalhou com o Maestro Cipó como solista num sexteto de jazz. Em 1973, Geraldo Vespar participou com o maestro Gaya da gravação do LP de Doris Monteiro, pela Odeon.


Em 1974, gravou o LP "Brasil Romântico", lançado inicialmente no Japão, que traz entre outras músicas: "Samba de Verão" (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) - Faixa nº 12 - Instrumental.


Lançou em 1976 o LP "Brazil Bossa", com Elizeth Cardoso. Geraldo Vespar viajou com Elza Soares pelo México e EUA. Na década de 1980, continuou tocando com a Orquestra de Paul Mauriat.


Geraldo Vespar - Pop Brazilian Study nº 3 (First recording: Paulo Martelli)

FONTE


2 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Muito interessante a historia do Geraldo Vespar. Gostaria de ter mais informaçoes dele. Ele ainda continua na area da musica? Tem produzido mais musicas? Se puder me informar agradeço.
Melissa
mel_aredias@yahoo.es

Elizabeth disse...

Realmente Melissa, a história da carreira artistica de Geraldo Vespar é bem interessante. Li vários assuntos sobre ele até mesmo sobre a comemoração do aniversário comemorado em 2010... mas não encontrei mais nada. Então,
assim que localizar algo prometo disponibilizar aqui no Blog.
Abçs!!