segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gilbert


Gilbert Stein (Egito) é um cantor, ator e radialista judeu egípcio radicado no Brasil. Veio morar definitivamente no Brasil em 1964 (primeira vez em julho/1957), onde estudou violão com Paulinho Nogueira, passando a se interessar por jazz e bossa nova.


Nas veias de Abraham Gilbert Stein corre um pouco de vários povos: ele nasceu no Cairo - Egito - às 6h de 20 de dezembro de 1947, em pleno ramadã, no mesmo ano em que a ONU aprovava a criação do Estado de Israel, filho de um jornalista austríaco e de mãe síria.

Muito cedo, Gilbert teve de deixar o Egito. Tinha então 10 anos quando sua família foi de navio até Marselha e de trem para Paris, afugentada pela crescente crise do governo egípcio de Gamal Abdel Nasser.

Ainda pequeno, em 1957, Gilbert já estava apaixonado pela música. Esse amor cresceria ainda mais nos sete anos seguintes. Anos em que a família Stein viveria dividida entre a França e o Brasil, devido aos trabalhos do pai.

Só veio morar definitivamente no Brasil em 1964. Foi nesse ano que a paixão musical foi mais longe, e ele começou a estudar violão. Embora músico nato e virtuoso, acabava sempre se destacando por sua bela voz e seu timbre especialmente notável.

Foi assim, quase sem querer, cantando numa festa em São Paulo, que Gilbert foi convidado para fazer seu primeiro teste. Um ano depois, em 1965 ele gravava sua primeira canção, "Ce Soir" (Esta Noite), pela Fermata.

Aquela linda voz agora também era notada pelas estrelas da época: Gilbert foi imediatamente aceito entre a "unânime" Jovem Guarda. Os discos começaram a vender muito. O romantismo francês agradou em cheio aos brasileiros.


No ano seguinte ele seria convidado para lançar mais um disco. E foi graças a esse disco que em 1968, com 21 anos, gravou "F... Comme Femme", canção que se tornaria um dos maiores fenômenos musicais de todos os tempos.


"F... Comme Femme" também entraria para a história da TV brasileira. Foi a primeira música a virar tema de amor dos personagens de novela. "F... Comme Femme..." virou a canção dos mocinhos Beto (Luiz Gustavo) e Renata (Beth Mendes), na novela "Beto Rockfeller", da extinta TV Tupi.

O sucesso beirou o inacreditável. Discos da "música do Beto e da Renata" eram empilhados por metro nas lojas do país. As pilhas eram repostas quase que diariamente. A canção esteve na lista das 50 músicas mais tocadas no país durante quatro anos. Não houve um só programa da TV em que o "francês" Gilbert _como era chamado_ não tenha se apresentado. Silvio Santos, Chacrinha, Bolinha, Hebe Camargo, Airton e Lolita Rodrigues, Flavio Cavalcanti, "Os Trapalhões", "Topo Gigio", "Fantástico", "TV Mulher", Globo de Ouro.

A carreira de Gilbert começou pelo cinema, cantando o tema do filme "Emmanuelle", em 1971. No mesmo foi transformado em galã pelo autor de novelas Geraldo Vietri na TV Tupi.

O "francês" se tornava o ator principal de "A Fábrica", em que contracenava com Aracy Balabanian (que interpretou a mocinha Isabel) e Juca de Oliveira. A seguir, também em "O Machão", depois viria "Ídolo de Pano" e, mais tarde, "Meu Rico Português".

Mas Gilbert nunca abandonaria seu primeiro grande amor, a música. Ainda em meados dos anos 70 emplacaria mais um sucesso no hit parade, a música de sua própria autoria "Sans Amour", tema da novela "A Viagem", de Ivani Ribeiro.


Inovador, Gilbert também participou do 1º Festival Internacional da Canção, fazendo uma inusitada parceria com Tom Zé, na música "Teca Estela". Venceria mais tarde o famoso "Festival de Parque Del Plata", no Uruguai, com sua música "Perdona me".

Gilbert, esteve de volta às telas em “Esperança”. Seu personagem Ezequiel, patriarca de uma família judaica pai de Camille (Ana Paula Arósio) e marido de Tzipora (Eliana Guttman)-, na verdade contou um pouco de sua própria saga. Para completar , foi o primeiro artista a gravar uma abertura de novela em hebraico, ao lado de Laura Pausini e Alejandro Sanz para a Rede Globo.


(Cena do ator e cantor GILBERT que foi um dos personagens da novela Esperança/Rede Globo, de Benedito Ruy Barbosa, cantando EM HEBRAICO a canção "SHEMÁ", que faz parte de seu álbum Tikvá.)

"A Música 'Speranza', cantada em diversos idiomas por diversos cantores: Gilbert, Laura Pausini, Coral Fama, Daniel e Alejandro Sanz...

Multimídia, também se tornou locutor, produtor musical e apresentador com “Chansons D’ Amour”, único programa de músicas francesas no país, apresentado aos sábados das 18hs às 20hs, e diariamente “Primeira Classe”, reunindo o que há de melhor na canção internacional. Os programas são apresentados há duas décadas nas rádios: Scalla FM/SP das 11h às 13h e Guaíba FM/RS das 18h às 19h.


Em 2005, esteve na missérie "Mad Maria", na Globo e, em 2006, atuou na novela "Cidadão Brasileiro", da TV Record.

Em 2007, se apresentou em curta temporada na montagem do musical "José e seu Manto Technicolor" e atuou no programa especial de fim de ano da Rede Globo, "O Segredo da Princesa Lili".

Gilbert, em 2010, fez uma participação na novela "Cama de Gato" da Rede Globo. Tem um programa sobre música francesa na rádio Scalla FM, da qual é diretor.

CURIOSIDADES

Gilbert Stein, longa jornada pelo Anhembi: “Foi um momento mágico”
O enredo de carnaval da Pérola Negra deste ano (2011) trouxe o ator e cantor Gilbert Stein como o Abraão, representando a jornada dos hebreus pelo deserto: “Tive dó de Abraão no deserto, pelo cansaço que senti em apenas 530 metros do Sambódromo”, diz Gilbert.


Trabalhos como ator

2002 - Esperança - Ezequiel
2004 - Escrava Isaura - Promotor
2005 - Mad Maria - Antônio
2006 - Cidadão Brasileiro - Edouard Girard
2007 - O Segredo da Princesa Lili - Rei Frederico





FONTE




Nenhum comentário: