segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gilson Peranzzetta


Gilson Peranzzetta (Gilson José de Azeredo Peranzzetta - Rio de janeiro, 21 de abril de 1946) é um pianista, compositor, arranjador e maestro brasileiro.

Conhecido por imprimir criatividade e delicadeza a sua performance como pianista e arranjador, Gilson nasceu em uma família de músicos. Aos nove anos de idade, começou a estudar acordeon, decidindo-se, um ano depois, pelo piano. Cursou a Escola Nacional de Música e o Conservatório Brasileiro de Música.


Iniciou sua carreira profissional em 1964, acompanhando diversos artistas como Elizeth Cardoso, Maria Creuza, Antonio Carlos e Jocafi, Gonzaguinha, Simone, Gal Costa, Joanna, Edu Lobo e Ivan Lins, com quem atuou também, durante 10 anos, como arranjador, diretor musical e produtor musical.

Citado pelo maestro e produtor Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do mundo, Gilson Peranzzetta, ao longo de sua carreira recebeu inúmeros prêmios, entre eles três Prêmios Sharp de Música como melhor arranjador, melhor compositor e melhor intérprete.

Gilson contabiliza 33 CDs solo lançados nos últimos 20 anos, - os nove últimos saíram pelo selo Marari Discos, criado por Peranzzetta em 1999 - além de centenas de cds gravados para diversos artistas como pianista, produtor e arranjador.

Manhã de Carnaval, seu último disco, lançado em 2005, saiu simultaneamente no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Compõe também trilhas sonoras para filmes e seriados de televisão. Sua música Setembro, em parceria com Ivan Lins foi incluída na trilha sonora da premiada série norte-americana Dallas e no filme Boys´n the Hood, Sorriso de Luz, na mini-série brasileira Labirinto e Ciúme, no filme Dom estrelado por Marcos Palmeira e Maria Fernanda Cândido.

Peranzzetta tem atualmente 150 músicas compostas muitas delas gravadas por artistas nacionais como Djavan, Ivan Lins,Jane Duboc,Joyce, Leila Pinheiro, Dori Caymmi, Nana Caymmi e por artistas internacionais como George Benson, Sara Vaughn, Quincy Jones, Dianne Schurr e Shirley Horn, entre outros. Apresenta-se anualmente no Japão, Estados Unidos e Espanha (onde morou por três anos).

Hermeto, Tapajós & Peranzzetta - Solos do Brasil - Água Limpa



Hermeto, Tapajós & Peranzzetta - Solos do Brasil - Saudade do Tiete

A cada dois anos grava com a WDR Big Band, da cidade de Colônia - Alemanha e com ela excursiona pela Europa atuando como maestro, arranjador e intérprete.

Para a música de concerto, Gilson compôs a suite Miragem, para orquestra sinfônica e piano, executada em primeira audição pela Jazz Sinfônica de São Paulo, em 1997 e a suite “Metamorfose”, para piano e orquestra executada em priemira audição em 2002, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, com Peranzzetta como solista ao piano.

Para a formação piano e orquestra de cordas compôs Cantos da Vida e Valsa pra Lili. Gravou com o Rio Cello Ensemble o cd Sorrir e participou de dois discos do Quinteto Villa-Lobos como compositor e intérprete.

Há dez anos desenvolve um trabalho que une o erudito ao popular ao lado de Mauro Senise (sax e flauta) e David Chew (violoncelo), registrado no cd Extra de Vários (2005).

Em janeiro de 2006 foi convidado pelo compositor Billy Blanco para orquestrar e reger a Sinfonia do Rio de Janeiro (Tom Jobim e Billy Blanco). Além da orquestração e da regência Peranzzetta compôs para a Sinfonia uma nova introdução e todas as ligações entre as canções. O resultado foi uma memorável apresentação na Sala Cecília Meirelles com a participação do Orquestra dos Sonhos, arregimentada por Paschoal Perrota e dos cantores Pery Ribeiro, Leila Pinheiro, Doris Monteiro, Zé Renato, Paulo Marquez e Elza Soares. Em 2006 Peranzzetta lançou pelo selo Marari os cds: Valsas e Canções e Bandeira do Divino.

Gilson Peranzzetta realiza concertos solo, com seu trio popular (com as participações de Luiz Alves – baixo e João Cortez – bateria), em duo com Mauro Senise(o duo possui três cds lançados em 18 anos de parceria), com o trio erudito (em parceria com Mauro Senise – sax e flauta e David Chew – violoncelo) e concertos como solista convidado de orquestras, além de ministrar workshops de interpretação, arranjo e composição.

Gilson Peranzzetta e Mauro Senise - "Mestre Sivuca"


(Gravado na Sala Cecília Meireles em julho de 2008)

(Show do pianista Gilson Peranzzetta dia 20 de setembro de 2009 no Sesc Pinheiros, com Chico Pinheiro tocando Tempestade.)

Gilson Peranzzetta e Mauro Senise comemoram 20 Anos de Parceria


Festejando 20 anos juntos Gilson Peranzzetta e Mauro Senise acabam de lançar o cd Melodia Sentimental (Biscoito Fino) tendo como convidada a harpista Silvia Braga. No segundo semestre lançarão Linha de Passe (Biscoito Fino), em duo, com clássicos da Musica Brasileira.

Onde termina a música erudita e começa a popular? Gilson Peranzzetta (piano e arranjos), Mauro Senise (saxes e flautas) e Silvia Braga (harpa) arrombam limites em Melodia Sentimental (Biscoito Fino).
Entrelaçam-se no repertório eruditos como o alemão Bach (Siciliano), os franceses Gabriel Fauré (Après um Reve) e Debussy (Doctor Gradus ad Parnassum), o brasileiro Villa-Lobos (Lenda do Caboclo e Melodia Sentimental) e populares como Ary Barroso (No Tabuleiro da Baiana), Cristóvão Bastos e Chico Buarque (Todo Sentimento), Tom Jobim entra com Amparo (letrada por Chico Buarque e Vinicius de Moraes com o nome de Olha Maria), mas sua Eu Preciso de Você baila em Debussy de Le Petit Berger. Peranzzetta e Ivan Lins completam a omelete estética com Villa-Jobim, num disco que atravessa séculos e estéticas com sutileza e refinamento. (Tarik de Souza)

Discografia

Tema três 1967
Gilmony 1969
Portal dos magos 1985
Seiva 1986
Paisagem brasileira 1986
Tom & Villa. (com Arthur Maia) 1986
Cantos da vida 1987
Lado a lado. (com Sebastião Tapajós) 1988
Uma parte de nós. (com Mauro Senise) 1989
Prelúdios e canções de amor de Cláudio Santoro 1989
Reflections. (com Sebastião Tapajós) 1990
Uma parte de nós 1990
Vera Cruz (com Mauro Senise) 1992
Instrumental no CCBB. Sebastião Tapajós, Gilson Peranzzetta, Maurício Einhorn e Paulinho Nogueira 1995
Gilson Peranzzetta 1995
Sorrir. (com o Rio Cello Ensemble) 1995
Afinities. Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta 1997
Fonte das canções. Gilson Peranzetta e convidados 1997
Nas águas do Brasil 1997
Alegria de viver Gilson Peranzzetta Trio 1997
Encontro de solistas 1997
Virtoso 1998
Rua Marari 1999
Metamorfose 2001
Canção da lua 2001
Pingolé 2001
Cristal 2002
Frente a frente 2003
Manhã de Carnaval - Brazilian standards 2005



FONTE

Wikipédia

site oficial

Nenhum comentário: