quinta-feira, 21 de abril de 2011

Hyldon


Hyldon de Souza Silva (Salvador, 17 de abril de 1951) é um cantor, violonista e compositor brasileiro do genêro soul music. Nascido na Bahia, radicado no Rio de Janeiro e residindo atualmente em Teresópolis, Hyldon, formou com Tim Maia e Cassiano um dos movimentos mais significativos da música negra, a Soul Music Brasileira, quando o triunvirato freqüentava um barzinho em Copacabana chamado "Vagão" na década de 70. No violão, que passava de mão em mão, foram compostos vários sucessos que atravessaram o tempo como "I don´t know what to do with myself", parceria com Tim Maia.


Desde jovem, Hyldon já sentia a música correndo nas veias. Na adolescência interessou-se pela guitara elétrica e por Iê-iê-iê, por influência de seu primo Pedrinho (integrante do conjunto Os Fevers). Montou uma banda chamada Os Abelhas. Por essa época, sua mãe resolveu voltar para a Bahia.


Aos 14 anos tocou guitarra na gravação do disco do conjunto Os Fevers. Logo depois (a convite de Mazzola) passou a trabalhar no selo Polydor (da gravadora PolyGram), como produtor de artistas novos, entre os quais Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Wanderléa, Odair José, Adilson Ramos e Wanderley Cardoso, este último gravou de sua autoria "Chove, a natureza chora" e Roberto Livi interpretou "Eu me enganei".

Hyldon tocou com os Diagonais (de Cassiano), Wilson Simonal, Tony Tornado e Tim Maia (de quem foi parceiro). Por essa época, junto com Cassiano, Camarão (irmão de Cassiano) e Amaro, formou o grupo Os Diagonais, grupo com o qual viajou por cidades baianas e mineiras. Trabalhou como guitarrista de Tony Tornado, Frank Landi e de Wilson Simonal.


Em 1974, lançou o seu primeiro disco, um compacto simples com a canção "Na rua, na chuva, na fazenda - casinha de sapê", seu maior sucesso.


No ano seguinte, lançou o seu segundo compacto, também com êxito, apresentando a música "As dores do mundo" Os dois sucessos o levaram a gravar um LP pela Polydor no mesmo ano, "Na rua, na chuva, na fazenda", no qual misturava elementos da música rural com o soul e foram incluídos os sucessos "Na rua, na chuva, na fazenda", "As dores do mundo" e "Na sombra de uma árvore.


Em 1975, veio o seu primeiro e maior sucesso a balada: "Na Rua, na Chuva, na Fazenda", título de seu primeiro disco. Outros sucessos deste LP: "Na Sombra de uma Árvore" e "As Dores do Mundo"


Na rua, na chuva, na fazenda (CASINHA DE SAPÊ)
Composição: Hyldon

Não estou disposto
A esquecer seu rosto de vez
E acho que é tão normal
Dizem que eu sou louco
Por eu ter um gosto assim
Gostar de quem não gosta de mim...

Jogue suas mãos para o céu
Agradeça se acaso tiver
Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você
Na rua, na chuva, na fazenda
Ou numa casinha de sapê...

Não estou disposto
A esquecer seu rosto de vez
E acho que é tão normal
Dizem que soy loco
Por eu ter um gosto assim
Gostar de quem não gosta de mim...

Jogue suas mãos para o céu
Agradeça se acaso tiver
Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você
Na rua, na chuva, na fazenda
Ou numa casinha de sapê...(3x)

De sapê!...

Em 1976 gravou o LP "Deus, a natureza e a música". Disco que gravou com os músicos da banda Azymuth. Ainda deste disco destacaram-se as faixas "Pra dizer adeus" (Edu Lobo e Torquato Neto) na qual constou arranjo e performace do pianista Cristóvão Bastos (na época, integrante da Banda Black Rio) e "Primeira pessoa do singular", música de Hyldon com letra de Caetano Veloso.


Em 1977 gravou o LP "Nossa história de amor", com a participação de Dominguinhos, Ed Lincoln, Maurício Einhorn e Zé Bodega. Gravou, com sua mulher Zoé Ruth, o disco infantil "A turminha do bebê". Por essa época, compôs o tema "O Seu Boneco é o terror", para o personagem do ator Lug de Paula, produzindo também o álbum.Gravou "Deus, a Natureza e o Amor" em 1976, sem conseguir repetir o êxito.


Hyldon voltou à luz nos anos 90 através do interesse de bandas como o Kid Abelha, que regravou "Na Chuva" e do Jota Quest, que fez o mesmo com "As Dores do Mundo".



Depois de 14 anos afastado dos holofotes musicais. Seus novos sucessos retornam às patreleiras das lojas de disco com o seu mais recente lançamento intitulado O Vendedor de Sonhos. Das 15 faixas do CD, 11 são inéditas, as outras, regravações de seus antigos sucessos da década de 70. Em seu novo álbum, retoma a MPB com tinturas de funk, soul e música eletrônica voltando à cena musical repaginado e antenado com as novas tecnologias do terceiro milênio.


FONTE

Nenhum comentário: