terça-feira, 12 de abril de 2011

TonZêra


TonZêra é cantor e compositor. Sua versatilidade como compositor ficou exposta em seu CD “Com Fusão“, onde misturou ritmos tradicionais como congada, ciranda e outros a samplers e guitarras distorcidas. Num passeio por vários estilos, ele busca uma nova sonoridade, sem se preocupar com definições e revela uma boa surpresa a cada faixa.

TonZêra subiu num palco pela primeira vez quando tinha nove anos de idade, na ocasião participava do 1º Festival da Primavera, em São Miguel do Araguaia.

Nos anos 80, intercalando com maratonas em festivais pelo Brasil, TonZêra fez vários shows em Goiânia e no interior de Goiás.

CRISTIANE PERNÉ & TonZêra - Gato Urbano (Canto de Ouro 2010)


No início da década de 90, deu início a uma temporada nas casas noturnas da capital goiana. Após a composição e produção da trilha sonora do filme Tropas e Boiadas, trabalho de 1992 dirigido por Wilmar Ferraz e Geralda Ferraz, baseado na obra de Hugo de Carvalho Ramos, TonZêra embarcou para a Europa, onde fez várias apresentações na cidade de Hamburgo, na Alemanha, e Locarno, na Suíça.

De volta ao Brasil, depois da turnê pela Europa, o musico ficou por conta de terminar mais um trabalho, intitulado “O Canto da Bicharada“. Durante esse período, ganhou o reconhecimento de cantores como Nila Branco, Cláudia Vieira, Banda Guetsu, Sabah Moraes e Ney Couteiro, rendendo também muitas parcerias.

Com o lançamento do seu CD, “Com Fusão“, em 2002, TonZêra entrou numa nova fase de sua carreira. O trabalho, que trouxe sucessos como “Boca na Boca”, “Só Saudade” e “On Jack Tall Back”, proporcionou ao cantor mais parcerias. A intérprete paraense Sabah Moraes, por exemplo, incluiu três músicas de TonZêra,“Varandais”, “Nas Ondas do Mar” e “Tudo”, em seu álbum Ave Encantadeira, de 2007.



TonZêra também trabalhou na produção da trilha sonora de curtas-metragens como “As Viagens de um Saci” (2002) , animação de Dustan Oeven e Moisés Cabral, e “A Onça da Mão Torta” (2003), animação de Ricardo Edilberto Pereira, além de escrever canções para o projeto “Pezinho de Jatobá”, coordenado pela professora Lisbeth Oliveira, da UFG.

Sorriso de Mulher


FONTE

Portal da Prefeitura de Goiania

Nenhum comentário: