sábado, 14 de maio de 2011

Marcelo Barra


Marcelo Barra (Goiânia, 18 de setembro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro que se tornou conhecido por cantar sobre a cultura de Goiás, seu estado natal.

Quando tinha apenas nove anos de idade, Barra aprendeu a tocar cavaquinho. Aos doze começou a estudar violão. Em 1976, aos dezesseis, venceu o Festival Comunicasom, fato que viria a repetir novamente em 1981 e 1982.

Em 1981, lançou, em parceria com o maestro e compositor José Eduardo Morais, o álbum Coisas tão nossas.

No ano seguinte, lançou o compacto simples da canção "Araguaia", impulsionada pelo sucesso no festival. Pouco tempo depois, Fafá de Belém gravou a canção, tornando Barra conhecido no meio musical de todo o país.

Outra canção que o consagrou nacionalmente foi "Saudade Brejeira", de José Eduardo Morais e Chaul.


Em 1983 gravou com Morais seu segundo álbum, intitulado Recado. Participou do "Projeto Pixinguinha", ao lado de Wagner Tiso e Cida Moreira, em shows que percorreram várias cidades do Nordeste. Mais tarde, atuou no "Projeto Pixingão", dividindo o palco com Sérgio Ricardo.

A canção "Cora Coralina", uma homenagem à poetisa homônima, recebeu um videoclipe da equipe de produção do programa de televisão Fantástico da Rede Globo.

O CD Clássicos da MPB – Vol 1- Serestas Brasileiras é produto de um grande sonho do cantor Marcelo Barra. É o 18º disco de sua carreira.

Desde muito cedo, o cantor conviveu com a música dentro de casa. “Aprendi estas canções desde criança, cantadas por meus pais, avós, tias nas constantes reuniões familiares que sempre acabavam em música. Depois dos salgadinhos, dos doces e das bebidas, logo chegava alguém para afinar o violão e começar a cantoria. Eu achava um cantinho e ouvia tudo. Hoje tenho a sensação de que as músicas das Serestas Brasileiras fazem parte da minha vida, da minha família e tenho a felicidade e o orgulho de registrar em Cd algumas dessas canções .”

A ideia da gravação do Cd surgiu numa conversa entre Marcelo, Rinaldo Barra e Hermes Fonseca (guitarrista e violonista). Uma grande pesquisa foi feita e depois de mais de 50 músicas representativas, 12 foram escolhidas para compor o CD. Hermes concebeu a harmonização de 7 músicas. O produtor Ricardo Leão, amigo e parceiro de muitas produções ao lado de Marcelo Barra , entrou de corpo e alma no projeto, assumindo a produção musical e os arranjos. No seu estúdio Jaula do Leão, no Rio de Janeiro, gravou as doze faixas entre Outubro e Novembro de 2005.


Lançado em 2007, Pequi o 19º disco da carreira de Marcelo Barra, é considerado pelo artista como o mais regional de todos que já gravou. A direção musical ficou a cargo de Natan Marques, arranjador e violonista que já trabalhou com Elis Regina, Renato Teixeira, Lula Barbosa, Jane Duboc.

O Cd traz uma variedade de ritmos e estilos passando pela Toada, Salsa, Samba, Balada, Catira e Choro. “O importante é cantar Goiás, seja em que ritmo for”, resume Marcelo Barra.

A produção foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.



1981: Coisas Tão Nossas (com José Eduardo Morais)
1983: Recado (com José Eduardo Morais)
1985: Voz Amiga
1988: Marcelo Barra
1987: Marcelo Barra canta com as crianças
1993: Regional
1995: Somos Goiás
1997: Vila Operária
1997: Canções da Família
1998: Festa Goiana
2002: Jeito Goiano
2002: Goiás
2003: Grandes Momentos
2005: Vinte Sucessos de Marcelo Barra
2006: Serestas Brasileiras
2007: Pequi
2009: Carinhoso


Compactos
1982: Araguaia
1984: Cora Coralina

DVDs
2008: Goiás

Participações em Discos

1990- Cortina de Vidro - Novela - SBT Vários
1991- Ana Raio/Zé Trovão - Novela Manchete - Vários
1992- Festival Rimula - SBT - Vários
1998- Noites Goianas - CD - Anhanguera

FONTE

Wikipédia

site oficial

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Eu amei VER voce CANTAR , NAO CONHECIA VI NA GLOBO NO SABADO COM Chico , me encantou feicidades !!!e muitas sorte .

Sherle disse...

Sou fã do Marcelo Barra. Parabéns por este post.