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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Diário da Música ♪♫: Cristiano Araújo


Diário da Música ♪♫: Cristiano Araújo: Cristiano Melo Araújo (Goiás, 24 de janeiro de 1986 – Goiânia, 24 de junho de 2015) cantor, instrumentista e compositor brasileiro de música sertaneja. Tornou-se conhecido pela sua voz poderosa e por alguns singles que foram bastante veiculados nas rádios como "Efeitos" (2011), "Você Mudou" (2012), "Maus Bocados" (2013), "Cê Que Sabe" (2014), "Hoje Eu Tô Terrível" (2015), entre outros.


Seu cachê era cerca de 200 mil reais, sendo um dos shows mais caros do Brasil ao lado de artistas como Anitta, Fernando & Sorocaba, Luan Santana e Cláudia Leitte.


Nascido no município de Goiânia, capital do estado de Goiás, Cristiano de Melo Araújo teve desde criança a influência da música sertaneja. Cantor por natureza, pois a música está no sangue,uma voz muito grave, vindo de família, desde seus bisavós, avós, pais e tios que sempre estiveram no meio da música, uma tradição que já dura quatro gerações.

Logo aos três anos, já mostrava sua aptidão na musica, que fez com que seu pai percebesse que Cristiano teria um futuro artístico, pois mesmo sem falar direito, já era afinado, e conseguia cantar no compasso da melodia. Aos 6 anos de idade, ganhou dos seus pais, João Reis de Araújo e Zenaide Melo Araújo, seu primeiro violão, no qual fez seus primeiros acordes.

Aos 9 anos, começou a fazer apresentações em público, participando de festivais, apresentando-se em festas e comemorações. Começou a compor muito cedo, e aos 10 anos fez sua primeira composição, daí em diante, foi-se aperfeiçoando a cada dia escrevendo músicas, e assim passou a ser procurado por artistas interessados em suas composições.


Aos 13 anos, gravou seu primeiro CD com 5 músicas para participar do Festival do Faustão, onde ficou entre os 6 melhores da região centro-oeste, ganhando o direito de gravar uma faixa no CD Jovens Talentos. Isso tudo fez com que as portas se abrissem para uma carreira promissora, fazendo shows em campanhas políticas, se apresentando em programas de televisão e participando de grandes eventos.

Continuou com sua carreira solo até os 17 anos, quando resolveu cantar em duplas; nesse período, que durou aproximadamente 6 anos, gravou alguns trabalhos em vídeos e CDs, não conseguindo o êxito esperado, mas amadurecendo como artista a cada dia.

Em 2010, resolveu seguir novamente carreira solo com um projeto mais ousado e diversificado, preparando a gravação de um CD e DVD com participações de grandes artistas de renome nacional.


Em 2011, o projeto foi concretizado, intitulado Efeitos, com participações de grandes cantores, como Jorge (da dupla Jorge & Mateus), Gusttavo Lima eHumberto & Ronaldo, dentre outros.

A partir daí, as coisas começaram a acontecer, com a explosão da música "Efeitos", de sua autoria, gravada com o amigo e companheiro de longa data Jorge e já na primeira semana de divulgação na internet, as visualizações foram incontáveis, totalizando em pouco tempo, mais de 5 milhões de acesso (nos vários vídeos postados). Com isso, a procura de contratantes pelo Brasil aumentou, proporcionando a média de mais de 20 shows por mês em todo território nacional.


O Google divulgou uma série de listas, chamada de "Zeitgeist", com os termos mais buscados em seu site durante 2011. Na categoria das letras de músicas mais procuradas no Brasil, ao lado de artistas consagrados como Paula Fernandes e Luan Santana, estava o "quase desconhecido" Cristiano Araújo, na terceira posição, com a canção "Efeitos".

Sem nenhum trabalho de divulgação que se compare ao dos artistas sertanejos do primeiro escalão, a canção não figura na lista de mais tocadas nas rádios em 2011, mas não fica de fora do repertório das boates e festas sertanejas. Nem mesmo Cristiano, que também é compositor da música, sabe explicar ao certo o sucesso da canção, mas aposta na questão da linguagem.

"Acho que a gente consegue passar a mensagem, o sentimento, de uma forma que as pessoas gostam e entendem. 'Efeitos' é uma composição minha, do Raynner Sousa, do Vitor Lima e do Didi Latino. Toda música que eu escolho gravar é pelo coração, pelo sentimento, e não porque eu acho que pode dar certo ou não. Tenho a impressão de que o sucesso de 'Efeitos' é por conseguir passar de uma forma certa o sentimento que eu quis passar" —comenta.


Agora, o mais novo fruto desse trabalho, foi a participação de Cristiano no programa Domingão do Faustão, no qual foi premiado por votação direta do público e garantiu a sua participação em um dos maiores festivais sertanejos do Brasil, o Sertanejo Pop Festival 2012 realizado em São Paulo.

2012 — 2013: Ao Vivo em Goiânia e Continua

Cristiano Araújo durante um concerto em Caldas Novas, em 2013.



Em 2012, lançou seu segundo álbum ao vivo, intitulado Ao Vivo em Goiânia, com participações de Bruno & Marrone, Fernando & Sorocaba, Israel & Rodolffo, Hugo Henrique, seu pai João Reis, entre outros. O show gravado no dia 8 de fevereiro no Atlanta Music Hall, contou com uma superprodução e um dos pontos altos do espetáculo foi o painel de LED de última geração, com efeitos incríveis.


O cantor fez sucesso com a regravação do hit "Bará Berê" (que foi tema da novela Salve Jorge da Rede Globo) e com a música "Você Mudou", uma versão sertaneja de "Making Love Out of Nothing at All", do Air Supply.


Nesse DVD também foi lançada para as rádios a canção "Mente Pra Mim", que tornou-se um Hit em todo o país, pontuando principalmente no primeiro semestre de 2013.


Em 2013, o cantor fez uma participação na novela Salve Jorge cantando a música "Bará Berê" na última Festa da Estudantina. Entre os atores que participaram da gravação, estavam Roberta Rodrigues (Vanúbia), Solange Badim (Delzuite), Nando Cunha (Pescoço) e Dira Paes(Lucimar).


No mesmo ano, Cristiano lançou seu primeiro álbum de estúdio Continua, com 20 novas músicas entre elas: "Maus Bocados", "Caso Indefinido", "Ei, Olha o Som (Empinadinha)" e outras, e começou a fazer o tour Continua pelo Brasil.


A canção "Maus Bocados" lançada em setembro de 2013 onde a gravação do clipe foi na histórica Cidade de Goiás, configurou-se entre as mais tocadas nas rádios em 2014, ficando em 11º lugar na parada anual segundo a Billboard Brasil.


"Caso Indefinido" (lançada em junho de 2013) foi o primeiro single do álbum, e esteve entre as 50 mais executadas do ano 2013. O álbum fez um enorme sucesso, e foi certificado com disco de platina duplo pela ABPD, e vendeu cerca de 200.000 cópias.


Em 2014, lançou o seu último DVD intitulado In The Cities (o nome, traduzindo "Nas Cidades", foi dado por conta do projeto visual. O cenário traz diversas novas imagens de cidades a cada mudança de música), sendo este realizado na Cidade de Cuiabá (Mato Grosso). O projeto contou com a direção geral da Hit Music e a produção musical de Dudu Borges, um dos maiores produtores do Brasil.

Com padrões internacionais, o DVD contou com uma estrutura de mais de 40 toneladas de equipamentos, trazendo o que há de mais moderno em tecnologia. Uma das grandes novidades reveladas é um aplicativo lançado com exclusividade — parceria entre a CIA americana e Hit Music — e proporcionará uma interatividade direta com o público presente.


Uma das grandes surpresas no registro deste mega espetáculo é a participação especial do artista internacional Ian Thomas, de apenas 17 anos. O cantor belga tem chamado muita atenção devido ao seu talento, carisma e um "algo" a mais que encantou nomes consagrados como Debby Rowe (ex-mulher de Michael Jackson) e o produtor Marc Shaffel, que cuidou das obras da carreira do rei do pop.

"Eu e todos da minha equipe estamos trabalhando muito, vai ser uma megaprodução. Nossa grande expectativa é que todos gostem, estamos nos dedicando muito, pois nosso último DVD conseguimos ter muito sucesso com o repertório e em toda parte artística e tecnológica, então este próximo trabalho tem que ser do mesmo nível" —continuou o cantor.



Após gravar seu último DVD, o cantor se prepara para fortalecer sua carreira internacional com a realização de mais uma turnê nos Estados Unidos no próximo mês. O brasileiro faz apresentações em três cidades dos Estados Unidos: Atlanta(na Geórgia) no dia 3 de outubro, Newark (em Nova Jersey) no dia 4 e Boston (em Massachusetts) no dia 5. Ainda no mesmo ano, o cantor embarca para a sua primeira turnê europeia no Velho Mundo e passa por três cidades: em Zurique(na Suíça) Bruxelas (na Bélgica) e Londres (na Inglaterra).


Na madrugada do dia 24 de junho de 2015, Cristiano Araújo e sua namorada Allana Moraes, de 19 anos, voltavam de um show em Itumbiara, quando o carro em que estavam, na BR-153, saiu da pista e capotou. O acidente envolveu mais duas pessoas, o motorista Ronaldo Miranda e o empresário Vitor Leonardo. Allana faleceu no local do acidente, enquanto Cristiano e os outros dois foram levados ao Hospital Municipal de Morrinhos.

Devido à gravidade, o cantor teve que ser transferido ao Hospital de Urgências de Goiânia. No entanto, durante a transferência de helicóptero, o cantor teve uma hemorragia interna na região do abdômen e veio a falecer, sua morte teve uma grande comoção nacional.

Ao que tudo indica, eles estavam sem o cinto de segurança no banco de trás do carro, o que fez com que fossem arremessados do carro no momento do choque. As pessoas que estavam nos bancos da frente tiveram somente ferimentos leves. O velório aconteceu às 17 horas, sendo aberto aos parentes e amigos até às 19 horas, quando foi aberto ao público. O corpo do cantor e da namorada foram sepultados no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, no dia 25 de junho de 2015.

Após a sua morte, foram divulgadas duas músicas inéditas (porém não lançadas oficialmente pela Som Livre).


Uma foi "Balada Prime" (regravação de Calcinha Preta), que seria o próximo single do cantor, a qual ele apresentou em seu último show em Itumbiara. Era a principal aposta entre as músicas que Cristiano Araújo tinha prontas e seria lançada oficialmente pela gravadora no dia 29 de junho e o clipe seria trabalhado em julho.


A outra foi "Mais Uma Vez". Dois meses antes de sua morte, um dos diretores do Hospital de Câncer de Barretos, interior de São Paulo, sugeriu ao cantor Cristiano Araújo que gravasse uma música usando apenas o piano para destacar sua voz, e Cristiano aceitou a sugestão. No dia seguinte, mandou a música para o amigo em uma mensagem de celular.

Família e relacionamentos
Filho de João Araújo e Zenaide Melo (primos de primeiro grau), ele tinha três irmãos: Ana Cristina Melo Araújo (irmã gêmea), Felipe Araújo e Nelson Faleiro. Ele namorava a estudante Allana Moraes, de 19 anos, havia 1 ano e dois meses. O cantor deixou dois filhos, João Gabriel fruto do seu relacionamento de dez anos com Luana Rodrigues, e Bernardo fruto de um breve relacionamento com Elisa Leite.

FONTE

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Thiago Matheus


Paulista, nascido no dia 13 de julho de 1993, Thiago Matheus considera que demorou ao entrar na música, por sempre ter convivido com grandes nomes da música sertaneja desde sua infância, já que é filho do renomado produtor musical e compositor Giuliano Matheus.

Aos 16 anos começou a compor com a ajuda do pai, e hoje, aos 20 anos, já figura na lista dos compositores que mais arrecadam direito autorais no Brasil.

Thiago é compositor dos hits: “I Love You” da dupla Marcos e Belutti, “Meia Noite e Meia” de Guilherme e Santiago e muitos outros.


Em março de 2014 Thiago Matheus lançou “Pai, Tô Em Marte”, sua primeira música como cantor, que contou com um clipe dirigido por Jacques Junior, gravado na Wood’s Bar de São Paulo, e que também teve a participação de Pedrinho, do programa “Pânico na Band”. Este clipe ultrapassou a marca de 700.000 visualizações no You Tube!


Mas foi em uma canção que contou com a participação do cantor de funk Mr. Catra, que Thiago Matheus atingiu milhões de pessoas. A música “Catra Presidente” se tornou um dos maiores virais do ano de 2014, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e nos principais sites e blogs do país, e até já ultrapassou a marca de 4 MILHÕES E 500 MIL visualizações!


2015 – homenagem ao ídolo Michael Jackson Thiago gravou “Moon álcool – dança do Michael Jackson”, em Los Angeles e Las Vegas, com participação de Mr. Joseph Jackson. 

O lançamento do genial clipe aconteceu no final de março. O trabalho foi gravado em fevereiro deste ano, nos EUA, nas cidades de Los Angeles (Hollywood) e Las Vegas, a música “Moon Álcool – Dança do Michael Jackson” é composição dele e de seu pai, Giuliano Matheus, também produtor musical do trabalho. O clipe atingiu a marca de 4 milhões de visualizações em menos de 1 mês.

No clipe, Thiago Matheus chega em Vegas para encontrar Mr.Jackson e apresentar a música que criou em homenagem a seu filho. “Este clipe não é só uma realização profissional, mas também pessoal. Conheci pessoas que conviviam com o Michael e tive a oportunidade de conhecer partes da história dele que eu nem imaginava, papos de bastidores. Tenho certeza que daqui 50 anos vou contar isso pros meus netos com a mesma emoção” contente afirma Thiago Matheus.



Atualmente Thiago divulga o primeiro CD cujo nome é “Moon Álcool”, o trabalho tem 08 faixas e é todo autoral em parceria com o seu pai, e também produtor musical, Giuliano Matheus.



FONTE

http://www.thiagomatheus.com.br/biografia/

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dann Oliveira



O cantor e compositor sertanejo Dann Oliveira (Danilo Oliveira Mussi), de Umuarama/PR, iniciou a sua carreira aos doze anos, tendo como inspiração o cantor Xororó. Dann Oliveira começou sua carreira musical na Banda NDA depois seguiu carreira solo.


Em 2015, lançou seu primeiro CD. Das dez faixas, seis são composições suas; e s outras de amigos. A música de trabalho "Só falta Eu", composição de Leopoldo Oliveira, Marco Carvalho e Rodolfo Alessi - foi gravada com a participação especial da dupla César Menotti e Fabiano.


“Enviamos essa letra para eles, que gostaram e toparam gravar. Eu que já era fã dos dois, me tornei ainda mais e agora parceiro de música”, ressaltou Dann em entrevista a Roberto Junior do Show da Tarde da Agora FM 91,03.

Confira abaixo outros sucessos de Dann Oliveira:








“QUE JEITO” não fiz promessas só pra te iludir

E nem vou aceitar se for pra te dividir
TEU JEITO confundiu minha cabeça
e tuas mentiras Me fez enlouquecer,
eu que era inocente finjo ser carente
E jogo com você

Mesmo assim tenho medo de me aproximar

Com seu jeito eu não aguentar
Acabar com esse jogo e te agarrar

Basta eu te encontrar ligeiro, 
pra querer sentir seu cheiro
Pegar firme em seus cabelos, sentir seu calor
Dividir cama de solteiro, dormir em mesmo travesseiro
Rasgar todo lençol do nosso ninho de AMOR!


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portal agora

A doença de Alzheimer não pode com a música



 

A área do cérebro que abriga as memórias musicais é menos danificada pela doença. Sem saber bem por que, a música é uma das poucas armas que os terapeutas têm para fazer frente à progressão da doença de Alzheimer.Apesar da devastação provocada por essa doença no cérebro e, especialmente, na memória, uma grande parte dos doentes conserva suas memórias musicais, mesmo nas fases mais tardias. Agora um estudo mostra as possíveis causas desse fenômeno: a música é armazenada em áreas do cérebro diferentes daquelas do resto das memórias.


O lobo temporal, porção do cérebro que vai da têmpora à parte de trás da orelha é, entre outras coisas, a discoteca dos humanos. Ali é gerida nossa memória auditiva, inclusive as canções. Estudos com portadores de lesão cerebral respaldam a ideia de que guardamos a música em uma rede centrada nessa área. No entanto, o lobo temporal também é a primeira parte do cérebro a sofrer os estragos do mal de Alzheimer. Como se explica então que muitos doentes não saibam o próprio nome ou como voltar para casa, mas reconhecem aquela canção que os emocionou décadas atrás? Como alguns doentes são incapazes de pronunciar uma palavra, mas, entretanto, conseguem cantarolar melodias que fizeram sucesso quando ainda podiam se lembrar?

Para tentar responder a essas perguntas, pesquisadores de vários países europeus liderados por neurocientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig (Alemanha) realizaram um experimento duplo. Por um lado, procuraram as áreas do cérebro que são ativadas quando ouvimos música. Por outro lado, uma vez localizadas essas áreas, analisaram se, em pacientes de Alzheimer, tais áreas do cérebro apresentavam algum sinal de atrofia ou, ao contrário, resistiam melhor à doença.

Para localizar onde o cérebro guarda a música, os pesquisadores fizeram trinta indivíduos saudáveis ouvirem 40 trios de canções. Cada trio consistia em um tema muito conhecido tirado das paradas de sucessos desde 1977, canções de ninar e música tradicional alemã. As outras duas canções eram, pelo estilo, tom, ritmo ou estado de ânimo, semelhantes à primeira, mas foram selecionadas do grupo dos fracassos musicais para que não fossem conhecidas.


Muitos doentes não sabem o próprio nome, mas reconhecem as canções que os emocionaram

Tal como explicado na revista Brain, o desenho do experimento foi baseado na hipótese de que a experiência de ouvir música é, para o cérebro, diferente daquela de lembrá-la e nos dois processos atuam diferentes redes cerebrais. Durante as sessões, a atividade cerebral dos voluntários foi registrada mediante a técnica da ressonância magnética funcional (fMRI). Eles descobriram que a música está alojada em áreas do cérebro diferentes das áreas onde outras memórias são armazenadas.

"Ao menos os aspectos-chave da memória musical são processados em áreas do cérebro que não são normalmente associadas com a memória episódica, semântica ou autobiográfica", diz Jörn-Henrik Jacobsen, neurocientista do Max Planck e coautor do estudo. "Mas temos de ser muito cautelosos quando dizemos algo tão absoluto como isso", acrescenta com prudência. As áreas que apresentaram maior ativação ao rememorar as canções foram o giro cingulado anterior, localizado na região média do cérebro, e a área motora pré-suplementar, localizada no lobo frontal.


Parte dessa prudência pode vir da metodologia adotada para a segunda parte da pesquisa. O ideal teria sido poder estudar a localização das memórias musicais diretamente em pacientes com Alzheimer e não em pessoas saudáveis. Mas, como salienta Jacobsen, não é fácil conseguir que um número significativo de pacientes participe de um trabalho como esse. Além disso, existe também o problema de que muitos dos afetados conseguiam se lembrar da canção, mas não conseguiam verbalizar essa recordação. Por isso, foi realizado um segundo experimento para ver se as áreas onde a música é armazenada são igualmente ou menos afetadas pela doença do esquecimento.

O cérebro processa em zonas diferentes a experiência de ouvir música e as lembranças musicais 

Para isso, foram estudados 20 pacientes com a doença de Alzheimer e seus resultados foram comparados com os de outros trinta indivíduos saudáveis, ambos os grupos com média de idade de 68 anos. O objetivo era saber em que estado se encontravam as áreas musicais em relação ao resto do cérebro. No diagnóstico e no acompanhamento da doença são utilizados principalmente três biomarcadores, um deles é o grau de deposição do peptídeo β-amiloide, uma molécula que tende a se acumular formando placas nas fases iniciais da doença. Outra pista é a alteração do metabolismo da glucose no cérebro. E, finalmente, a atrofia cortical, um processo natural à medida que se envelhece, mas que na doença de Alzheimer é mais pronunciado.


As medições mostraram que os níveis de deposição de beta-amiloide não apresentaram diferenças significativas. Nas áreas musicais dos doentes o metabolismo da glicose estava em níveis normais e a atrofia cortical era até 50 vezes menor do que em outras áreas do cérebro. Para Jacobsen, "mostrar um hipometabolismo inferior e uma atrofia cortical em comparação com as outras áreas do cérebro significa que não são tão afetadas no curso da doença". E acrescenta. "Mas isso só pode ser observado, acredito que ninguém possa explicar por que isso é assim. No entanto, o giro cingulado anterior mostra uma conectividade aumentada nos pacientes de Alzheimer, o que poderia significar até mesmo que funciona como uma região que compensa a perda de funcionalidade das outras".

As recordações mais duradouras estão ligadas a uma experiência emocional intensa, e a música está muito relacionada com as emoções.

"As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar", diz a musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha, Fátima Pérez-Robledo. Os resultados do estudo confirmam isso. "Muitos doentes não lembram o nome de algum parente, mas lembram da letra de uma canção", diz ela.


Em seu trabalho diário, Pérez-Robledo atua muitas vezes como DJ. Se o paciente está em um estágio inicial, ele mesmo sugere as canções que o marcaram. "Procuramos em sua história musical as canções de sua infância, da adolescência, para evocar memórias. Os pacientes as escutam, dançam ou cantam", diz a terapeuta. Quando o paciente já não pode dizer de que canções gostava, ela experimenta as músicas mais ouvidas quando era criança ou, como em muitos casos, é o cônjuge quem escolhe aquela canção que ouviam quando se conheceram.

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