Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Palavra Cantada


Palavra Cantada é uma dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizado por canções infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças. Em 2025, foram indicados ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Infantil, com o disco Cenas Infantis, lançado em 2024.


Os shows da Palavra Cantada têm a música como elemento central, usando sempre os instrumentos e a movimentação de palco como principal elemento cênico. A dupla já produziu mais de 14 discos, ultrapassando a marca total de dois milhões de CDs vendidos, com todos ainda em catálogo até hoje.

Após o lançamento em outubro de 2007 de seu quarto DVD, Pé com Pé, patrocinado pela Natura, dentro do projeto "Natura Musical", Paulo e Sandra lançam em 2008 seu 11º CD: o Carnaval Palavra Cantada, com copatrocínio da Petrobras.

Parcerias

Um dos maiores sucessos do grupo, a canção Criança não Trabalha, é uma parceria com Arnaldo Antunes e uma denúncia do trabalho infantil.

A canção Ora Bolas, de Paulo Tatit e Edith Derdyk, ganhou versão em espanhol pelo grupo infantil El jardín de la esquina e Mariana Cincunegui, que foi posteriormente usada na abertura do filme Leonera, do diretor argentino Pablo Trapero.


Musicais

Em 2008, o show "O Melhor da Palavra Cantada" teve estreia no dia das crianças no Credicard Hall, em São Paulo. Em seguida, no mês de novembro, Paulo e Sandra apresentaram uma opereta para o público infanto-juvenil, Ramon e Maraó, iniciando uma nova frente de trabalho para a Palavra Cantada: a dos Musicais.

Em março de 2014 o Palavra Cantada lança seu primeiro aplicativo para celulares e tablets "Brincando com Palavras". Com foco educacional, o app conta com uma mecânica que consiste em juntar letras que formam palavras do videoclipe animado. No primeiro pacote serão lançados três videoclipes animados com o jogo “Quando eu era um peixinho”, “Rato” e “Ciranda dos Bichos”, sendo o primeiro gratuito para demonstração. Os demais serão lançados ao preço promocional de USD 1.99, convertidos para a moeda local. O aplicativo está disponível para plataforma Android e iOS. O app foi desenvolvido em parceria com a SIOUX.

domingo, 26 de janeiro de 2025

Felipe e Rodrigo



Felipe e Rodrigo atingiram sucesso nacional com “Média Boa”, hit viral que foi reproduzido mais de 200 milhões de vezes nas plataformas de música.


Com mais 280 milhões de streams gerais no YouTube e 8,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, Felipe e Rodrigo atingiram sucesso nacional com “Média Boa”, hit viral que foi reproduzido mais de 200 milhões de vezes nas plataformas de música. Com outros destaques em sua discografia, como “Chip Novo” em parceria com Luan Santana e “Beijo, Fumaça e Mentira”, com Fernando & Sorocaba, “Oceano”, feat. Simone Mendes, a dupla tem conquistado seu lugar de destaque no sertanejo. Agora, consolidando a carreira do duo, “Gosta de Rua” conquistou o TOP 1 do Spotify por uma semana, e segue em alta nas plataformas com mais de 40 milhões streams em áudio e vídeo.



Formado em novembro de 2021, o duo lançou seu primeiro audiovisual “No Sentimento” em julho de 2022. Além dos sucessos já citados, o álbum traz ainda outras 11 faixas que revelam todo o talento dos amigos.


O êxito de Felipe & Rodrigo no meio musical vem muito antes do lançamento do seu DVD. Talentosos em várias instâncias, ambos são compositores consagrados e responsáveis por grandes hits como “Erro Gostoso” (canção que marcou o ínicio da carreira solo de Simone Mendes), “Arranhão” (interpretado por Henrique & Juliano), “Molhando o volante” (Jorge & Mateus), “Barulho das Rodinhas” e “Gatilho”(com os seus padrinhos Matheus & Kauan), “Não Sei o Que Lá” (Maiara & Maraisa e Marília Mendonça), “Ficha Limpa” (com Gusttavo Lima), além de mais de 20 canções nas vozes de Fernando & Sorocaba, Tarcísio do Acordeon, Zé Neto & Cristiano, Diego &Luz, câmera e ação!



O encontro de voz e composição

Nascido em Campinas, Rodrigo dos Santos Marcolino deu início à sua trajetória musical ainda bem jovem. Aos 10 anos de idade, ganhou seu primeiro violão, o qual aprendeu a tocar cerca de dois anos depois. Em sintonia ao lado musicista, ele soltou a voz no final de sua infância e, desde então, o artista vem se aperfeiçoando em seus muitos dons.

“O meu sonho é que a nossa carreira continue dando certo para que eu possa proporcionar coisas ainda melhores para minha família. Queremos ser reconhecidos por nossos valores, músicas e por nossa verdade”, afirma Rodrigo.

Felipe de Pinho Marins nasceu em Mesquita/RJ e começou no mundo musical aos 12 anos de idade, quando ganhou um violão de seu avô. Com vergonha de sua própria voz, o artista começou a cantar apenas mais tarde, quando tinha cerca de 17 anos e percebeu que gostava de sua voz em certas melodias.

“Um sonho nosso é levar a identidade e a verdade de Felipe & Rodrigo para todo o Brasil! E parte desse sonho estamos vivendo agora’, declara Felipe.

Felipe e Rodrigo trilharam uma longa estrada na composição e foram responsáveis por hits nacionais do piseiro e do sertanejo. Enquanto Rodrigo tentou carreira solo por algum tempo, Felipe se dedicou a letras de músicas que até hoje impactam seus ouvintes. Em 2021, durante a composição de “Arranhão”, canção interpretada pelos gigantes Henrique & Juliano, Felipe e Rodrigo puderam trabalhar juntos e foram incentivados por amigos a formarem uma dupla sertaneja.

A empreitada deu tão certo que, poucos meses depois, os amigos gravaram seu primeiro DVD, “No Sentimento”. Com participações dos fenômenos do sertanejo Luan Santana e Fernando & Sorocaba, o projeto foi registrado em Mairinque/SP e distribuído nas plataformas no final de 2022. O carro-chefe do primeiro EP, “Média Boa”, foi a oitava música mais escutada no Brasil e o maior viral sertanejo em 2022; além disso, em janeiro do ano seguinte, a primeira parte do audiovisual atingiu o Top #9 Global entre as melhores estreias da semana no Spotify. O audiovisual conquistou mais de 300 milhões de streams gerais e alavancou o nome da dupla no Brasil.

No segundo semestre de 2023, os amigos celebraram um ano de seu primeiro audiovisual e fizeram um novo registro, desta vez em Goiânia, na Arena Multiplace. Com as ilustres participações de Matheus & Kauan, Simone Mendes e Guilherme & Benuto, a primeira faixa de “Questão de Tempo” chegou às plataformas no final de setembro. A escolhida para abrir o projeto foi “Oceano”, faixa romântica na qual Felipe

& Rodrigo dividem os vocais com Simone Mendes. Em alta nas plataformas, a faixa entrou para o TOP 50 do Spotify, e hoje soma mais de 68 milhões de streams.

Após o sucesso estrondoso de Oceano, o duo compartilhou com o público o primeiro volume do audiovisual, que lhes rendeu outros milhões de reproduções. Posteriormente, ganharam as plataformas com o segundo volume do projeto, que trouxe a canção “Gosta de Rua”, viral que dominou também as redes sociais. A faixa chegou ao TOP 1 do Spotify, onde permaneceu por mais de uma semana, dando ainda mais destaque aos amigos e apresentando seus nomes para o Brasil. Com apenas um mês de lançamento, “Gosta de Rua” conquistou seu espaço de forma orgânica e se tornou um dos maiores hits de Felipe & Rodrigo.

Com mais um viral na discografia, outros lançamentos da dupla que também fazem parte do atual projeto, como “Empurrão” e “Saudade Butequeira”, começaram a ganhar cada vez mais espaço nas plataformas, alavancando o nome dos amigos por todo Brasil.


Victor Hugo, Mari Fernandez, Guilherme & Benuto, Luan Santana e Barões da Pisadinha.

fonte