Nascida Christina Maria Aguilera no dia 18 de dezembro de 1980 na Staten Island de Nova York, ela mistura raízes irlandesas e equatorianas. Depois de morar em várias cidades (devido à carreira militar do pai), ela estabeleceu-se na Filadélfia, onde começou a atuar como atriz e cantora mirim, com razoável sucesso, até passar a integrar o elenco do "Clube do Mickey" (ao lado dos também futuros astros Britney Spears e Justin Timberlake).
Depois de duas temporadas, Christina passou um tempo no Japão, onde gravou um single, "All I wanna do" (nada a ver com o sucesso de Sheryl Crow).
Na volta aos EUA, mais uma gravação, "Reflection", para a trilha sonora do desenho Mulan, da Disney.
A performance lhe garantiu um contrato com a gravadora RCA, que lançou seu disco de estréia em 1999, puxado pelo sucesso "Genie in the bottle".
Catapultado para o alto das paradas, o disco chegou a 8 milhões de cópias vendidas, com outro megassucesso, "What a girl wants", e shows na Casa Branca e no intervalo do Super Bowl (a badalada final do campeonato de futebol americano).
Alternando os mercados (e de ouro na platéia latina), Christina, aproveitou suas raízes sul-americanas, lançando "Mi reflejo", em espanhol, em setembro de 2000 (ela não falava o idioma, o que a fez aprender as letras foneticamente).
De volta aos EUA, ela lançou um disco de Natal, My kind of Christmas, e obteve muito sucesso com ambos.
Em 2001, no auge (que ainda não acabou), ela participou da regravação de "Lady Marmalade", do filme "Moulin Rouge", ao lado de P!nk, Mya e Lil' Kim, mantendo-se sob os holofotes.
Uma coleção de antigas gravações, de quando ela tinha 14 ou 15 anos, foi lançada com o nome de Just be free. Christina protestou, mas não conseguiu barrar o lançamento.
Estava na hora de um disco arriscado, e ele veio com Stripped, de 2002. Deixando toda a carne possível à mostra, Christina sepultou de vez a menininha de outras eras e continuou em alta nas paradas.
Em 2006, o ícone pop homenageia a música que a inspirou através de seu terceiro álbum de estúdio, Back To Basics, com lançamento previsto para 15 de agosto pela RCA Records.
O primeiro single, o sexy e estiloso "Ain’t No Other Man", foi produzido por DJ Premier e Charles Roane.
A partir de seu segundo álbum de inéditas, Stripped, Christina começou uma série de reinvenções constantes na sua imagem. O álbum foi um sucesso, e com o mesmo ela emplacou "Beautiful", que se tornou bem-sucedida mundialmente.
Aguilera adotou uma personalidade mais adulta, e lançou Back to Basics, um álbum que ela descreve como "um retrocesso para os anos 20s, 30s, 40s nos estilos de jazz, blues e soul, mas com um toque moderno".
Em 2008, lançou Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits, um álbum de grandes êxitos como celebração pelos seus dez anos de carreira.
Em 2010, a artista fez sua estreia no cinema ao lado de Cher, para o filme musical Burlesque. Com este filme, ela foi indicada ao Globo de Ouro de "Best Original Song" pela faixa "Bound to You".
No mesmo ano, ela lançou Bionic, onde experimentou e misturou estilos de synthpop e electropop, recebido por críticas e desempenho comercial misto.
Após dois anos, foi lançado Lotus, que marca seu retorno a música pop, sendo lançado apenas dois singles mundialmente.
Desde 2011, Aguilera se tornou treinadora do reality show The Voice, embora tenha deixado a bancada por algumas temporadas.
Ao longo de sua carreira, Aguilera recebeu diversos importantes prêmios, entre eles cinco prêmios Grammy, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards, dois Billboard Music Awards e uma estrela na Calçada da Fama. Além disso, ela também foi indicada ao Globo de Ouro e três vezes pré-indicada ao Oscar. Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, ela é a segunda cantora que mais vendeu na década 2000, atrás de Madonna, e ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.
Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista. O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8.ª posição. Em 2009, ela foi incluída na lista das "50 Pessoas mais Bonitas do Mundo", através da revista People. Em 2013, Aguilera entrou para a lista da revista Time, como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo".
fonte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Christina_Aguilera
Nenhum comentário:
Postar um comentário