Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Anitta


Larissa de Macedo Machado (Rio de Janeiro, 30 de março de 1993), mais conhecida pelo nome artístico Anitta, é uma cantora, compositora, apresentadora e dançarina brasileira.


Em 2010, assinou contrato com uma gravadora independente do Rio de Janeiro. Devido ao sucesso da canção "Meiga e Abusada" em 2012, assinou um contrato com a gravadora Warner Music Brasil em janeiro de 2013.



Seu primeiro álbum de estúdio, Anitta, foi lançado em julho do mesmo ano e recebeu certificado de platina pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos. O álbum bateu a marca de 170 mil cópias vendidas, sendo lançado também em Portugal. Ritmo Perfeito, seu segundo álbum de estúdio, foi lançado em 4 de junho de 2014 e as vendagens no primeiro mês somaram 45 mil cópias vendidas.


No mesmo dia foi lançado o primeiro álbum ao vivo, Meu Lugar, que estreou em #1 lugar no iTunes Brasil; permanecendo no topo por uma semana.

Em 2013, Anitta foi a cantora que mais se manteve no topo do iTunes Brasil e foi eleita pelo mesmo como a Artista do Ano. Também foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como a revelação do ano na música em 2013.


Em 2015, lançou seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Bang, que foi certificado com disco de platina e gerou os singles "Deixa Ele Sofrer", "Bang", "Essa Mina é Louca" e "Cravo e Canela". Em 2015 a artista ganhou o prêmio EMA Worldwide Act Latin America, sendo a primeira artista brasileira a vencer o prêmio.


Anitta nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil em 30 de março de 1993. Ela é a filha mais nova da artesã Miriam Macedo e do vendedor Mauro Machado. Seu irmão Renan Machado trabalha como seu produtor artístico. Seu pai, acabou divorciando de sua mãe Mirian quando Anitta ainda era pequena. Começou a carreira aos 8 anos de idade cantando no coral da Igreja Santa Luzia no bairro Honório Gurgel no Rio de Janeiro por intervenção de seus avós maternos. Considerada por sua mãe uma aluna estudiosa e que "sua nota tinha que ser a maior da turma".

Aos 11 anos de idade, seu pai que ajudava nas despesas da casa, acabou vendo sua empresa ir a falência, com isso, ele não pôde mais colaborar com os custos dos estudos particulares de Anitta. Com isso, ela migrou-se para a Escola Municipal Itália e com a mesada, ela decidiu fazer um curso de inglês, e posteriormente, ela ganhou aulas de dança de salão oferecida pelo professor de sua mãe.

Aos 16 anos, ela finalizou o curso de administração feito numa escola técnica na Tijuca. Um ano depois, ela começou a fazer estágio de administração na mineradora Vale do Rio Doce. Para comprar suas roupas para usar no trabalho ela arrumou um serviço temporário em uma loja de roupas. Para seguir a carreira de cantora, ela decidiu sair do emprego na Vale. Neste mesmo ano, ela foi a ganhadora do troféu de "Revelação do Funk".


Anitta, na verdade é nome artístico da cantora que se inspirou na minissérie Presença de Anita, da Rede Globo. Ela achava a personagem Anita "incrível" pois conseguia "ser sexy sem ser vulgar, menina e mulher ao mesmo tempo".

Em 2009 começou a publicar vídeos em seu canal no YouTube realizando versões e dançando. Em 2011, Anitta foi convidada pelo produtor Batutinha para realizar alguns testes após este conhecer um de seus vídeos cantando e, após ser aprovada, assinou com a Furacão 2000. No mesmo ano lançou sua primeira canção nas rádios do Rio de Janeiro, o single promocional "Eu Vou Ficar".


Com a ajuda do produtor Batutinha, ela decidiu colocar mais um "t" no nome. Em junho de 2012, Kamilla Fialho, vendo uma apresentação no palco de Anitta resolveu a empresariar pagando uma multa de duzentos e vinte e seis mil reais que a gravadora exigia para liberar a cantora. Sem gravadora, Kamilla pagou quarenta mil reais para gravar o clipe de "Meiga e Abusada".


Em janeiro de 2013, com o sucesso no Rio de Janeiro rendeu um contrato com a gravadora Warner Music. A canção "Meiga e Abusada" entrou no top dez das músicas pedidas das rádios brasileiras no início de 2013. Em maio do mesmo ano a canção foi incluída na trilha sonora da telenovela Amor à Vida da Rede Globo. O videoclipe da canção foi gravado em Las Vegas, Estados Unidos, e dirigido pelo norte-americano Blake Farber, que já trabalhou com Beyoncé Knowles. Naquele ano foram lançados dois EPs.


No início de 2013 criou a coreografia "quadradinho", que fez muito sucesso nas coreografias dos grupos de funk. O primeiro álbum de estúdio intitulado Anitta, foi lançado em 6 de junho de 2013. O videoclipe da canção de trabalho, "Show das Poderosas", teve grande repercussão na mídia no mês de maio (2013), isso contribuiu fazendo com que o vídeo se tornasse o mais visto no Youtube Brasil, ultrapassando 10 milhões de visualizações naquele mês. Ajudando também a música, que permaneceu por semanas no topo das mais vendidas na loja digital iTunes Brasil, e ainda tornando-se a terceira canção mais executada nas rádios do país no ano de 2013.

Mesmo com contrato com a gravadora Warner Music, em agosto de 2013 a sua antiga gravadora lançou o EP homônimo à cantora com quatro faixas também contidas no álbum de estreia da cantora. Nesta época o cachê da cantora foi avaliado em R$150 mil, por apresentação, sendo um dos mais valorizados do Brasil.

2014–15: Meu Lugar e Ritmo PerfeitoAnitta e Di Ferrero cantam no desfile Coca Cola Jeans em 2014.

As vendas para os ingressos para seu primeiro DVD começaram a ser vendidos em novembro de 2013. A apresentação ocorreu no HSBC Arena em 15 de fevereiro de 2014 e contou com cerca de dez mil pessoas.


A canção "Blá Blá Blá" foi lançada como carro-chefe do álbum em 23 de março de 2014. O álbum chegou a ser intitulado de Fantástico Mundo de Anitta, mas acabou sendo renomeado para Meu Lugar com a divulgação da canção "Quem Sabe" no iTunes Store.


O DVD teve seu lançamento no dia 4 de junho de 2014, foi lançado juntamente com o seu segundo álbum de estúdio, Ritmo Perfeito que teve sua arte da capa divulgada em maio de 2014. Na mesma época fez sua estreia como atriz no filme Copa de Elite, interpretando a repórter Helena Boccato.


A parceria com o cantor Projota lhe rendeu a música "Cobertor" que está presente no álbum de estúdio Ritmo Perfeito, o rapper também fez participação no DVD ao vivo, Meu Lugar, no dia 24 de Maio de 2014 foi lançado o clipe para a música que rapidamente começou a subir nas paradas ocupando a posição #43 no Hot 100 da Billboard Brasil, a canção foi lançada como segundo single.


No dia 29 de julho de 2014, Anitta oficializa a música "Na Batida" como terceiro single para o divulgar o álbum, o clipe é lançado no Youtube, atingindo 1 milhão de visualizações em pouco mais de 24 horas, a música chegou a ficar em #4 nas paradas musicais brasileiras. Na mesma época foi citada como "rainha do pop brasileiro" pela revista francesa Paris Match.

Em 18 de novembro de 2014, a cantora lança a canção Ritmo Perfeito como a nova música de trabalho consequentemente começando a tocar nas rádios a partir desta data. A faixa dá nome ao segundo disco de estúdio da cantora, este é o terceiro single do álbum.

Em 21 de dezembro estreou como a deusa Solaris no filme televisivo Didi e o Segredo dos Anjos. Em 26 de fevereiro de 2015 lança o quinto single, "No Meu Talento", sendo uma versão diferente do álbum, trazendo os vocais adicionais de MC Guimê.


2015–presente: Bang
Em 15 de junho de 2015, foi anunciado o título do primeiro single do terceiro álbum de estúdio de Anitta, "Deixa Ele Sofrer", que foi lançada em 16 de julho. A música fez Anitta ser a primeira cantora brasileira a ocupar o topo do Spotify Brasil.


O novo disco de Anitta, foi eleito pela Billboard Brasil como um dos mais esperados do ano. A cantora deu ao seu terceiro disco de estúdio o título de Bang, cuja capa é assinada pelo mesmo designer da cantora norte-americana Madonna, Giovanni Bianco. O álbum foi lançado em outubro de 2015 e foi certificado com disco de platina. As canções "Deixa Ele Sofrer", "Bang", "Essa Mina é Louca" e "Cravo e Canela" foram lançadas como singles para promover o álbum.


Em 5 de agosto de 2016 participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, cantando Sandalia de Prata ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Vida pessoal
Anitta namorou Mr. Thug desde o inicio de 2011 até o final de 2012. Ela já posou ao lado dele e planejavam lançar um videoclipe juntos para a canção "O Mundo Para", apesar de nunca ter sido disponibilizada ao público, a letra expressava a intimidade, sexo, sensualidade e pegação do casal e foram revelados alguns trechos durante entrevista. Porém o clipe foi cancelado com o fim do namoro que ocorreu em dezembro de 2012.

Em junho 2013 a cantora começou a namorar Nilo Faria, mais o relacionamento terminou 2 meses depois, em agosto assumiu está namorando o humorista Eduardo Sterblitch. No inicio de 2014 a cantora namorou Tuka Carvalho, herdeiro da rádio FM O Dia, de agosto de 2014 até o fim do ano namorou com o produtor de eventos Daniel Trovejani. Já durante o ano de 2015 a cantora namorou o apresentador André Marques, depois o empresário paulistano Bruno Van Enck que é dono da barbearia onde foi gravado o clipe da música Deixa Ele Sofrer, e o último o sócio de boates Luiz Restiffe. A cantora ainda teve seu nome envolvido com nomes como, Neymar, Caio Castro, Lucas Lucco, MC Guimê e o seu ex produtor musical e que a revelou Batutinha.


Cirurgias plásticas
A aparência de Anitta tem sido motivo de discussões, tanto por parte do público quanto por parte da imprensa. Por conta do grande número de intervenções cirúrgicas, ela virou meme indo parar entre os assuntos mais comentados em diversos momentos. Em 2014, assumiu ter feito seis, justificadas por um descontentamento em relação a sua aparência: "Eu me via um pouco prejudicada. Sempre tive um nariz prejudicado também. Onde eu passava o pessoal fingia que estava perdendo a respiração, porque eu respirei todo ar local". Até 2016, Anitta já havia feito duas cirurgias no peito, duas rinoplastias, lipoaspirações, aumento das maçãs do rosto, entre outras, a cantora chegou a ficar irreconhecível. Anitta ainda considera fazer novas plásticas no futuro. Em 2016 o número aumentou para 8, a mais recente foi um mal preenchimento nos lábios, totalizando mais de R$ 100 mil em intervenções cirúrgicas.


Características musicais/Voz e imagem
Anitta possui uma leve voz de Soprano, cuja extensão vocal abrange 2 oitavas, com vocais homogêneos e graves razoáveis. O site Vocal Pop, detalhou que sua voz aparenta ser de uma adolescente de 15 anos e que ela possui uma "voz agudíssima e leve" e complementou alertando que ela não tem "um domínio tão maestro da própria voz e deixa a desejar em muitas lacunas como cantora e intérprete".

Anderson Antunes da Forbes indicou que a cantora com seu estilo R&B, também utilizado por Rihanna e Ke$ha, poderia ser a próxima "superstar global", como Shakira, que segue pelo "apelo musical mundial". Em uma crítica sobre seu o álbum intitulado Anitta, Braulio Lorentz do G1descreveu sua voz como sendo afinada e doce, e suas músicas possuem "letras sobre a força das mulheres, poder de sedução e outros predicados de quem afirma "ter o poder"." O site ItPOP, detalhou que a voz de Anitta é bastante limitada fazendo "deixa(r) a desejar em muitos quesitos".

Influências
Rihanna, Mariah Carey e Beyoncé foram citadas por Anitta como suas maiores influências para a construção de sua identidade artística. Em 2013 a cantora revelou sonhar em realizar duetos com Carey e Ivete Sangalo, sendo que sobre a segunda ela enfatizou: "Se ela aceita um convite desses acho que morro bem na hora do dueto de tanta emoção e aí ele não vai sair nunca". ]Durante o primeiro álbum, Anitta foi comparada à cantora Beyoncé, dizendo que a artista era uma de suas influências, apesar de conhecer profundamente seu trabalho há pouco tempo. "É uma admiração nova pra mim, não era fã desde pequena como da Mariah. Mas hoje eu super admiro, depois que comecei a cantar passei a curtir muito".


É claro que eu tenho as minhas inspirações, eu amo, eu cresci ouvindo Mariah Carey, Rihanna. Eu amo de paixão a Beyoncé, que não tem como, o Brasil inteiro, o mundo inteiro é fã. Então a gente tem sim as nossas referências, sempre. E é super importante para você ter uma inspiração. (…) Eu gosto muito de olhar as minhas divas.”— Anitta sobre suas influências.

Outra influência também foi Sandy, com quem Anitta cantou junto em 27 de julho de 2013, durante o programa Altas Horas, interpretando as faixas "As Quatro Estações" e "Desperdiçou". No programa Anitta ainda comentou: "Sei cantar todas as músicas. Eu a acompanho desde sempre. Eu pegava os CDs emprestados das minhas amigas para escutar".

Durante a produção de seu segundo álbum, Anitta citou Katy Perry como influência para as novas faixas. Outras referências citadas pela cantora também incluem o grupo Pussycat Dolls e as cantoras Madonna,Britney Spears, Adele, Kate Nash e Colbie Caillat.[89]

Durante entrevista para o G1Anitta também mencionou os cantores de MPB Gal Costa e Caetano Veloso por sempre estarem se renovando e se arriscando em outros estilos. Entre artistas de música pop brasileiros, Anitta tem como influências o grupo Rouge.


Filantropia
Em 2014, ela fez doações a um abrigo que recebeu desabrigados das chuvas que atingiram a cidade de Vila Velha e também se apresentou numa escola pública de ensino a portadores da Síndrome de Down em Curitiba.


fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário