Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

Deborah Blando


Deborah Salvatrice Blando (Sant'Agata di Militello, 3 de março de 1969) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista ítalo-brasileira e ucraniana-brasileira. Compõe e canta em Português, Italiano, Inglês e Francês. Reconhecida pelo tom suave, mas potente de sua voz, é recordista de vendas das trilhas sonoras de novelas, e é também conhecida por suas músicas altamente românticas, e mais recentemente pelas pop eletrônicas. É considerada uma das mais belas vozes da música contemporânea.

Assinou contrato com a Sony Music em 1990, lançando seu primeiro álbum, A Different Story, no mesmo ano. O álbum trouxe sucesso internacional para a cantora, com os singles sendo bem executados nas rádios americanas, europeias e australianas. O sucesso de Blando se estendeu para o Brasil durante toda década de 90, com o lançamento de diversas músicas que ficaram em 1º lugar nas rádios do país e que foram trilha sonora de novelas. Ela lançou mais dois álbuns durante tal década: Unicamente (1997) e Deborah Blando (1998).

"Innocence"

Entre seus maiores sucessos, estão "Innocence", (canção que escreveu aos dezessete anos, e até hoje é recorde de vendas, muito aclamada pela crítica), "A Maçã", "Unicamente", "Somente o Sol" e "A Luz que Acende o Olhar", que foi lançada em 2002 para a sua primeira coletânea de mesmo nome.

"A Maçã"

"Unicamente"

"Somente o Sol"

"A Luz que Acende o Olhar"

Entre 2003 e 2011, Deborah Blando passou por diversos problemas pessoais e de saúde, o que a fez colocar sua carreira em hiato, mas, mesmo assim, lançou mais músicas para trilha sonoras de novelas. A cantora lançou seu primeiro álbum em 13 anos, In Your Eyes, em 2013.

In Your Eyes

Durante sua carreira, Deborah Blando participou da trilha sonora de mais de 20 novelas, além de gravar músicas para campanhas da Coca-Cola e filmes da Disney. Até 2002, a cantora havia vendido mais de seis milhões de álbuns. Blando é reconhecida como uma das poucas artistas brasileiras a conseguir sucesso internacional.


Deborah nasceu em Sant'Agata di Militello, filha de pai italiano, com mãe brasileira. Deborah é neta materna de ucranianos, que apesar de terem imigrado para Santa Catarina, onde nasceu sua mãe, fixaram residência no Paraná, onde a mãe da cantora foi criada. É a primogênita dos três filhos que seus pais tiveram. Deborah veio morar no Brasil aos dois anos de idade. Seu pai trabalhava numa multinacional, e foi transferido para a Cidade do Rio de Janeiro, para onde se mudou com a família. Nesta época, a cantora aprendeu a falar em português. Aos cinco anos, Deborah se mudou para Florianópolis, cidade natal de sua mãe, para onde seu pai foi novamente transferido. Aos nove, seu pai voltaria de vez para a Itália com todos, mas nem ela, nem a mãe e os irmãos quiseram retornar, e acabaram por fixar residência em Florianópolis.

Carreira

Desde criança, apresentava aptidão musical, tanto que, aos três anos, voltou para a Itália por algumas semanas para participar do Festival de San Remo, chamado de Zecchino D'Oro, onde venceu como a melhor cantora infantil. Em Florianópolis, era destaque no coral do colégio de freiras no qual estudava. Nas horas vagas, cantava em um clube local, onde se destacava como solista. Em uma de suas apresentações, um executivo catarinense a chamou para gravar seu primeiro long play italiano.

Como Deborah foi considerado um nome muito americanizado para cantar músicas italianas, a apelidaram de Giovanna, e então, em 1981, aos 12 anos, gravou seu primeiro álbum sob o pseudônimo de Giovanna, intitulado Alegria da Gente e completamente gravado em italiano, se apresentando nos principais programas de televisão da época. Seus pais no entanto, não permitiram que a carreira viesse a atrapalhar seus estudos e assim parou com a carreira infantil.


Em 1986, ao terminar o ensino médio, foi descoberta pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que estava visitando Florianópolis em busca de novos talentos musicais.foi convidada por ele para gravar a trilha sonora da peça teatral Os Menestréis.

1990–1996: A Different Story e Suave Suave

Em 1990, Deborah Blando já era contratada da Sony Music Brasil e conheceu Cyndi Lauper e seu empresário na época, David Wolf. Deborah logo se mudou para Nova York e assinou contrato com a Sony Music Internacional para o lançamento do disco A Different Story. O primeiro single "Boy (Why Do You Wanna Make Me Blue)" entrou para a parada dance americana e no comercial da Diet Coke. O álbum ganhou uma edição especial ("A Different Story: Special Edition") em 1993, incluindo uma nova versão para "Decadence Avec Elegance", de Lobão (trilha da novela Deus Nos Acuda), e uma versão de "A Maçã", sucesso de Raul Seixas. O single "Innocence" ficou em #13 nas maiores rádios da Europa.

Boy (Why Do You Wanna Make Me Blue)

Em 1995, Deborah foi convidada pela banda espanhola de trip-hop B-Tribe para participar do álbum Suave Suave. Foi também convidada pela Coca-cola a gravar a faixa "O Descobridor dos Sete Mares". O single dessa música vendeu 1 milhão de cópias no Brasil.

1997–99: Unicamente e Deborah Blando

Em 1997, Deborah lançou o CD Unicamente. A música que dá título ao CD explode nas paradas como tema principal da novela A Indomada. Na música "Unicamente", Deborah homenageia, na letra e no vídeo Iemanjá. No mesmo ano, o single "Gata" vai para a trilha do seriado Malhação, também na Rede Globo.

Gata

Esse álbum teve a participação de produtores de renome, como Patrick Leonard (de Madonna, Jeff Beck) e David Foster (de Michael Jackson, Natalie Cole, Whitney Houston). Em 1998, Deborah lançou um novo CD que levou seu nome no título, Deborah Blando. Mais uma vez, alcançou as paradas com o single "Somente o Sol", versão da música "I'm not in love", que vira a ser tema de abertura da novela Corpo Dourado, da Globo. Seu segundo single e primeiro clipe daquele ano foi "Águias".

Águias

Dois anos mais tarde, a música "Próprias Mentiras", ainda deste CD, vira hit nacional devido ao sucesso da novela Laços de Família, tema da personagem Íris (Débora Secco). Para esse álbum a Deborah aderiu a um visual cheio de tatuagens e símbolos tribais, presentes também no encarte do CD. Produzido por Deborah e pelo programador da cantora Madonna, Marc Moreau, este álbum é o maior sucesso de Deborah na Europa, ganhando disco de ouro em Portugal.

Próprias Mentiras

2000–02: Salvatrice e A Luz Que Acende o Olhar

No ano 2000, Deborah enfrentou uma grande crise com sua gravadora Virgin Records / EMI, o que gerou um grande processo e boicote de suas músicas nas rádios nacionais. Acolhida pela Abril Music, volta às origens com o álbum Salvatrice, apenas com regravações italianas recentes com covers de Rolling Stone e Laura Pausini. Nessa mesma época, é convidada pela Disney para gravar o tema do filme Atlantis: The Lost Empire.

Salvatrice

Em 2002, ela lança pela Universal Music sua primeira coletânea, incluindo todos os seus hits e, como bônus, mais cinco faixas inéditas. Novamente cotada para fazer uma trilha sonora para a Rede Globo, grava o tema de abertura para a novela Chocolate com Pimenta.

Chocolate com Pimenta

Em 2003, é convidada pelo cantor irlandês Ronan Keating (ex-Boyzone) na faixa "When You Say Nothing At All", um dueto de grande sucesso na Inglaterra.


2003–11: Problemas de saúde

Em 2003, Deborah Blando teve um agravamento da síndrome do pânico, diagnosticada desde adolescente. Quando começou a tomar as medicações prescritas pelo psiquiatra, não conseguia mais agir naturalmente, suas emoções ficaram muito robóticas, e para voltar a ser espontânea e sorridente como antes, acabou por enveredar pelo caminho dos vícios em álcool (todo tipo de bebida), e também as drogas, como maconha, cigarro e cocaína, e isso, ao longo do tempo, atrapalhava consideravelmente suas atitudes pessoais e na carreira.

Seu transtorno de pânico advinha da incapacidade de saber administrar a carreira, a fama veio muito rápido e ela não pôde viver plenamente a infância e a juventude, além de seus relacionamentos amorosos que nunca davam certo. Era perseguida vinte e quatro horas por dia, por fãs, jornalistas e fotógrafos, tanto no Brasil quanto no exterior, já que sempre foi considerada uma das melhores cantoras que já existiram, atraindo multidões por onde fosse, chegando ao ponto de ter fãs do mundo inteiro acampados na porta de sua residência, só podendo andar na rua com escolta policial. 

odo este assédio da imprensa também fez seu transtorno sair de controle. Se tratando com medicamentos, conviveu com a síndrome por mais de dez anos, sofrendo com medo de se expor, mas conseguia trabalhar, mesmo medicada, mas a excessiva exposição de sua vida pessoal contra sua vontade, a falta de paz e privacidade a levaram a se isolar em casa, com medo de multidões, evitando convivência social, e passou a cancelar diversos shows. Tudo isto a levou a desenvolver outros problemas emocionais além do pânico, como transtorno de ansiedade, insônia e depressão, e com ordens médicas acabou passando a tomar diversos medicamentos ao mesmo tempo, o que a deixava dopada e impossibilitada de compor e cantar.

O ápice da crise se deu quando ao cantar em Nova York numa temperatura de quinze graus abaixo de zero, foi cantar em Recife num calor de quarenta graus, e para piorar, oitenta mil fãs descontrolados invadiram seu camarim, tentando tirar fotos e falar com a artista. Em choque pela grande mudança de temperatura, o cansaço pela troca de fuso horário e os fãs histéricos a fizeram desmaiar, e ao acordar não reconheceu mais ninguém, chorando muito. Foi levada para clínica de repouso, onde ficou por algumas semanas.

Esgotada de tanto trabalhar, e fragilizada pelo seu emocional abalado, decidiu então deixar sua carreira de lado, mudar-se novamente para os Estados Unidos, se internar numa clínica de reabilitação , e lá conheceu o Budismo, onde começou a estudá-lo para procurar a paz interior. Com os anos, Deborah deixou de vez o álcool e as drogas, mas precisou manter por anos o tratamento para a depressão e o pânico.

Para se ocupar, voltou a estudar, e fez cursos de técnica vocal e de imagem, e aperfeiçoamento de inglês e francês. Seguindo cada vez mais o budismo kadampa, morou por alguns anos num templo budista na Inglaterra. Nessa época, seu maior vício era o remédio para dormir. Quis desafiar-se, como o budismo prega, e parou de tomar. Ficou duas semanas sem dormir e chorando. Orando e meditando vinte e quatro horas por dia, se fortaleceu e voltou ao seu estado normal, dormindo sem remédio, e agora fortalecida por sua fé, conseguiu alcançar o estado de buda.

Mesmo passando por uma crise pessoal, Deborah gravou álbum nos Estados Unidos intitulado Polares, falando sobre sua depressão. O disco acabou sendo liberado apenas em seu website.

Apesar de tratar há muitos anos, houve um agravamento do seu transtorno de pânico, com tentativas de suicídio. Nesta época havia se afastado de sua terapia e do budismo por um tempo, pois queria se dedicar a sua família, estava muito ausente da vida dos pais, irmãos e sobrinhos. Com os meses, sua depressão profunda voltou mais forte.

No ano de 2010, a cantora se internou em uma clínica de reabilitação para pessoas depressivas em Florianópolis, para um tratamento intenso. Nesta época, voltou de vez para sua terapia e para o budismo, a fim de se dedicar completamente e decretar que estaria livre de qualquer problema psicológico. Com a doença de Deborah, seus projetos musicais foram deixados para segundo plano para se dedicar completamente ao tratamento.

2012–presente: Retorno e In Your Eyes

No final de 2011, ainda debilitada, mas um pouco mais fortalecida devido as suas meditações budistas, é anunciado no site oficial que Deborah Blando revisitará sua carreira em show acústico após 8 anos de afastamento. Mais intimista, e com o objetivo de passar a limpo sua carreira, sem deixar de dar pistas do que vem por aí. Deborah Blando volta à estrada com uma roupagem que inclui dois violões e piano. Com o produtor e parceiro Alexandre Green, decidiu com este formato rever seu repertório de sucessos e ainda criar versões de clássicos que vão de Red Hot Chili Peppers e Nirvana a Prince, David Bowie e Guns N' Roses.

Depois de muito experimentar o repertório, Deborah misturou em seu caldeirão de influências canções que revelam seu DNA artístico, demonstrando uma maturidade que a destaca entre o pop produzido no país. Apoiada pelo violão de Ricardo Medeiros e o piano e violão de Green, a cantora embarca nesta maratona de shows com o propósito de mostrar ao público suas músicas e interpretações despida de qualquer artifício. Música pura, nua, onde o maior destaque é sua voz e a beleza de um instrumental reduzido e sofisticado.

Em 2012, Deborah grava 2 músicas para a trilha sonora da novela Guerra dos Sexos da Rede Globo: "Anjo" e "In Your Eyes".

Anjo

In Your Eyes

Em 2015 estourou nas rádios com mais um sucesso: "Jeito Particular", música que escreveu.

Jeito Particular

Renovação

Em entrevista em 2015 revela que conseguiu se livrar do vício do álcool, drogas, e remédios que tratava sua insônia, depressão, síndrome do pânico e ansiedade. Afirma que além dos tratamentos médicos, como medicamentos e terapia, a Yoga e o Budismo a ajudaram profundamente, e que apesar de seguir o Budismo Kadampa, é simpatizante do Budismo de Nitiren, e além das meditações kadampas, encontrou significado em sua vida através da recitação do daimoku, que é uma de suas meditações diárias, além de sua prática de caridade em centros sociais.

A cantora afirma que no passado quis muito casar e ter filhos, mas que nunca encontrou sua alma gêmea para isso, todo relacionamento que tinha terminava com traições por parte de seus namorados, e após muitos anos percebeu que este era seu carma, os relacionamentos, percebeu que tinha de melhorar seu interior para a felicidade chegar. Informa que atualmente quer melhorar espiritualmente e evoluir como ser humano para ajudar mais ao próximo.

Morando sozinha em Florianópolis, especificamente em Jurerê, com seus cachorros vira-latas, que pegou na rua para criar, por quem tem verdadeira paixão, e que essa paixão dedica totalmente aos bichos justamente pela falta de filhos, que não teve também pela carreira atribulada.

Deborah está sempre em contato com sua família, que mora próximo a sua residência, e também sempre viaja o mundo em retiros budistas, e a trabalhos musicais, e revela que encontrou sua missão de vida ao se dedicar às pessoas necessitadas, e que hoje percebe que não só a carreira artística a satisfaz, mas a sua missão de levar a iluminação de Buda aos seres vivos, e que finalmente encontrou paz, podendo afirmar ter desapegado-se de ambições materiais.

Continua com acompanhamento psicológico, onde faz tratamento através da psicanálise lacaniana, única terapia que funcionou efeticamente para seu equilíbrio, e revela que com os anos, melhorou bastante e regrediu de seus sintomas psicológicos, e afirma ter parado de vez com as medicações. Com a terapia, descobriu que um dos motivos de tantos problemas emocionais foi ter se dedicado integralmente ao trabalho e não a vida pessoal, e que a artista construiu a cantora Deborah, mas não a mulher Deborah, já que não cuidou devidamente da vida pessoal, como cuidou da carreira, o que abriu um rombo emocional. Atualmente bem, voltou a escrever músicas, e um de seus maiores projetos pessoais é conseguir se formar como professora de yoga e meditação budista, e está se dedicando fortemente a isso.

Além da voz, sempre chamou atenção pela beleza, por ser naturalmente loira de olhos azuis, revela que sempre foi muito vaidosa, e gosta de fazer plásticas, utilizar botox e usar mega hair no cabelo. A cantora revela que namorou alguns meses com alguns homens, e com outros morou por alguns anos, e que a maioria de suas relações não foram longas. 

Atualmente solteira, a artista aparece eventualmente na mídia com algum namorado.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deborah_Blando

Nenhum comentário:

Postar um comentário