Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Chitãozinho e Xororó



José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó, dois irmãos naturais da cidade de Astorga/PR, formam uma das mais reconhecidas duplas sertanejas do Brasil.

Não se sabe a data exata de gravação do primeiro disco de Chitãozinho e Xororó. O primeiro disco oficial foi "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.



Em 1986 começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.

No mesmo ano participaram na Rede Globo do especial do Roberto Carlos cantando junto com o Rei da canção "De coração pra coração".



Gravaram em 1993 a canção "Words" com os Bee Gees para o disco Tudo por Amor lançado em português e espanhol.



Além de "Words" o disco tinha a canção "Guadalupe" que fez parte da trilha da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo.

O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do "Hot Latin Singles" na parada norte-americana da revista Billboard, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.

No ano de 1995 encabeçaram o evento Amigos, um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil que contava com Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi em São Caetano do Sul, no qual estiveram mais de 100 mil pessoas.

Durante o ano de 1999 apresentaram na TV Globo o programa "Amigos e Amigos" um Especial em Homenagem a Leandro com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.

Em 2000 completaram 30 anos de carreira e a marca de 30 milhões de discos vendidos.

A dupla apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitãozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.

Em 2005 a dupla foi homenageada no Carnaval de São Paulo pela escola X-9 Paulistana com o enredo "Nascidos pra cantar e também sambar", o resultado foi um merecido 2º lugar para a escola.

Em 2006 gravaram uma guarânia com o considerado Rei da música brasileira Roberto Carlos, a música se chamava "Arrasta uma Cadeira" e foi sucesso nacional, e fez com que eles fossem mais uma vez no Especial do Rei.



Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.



Em 2010, a dupla começou a celebrar a marca dos 40 anos em julho, com direito a dois DVDs comemorativos - Chitãozinho & Xororó 40 Anos Nova Geração e Chitãozinho & Xororó 40 Anos entre Amigos -, além de um documentário exibido em especial de Natal da Record.

O show Entre Amigos, de Chitãozinho & Xororó em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla foi gravado em São Paulo e reuniu um grande elenco da música sertaneja. Para relembrar os clássicos dessa longa jornada, o especial contou com a presença de Roberta Miranda, Victor & Leo, Zezé Di Camargo & Luciano, Daniel, Sérgio Reis, Leonardo e muitos outros astros do sertanejo.

A comemoração ainda teve direito a festa de gala em Campinas, shows especiais com o Maestro João Carlos Martins e participações em diversos megaeventos sertanejos.



Em 2011, a turnê em comemoração aos 40 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó, que em 2010 levou um show especial a algumas das principais cidades do país, está de volta. Após se apresentarem ao lado do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Bachianna Filarmônica, gravarem dois DVDs comemorativos, entre outros projetos, os irmãos levam o show pelo Brasil afora.

Recife, Fortaleza, Goiânia, Brasília, Campinas, Juiz de Fora, Vitória, Rio de Janeiro, Joinville, Porto Alegre, Bauru, Manaus e Belém, são cidades confirmadas para os meses de março e abril e algumas cidades do interior do estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Região Norte, também estão sendo fechadas.



O repertório conta com grande sucessos que marcaram a trajetória da dupla, como ‘Galopeira’, ‘Fio de Cabelo’, ‘No Rancho Fundo’, ‘Evidências’, entre outras, até chegar à versão atual de ‘Planeta Azul’, lançada no final do ano passado no CD “Se For Pra Ser Feliz”.

No cenário, fotos antigas retratam cada momento da história de Chitãozinho & Xororó na música sertaneja. A apresentação – com uma hora e meia de duração – tem direção geral da própria dupla e direção musical de Claudio Paladini.

Além dos shows e a turnê 40 anos, a dupla pretende realizar um grande espetáculo com convidados especiais, previsto para o segundo semestre de 2011. A dupla ainda pretende lançar uma biografia que aborda desde a infância cheia de sonhos em Astorga, no Paraná, até o sucesso na década de 80, com Fio de Cabelo e a consolidação como ícone da música sertaneja.



FONTE
Wikipédia
blogchex

Nenhum comentário:

Postar um comentário