Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Zé da Velha e Silvério Pontes


Nascido em Sergipe, Zé da Velha (José Alberto Rodrigues Matos) foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional e flautista e saxofonista amador. Morando no Rio, aos 15 anos começou a tocar trombone, primeiro de pistão, mais tarde de vara.

Zé da Velha, o mais conceituado trombonista de choro em atividade, ganhou o apelido dos seus mestres Pixinguinha, Donga e João da Bahiana. Tocou com Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Copinha, Abel Ferreira e Joel do Nascimento e junto com Paulo Moura animou muitos bailes de gafieira, levando nossa música a vários paises. Fez base dos discos de Beth Carvalho, Martinho da Vila e muitos outros.

Paralela à atividade de instrumentista, trabalhou em companhias aéreas por mais de 40 anos, até se aposentar.

Silvério Pontes é filho de trompetista, nasceu apaixonado pelo instrumento tendo iniciado a carreira de trompetista aos oito anos de idade.Teve sua formação em banda de música no interior do Estado do Rio de Janeiro, sendo o único trompetista brasileiro da atualidade que se dedica exclusivamente ao Choro, gênero com uma linguagem brasileira, tendo participado com vários artistas importantes da Música Brasileira como Tim Maia, Luís Melodia e outros tantos.

O trompetista Silvério Pontes, 20 anos mais jovem que Zé da Velha, transita pela área do choro e tocou ao lado de artistas como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares e integra o naipe de metais do grupo de reggae Cidade Negra.

A parceria entre Silvério e Zé da Velha começou em 1991, e deu tão certo que os dois passaram a se apresentar juntos e em 1995 gravaram o disco "Só Gafieira", indicado para o prêmio Sharp.



Em 1999 veio o segundo CD, "Tudo Dança — Choros, Maxixes, Sambas", trazendo faixas como "Bole Bole" (Jacob do Bandolim), "O Bom Filho a Casa Torna" (Bonfiglio de Oliveira) e "Pra Machucar Meu Coração" (Ary Barroso).

Em 2000 veio "Ele e Eu", com repertório de choros e sambas.



A dupla, considerada pela mídia como a “menor Big Band” do mundo pela sonoridade reproduzida pelos seus respectivos instrumentos, esse ano completa 25 anos de carreira...

Pra entrar no clima das comemorações assista o DVD 'Nas Rodas do Choro' um documentário que passeia pelo universo do choro tendo como interesse principal o processo de aprendizado deste gênero tipicamente brasileiro. Com a direção de Milena Sá, o filme já foi exibido em festivais na França e Espanha. E nessa roda, participam nomes do samba e choro como Luciana Rabello, Odette Ernest Dias, Joel Nascimento, Mauricio Carrilho, Paulo César Pinheiro, Zé da Velha, Silvério Pontes, Nilze Carvalho, Trio Madeira Brasil, Marco César, Bozó 7 cordas.

Repertório do DVD -

Assanhado
Sonoroso
Beliscando
Ternura
Chorinho do Suvaco de Cobra
Corta Jaca
O Bom Filho á Casa Torna
Moderado
Santa Morena
Carinhoso
Rosa
Urubatã
Beliscando o Cavaquinho
Feia
Carioquinha
Flamengo
Machucando
Doce de Coco
Sensível
Otávio no Choro

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário