Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ari Sanches

O cantor Ari Sanches (Ariovaldo Sanches Lopes) nasceu em 16/06/1944 no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Entre os seus sucessos estão ‘Contigo Aprendi’ – seu maior ‘hit’, ‘O Adeus’, ‘E Eu Fiz Você Chorar’, ‘Graças a Deus’ e ‘A Lembrança de Um Amor Que Foi Meu’.


Entre os prêmios que recebeu, está o troféu Chico Viola de cantor revelação de 1967. Gravou 6 LPs e 42 compactos e participou de programas de televisão como Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos, Cidade Contra Cidade, Disco de Ouro, Qual é a Música? e um dos especiais do amigo Roberto Carlos.


Ari iniciou sua carreira, influenciado pela colônia italiana residente na região. Ainda adolescente, Ary Sanches era atração em todas as festas tradicionais realizadas no seu bairro e também no Brás e no Bexiga.

Aos 17 anos, depois de uma apresentação, Ary Sanches foi convidado pelo consagrado cantor Gregório Barrios, conhecido como o Rei do Bolero, a conhecer o Avenidas Danças, em São Paulo. Ali, o jovem cantor conheceu as Orquestras dos maestros Silvio Mazuca e Osmar Milani, os cantores Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Ângela Maria e Elza Soares, entre outros.


Iniciou, ali, uma nova fase em sua carreira. Nessa época foi contratado para cantar em navios e shows internacionais, com o Grupo Orfeu.


Em 1965, durante uma apresentação no Restaurante Fasano, em São Paulo, Ari conheceu Roberto Carlos, ídolo da Jovem Guarda que já despontava com grandes sucessos, e Roberto convidou Ari para participar, na semana seguinte, da estréia do primeiro programa da Jovem Guarda na Rede Record.

Todos os participantes do programa recebiam uma denominação criativa do Rei: Wanderléia era a ternurinha, Erasmo Carlos, o tremendão, e Ari ficou conhecido como a "granada romântica" porque, como contratado do Programa Jovem Guarda, interpretava com grande estilo as música italianas que faziam sucesso na época, simultaneamente ao movimento dos Beatles, rock e bossa nova. Nessa fase, gravou 6 LPs e vários compactos.


Por cantar hits internacionais, Ary Sanches era freqüentemente convidado a participar de programas de grande audiência, no Rio e em São Paulo, dentre os quais "Astros do Disco", "Rio Hit Parade" e "Show do dia 7", da TV Record.

Essas apresentações lhe renderam, em 1967, o título de Cantor Revelação do Brasil e recebeu o Troféu Chico Viola.

Com o término da Jovem Guarda, Ari Sanches e outros conhecidos cantores da época foram levados por Silvio Santos, ainda na Rede Globo, para o programa Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos - 1970 a 1973. Formou um time de futebol com artistas, no qual Silvio Santos era o goleiro. Conquistou muitos fãs, entre eles Juscelino Kubitschek, para quem fazia serenatas.


A carreira ainda lhe reservava surpresas. Em 1974, Ari foi contratado por um grupo de empresários para atuar internacionalmente. Foram 12 anos viajando, especialmente para países da Europa, e diversas apresentações em navios.

Em 1986, Ari Sanches voltou a trabalhar com Silvio Santos no programa Qual é a Música. Logo depois, em 1989, Ari montou seu próprio grupo musical - a Banda 4ª Dimensão - e, com o formato Baile Show, passou a realizar diversas apresentações por todo o país.

Ary Sanches canta e emociona em evento de 120 anos de Vila Prudente II
No Teatro Arthur de Azevedo

FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário