Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sebastião Tapajós


Sebastião Tapajós (Santarém, 16 de abril de 1944) é um violonista e compositor brasileiro. Nascido em Santarém, Pará, em 16 de abril de 1944, Sebastião Tapajós começou ainda criança a estudar violão.

Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países.

Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.






Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson, Paquito D’Rivera, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim.

Em 1998 compôs a trilha sonora do longa-metragem paraense Lendas Amazônicas.


(Programa Sr Brasil - Rolando Boldrin declama o poema Violão de sua autoria. O fundo musical e de Sebastião Tapajós que toca Três Violeiros)
Tapajós é hoje um músico consagrado na Europa, onde se apresentou um sem-número de vezes durante as últimas décadas, particularmente na Alemanha e já lançou mais de cinqüenta discos. Tendo uma sólida carreira internacional, o violonista vem realizando todos os anos pelo menos duas turnês internacionais. Todos os seus discos têm sido relançados em CD em vários países.

Em 2005, estreou, ao lado da bailarina Carmen Del Rio, o espetáculo "O Violão e a Bailarina", no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. O show contou com a participação especial de Ney Conceição.



Além de sua obra como Instrumentista, é autor de várias canções, em parceria com Marilena Amaral, Paulinho Tapajós, Billy Blanco, Antonio Carlos Maranhão, Avelino V. do Vale e outros compositores.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Emílio Santiago, Miltinho, Pery Ribeiro, Jane Duboc, Maria Creuza, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Ana Lengruber e Cristina Caetano, entre outros.

Sebastião Tapajós vive hoje em Santarém, sua cidade natal.



FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário