Páginas
▼
sábado, 16 de julho de 2011
Robson Santos
O carioca Robson Santos é formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, mestre em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em fisiologia pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos.
Atualmente, mora em BH e é professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, além de presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Dono desse vasto currículo, o doutor dará lugar, esta noite, ao compositor compulsivo e apaixonado por música que já fez cerca de 100 canções. Robson Santos subirá ao palco da Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, para lançar Legos, seu quinto CD.
“O nome foi inspirado numa palestra. Diziam que quanto mais peças do brinquedo Lego um país tinha, mais desenvolvido era”, conta o músico. O título do CD leva o nome de uma das faixas: “Meu bem, meu bem/ O mundo é uma besteira/ Legos e fronteiras”, diz a canção. Ele garante: seu trabalho musical não deixa de ser uma reunião de peças, pois jazz, blues, reggae, rock e outros gêneros estão presentes.
“Como compositor, não sou preso a um estilo. O que vem da inspiração coloco para fora e componho”, explica. Ele dá o exemplo de um recente sambinha, meio bossa nova, Samba do gatuno, inspirado no ladrão que entrou em sua casa e roubou um violão. “Quem sabe ele pode virar sambista”, canta Robson ao telefone, brincando.
Robson Santos abre espaço para gêneros musicais, mas avisa: diversidade tem limite. “Em meu trabalho, há temas sociais mais sérios, muita coisa de amor e o ritmo varia de acordo com o assunto. É um pouco freestyle. Só não faço sertanejo e pagode”, conta.
No show, ele estará acompanhado de Bruno Vellozo (baixo), Rafael Vellozo (bateria), Claudio Kiari (guitarra) e Deangelo Silva (teclados). Quatro convidadas especiais vão se apresentar com Robson: Carla Villar, Glaucia Coutinho, Cibele Codonho e Holly Holmes – amiga americana, cantora e compositora, está no Brasil pesquisando sobre o Clube da Esquina.
Robson Santos lança seu mais novo CD Legos, na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, na quarta-feira (18). Com a participação especial dos músicos Holly Holmes e Cibele Cononho, o show apresenta canções com arranjos de Adriano Campagnani, Filó Machado e Amaury Ângelo.
Robson começou a compor músicas aos 12 anos de idade. As diversas influências culturais que ele teve podem explicar, em parte, a variedade de gêneros de suas canções. Já compôs mais de 150 títulos, incluindo baiões, rocks, sambas, jazz e bossa nova. Já realizou parcerias com Nonato Luiz, Henrique Annes, Filó Machado, Ângelo Amaury e Adriano Campagnani, entre outros músicos.
Legos, que tem a participação de Carla Villar e Glaucia Coutinho, cantores de Minas Gerais. Os arranjos foram feitos por Adriano Campagnani, que também tocou baixo, guitarra e violão no álbum. Na bateria André Campagnani e Hugo Soares. Claudio Farias participou de uma faixa “Legos”, tocando teclados. Acompanham ainda Robson Santos no show os músicos Bruno Vellozo, Rafael Vellozo, Claudio Kiari e Deangelo Silva.
Nascido no Rio de Janeiro, Robson Santos já residiu em várias cidades no Brasil (Campo Grande-MS, Santos/SP, São Paulo, Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP) e mesmo no exterior (Cleveland-OH). Isso talvez seja uma das explicações para a variedade de estilos de suas composições.
Robson tem parcerias com Nonato Luiz, Henrique Anes, Filó Machado e Amaury Angelo (Aranha) , entre outros. Acabou de gravar seu quarto disco que contou com a participação de Filó Machado, Cibele Codonho e da cantora americana Holly Holmes com quem divide a autoria de uma das 16 musicas do CD Límbico Trem.
Além de Filó Machado, outros músicos importantes participaram das gravações: Nenen (Esdras), Adriano Campagnani, Amaury Angelo e Daniel Silveira (teclados). Dividiram os arranjos Amaury Angelo, Adriano Campagnani, Filó Machado e Daniel Silveira, parceiro de Robson na música "Pra você".
No primeiro disco, LP Confraria gravado em 1980, Robson Santos contou com a participaçào de Celso Machado, Filó, Sizão Machado e da cantora Nilza Maria. Várias parcerias suas com Nonato Luiz foram incluidas nesse disco.
Já no segundo disco, o CD Profissão de Menino, gravado em 1994, Robson Santos optou por incluir musicas essencialmente de sua autoria. Participaram desse CD o cantor Tadeu Franco, a cantora Cibele Codonho e Filó Machado, que também ficou responsável pelos arranjos.
No terceiro CD Verniz de 1999, Robson contou com a participação de Beto Guedes e Filó Machado dentre outros. Amaury Angelo fez os arranjos.
Além de compositor e interprete, Robson Santos é cientista atuando na área cardiovacular. Tem mais de cem trabalhos publicados mas a música não fica para tras. Já passam de cem suas composições que vão do rock ao baião, passando pelas baladas, samba e jazz e bossa nova.
FONTE
TOQUE MUSICAL
divirta-se
Oi Beth,
ResponderExcluirGostei muito do seu post. Estou no momento vivendo em Berlim. Em breve volto pro Brasil. A intenção é gravar mais um CD até o final do ano.
Obrigado.
Um abraço,
Robson Santos