Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Luciana Mello


Luciana Mello tinha apenas 16 anos quando gravou seu primeiro disco solo, “Luciana Rodrigues”. O Rodrigues do nome vem de seu pai, Jair, ícone da música brasileira, que já havia lançado algumas canções em que abria espaço para a participação da filha, desde que ela era criança.

Nascida numa família de artistas, Luciana sempre teve a companhia dela em seu trabalho. Seu irmão, Jair Oliveira, produziu todos os seus discos . Menos o recém-lançado “6º Solo”, do qual, contudo, participa como compositor e arranjador de várias faixas.

O álbum mostra a intérprete, aos 32 anos, mãe, dando vazão a seu lado mais brasileiro. E, traz, de novo, Luciana cantando ao lado de seu pai, na faixa “Mentira”.

Luciana Mello (São Paulo, 22 de janeiro de 1979) é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira.

Luciana Mello começou a cantar aos seis e gravou ao lado do pai, Jair Rodrigues, a canção “O Filho do Seu Menino”, composta pelo gaitista e produtor Hildo Hora.

Em 1989 fez um dueto, novamente com o pai, cantando no disco um pout-pourri de “Dois Na Bossa”, gravada por Jair e Elis Regina na década de 1960. No mesmo ano, montou uma banda com o irmão, Jair Oliveira, a qual também participava Cíntia Raquel e Vânia Estela, intitulada “Jairzinho e a Patrulha do Barulho”.

Em 1995, aos 16 anos, gravou seu primeiro disco solo, “Luciana Rodrigues”, produzido por Iranfe Maciel e com participação de Emílio Santiago.

Em 1998 Luciana iniciou sua trajetória na noite de São Paulo com o projeto “Artistas Reunidos” ao lado de Jair Oliveira, Daniel Carlomagno, Wilson Simoninha e Pedro Camargo Mariano. Este projeto rendeu um CD registrado ao vivo pela Trama no ano seguinte.


Em 2000 Luciana gravou seu segundo trabalho, o álbum “Assim Que Se Faz”, com a produção assinada por seu irmão, e com os sucessos “Assim Que Se Faz” e “Simples Desejo”.


Em 2002 assinou contrato com a Universal Music e lançou o cd "Olha Pra Mim", também produzido pelo irmão. Este disco traz, pela primeira vez, canções compostas por Luciana, sendo uma em parceria com Jair. Além disso, também conta com duas participações especiais: Ed Motta e Pedro Mariano.

Em 2004 mostra o trabalho "L.M.", um CD com grandes canções que passeiam pelo samba, baladas e músicas dançantes. Entre elas, a regravação de “Molambo” e músicas conhecidas do grande público, que são os temas homônimos do filme "Sexo, Amor e Traição" e da novela "Da Cor do Pecado".


Em 2007 Luciana Mello lança seu quinto disco solo intitulado "Nêga", gravado de forma independente pelo selo "S de Samba", e mais uma vez com a produção de Jair Oliveira. O álbum, além das músicas inéditas, traz regravações de “Galha do Cajueiro", de Tião Motorista; “Lágrimas de Diamantes", de Paulinho Moska e “O Samba me Cantou”, de Jair Oliveira. Além disso, têm participações especiais de Gabriel, o Pensador, e Thalles, backing vocal da banda Jota Quest.

Em janeiro de 2010 Luciana Mello uniu-se a Jair Oliveira e juntos lançam o DVD/CD do projeto 'O Samba Me Cantou', gravado em fevereiro de 2009, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Com direção musical dos irmãos e arranjos de Jair Oliveira o DVD traz um repertório escolhido 'a dedo' pelos cantores, a fim de expressar suas influências, reunindo diversos compositores da música popular brasileira.

Destaque para os clássicos do samba como: Coração Leviano, Rosa, Tristeza Pé No Chão, Orgulho De Um Sambista, além dos sambas contemporâneos que não ficaram de fora como: Samba da Doca, Tempestade Em Alto Mar, Dor De Ressaca, entre outros.

Luciana Mello é considerada uma das grandes cantoras da música popular brasileira e surpreende por sua incrível performance nos palcos. A cantora sempre investiu em sua carreira se dedicando a cursos de teatro, cinema, aulas de dança e canto. Já participou dos musicais “Pocket Brodway” "Blood Wedding" "O Rei e Eu" e da peça teatral “Nunca Se Sábado”. Ela apresenta atualmente o programa da TV Cultura, Almanaque Brasil.

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário