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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eumir Deodato


Eumir Deodato (Rio de Janeiro, 22 de junho de 1943) é um produtor musical e arranjador brasileiro. Embora seja predominantemente ligado ao jazz, Deodato é também conhecido por seu ecletismo, e mistura de diversos gêneros musicais, como o rock, o pop, o rhythm and blues, o funk e a música de orquestra.

Eumir Deodato & The Heritage Orchestra - A. S. Zarathustra

Seu sucesso como artista começou nos anos 1970, e como produtor trabalhou em mais de 500 discos para diversos artistas e bandas. Como arranjador, tem parcerias com Frank Sinatra e Vinícius de Moraes, dentre outros.

EUMIR DEODATO - OS GRILOS [1970].

Um de seus mais conhecidos trabalhos é a sua versão do tema de Assim Falava Zaratustra, de Richard Strauss. A versão de Deodato foi utilizada no cinema, no filme Muito Além do Jardim (Being There, 1979), dirigido por Hal Ashby, com Peter Sellers.


Deodato participou do movimento da bossa nova nos anos 1960, porém mudou-se para os Estados Unidos da América, onde ficou radicado. Seu trabalho encontrou grande repercussão e ressonância principalmente fora de sua terra natal.

Nascido no Brasil, Eumir Deodato somou 16 discos de platina em sua carreira de artista, arranjador e produtor, com vendas de mais de 25 milhões de discos somente nos EUA. Sua discografia, incluindo as compilações e seu trabalho como arranjador, produtor e tecladista, ultrapassa 450 álbuns.


Também teve a honra de tocar com a St. Louis Symphony, que o acompanhou em seu soberbo álbum “Artistry”, a Cincinnati Symphony, a New York Philharmonic, e a Orchestra di Musica Leggera dell'Unione Musicisti di Roma. Além disso, vários artistas ao longo dos anos têm interpretado suas canções, incluindo George Benson, Lee Ritenour, Sarah Vaughan e The Emotions, para mencionar apenas alguns.


A obra desse multi-talentoso instrumentista provavelmente estará associada para sempre à sua reedição inovadora da obra clássica de Richard Strauss “Also Sprach Zarathustra", mais comumente conhecida como o tema do filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”.


A música apareceu pela primeira vez em seu álbum de estréia "Prelude", de 1972, para a gravadora CTI, que vendeu pelo menos cinco milhões de cópias. Por esse álbum, Deodato ganhou seu primeiro Grammy, e o levou ao estrelato internacional, estabelecendo um rumo para sua notável carreira. Trinta anos depois, a mesma música entrou no repertório da banda jam Phish, uma prova da duradoura influência de Deodato.

Nascido no Rio de Janeiro, de origem italiana e portuguesa, Eumir Deodato começou sua carreira tocando acordeão aos 12 anos. Pouco tempo depois, começou a estudar piano, bem como orquestração, arranjo e regência. Estritamente autodidata, mergulhou nos livros de teoria enquanto gastava incontáveis noites sentado atrás de orquestras, observando cuidadosamente como cada parte era tocada.

Sua primeira chance veio aos 17 anos, quando organizou e conduziu sua primeira sessão de gravação de uma orquestra com 28 integrantes. Não demorou muito para que Deodato se tornasse um dos ativos e respeitados arranjadores e pianistas no movimentado cenário musical do Rio de Janeiro, gravando para artistas como Milton Nascimento, Marcos Valle, Elis Regina e Antonio Carlos Jobim.


Em 1968, Deodato mudou-se para New York e começou a trabalhar com Luiz Bonfá, o lendário compositor de Orfeu Negro, além de fazer extenso trabalho de estúdio para Astrud Gilberto, Walter Wanderley, Antonio Carlos Jobim, Marcos Valle e muitos outros artistas brasileiros que viviam na “Big Apple” naquela época.

Ao escrever os arranjos para Astrud Gilberto em “Beach Samba", familiarizou-se com o produtor Creed Taylor, que o contratou para ser arranjador da CTI para outros artistas como Wes Montgomery, Stanley Turrentine, George Benson, Paul Desmond e Tom Jobim. Sua reputação nos campos da música pop e black foi reforçada por seu trabalho como arranjador para Frank Sinatra (Sinatra & Co.), Roberta Flack (Killing Me Softly, Chapter Two, Quiet Fire) e Aretha Franklin (Let Me In Your Life).

Após uma apresentação no Hollywood Bowl, com a CTI All-Stars Band, em 1972, Deodato começou a fazer a gravação do seu próprio disco. Sua estréia como líder, denominada “2001 Space Concert”, foi realizada no Madison Square Garden, em Nova York em 1973.

Após sete anos de excursão mundial, que incluiu Austrália, Japão, Canadá, América do Sul e Europa, mais oito de excursões costa-a-costa nos Estados Unidos, Deodato decidiu voltar a se concentrar no trabalho de estúdio.

Ao lado de álbuns solo de grande sucesso para as gravadoras CTI, MCA, Warner e Atlantic, seu trabalho como produtor e arranjador lhe trouxe vários sucessos. Uma de suas primeiras produções foi o single pop “Celebration”, do Kool & The Gang. Seguiu-se o sucesso na produção e aranjo para Earth, Wind & Fire, Michael Franks, Gwen Guthrie, Chuck Mangione, Breakfast Club, The Dazz Band, One Way, Con-Funk-Shun, Kleeer, Pretty Poison, Kevin Rowland (Dexy's Midnight Runners), White Lion and Brenda K. Starr, para quem produziu o hit pop “I Still Believe” em 1987. Deodato também obteve discos de platina com os álbuns “Ladies' Night”, “Something Special” e “As One”, do Kool & The Gang.



Na década de 90, Deodato continuou a impulsionar o cenário pop através de seu trabalho com a cantora islandesa Bjork. Além de ser o arranjador dos seus últimos três álbuns – “Post” (1995), “Telegram” (1996) e “Homogenic” (1997), Deodato produziu uma elogiada versão acústica da música de Bjork "Isobel", sub-intitulada “Deodato Mix”.

Também produziu para a cantora francesa Clementine, que acompanhou como convidado especial em 1994 na sua turnê no Japão; fez os arranjos e produziu uma canção “Top 10” para a cantora brasileira Gal Costa (1996); e atuou como maestro convidado com Bjork no Brasil (1996) e nos Estados Unidos, nos Tibetan Freedom Concerts no Estádio Downing (1997).

Em 1998, Deodato fez os arranjos para o álbum “Vol. II” da banda pop brasileira Titãs, que teve vendas superiores a 500.000 cópias, e “Omelete Man”, de Carlinhos Brown, bem como para o mais recente álbum da banda pop-rock Penélope Charmosa, lançado em 1999. Foi convidado especial em um projeto do pop star japonês Akemi Kakihara, gravado em Londres durante o verão de 1998.

Em 1999, fez a trilha sonora de “Bossa Nova”, um filme de Bruno Barreto, estrelado por Amy Irving, e no ano seguinte produziu o CD dessa trilha para a Verve Records. Seus projetos mais recentes incluem trabalhos de produção para o cantor de rock francês Damien Saez, para a cantora sino-brasileira Lisa Ono e para a cantora de jazz Ann Hampton Callaway.

Deodato também trabalhou em várias outras trilhas sonoras de filmes, incluindo “The Onion Field”, “The Black Pearl”, “Ghostbusters II”, “White Nights”, “The Girl From Ipanema”, “The Adventurers” (gravado com Antonio Carlos Jobim e a London Symphony Orchestra), “The Gentle Rain”, “Target Risk”, “The Reporter”, “Beat Street”, “Body Rock” e “Bossa Nova”. Suas gravações têm sido amplamente utilizadas em importantes filmes, como “Being There” e “The Exorcist”.

Em Novembro de 2001, participou de um concerto beneficente em Nova York, onde, apesar de ter tocado apenas uma música (“Also Sprach Zarathustra: 2001”), obteve reação tão fantástica que Deodato foi encorajado a voltar a fazer shows.

Em 2002, fez algumas selecionadas apresentações, começando com um concerto na Vienna Opera House, como parte do Vienna Summer Jazz Festival. A apresentação foi seguida por outras em Villach (Áustria), Pori (Finlândia), Haia (North Sea Jazz Festival), e muitos outras que se seguiram, em cidades como Cape Town (África do Sul), Roma e Rimini (Itália), Amenia, NY (Organização Mundial da Paz), Antigua, Guatemala, etc.


Em 2002, trabalhou no Rio de Janeiro com Milton Nascimento, obtendo o Grammy Latino para “Tristesse”, como melhor canção do ano no Brasil. Em seguida, trabalhou com diversos artistas, dentre os quais Barbara Mendes, Ana Carolina, Fernanda Abreu, e mais recentemente , KD Lang para o seu álbum de 2004.

Em 2007, a gravadora brasileira Biscoito Fino lançou o CD/DVD "Deodato Trio in Rio", gravado na Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro no final de 2007, com Marcelo Mariano no baixo e Renato Massa na bateria. O álbum inclui interpretações de algumas das mais memoráveis canções de Antonio Carlos Jobim e também comemora seu aniversário póstumo. Nesse mesmo ano a gravadora Verve também lançou "Do It Again".

Eumir Deodato & Al Jarreau "Double Face"

Em 2011, colaborou com o terceiro álbum da banda de rock paulistana Huaska, "Samba de Preto". O álbum também conta com a participação de Elza Soares na faixa que dá nome ao CD. O álbum, lançado em janeiro de 2012, vem com misturas inéditas de rock, bossa nova e samba, o que a própria banda define como "Bossa Metal". Dentre os destaques do CD estão as músicas em que Eumir Deodato colaborou: a regravação de "Chega de Saudade" em versão rock, "Ainda não acabou" e "O mar".


FONTE

WIKIPÉDIA

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