Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Diário da Música ♪♫: Oscar Castro-Neves



Diário da Música ♪♫: Oscar Castro-Neves O compositor, arranjador e violonista Oscar Castro Neves morreu de câncer no dia 27/09/13, aos 73 anos, em sua casa, em Los Angeles. O músico, considerado um dos precursores da Bossa Nova, nos anos 1950 formava o conjunto Irmãos Castro Neves, com os irmãos Iko, Léo e Mário.

Oscar Castro Neves iniciou a carreira aos 16 anos, ao compor "Chora tua tristeza", canção que o amigo Luvercy Fiorini letrou e que Alaíde Costa gravou somente três anos depois.

Natural do Rio de Janeiro, Oscar começou a carreira musical tocando cavaquinho. Após começar a tocar violão, montou o grupo com os irmãos Mário, pianista. Iko, baixista e Léo, baterista.
Junto com Tom Jobim e João Gilberto, ele é reconhecido como um dos responsáveis por estabelecer a reputação da Bossa Nova no exterior, especialmente nos EUA. Participou inclusive, ao lado de Roberto Menescal, Carlos Lyra e outros, do acompanhamento musical de Tom Jobim e dos demais participantes da lendária apresentação no Carneggie Hall, em 1962.
Ele acabou se mudando para o país, onde tocou com o quinteto de Dizzie Gillespie, depois com o trio de Lalo Schifrin, o quarteto de Stan Getz e o quarteto de Laurindo de Almeida. Gravaria depois com Quincy Jones, Ella Fitzgerald, Herbie Hanckock, Barbra Streisand e até com Michael Jackson.
Em Los Angeles, Oscar Castro Neves trabalhou também como arranjador de trilhas sonoras de filmes como Blame it On Rio, Gabriela, LA Story, He Said She Said, Larger Than Life. Fez valer as aulas de instrumentação e arranjo que um dia teve com Moacir Santos, tornando-se também diretos de musicais e produtor de discos. Em 1999, associou-se ao violoncelista Yo Yo Ma e dele produziu Soul of Tango, com o qual voltaria ao calor dos holofotes conquistando o prêmio de "melhor crossover clássico".
Em 2008 ele foi instrumentista e codiretor musical do espetáculo "Bossa nova 50 anos", realizado na Praia de Ipanema, no Rio.
Notícia publicada na edição de 30/09/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C -
 
 
FONTE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário