Páginas

domingo, 5 de abril de 2015

Gabriela Queiroz


Nascida em Cataguases-MG, iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB, onde foi aluna de Ademar Rocha e Yerko Pinto. Aos dezessete anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a estudar com Daniel Guedes, concluindo seu Bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música em 2007. Estudou entre os anos de 2007 e 2008 com o professor Marcello Guerchfeld em Porto Alegre-RS. Também teve aulas com Detlef Hahn em Londres e Patinka Kopec em Nova Iorque. Atualmente recebe orientação do professor Shmuel Ashkenasi, violinista do famoso Quarteto Vermeer.


Obteve primeiro lugar em importantes concursos, entre eles o “Concurso Jovens Instrumentistas” – Piracicaba-SP em 2001, o “Concurso Jovens Solistas da OSBA” em 2003 e 2006 e o “Concurso Furnas Geração Musical” também em 2006.

Vem se apresentando como solista das seguintes orquestras: Sinfônica Brasileira, Sinfônicas da Bahia, da Paraíba, do Rio Grande no Norte, de Piracicaba entre outras. Como recitalista e camerista, vem atuando intensamente em todo o Brasil ao lado de renomados músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Daniel Guedes e agora também como membro do Quarteto da Guanabara.

Como professora lecionou nos Festivais de Domingos Martins – ES e São Brás – MG, e acaba de assumir o cargo de Professora Auxiliar da UFRJ. Desde 2003 é violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Gabriela atualmente toca em um violino “Giuseppe Gagliano” que pertenceu à violinista Mariuccia Iacovino, gentilmente cedido por Myriam Dauelsberg.


Gabriela Queiroz, iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa (PB) sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec e Shmuel Ashkenasi (ChicagoEUA). Em 2014 obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor André Cardoso.


Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (atual Orquestra Sinfônica), Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, dentre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos, dentre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário