Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hugo Bellard


Hugo Bellard é um arranjador, maestro, produtor musical, compositor, letrista e autor de jingles brasileiro. Sua carreira começou profissionalmente com 16 anos, quando já tocava em orquestras. Começou tocando jazz, bossa nova e soul music mas, como arranjador e produtor de música pop e rock, contribuiu para o sucesso de dezenas de artistas conhecidos. Foi quando formou seu primeiro conjunto, o Forma 4, do qual fazia parte o baterista de jazz Paschoal Meirelles.

Ao mesmo tempo Hugo entrou para uma banda chamada Os Homens de Ouro. A banda era formada por músicos da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, músicos da orquestra da TV Globo, e o cantor Hugo Brando. Hugo Bellard era o único jovem no meio de feras como Aurino Ferreira, Altamiro Carrilho, Jorginho do Sax e outros grandes nomes da música instrumental. 

Aos 18 anos, enquanto estudava orquestração e composição com Guerra Peixe na Pro-Arte, na mesma turma da qual faziam parte o hoje produtor e gaitista Rildo Hora e o pianista e arranjador Antônio Adolfo (colegas de turma), Hugo fundou junto com o jornalista Armando Henrique, o movimento Musicanossaque reuniu os maiores nomes da bossa nova em shows semanais no Teatro Santa Rosa do Alrimar Rocha em Ipanema. A direção musical dos shows era de Hugo Bellard, Antonio Adolfo e Roberto Menescal.


Do movimento fizeram parte os maiores nomes da Bossa Nova como Marcos Valle, Nara Leão, João Donato, Roberto Menescal, Paulo Sérgio Valle, Cláudia, Márcia, Beth Carvalho, Egberto Gismonti, Ronaldo Boscoli, Rosinha de Valença, Tito Madi, Carlinhos Lyra, Paulo Moura, Quarteto em Cy, Mauricio Einhorn, Johnny Alf, Lúcio Alves, Ugo Marotta, Trio 3D, Oscar Castro Neves, Don Salvador, Mauricio Duboc, Toninho Horta, e Taiguara dentre outros. 


Hugo, além de fazer arranjos, era Diretor Musical de um dos 3 grupos. As principais gravadoras lançaram 3 Álbuns históricos do movimento. Com o fim do movimento, Hugo Bellard ingressou como tecladista no grupo Fórmula 7, um dos mais conceituados grupos instrumentais e de pop music do Rio de Janeiro. Na foto à direita o grupo se apresentando na TV Globo. 



Do grupo faziam parte feras como Marcio Montarroyos, Luis Maya (o Luisão no baixo), Hélio Delmiro na guitarra, e mais João Luis, Pedrinho, Sérgio Trumpete e Gerson King Combo. O grupo tocava em clubes de elite e chegou a acompanhar Roberto Carlos em alguns programas na TV Rio, no lugar do RC7. 

Na foto Hugo Bellard está à direita aos teclados. Ao fundo o baterista Paschoal Meirelles. 

Do Fórmula 7 Hugo Bellard foi direto tocar com Ivan Lins, no auge da carreira do cantor-compositor. Madalena e Que Pena eram sucessos nas rádios. Ivan Lins e seu grupo se apresentavam semanalmente em cada capital do Brasil, no programa da TV Globo Som Livre Exportação, programa esse que marcou época. Foram 2 anos com Ivan Lins, em viagens por todo o Brasil. 

Com o final do grupo do Ivan, Hugo passou a compor e arranjar Jingles para a Zurana, empresa de Marcos Valle, Nelson Motta e Paulo Sérgio Valle. 
Um dos mais famosos arranjos foi da Canção de Natal da TV Globo, o arranjo original. A música até hoje é tocada nos finais de ano da emissora.

Ao mesmo tempo Hugo trabalhava para a empresa cinematográfica e de jingles Laza Cinematográfica, aonde compôs um jingle para o então novo Boeing Jumbo 747 da empresa aérea Panam. Este jingle ganhou uma concorrência internacional promovida pela Panam, com compositores de cada cidade do mundo aonde a Panam pousava. Hugo Bellard venceu concorrentes de peso como Burt Bacharach que representou os Estados Unidos. 

Nas grandes gravadoras a presença de Hugo Bellard nos teclados era quase obrigatória. Participou de faixas com diversos artistas de nome como Raul Seixas (Raulzito), Milton Nascimento, O Terço, João Nogueira, Luis Melodia, Ivan Lins, Doris Monteiro, Marisa Gata Mansa (Viagem), e muitos outros. 


Como lazer, Hugo Bellard tocava no Clube de Jazz e Bossa dirigido por Ricardo Cravo Albin em Ipanema - Veja no Dicionário Cravo Albin

Tecladista
Trabalhou como tecladista de Ivan Lins de 1971 a 1973. Outros artistas com quem trabalhou foram Pery Ribeiro, Leny Andrade, Marcos Valle, Banda Veneno de Erlon Chaves e Taiguara, além de tocar em discos de Raul Seixas, Marcos Valle, Marisa Gata Mansa, Doris Monteiro, Lúcio Alves, Hermínio Belo de Carvalho, João Nogueira, Tito Madi, Evinha, Roberto Ribeiro, Geraldo Vespar, Milton Nascimento, Agnaldo Timóteo, Silvio Cesar, O Terço, e outros. Foi integrante do Formula 7, grupo instrumental de soul jazz com Marcio Montarroyos, Helio Delmiro, Luis Maya e Gerson King Combo.

Direções musicais
Fez arranjos e direções musicais para peças de Millor Fernandes, espetáculos de Carlos Lyra e Juca Chaves, dentre outros.

Foi diretor musical do espetáculo GEMINI V 2, com Pery Ribeiro e Leny Andrade, com direção geral de Miele & Bôscoli.

Arranjador
Discografia: Marcos Valle (LP Vento Sul, 1972), Peninha (Sonhos, 1977), Carlos Lyra (LPs Eu e Elas, Carlos Lyra, e Herói do Medo), Leny Andrade, Fernando Mendes (Você Não me Ensinou a te Esquecer), José Augusto, Pery Ribeiro, Renato e Seus Blue Caps, Sally Baldwyng, Marizinha, Golden Boys, Zé Rodrix (Soy Latino Americano), Sidney Magal, The Fevers, Canção de Natal da TV Globo, Montezuma, Sandy Q, Superbacana, Odair José, Othavio Bonfá, Adriana, Rosemary, Ian Guest e outros.


Produtor
Como produtor, além de produzir três discos antológicos do grande nome da MPB Carlinhos Lyra, descobriu o cantor e baterista Serginho, do grupo Roupa Nova, e lançou a atriz Elizângela como cantora, que resultou no compacto simples mais vendido do mercado de discos brasileiros com a música Pertinho De Você, que também foi lançado em língua espanhola em países da América Latina.

Autor - compositor
Como autor tem músicas gravadas por dezenas de artistas como Leny Andrade, Carlos Lyra, The Fevers, Gerson King Combo, Adriana, Golden Boys, Marizinha, Sidney Magal, Renato e Seus Blue Caps, Wando, Silvio Cesar, Forma 4, Limão com Mel, Sula Miranda, Fernando Mendes, Quinteto Ternura, Montezuma, e muitos outros.

Algumas de suas composições foram em parceria com Paulo Sérgio Valle, Fernando Mendes e Renato Barros (do grupo Renato & Seus Blue Caps).

Disco lançado no exterior
O disco de Hugo Bellard Free Love Concert, em que misturou dance, rock e pop com a utilização dos sintetizadores pioneiros Moog e Arp Soloist, foi lançado em diversos países como Inglaterra, Estados Unidos, México, Espanha, Chile, Porto Rico, Japão e Alemanha, pelas gravadoras Capitol, EMI, Decca e Odeon.


Jingles
É ainda autor de dezenas de jingles, sendo que ganhou uma concorrência internacional para o jingle da Pan Am defendendo o Brasil, quando do lançamento do Jumbo, concorrência da qual participou até Burt Bacharach, representando os Estados Unidos. Outro exemplo é o arranjo original da música de natal da TV Globo.


Dos jingles, Hugo Bellard passou a ser convidado para fazer arranjos para outros artistas. Foram dezenas de discos de ouro e platina, com destaque para arranjos para Jorge Benjor, Zé Rodrix, Carlinhos Lyra, Marcos Valle, Peninha (Sonhos), Sidney Magal (Sandra Rosa Madalena), Fernando Mendes (Você Não Me Ensinou a Te Esquecer), Luis Ayrão, Pery Ribeiro, Marizinha, Renato & Seus Blue Caps, The Fevers, Rosana, José Augusto, Golden Boys, Juca Chaves, e muitos outros de todos os estilos. Os arranjos para novelas da Globo também foram muitos. 

Paralelamente Hugo Bellard compunha com parceiros de nome como Paulo Sérgio Valle (foto à direita), Wando e outros, isso quando não fazia suas próprias letras. Algumas destas composições foram grande sucesso.

As direções musicais de teatro eram muitas. E as produções musicais para as grandes gravadoras eram frequentes, a ponto de passar praticamente 18 horas por dia em estúdios, e fazer perto de 40 arranjos por mês. 

Para a gravadora EMI, hoje administrada pela Universal, Hugo Bellard gravou um disco próprio no estilo pop-dance, o Free Love Concert, que foi lançado no mundo inteiro, chegando a entrar na parada de sucessos do México e de outros países. Nos Estados Unidos e na Inglaterra foi lançado pela Capitol.

Outros discos que Hugo Bellard gravou foram o Alcatraz Black Band, e o Som Jovem Italiano, que foi lançado na Itália e entrou na parada de sucessos daquele país. No repertório deste disco estavam clássicos da música brasileira em ritmo dance, com letras em italiano. O Album era cantado por grandes nomes da música brasileira do momento como Evinha, Claudinha Telles, Marizinha, Valter Montezuma dentre outros. 


Com o cantor Peninha, em 1978 veio um dos maiores sucessos em vendagens no Brasil, com arranjos de Hugo Bellard: "Sonhos", do Peninha. A música além de vender mais de 500.000 discos naquele ano, um recorde para a época, veio a ser regravada por Caetano Veloso mais tarde, voltando a ser um grande hit. 



Mas o grande sucesso veio com a atriz global Elizangela, numa brincadeira gravada em casa que virou sucesso. A música "Pertinho de Você", música, letra, produção e arranjo de Hugo Bellard, tornou-se o Compacto Simples mais vendido de todos os tempos da era do vinil, vendendo no total acima de 1 milhão de discos, numa época em que vender 100 mil discos já era um grande feito.


A música viria a ser regravada por mais de 50 cantores e bandas, como por exemplo até em forró, pela banda Limão com Mel, dentre outros. Além desse feito, a música ficou 48 semanas em primeiro lugar na parada Nopem, que era a parada de sucessos oficial seguida pelas rádios naquela época. 


O mega sucesso de Hugo Bellard no Brasil, acabou o levando ao exterior. Nos Estados Unidos compôs parcerias com o produtor da West Coast Kim Foley, um dos mais excêntricos produtores e compositores do meio musical americano, com diversos discos de ouro por lá. Na época Hugo Bellard foi convidado para inúmeros eventos pela revista Cash Box, a revista rival da Bilboard. Num destes eventos, o lançamento do disco e aniversário da cantora Latoya Jackson, Hugo Bellard conheceu Michael Jackson. 


Outro arranjo de peso foi feito para o cantor José Augusto: "Primeiro Amor". Lançado no exterior em espanhol, a música vendeu mais de 1 milhão de discos no México, Espanha e países de língua espanhola. 


Desde 1997 o maestro Hugo Bellard entrou na era da informática, fundando o site MusikCity, atualmente um dos mais visitados do brasil com cerca de 70.000 visitantes únicos por dia segundo o provedor de hospedagem e o principal motor de pesquisa do mundo. São 320 mil a 450 mil páginas vistas por dia através do motor de pesquisa, além das pessoas que entram por já conhecerem o site nos últimos 17 anos. 


O site, que foi feito com apoio de radialistas de todo o Brasil, já tem cerca de 6.700 radialistas cadastrados. Além disso já recebeu mais de 65 milhões de visitantes em 17 anos. Os principais atrativos do site são a Parada de Sucessos, que é seguida pela maioria das rádios brasileiras, a mostra turística de mais de 400 cidades brasileiras, além de mostras da música brasileira para o exterior e ajuda em divulgação de rádios de todo o brasil. 

Na foto em 2013 a galera do Roupa Nova - Kiko, guitarrista (esquerda)
e Nando, baixista (direita) - ao centro o maestro Hugo Bellard

Na foto regendo o seu arranjo de "Sonhos", do Peninha, na gravadora Universal-Polygram no Rio, que virou Disco de Platina.

Hugo Bellard tem seu nome em mais de 200 álbuns de artistas de nome no Brasil e no exterior. Seus discos já foram lançados nos Estados Unidos, Inglaterra e mais 18 países. 


Na foto o maestro Hugo Bellard no Rio com o cantor D'Black, que estourou várias músicas no topo das paradas de sucesso. A foto foi tirada em 2009, no Hard Rock Cafe, Rio de Janeiro. 


Na foto com nossa equipe, o Buchecha da dupla Claudinho e Buchecha. A Parada de Sucessos do site MusikCity é seguida por radialistas e cantores. 


Com o amigo Ricardo Fegalli, tecladista e arranjador do Roupa Nova, que também é produtor e arranjador da cantora Aline Barros. na casa dele (2013). Foi o maestro Hugo Bellard quem apresentou o Serginho (baterista e cantor) ao grupo Roupa Nova. 



Na foto o maestro Hugo Bellard e o autor Fernando Mendes preparam a gravação de "Você Não Me ensinou A Te Esquecer", que virou um clássico da MPB e disco de platina tanto na voz de Fernando Mendes quanto na de Caetano Veloso. 



Na foto a coordenadora da Parada MusikCity Sabrina Niskier com Claudia Leite, na entrega do prêmio Cidadã Carioca à cantora. 




MÚSICA COM HUGO BELLARD: 

Parada de Sucessos









fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Bellard

http://www.hugobellard.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário