sábado, 3 de julho de 2010

Richard Marx





Em 1989 eu não gostava de perder um só capítulo de "Top Model" - telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, entre 18 de setembro de 1989 e 4 de maio de 1990 - 
Assisti o reprise em 1991. Eu era fã de quase todos do elenco, ainda me lembro dos artistas que fizeram os papéis principais: Malu Mader, Taumaturgo Ferreira, Evandro Mesquita, Eva Todor, Denise del Vecchio, Gabriela Duarte, Cecil Thiré, Drica Moraes, Nuno Leal Maia, Maria Zilda Bethlem, Zezé Polessa, Alexandre Frota, Jonas Torres, Marcelo Faria, Jonas Bloch, Suzy Rêgo. A trilha sonora marcou minha história naquelas duas ocasiões. Minha filha Marianne adorava "Eu Só Quero ser Feliz" (Buana 4), música de abertura da novela. Eu gostava muito de "Oceano". de Djavan, "Dizer Não é Dizer Sim", de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens; "Vida", de Fábio Junior; "Fica Comigo", de Placa Luminosa" Entre as nacionais e entre as internacionais Right Here Waiting, de Richard Marx. 

Richard Noel Marx (Chicago, 16 de setembro de 1963) é um cantor e compositor pop muito famoso nos anos 1980 com a canção "Right Here Waiting".


Marx é o único filho de Ruth, uma ex-cantora, e Dick Marx, um músico de jazz e fundador de uma empresa de jingles de sucesso na década de 1960.

Antes do primeiro álbum, Richard Marx cantou em comerciais e foi um vocalista de apoio de Lionel Richie. Aprendeu as habilidades comerciais que lhe fizeram uma estrela do rádio nos anos oitenta. Marx se deu bem no lançamento de seu primeiro trabalho em 1987. Não pode se deixar de falar de suas qualidades musicais, sendo um grande guitarrista, compositor, pianista e produtor. 

O primeiro hit foi Don't Mean Nothing, mas o forte mesmo são as baladas, como Right Here Waiting que o tornaram conhecido. 


Richard Marx de 1987 e Repeat Offender de 1989 foram os dois primeiros trabalhos mais importantes do início de sua carreira. Right Here Waiting é a sua mais conhecida música.


Now and Forever foi o maior hit do disco Paid Vacation de 1994, mas não teve tanto sucesso como os anteriores, e assim Marx entrou em um período de exclusão, voltando em 1997 com Flesh & Bone



Depois daquele ano, Richard Marx produziu um CD com os maiores sucessos, ao mesmo tempo em que produziu At The Beginning, um dueto com Donna Lewis que se tornou tema do filme Anastásia.



Não apenas as grandes baladas dele estão incluídas no álbum Greatest Hits, mas também há músicas mais movimentadas como Should've Known Better e Satisfied, além de outras viagens líricas - Don't Mean Nothing, Take This Heart e Hazard.





Em 1999, Richard Marx começou a trabalhar em seu próprio estúdio, enquanto isso já escrevia novas canções para o sexto álbum, além de ter tempo para se dedicar a instituições de caridade que ajudam pessoas com problemas, ou mesmo institutos de tratamento de doenças como a fibrose cística, e ainda uma lista longa de causas humanitárias.

O trabalho de Richard com outros artistas a partir de 1999 inclui a produção de músicas para Laura Pausini e Sarah Brightman. Mas ele também produziu If You Ever Leave Me para Barbra Streisand e Vince Gill. Produziu também This I Promise You para o 'N Sync, Still Holding Out For You para as garotas do grupo country SHeDAISY.




Em 2000, Marx co-escreveu e produziu canções como Angel On My Shoulder para Natalie Cole e To Where You Are para a ópera do cantor Josh Groban. Seu trabalho com Kenny Rogers incluiu duas canções, Crazy Me e I Do It For Your Love.




Por outro lado, Richard Marx escrevia as canções para o sexto álbum de estúdio. Days in Avalon foi lançado em 2000.


Depois disso, escreveu e produziu canções com Michael Bolton para o álbum Only a Woman Like You de 2001, e escreveu quatro canções com Kenny Loggins. No Japão, lançou seu álbum Days in Avalon em setembro de 2002.

Richard Marx ganhou um Grammy em 2004 para a canção Dance With My Father, que ele escreveu com Luther Vandross.


No mesmo ano, lançou o álbum My Own Best Enemy, um trabalho com 12 canções novas. 


Richard Marx escreveu todas as músicas, mas apenas com exceção de uma canção escrita por Fee Waybill. De acordo com Richard Marx, este álbum é um retorno as guitarras de base e ao rock iguais ao início de sua carreira, nos quais foi influenciado durante os anos pela R&B music e pela música country.

Quando o músico aspirante tinha 17 anos, uma fita com algumas de suas canções chegou nas mãos de Lionel Richie, que o encorajou a seguir uma carreira musical, ajudando-o a se mudar para Los Angeles. Após se formar na escola secundária, tornou-se backing-vocal dos The Commodores e também de Madonna, a partir dali, não parou mais.

Examinando os últimos anos, Marx diz que ele desfruta a sua vida nova e que não lamenta não estar mais em evidência:

- Eu não parei de cantar. Eu não parei de viajar. Eu não perdi nada disso. Eu realmente me sentia bem. Estive oito ou nove anos onde não falhamos e isso é muito ruim, pois eu pensei que ia ser sempre assim desde quando comecei.
- Não era como eu sentisse alguma amargura ou “O que vou eu fazer agora????”- eu me reinventei imediatamente como compositor e produtor para trabalhar com outras pessoas. E eu ainda penso que isso é meu futuro. Eu ainda penso que isso é onde minha carreira de 30 ano vai chegar.
- Eu fiz muito mais música nos últimos sete anos do que como um artista, pois estou saltando de um projeto a outro e a outro, e não me limito a fazer um álbum sempre a cada dois anos. Assim, eu escrevi e gravei estas canções durante os últimos sete anos. Não só consegui trabalhar com rock and roll, country, jazz, mas também com vários artistas e tipos diferentes de gravações.
- E ainda assim consegui levar minhas crianças a escola todas as manhãs e tomar café da manhã com minha esposa, quase diariamente, e voltava para casa para o jantar, quase diariamente. Eu realmente tenho uma vida normal.

Celebrando um Grammy numa pizzaria com a família pode não ter sido a primeira escolha para Marx quando foi indicado pela primeira vez em 1988, mas é aparente que ele tem uma perspectiva diferente das coisas hoje em dia. Isso se mostra nas suas letras para este novo álbum que soa mais confessional do que alguns dos trabalhos anteriores.

Richard Marx foi casado com a atriz Cynthia Rhodes, durante 25 anos. O casal teve 3 filhos: Brandon (nascido em 1990), Lucas (nascido em 1992), e Jesse (nascido em 1994).

Richard e Cynthia Rhodes conheceram-se em 1983 no filme «Staying Alive», em que a atriz fazia par romântico com John Travolta. Casaram-se em 1989 e estabeleceram-se em Chicago onde criaram os seus três filhos.


Atividades recentes

Em junho de 2008, Marx participou do programa de TV "Songwriters In The Round Presents: Legends & Lyrics." no Episodio 102 da primeira temporada, Marx aparece com Kenny Loggins, Nathan Lee, e com a banda Three Doors Down. Neste episódio aparece também uma entrevista com Diane Warren.

Numa entrevista publicada na revista Rolling Stone em Junho de 2009, Marx disse que se sentiu "envergonhado" ao ser vinculado a uma multa de $ 1,92 milhão de dólares contra Jammie Thomas-Rassetby, por conta do processo aberto pela RIAA (Recording Industry Association of America). Rasset tinha compartilhado 24 músicas no site de compartilhamento de arquivos Kazaa em 2005, e "Now and Forever" de Marx era uma das musicas.

Marx tocou piano na canção "Here", alem de produzir para Matt Scannell, participando nos vocais em duas musicas do álbum Vertical Horizon's de 2009.Também apareceu em um vídeo no YouTube "ASK KevJumba 2," cantando com KevJumba.

Em Março de 2011, Marx canta uma prova da NASCAR. Em Maio de 2011, Marx foi convidado para o palco do Curran Theatre de São Francisco, onde ocorria a noite de abertura de uma apresentação de Hugh Jackman. Ao apresentar o visitante misterioso, Jackman disse que era fundamental para ajudá-lo no show, pois já haviam ensaiado. O visitante misterioso foi revelado como sendo Marx. Eles então cantaram "Right Here Waiting", e acabaram mudando a letra do último refrão para "Right Here Waiting for Hugh".


No verão de 2011, Marx colabora com a dupla de comediantes da internet Rhett and Link.

Entre 2016 e 2017, Marx apareceu num programa de TV na Austrália, cantando "Right Here Waiting" num comercial do HotelsCombined.

O cantor também ajudou a prender um passageiro desordeiro num voo da Korean Air. Foi o próprio músico que partilhou a história nas redes sociais. Segundo Marx, o incidente aconteceu num voo de Seul, na Coreia do Sul, para Hanói, no Vietnam. O homem começou a atacar outros passageiros, criando um "caos" no avião, contou o cantor, que considerou a situação "perigosa". Numa imagem divulgada por Marx no Twitter é possível ver o cantor segurando uma corda para imobilizar o passageiro.

Richard Marx no Brasil

A primeira vez que Richard se apresentou no Brasil foi em junho de 2010, apesar de já conhecer o País. “Quando contei para meus amigos que iria fazer show no Brasil, eles ficaram muito animados. Disseram que eu tinha muita sorte”, conta. O público brasileiro conferiu a apresentação do artista norte-americano na casa de shows Via Funchal, na capital paulista, e contou com a participação do cantor Matt Scannell, parceiro de longa data de Marx. A dupla de amigos e colaboradores vieram ao país mostrar ao público brasileiro as canções dos álbuns “Emotional Remains”, “Sundown” e “Duo”, além de sucessos dos anos 80 e 90 em formato acústico.

Right Here Waiting fez parte da trilha sonora da novela Top Model, sendo o tema de amor de Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira). Já a musica Hazard foi tema de Stella (Beatriz Segall), na novela De Corpo e Alma.


Nenhum comentário: