O compositor Roberto Martins nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 29/1/1909 e faleceu em 14/3/1992. Órfão de pai com um ano de idade, estudou na Escola Pública Teófilo Otoni e aos 12 anos trabalhava numa fábrica no bairro da Tijuca, do Rio de Janeiro, passando depois para outra indústria no bairro de São Cristóvão, onde ficou até os 15 anos.
A influência musical marcou-o bem cedo em casa: a mãe tocava piano, instrumento que ele logo começou a aprender. Por volta de 1925, já havia feito algumas composições, de que ele próprio não gostava. Seu terceiro emprego foi no ramo de calçados - fábricas e lojas -, atividade em que permaneceu até os 20 anos, quando decidiu entrar para a polícia como guarda-civil.
Nesse período compôs seu primeiro samba,
Justiça (1929), que, embora não chegasse a ser gravado, teve sua letra publicada no livro Samba, de Orestes Barbosa.
Em 1933 conseguiu que duas de suas composições fossem gravadas por Leonel Faria, na Odeon:
Regenerado e
Segredo.
Em 1936, com Valdemar Silva, compôs
Favela, interpretado por Francisco Alves em disco Victor, um de seus maiores sucessos, que se tornou um dos grandes clássicos da música popular brasileira e que foi regravada por outros grandes nomes da MPB. Essa música acabou recebendo mais de cem outras gravações, além de ser uma das primeiras brasileiras editadas nos Estados Unidos.
Em 1937 foi transferido para o 5° Distrito, como investigador, lá ficando até 1939, quando conseguiu licença de dois anos e não mais voltou à polícia, desempenhando a partir dai somente atividades relacionadas com a música.
SE ESSA RUA FOSSE MINHA (Roberto Martins e Mário Lago) Luiz Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário