Tostão e Guarani
Há pelo menos 10 anos a dupla, a convite da apresentadora Inezita Barroso, participa deste que é o mais tradicional e importante programa de música sertaneja de raiz da televisão brasileira. “É sempre um prazer enorme cantar lá, este programa é uma vitrine nacional; a gente sempre comenta que o modismo do sertanejo moderno passa, mas a autêntica música sertaneja permanece e é esta que o povo quer ouvir”, diz Guarany.
O repertório da apresentação ficou amarradinho nas seguintes músicas: “Anjo bom” (de Guarany); “Estrada de chão”, de Aurélio Miranda; um pout-pourri com músicas do Trio Parada Dura (“Último adeus”, “Blusa vermelha”, “Avião das nove") e “Aurora do mundo”, de Goiá.
Tostão e Guarany lançaram o DVD comemorativo dos 25 anos de carreira, intitulado do “Caipira ao digital”, que contou com a participação de amigos de longa data, como Aurélio Miranda, Lígia Mourão, Délia (da dupla com Delinho), Grupo Tradição e o Grupo Seis é D+.
A dupla Tostão e Guarany se formou em 1983, gravando um compacto duplo em 1984, depois o LP “Luzes do além” (1985), um single (1995) e os CDs "Recordações” (2000) e “Tostao e Guarany” ao vivo (2008).
A DUPLA
Tostão, já aprendeu a tocar violão de ouvido e a cantar desde criança. Seus pais tinham um conjunto no Rio Grande do Sul, que apresentavam-se em bailes e logo cedo conviveu com o mundo artístico. E já em Campo Grande, convivia com outros artistas que hospedavam-se no hotel de sua família, e muitas vezes tocava e cantava para que eles o ouvissem.
Aos 19 anos, formou uma Dupla com Aurélio Miranda, em Campo Grande/MS, e gravaram um disco LP pela Gravadora Califómia (SP) e em seguida, outro pela Continental-Chantecler (SP).
Participou de inúmeros eventos como: Projeto "Prata da Casa", shows para Fundação de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal, e ainda em todo o Estado de MS e "Festa dos Estados" (RJ-1982), "Feira da Previdência" (RJ-1982), "Noite Sul- mato-grossense" (São Bemardo-SP-1982), show com Gonzaga, Gonzaguinha, Pepeu Gomes e Ney Matogrosso no Teatro Municipal de São Paulo-SP, show em Pedro Juan Caballero, em 1982, entre muitos outros.
Guarany, aos 13 anos de idade ganhou uma sanfona de 48 baixos e aprendeu a cantar ouvindo as músicas de Zé Correia e Dino Rocha. Começou a tocar em inúmeras festas, acompanhando seu tio Altair Rodrigues, o "Cheiro".
Aos 15 anos, ganhou de seu padrinho, uma acordeon Todeschini de 80 baixos. Em seguida formou dupla com Lígia Mourão, o "Duo Canto Livre", acompanhado pela sanfoneira Itami. A dupla durou por 03 anos, porém não chegou a gravar. Participou e venceu o 10º Festival de Música promovido pelo Fasul na Vila Bonanza e no próximo ano, tirou o 2º lugar no mesmo festival.
Em 1983, Guarany conheceu Tostão e após cantarem juntos, por acaso, decidiram formar a dupla "Tostão e Guarany". Gravam um disco compacto pelo "La Selva"- Gravadora Universal Records.
Desde então a dupla tem alcançado grande sucesso como artistas representantes da cultura sul-mato-grossense, apresentam-se constantemente em eventos e para públicos diferenciados, sempre com muito sucesso.
Tostão e Guarany apresentaram-se no Programa Viola Minha Viola no dia 28/04/2010.
Mais informações no livro Os Pioneiros - A Origem da Música Sertaneja de MS.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário