Filho de músicos, o violoncelista brasileiro Leonardo Altino começou seus estudos musicais aos cinco anos de idade e realizou sua primeira apresentação aos oito. Aos onze, tocou pela primeira vez com uma orquestra sinfônica o Concerto nº 1 de Saint-Saëns. Sua descoberta nacional veio em 1986, aos quatorze anos, quando Leonardo foi o mais jovem vencedor no concurso “Jovens Concertistas Brasileiros”, competição de prestígio no Rio de Janeiro, que o levou a se apresentar com as principais orquestras do Brasil. Aos dezenove, Leonardo Altino conquistou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar (Chile) e desde então realizou concertos por todo o Brasil, Chile, Colômbia, Coréia, Taiwan, Venezuela e Estados Unidos.
Elogiado pela revista Strad por sua “inteligência excepcional e som excepcionalmente elaborado”, Leonardo foi solista com as orquestras Sinfônica de Boston, Filarmonica de Bogotá, Sinfônica de Jackson, Sinfônica de Memphis, Sinfônica de Montgomery, New England Chamber, Pro Symphony Musica, Sinfônica Brasileira, Sinfônica Nacional, Sinfônica Nacional de Chile, Sinfônica de São Paulo e do Festival Virtuosi, entre outras, sob a direcção de maestros como Eleazar de Carvalho, Mark Churchill, Isaac Karabtchevsky, David Machado, Carl Saint-Clair e Benjamin Zander entre outros. Como camerista, tem colaborado com músicos como Monique Duphil, Ilya Gringolts, Krysa Oleh, Steven Mackey, Antonio Meneses e o Quarteto Miró. Juntamente com sua esposa, Soh-Hyun Park Altino, e o pianista Victor Asuncion, participa do recém formado Dunamis Trio.
Professor apaixonado e mentor de jovens músicos, Leonardo faz parte do corpo docente da Escola de Música Rudi Scheidt da Universidade de Memphis, Tennessee. É frequentemente convidado para realizar master classes e ensinar em vários festivais ao redor do mundo, incluindo o Festival y Academia Nuevo Mundo, Campos do Jordão, Duxbury, Fábrica de Música, MIMO e nos festivais Virtuosi. Durante os verões, ao lado de sua esposa, ensina no Programa Estudo Intensivo de Cordas no Festival MasterWorks. Antes de sua posição atual em Memphis, Leonardo Altino foi escolhido para participar do Cello Fellowship da Orquestra Sinfônica de Montgomery como artista residente por dois anos.
Leonardo Altino estudou no New England Conservatory of Music, na Escola Superior de Música de Detmold e na Universidade de Illinois e teve como principais professores Francisco Pino, Aldo Parisot, Laurence Lesser, Marcio Carneiro e Suren Bagratuni.
Atualmente, reside em Memphis, Tennessee, com sua esposa e filho, David.
SOBRE O DUO
Há mais de trinta anos que Ana Lúcia e Leonardo, um duo formado por mãe e filho, se apresentam em Nova York, Boston, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Santiago (Chile) e muitas outras cidades nos Estados Unidos e no Brasil. Frequentemente o duo viaja com o violinista Rafael Garcia, marido há 45 anos de Ana Lúcia e pai de Leonardo. Rafael e Ana Lúcia foram mentores, professores, treinadores, colaboradores, companheiros de viagem, apoiadores e inspiração para Leonardo, que agradece pelo incentivo e amor inabaláveis.
FONTE
http://www.virtuosi.com.br/poema
Nenhum comentário:
Postar um comentário