domingo, 18 de junho de 2017

Will You Still Love Me Tomorrow?





"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música."

Esta frase de Aldous Huxley fez-me pensar na força que a música tem como expressão, sintetizando sentimentos e épocas, modificando-se, evoluindo. Valendo-me deste conceito mutatório foi que surgiu a ideia de fazer uma comparação entre a música em seu original e a mesma em sua releitura. Nascia aí mais uma sessão do blog! Na primeira postagem falei sobre o clássico disco de Gloria Gaynor "I Will Survive", na segunda sobre Is This Love, na terceira divaguei na extraordinária The Mercy Seat, na quarta falei da romântica Lovesong, na quinta deslindei a nela Wonderwall e, hoje, falarei da tocante Will You Still Love Me Tomorrow?

Existem músicas que falam alto a alma, não importa quanto tempo se passe. Este é o caso de Will You Still Love Me Tomorrow?, selecionada pela Rolling Stone Magazine como uma das 500 Melhores Canções Já Feitas em 125º lugar. A composição do casal Carole King e Gerry Gofin fixa-se na visão de uma garota que, após ter dormido com o seu amado, pergunta-se sobre o amanhã.

Em 1960 o grupo feminino The Shirelles fez a primeira gravação da música. A canção que de início encontrou uma resistência das rádios - por seu contexto sexual - transformou-se em hit, tendo levado o The Shirelles ao status de primeiro grupo feminino a ter sua música no 1.º Lugar das Paradas da Billboard. Assim, por ter este caráter atemporal, fica fácil de notar o porquê desta música possuir versões sendo realizadas até hoje. Perante tal, selecionei 10 regravações dos mais variados estilos, que considero merecerem destaque.

A Original:

Will You Still Love Me Tomorrow?
The Shirelles

- Dirty Dancing não seria o mesmo sem esta na trilha sonora! -

As Regravações (em ordem cronológica):

Will You Still Love Me Tomorrow?
Dusty Springfield

- Ela é tão doce que fica impossível não gostar. -


Will You Still Love Me Tomorrow?

Françoise Hardy

- O arranjo feito em 1969 ainda soa atual. -


Will You Still Love Me Tomorrow?
Carole King


- A mais emocional das versões, tom que só a compositora poderia dar. -

Will You Still Love Me Tomorrow?
Smokey Robinson & The Miracles

- No ritmo sexy da Motown. -

Will You Still Love Me Tomorrow?
Elton John

- Deste só há a versão ao vivo, já que se trata de uma apresentação do Sir. Elton John, primeira após sua cirurgia nas cordas vocais. -


Will You Still Love Me Tomorrow?
Bryan Ferry


- Adoro a voz dele, ficou perfeita na música. -


Will You Still Love Me Tomorrow?
Amy Winehouse


- Amooo de paixão esta versão! Adoro o sabor Jazz incluso. -


Will You Still Love Me Tomorrow?
Lykke Li


- Outra versão mais emocional. -


Will You Still Love Me Tomorrow?
The Like


- Mega Ultra Cute! -


Will You Still Love Me Tomorrow?
Jame Durbin


- Trata-se de uma Apresentação do American Idol, adorei o à capela do início. -

De qual vocês mais gostaram: 
Da Original ou de Alguma das 10 Versões?

FONTE

http://nascidaemversos.blogspot.com.br/2011/04/original-x-regravacoes-will-you-still.html

Ainda temos a interpretação de:
  • Leslie Grace

  • Human Nature
  • Norah Jones
  • Bee Gees (31/10/1995)
  • Bryan Ferry

  • Gloria Estefan, Trisha, Emeli (2013)
  • Maggie Rose

  • Willie Nelson e Carole King




Nenhum comentário: