domingo, 6 de fevereiro de 2022

I Started A Joke, de Bee Gees



"I Started a Joke" é um single dos Bee Gees lançado em 1968. É uma das canções mais famosas da banda, sendo a segunda a entrar na lista das dez mais da Billboard, e a primeira a chegar em primeiro lugar na parada brasileira. Naquele momento, a música fez parte da telenovela Beto Rockfeller (criação de Bráulio Pedroso), na extinta TV Tupi.


Em I Started A Joke, o sujeito lírico fez piada da máscara formal dos dilemas morais, desnudando-se e descerrando sonhos, pensamentos, ações, omissões inconfessáveis fazendo acordar lembranças em preto e branco.



I started a joke Which started the whole world crying
But I didn't see That the joke was on me.
Eu comecei uma piada a qual fez o mundo inteiro começar a chorar
Mas eu não percebi que a piada era sobre mim.

I started to cry Which started the whole world laughing
Oh if I'd only seen That the joke was on me
E eu comecei a chorar o que fez o mundo inteiro começar a rir.
Se eu somente tivesse percebido que a piada era sobre mim

I looked at the sky Running my hands over my eyes
And I fell out of bed Hurting my head from things that I said
E eu olhei para os céus, passando minhas mãos sobre meus olhos.
E eu caí da cama me machucando pelas coisas que disse..

'Till I finally died Which started the whole world living
Oh if I'd only seen that the joke was on me
Até que eu finalmente morri, o que fez o mundo inteiro começar a viver.
Se eu apenas tivesse percebido que a piada era sobre mim...

Em 1969, na mesma época do lançamento de I Started a Joke, o cantor Ronnie Von compôs uma versão intitulada Comecei Uma Brincadeira, esta versão está presente no álbum A Misteriosa Luta do Reino de Para Sempre contra O Império de Nunca mais, gravado por Ronnie Von e lançado pela gravadora Polydor em 1969. A letra da canção possui deveras semelhança com a letra original, enquanto, a melodia é igual. É a versão brasileira da música.

Em 1998, a canção foi regravada e lançada como single pelo grupo americano Faith No More, chegando a ser, em 2012, trilha do filme brasileiro Totalmente Inocentes, protagonizado pelo humorista Fábio Porchat.



A canção também foi regravada pela dupla inglesa Pet Shop Boys e lançada como lado B do single Winner em 2012.


A canção foi mixada pelo grupo Confidential MX (uk ​ /ˌkɒn·fɪˈden·ʃəl/ əm / eks), nomeada I started a joke - ConfidentialMX featuring Becky Hanson, feita sobre a versão da cantora Becky Hanson. Também é ouvida no primeiro trailer do filme Esquadrão Suicida, uma referência ao (Coringa) para o universo cinematográfico..



Nenhum comentário: