sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Luiz Vieira


Estava conversando com um amigo outro dia e falamos no cantor Luiz Vieira e eu me lembrei que havia postado a biografia dele no site Letras.com... "Prelúdio Para Ninar Gente Grande", ou melhor, "Menino Passarinho", foi como a canção e o artista ficaram conhecidos pelo Brasil afora.

O dom artístico de Luiz Vieira despontou cedo, talvez por influência de sua mãe, uma transmontana que participava de cerimônias religiosas em igrejas como cantora lírica, tanto que com apenas oito anos ele rabiscou sua primeira canção. Seu pai, um jornalista e advogado, queria que Luiz seguisse seu ofício. Ele então formou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão.

Mas talento não foi o único ingrediente para projetar Luiz Vieira no mundo da música. Foi preciso muita insistência para conseguir sua primeira oportunidade no rádio. Teimoso, ele se inscrevia em todos os programas de calouros. Todos os dias, durante quase um ano, Luiz enfrentava a estrada, num trajeto de três horas entre as cidades de Alcântara e do Rio de Janeiro, vislumbrando uma chance de cantar no programa do Zé do Norte.

Graças à sua persistência, sua vez acabou chegando. Uma greve dos cantores contratados pelo programa levou a produção ao desespero. E lá estava o perseverante Luiz, que, desde então, passou a fazer parte da equipe. Estar no lugar certo na hora certa deu-lhe a chance de ser um dos astros da noite na Lapa: no cabaré Novo México, mais uma vez o cantor da noite faltou, e mais uma vez lá estava Luiz para substituí-lo.

Reconhecido como cantor, Luiz Vieira circulou no meio de ilustres figuras do samba como Ataulfo Alves, Wilson Batista e Geraldo Pereira. Entre os anos 40 e 50, circulou em noitadas nos cabarés da Lapa, no Rio de Janeiro, e nos programas "Manhãs na Roça", com Zé do Norte, na Rádio Clube do Brasil, "Salve o Baião", na Rádio Tamoio e "Espetáculos Tonelux", na TV Tupi.

Luiz Vieira também chamado pelo codinome de "Príncipe do Baião", ou "Advogado do Nordeste", o "Menino Passarinho" ainda planeja altos vôos e encanta-se com os desafios. O verbo parar ainda não faz mesmo parte de seu repertório.

Há mais de 18 anos, Luiz comanda um programa diário de 6 às 9 horas, primeiro na Radio Nacional e há mais de 5 anos, na Rádio Rio de Janeiro AM - 1400 KHz, chamado "Minha Terra, Nossa Gente". Segundo ele, o mais ousado desafio de sua carreira foi levantar a audiência da emissora, que atualmente ocupa a 5ª colocação no ranking do IBOPE, sendo o programa líder de audiência dentro da programação desta.

Luiz Vieira - Paz do Meu Amor 

De segunda a sábado, de 6h as 8h da manhã, Luiz Vieira está no comando do PROGRAMA "EU SHOW LUIZ VIEIRA" pela RÁDIO CARIOCA AM - 710Khz.

É um programa que tem a duração de 02 horas diárias comandado, produzido e apresentado pelo poeta Luiz Vieira.

Um programa de variedades, música, causos, poesia, esportes, noticiosos, jornal falado, entrevistas, reportagens e outras atrações.

Composto por uma equipe de mais de dez pessoas, entre elas, narradores, jornalistas, comentaristas esportivos, atores, telefonistas, participação de advogados, médicos, psicólogos, debatendo assuntos ligados à sua área dentro do programa.

O programa Minha Terra, Nossa Gente tem um compromisso com o interesse público e busca através de sua programação, contribuir para a cultura geral de seus ouvintes. Um programa caracterizado e reconhecido pelo nível, seriedade, qualidade e coerência com princípios éticos e estéticos de sua programação.

Um programa que é voltado à cultura tem a preocupação de selecionar sua programação e não veicula toda e qualquer mensagem, esta razão determina a força e o impacto com que são apreendidas. Força que diferencia, valoriza e otimiza a mensagem e a imagem da empresa anunciante pois, quando o mercado se faz presente na Cultura, alia seu produto ou marca ao prestígio, à credibilidade e ao respeito que as emissoras têm perante a opinião pública.


Visite o site do LUIZ VIEIRA

VIDA E OBRA

Luís Vieira (Luíz Rattes Vieira Filho), compositor e cantor, nasceu em Caruaru/PE em 12/10/1928. Deixou Caruaru antes dos dez anos de idade, indo para o Rio de Janeiro, onde exerceu profissões como chofer de caminhão, engraxate, lapidário e guia de cego.

Em 1943 já cantava em programas de calouros e era crooner de um cabaré da Lapa, da Leiteria Boil e do Capela. Em 1946 deixou seu emprego numa oficina mecânica e começou a se apresentar na Rádio Clube do Brasil (hoje Mundial), no programa Manhãs na Roça, de Zé do Norte, cantando música nordestina.

Tornou-se secretário e diretor musical do programa, para o qual redigia textos, anunciando casamentos, batizados, óbitos e nascimentos. Mais tarde foi para o programa Salve o Baião, da Rádio Tamoio, tornando-se o “príncipe do baião”, ao lado de Luiz Gonzaga, o “rei”, Carmélia Alves, a “rainha” e Claudete Soares, a “princesinha”.

Convidado por Almirante, passou a atuar também na Rádio Tupi. Com a inauguração da TV Tupi, do Rio de Janeiro, em 1951, participou do primeiro musical de televisão, Espetáculos Tonelux, uma realização de Mário Provezano, estrelado por Virginia Lane.

Foi para a Rádio Nacional em 1953, ano em que compôs um dos seus maiores sucessos, a toada Menino de Braçanã (com Arnaldo Passos). No fim da década de 1950 foi para a Rádio e TV Record, de São Paulo, para fazer o programa semanal Encontro com Luís Vieira, com o qual se transferiu para a TV Excelsior, de São Paulo, onde continuou divulgando musicas e cantadores do Nordeste.

Em 1962, a bordo de um avião, compôs o seu maior sucesso, o Prelúdio para ninar gente grande, que se tornou mais conhecida como Menino passarinho.

Menino Passarinho

Em 1975 fez o show Luís Vieira, de rapadura e cuscus até menino passarinho, no Teatro da Lagoa, no Rio de Janeiro, acompanhado pelo grupo Gente. Nesse mesmo ano apresentou se no show Tarde nordestina, na boate Igrejinha, em São Paulo.

Entre baiões, guarânias, toadas, sambas e prelúdios, é autor de mais de 300 canções gravadas, além de ser profundo conhecedor de literatura de cordel e folclore. Tem três Lps lançados pela Copacabana: Retalhos do Nordeste e Encontro com Luís Vieira, volumes 1 e 2.

Entre seus maiores sucessos estão o baião Paroliado, de 1954, a toada Os olhinhos do menino, de 1955, o corridinho Maria Filó (com João do Vale), de 1956, o prelúdio Paz do meu amor, de 1963, e a canção Sinfonia do amor divino, de 1964. Empresário e publicitário, fundou a Luís Vieira Produções.

(Biografia enviada por Elizabeth em 3/2/2010)


Você Sabia?

*Luiz Vieira herdou seu nome artístico de seu avó Luiz José Vieira.

*O avô, Luiz José Vieira, foi o responsável pelo alto conceito que a família possui, no Rio. Com um senso muito aguçado de comerciante, ele comprava diretamente dos fazendeiros e lavradores seus produtos e os transportava para Alcântara, Niterói, Rio. Ficou rico com tal importância que a Leopoldina lhe reservava quatro vagões só para transportar suas mercadorias. Dona Leopoldina Vieira, avó de Luiz Vieira, tornou-se estimada por todos e acabou até virando nome de rua, em Alcântara.

*Em 1962 Luiz transfere-se para a TV Excelsior, onde viveu o grande auge de sua carreira, com o programa "Encontro com Luiz Vieira".

*Em 1962, Luiz Vieira fez sucesso por todo Brasil com sua obra-prima "Prelúdio pra Ninar Gente Grande", que ficou conhecida por 'Menino Passarinho'.

*Luiz Vieira é autor de mais de 500 melodias, entre baiões, toadas, sambas e prelúdios, gravadas por mais de 50 intérpretes brasileiros. Vieira é também um profundo conhecedor de literatura de cordel e folclore.

*Luiz não gosta de ser chamado de cantor e sim cantador. A diferença, segundo o dicionário Aurélio é Cantor é aquele que canta por profissão e Cantador é aquele que canta; poeta capaz de improvisar versos ao som da viola e a rebeca; violeiro é sinônimo de cantador, poeta de literatura de cordel.

*A princípio, Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções. Uma vez, porém, no programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Apareceu em todos os programas possíveis: na "Hora do Pato", nos "Calouros em Desfile" e no programa "Manhãs da Roça" de Zé do Norte; nessas apresentações só ganhava experiência e o dinheiro da condução.

*Em 1954, Luiz mudou-se para São Paulo; contratado para a Rádio Record, como cantor de rádio e televisão, pelo dobro do que estava ganhando no Rio, e lá permanecendo até 1961.


C U R I O S I D A D E S

1958
A Rádio Monte Alegre e o Clube Monte Alegre do Paraná promovem uma homenagem a Luiz Vieira, inaugurando uma placa com seu nome no salão principal da sede do clube.

Recebe o prêmio Euterpe de Melhor Cantor de Música Regional, escolhido pelo matutino Correio da Manhã e pela Biblioteca Municipal.


1959
Recebe o Disco de Ouro no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pelo sucesso do LP "Retalhos do Nordeste".

1960
Luiz Vieira estréia como diretor musical do filme "A Morte Comanda o Cangaço", gravado no Ceará, onde quase toda trilha musical do filme era de sua autoria.

Luiz Vieira recebe o troféu Chico Viola - no programa astros do disco pela Rádio Record, pelo sucesso com a música Inteirinha.


1962
Recebe o troféu Euterpe por Melhor Intérprete de Música Regional pelo LP Encontro com Luiz Vieira, lançado na Copacabana.

Recebe o troféu Chico Viola pelo sucesso com a música Prelúdio Pra Ninar Gente Grande (Menino Passarinho).

1965
Luiz Vieira ganha o prêmio Roquete Pinto por liderar a audiência do seu programa em primeiro lugar durante 1 ano, como único cantor e compositor paulista que tinha programa exclusivo.

1967
Recebe o troféu "O Melhor do Disco" no programa Discoteca do Chacrinha.


1968
Luiz Vieira, classificou "Cantoria" de parceria com Lucelena, no IV Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, organizado por Paulinho Machado de Carvalho. A pedido de Lucelena ele fez a letra rapidamente, num programa de TV, local em que se encontraram, no qual ela elogiou suas composições, dizendo que aquela era sua primeira música. Fez e pediu-lhe que guardasse pois posteriormente faria outra melhor, disse também que aquela era "um monstro". sem que ele soubesse, ela a inscreveu no festival.

1973
Recebe o troféu de Honra ao Mérito na TV Itapoã - Salvador.

1975
Estréia no Teatro da Lagoa no show "De Rapadura e Cuscuz até Menino Passarinho", um show que lhe rendeu grandes elogios da crítica, dirigido e produzido por Benil Santos.

1977
Luiz Vieira estréia no Teatro João Caetano ao lado do conjunto os Carioquinhas, tendo como violonista principal o músico Rafael Rabello, sob direção de Manoel Carlos.

1978
Lança o LP "Na Asa do Vento" pela CBS, onde lança dois sambas usando um pseudônimo.

1979
Luiz Vieira estréia na Rádio Tupi.

1980
Luiz Vieira estréia seu programa diário "Minha Terra, Nossa Gente" na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 05h as 07h

1983
Recebe o Título de Cidadão Carioca pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.


1985
Luiz Vieira lança seu LP "Quarenta Anos de Carreira" pela gravadora Continental, ganhando Disco de Platina.

1986
Seu programa "Minha Terra, Nossa Gente" é transferido para a Rádio América do Rio de Janeiro.

Luiz Vieira estréia na TV Bandeirantes no programa Oito Show ao lado do cantor Sérgio Reis.

1991
Recebe o Título de Cidadão de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo.

Luiz lança o LP Con-vida pela Copacabana, lançando uma música inédita "Soleiras".

O Senador José Sarney é eleito pelo Amapá, usando em sua campanha eleitoral um jingle composto por Luiz Vieira.

1993
Recebe um dos prêmios mais importantes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes, conferido pela deputada Daisy Lúcidi.

1994
Luiz Vieira leva seu programa "Minha Terra, Nossa Gente" para a Rádio Rio de Janeiro.

2001
Luiz Vieira lota o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro comemorando seus 55 anos de carreira ao lado de convidados como: Sérgio Reis, Coral União Arte-Integração, Moacyr Franco, Carmélia Alves, Maria Creusa, Marcelo Guimarães, Benito Di Paula e Agnaldo Rayol.



2 comentários:

WATSON TAVARES disse...

Sou Watson Tavares e tenho um Programa com meu nome na Rádio Absoluta de Campos dos Goytacazes, RJ, 1470 AM, de Segunda a Sexta feira, das 11 às 13 horas.
"É doloroso um artista da expressão do Luiz Vieira, cantor, comprositor, radialiosta, produtor musical e principalmente BRASILEIRO, não merecer do seu País, como outros tantos, o valor que ele merece.

WATSON TAVARES disse...

Sou Watson Tavares e tenho um Programa com meu nome na Rádio Absoluta de Campos dos Goytacazes, RJ, 1470 AM, de Segunda a Sexta feira, das 11 às 13 horas.
"É doloroso um artista da expressão do Luiz Vieira, cantor, comprositor, radialiosta, produtor musical e principalmente BRASILEIRO, não merecer do seu País, como outros tantos, o valor que ele merece.