quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Altamiro Carrilho



Diário da Música: Altamiro Carrilho: "*Compositor de versatilidade extraordinária, Altamiro Carrilho já compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Aos 85 anos, Altamiro Carrilho, é uma lenda viva do choro. Hoje, com 68 anos de carreira, já lançou mais de 100 discos...

Membro de uma família musical – seu avô materno batizou sua filha de Lyra, de tão apaixonado por música – o flautista Álvaro Carrilho é considerado uma lenda do choro. Iniciou a carreira em 1938, tocando caixa de guerra na banda do avô, a “Banda de Lyra de Arion”. Poucos anos depois, com a inseparável flauta, ganhou o primeiro prêmio no programa “Calouros em Desfile”, de Ary Barroso. Compôs seu primeiro choro choro – “Flauteando na Chacrinha” – 11 anos após o início da carreira. Nos anos 60 começou a excursionar fora do país, já tendo visitado mais de 48 países.

Altamiro Carrilho - Urubu Malandro (Loro) - Instrumental SESC Brasil - 26/05/2010



Altamiro Carrilho já é nome de rua em Americana (SP) e em Foz do Iguaçu (PR) e, segundo ele, terá ainda um busto seu em Santo Antônio de Pádua (RJ), sua terra natal, onde iniciou sua vida de músico tocando no coreto da praça com a banda do avô. Hoje, com 85 anos, 112 discos e 200 composições, a lenda viva do choro precisa fazer um esforço danado para conseguir realizar mais shows para tocar a vida, tendo que gastar uma gaita em remédios.

"Fui operado do coração e do rim, de onde saiu uma pedra tão grande que amassou o Pão de Açúcar", brinca. "Foram quatro operações ao todo. Voltei ao hospital para fazer uma revisão, nos últimos dias de dezembro, e voltei sem ''perhaps''. Tem rua nova com meu nome, vão me dar uma praça e um busto em Santo Antônio de Pádua. Mas junta a alegria de tudo isso e não se compara à alegria de ganhar grana. É, preciso arrumar trabalho. Meu grupo não fica parado, mas eu estou a zero."

Claro que ele não despreza homenagens, longe disso. "Meu legado foi bom, porque eu comecei quase que enrolado na bandeira nacional. Os meus primeiros choros têm trechos de hinos brasileiros. Amo minha terra, o meu povo, amo tudo que tem no Brasil e na música brasileira que, infelizmente, só de uns anos pra cá foi reconhecida."

Altamiro Carrilho - Hino Nacional Brasileiro - Instrumental SESC Brasil - 26/05/2010


Em abril/2010, Altamiro apresentou-se em São Paulo, com show no Teatro Anchieta, na programação do Instrumental Sesc Brasil. E quem estiver lá terá a oportunidade de ouvir a incrível música do maior "chorão" do País em sua flauta, seus causos e seu afinado senso de humor.

"Eu senti muita dor. Já estou melhor agora, não posso pegar peso, ainda bem que não toco tuba. Fiz alopatia, ''antipatia'', todas as tias... Mas achei um médico, velho como eu, que descobriu o que tenho: é idade, o tempo não perdoa."

Altamiro disse que já está festejando seus 86 anos, porque não sabe se vai chegar lá. Mas, se chegar, promete que fará ainda um show no Teatro Municipal em São Paulo, outro no Rio, para continuar divulgando o seu DVD "A Fala da Flauta".

No show Altamiro brincou que gostaria de levar para o palco a banda completa, com 116 músicos. "Mas fico com 8 músicos, ao todo." Sobre o repertório, Altamiro disse que o mais gostoso é tocar sem seguir um roteiro. "Digo que vou tocar aquilo de sempre (risos). E na hora me vem à cabeça uma música melhor e mais oportuna."

Altamiro Carrilho - Pedacinhos do Ceu / Delicado / Brasileirinho (Waldir Azevedo)


FONTE

ESTADÃO

Nenhum comentário: