domingo, 28 de dezembro de 2008

Elton John



Conheci a canção "Nikita", de Elton John nas aulas de inglês, quando eu cursava o 1º Ano do Ensino médio, em 1986. É perfeita.

A letra da canção aborda a Guerra fria. "Nikita" lançada no final do ano de 1985, como faixa do álbum Ice on Fire, é considerada um dos maiores sucessos da carreira de John. Na canção, Elton John descreve seu amor platônico por uma guarda de fronteira da Alemanha Oriental chamada Nikita, a quem ele não pode visitar já que não tem permissão para entrar no país. O videoclipe foi dirigido por Ken Russell, com a participação de Anya Major como Nikita. Russell não percebeu que Nikita era um nome masculino na Rússia, mas Elton John aceitou o roteiro mesmo assim.


Sir Elton Hercules John, Kt, GBE (nascido Reginald Kenneth Dwight; Londres, 25 de março de 1947), é um pianista, cantor, compositor e produtor. Tem o letrista Bernie Taupin como parceiro de composições desde 1967, com mais de trinta álbuns produzidos juntos. Em sua carreira de cinco décadas, Elton John já vendeu mais de 300 milhões de discos, tornando-o um dos músicos de maior sucesso no mundo.

O artista tem mais de cinquenta sucessos no Top 40, incluindo sete álbuns Nº. 1 consecutivos nos Estados Unidos, 58 singles na Billboard Top 40, 27 Top 10, quatro Nº. 2 e nove No. 1. Durante 31 anos consecutivos (1970-2000), teve ao menos uma canção na Billboard Hot 100.

Seu único tributo, uma canção reescrita em 1997 em homenagem à amiga falecida princesa Diana, Candle in the Wind, vendeu mais de 33 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o single mais vendido na história do Reino Unido e dos EUA nas paradas de singles.


Elton John também compôs as músicas, produziu álbuns, e ocasionalmente atuou em filmes. Foi dono do Watford Football Club de 1976 a 1987 e de 1997 a 2002. É presidente honorário vitalício do clube, e em 2014 uma das arquibancadas do estádio do clube, com capacidade para 3 400 espectadores, recebeu oficialmente o nome "The Sir Elton John".

O nome de registro de Elton John é Reginald Dwight. Nascido em 1947, cresceu na área de Pinner, Londres. Aprendeu a tocar piano cedo, e em 1962 formou uma banda de blues chamada Bluesology. Conheceu seu parceiro Bernie Taupin em 1967, depois de ambos responderem a um anúncio para compositores. Por dois anos, produziram canções para outros artistas, incluindo Roger Cook e Lulu. John também trabalhou como músico de estúdio para artistas como The Hollies e The Scaffold. Em 1969, lançou seu álbum de estreia, Empty Sky.

Em 1970, lançou o single Your Song, de seu segundo álbum, Elton John, alcançando o top dez no Reino Unido e dos EUA, seu primeiro single de sucesso.


Elton John recebeu cinco prêmios Grammy, cinco Brit Awards - vencendo dois prêmios de contribuição para a música e o primeiro Brits Ícone em 2013 por seu "impacto duradouro sobre a cultura britânica", um Oscar, um Globo de Ouro, um prêmio Tony, um Disney Legends, e o Kennedy Center Honors, em 2004.

No mesmo ano, a revista Rolling Stone o classificou em 49º lugar em sua lista dos cem músicos mais influentes da era do rock and roll.

Em 2013, a Billboard o colocou como o artista solo masculino mais bem sucedido na Billboard Hot 100 de todos os tempos (terceiro no geral atrás dos Beatles e Madonna).

Foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, no Songwriters Hall of Fame, e é membro da Academia Britânica de Letristas, Compositores e Autores (en). Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1996 e feito Cavaleiro Celibatário em 1998, pela rainha Elizabeth II, por "serviços prestados à música e serviços de caridade". Já se apresentou em vários eventos para a família real britânica, como no funeral da princesa Diana na Abadia de Westminster em 1997, a festa no Palácio em 2002 e o Concerto Jubileu de Diamante da Rainha nos jardins do Palácio de Buckingham em 2012.

O artista tem se envolvido intensamente na luta contra a AIDS desde o final dos anos 1980. Em 1992, criou a Fundação Elton John para a AIDS (en) e a partir do ano seguinte, passou a hospedar em sua sede, a festa anual do Oscar, que desde então se tornou um dos eventos do Oscar de maior destaque na indústria cinematográfica de Hollywood. Desde a sua criação, a fundação arrecadou mais de US $ 200 milhões. John, que anunciou ser bissexual em 1976, assumiu publicamente ser gay em 1988. Assumiu a união civil com David Furnish em 21 de dezembro de 2005, e depois que o casamento entre pessoas do mesmo sexo tornou-se legal na Inglaterra e País de Gales em 2014, eles se casaram em 21 de dezembro de 2014. O Projeto My Hero (en) nos EUA, fundado em 1995, que em 2013 atuava em 194 países e que busca identificar pessoas que se tornaram símbolos de alguma causa, considera Elton John "Herói na categoria música", por sua atuação nos movimentos sociais LGBT por todo o mundo.

Reginald Kenneth Dwight cresceu em Pinner em uma council house que pertencia aos seus avós maternos. Filho de Sheila Eileen (Harris) e Stanley Dwight, começou a tocar piano com três anos de idade e foi educado na Pinner Wood Junior School, Reddiford School e mais tarde na Pinner County Grammar School, onde mais tarde iria conseguir uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music. Sua mãe, embora fosse rigorosa, era também mais carinhosa e dedicada do que o pai. Stanley Dwight é descrito atualmente por Elton como um pai desnaturado e grosseiro, que o agredia verbalmente várias vezes.

A família colecionava muitos álbuns musicais, o que o fez se interessar pelo estilo de Elvis Presley e Bill Haley & His Comets durante a década de 1950. Seu pai, antigo tenente da RAF, tocava trompete em uma banda amadora chamada Bob Millar Band, que animava festas militares. Quando percebeu que o filho começava a se interessar pela carreira musical, tentou convencê-lo a seguir uma carreira mais convencional. O garoto não aceitou os conselhos do pai e sua rotina passou a ser bastante agitada, tocando em festas e reuniões de família. Iniciou seus estudos de música aos sete anos, tornando-se um aluno de destaque nas escolas onde estudou, sendo comparado a Jerry Lee Lewis por seus colegas de classe.

Aos onze anos, conseguiu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music, uma das instituições musicais mais respeitadas do Reino Unido. Aos quinze anos, seus pais se divorciaram e sua mãe foi viver com um pintor, chamado Fred Farebrother. Fred se tornou um padrasto carinhoso, assumindo o lugar da figura paterna, que seu pai biológico nunca assumiu.

Na década de 70, já consagrado com o nome artístico de Elton John, foi considerado pela crítica como um dos maiores cantores de rock na década, com canções de sucesso como Your Song e Goodbye Yellow Brick Road.

 Goodbye Yellow Brick Road

Entretanto, a fama trouxe também o envolvimento com as drogas. Em 1974, usou cocaína pela primeira vez, quando estava gravando o álbum Caribou, no estúdio Caribou Ranch (en), no Colorado. Ao entrar em uma sala atrás do estúdio, viu seu empresário e mais algumas pessoas utilizando a droga.

Segundo declarou em uma entrevista concedida ao periódico britânico The Telegraph em outubro de 2010, ele perguntou “What on earth is that?” (expressão que significa "Que diabos é isso?"). Eles responderam e Elton pediu para experimentar também. A partir de então, o uso de drogas o fez passar por inúmeras tribulações, como relacionamentos interrompidos e tentativas de suicídio. Houve momentos em que se convenceu que estava prestes a morrer, com graves convulsões, mas sua paixão pela música o fazia superar tudo, segundo relatou também na entrevista ao Telegraph.

Elton sempre teve o sonho de ser dono do clube de futebol pelo qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando o clube até a primeira divisão. Vendeu-o em 1987, mesmo ano em que sofreria uma intervenção cirúrgica nas cordas vocais, que o afastaria dos palcos por vários meses. Também ajuda um clube de futebol da Austrália e é dono de um restaurante em Hollywood.

Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988.

Elton John no World AIDS Day - dezembro de 2011 em Sydney

John é filantropo e participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros. Mantém também a Fundação Elton John para a AIDS (en), tida como uma das maiores do mundo no gênero, criada em 1992.

Em 2005, Elton uniu-se em contrato civil com David Furnish, com quem já convivia desde meados da década de 90. Em dezembro de 2014 oficializaram a união, convertida para casamento, em uma cerimônia realizada em sua propriedade na cidade de Windsor, tendo como convidados celebridades como o casal David e Victoria Beckham, o ator David Walliams e o músico Ed Sheeran. Também estavam presentes os dois filhos do casal, Zachary e Elijah, nascidos através de gestação em "barriga de aluguel", Zachary em 2010 e Elijah em 2013.

Carreira

Ainda na adolescência, no início dos anos 60, integrou o grupo de blues Bluesology (en). Em 1967, já não participando mais da banda, estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com quem lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje. Adotou nessa época o nome artístico de Elton John, inspirado nos nomes de dois integrantes da Bluesology, Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (líder).

Apesar de ter lançado o disco Empty Sky em 1969, que não trazia em seu repertório algum imediato sucesso, a guinada de sua carreira ocorreu com o lançamento do disco Elton John, de 1970, que o lançou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção Your Song.

Bernie Taupin e Elton John em 1971.

Em 1972, Elton John lança sua canção Crocodile Rock, composta em parceria com Bernie Taupin, no estúdio francês Château d'Hérouville (en).

Crocodile Rock

Neste mesmo ano, lançaria o álbum Honky Château, com a canção Rocket Man, também composta em parceria com Taupin.

Rocket Man

Depois de Crocodile Rock e Rocket Man, vieram outras canções também de grande sucesso, destacando-se os álbuns Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy (1975). São também os seus discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.

Goodbye Yellow Brick Road

Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy

Sua carreira atravessa quase cinco décadas de ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge da sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já podia ser considerado como um dos maiores cantores de rock do planeta.

Além de Bernie Taupin, outros letristas trabalharam com Elton, entre os quais Gary Osborne e Tim Rice. Enquanto a parceria com o primeiro está presente nos discos A Single Man, 21 at 33, The Fox, Jump Up! e Leather Jackets, o trabalho com o segundo, iniciado com a música Legal Boys, de 1982, resultou anos depois na trilha sonora dos filmes O Rei Leão (1994), com a qual Elton ganhou o Oscar de melhor canção original por Can You Feel the Love Tonight; e, a canção "Someday Out Of The Blue", em O Caminho para El Dorado (2001).

Can You Feel the Love Tonight

Someday Out Of The Blue

Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That's Why They Call It the Blues (en), I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros.

I Guess That's Why They Call It the Blues

 I'm Still Standing

Sacrifice

Nikita

Em janeiro de 1987, submeteu-se a uma intervenção cirúrgica na garganta, depois de ter sido diagnosticado com pequenos pólipos nas suas cordas vocais, que lhe causavam dores, levando ao cancelamento da tournê Tour De Force (en) na Austrália no final de 1986. Segundo a revista Rolling Stone, o problema na sua garganta foi causado pelo uso descontrolado de cocaína e álcool. Depois dessa cirurgia, sua voz teria sofrido uma diminuição na altura (pitch).

Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em evidência na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel the Love Tonight, Something About The Way You Look Tonight (en), Blessed (canção de Elton John) (it) e o álbum The One.

Something About The Way You Look Tonight

Blessed

The One

Nos últimos anos compôs o musical Aida um enorme sucesso da Broadway, lhe rendendo um Tony Award de Melhor Trilha Sonora Original. Também compôs para Billy Eliot, outro sucesso da Broadway e Lestat, que ficou em cartaz em 2006.

Aida

Em 1992, Elton cantou com a banda Queen, a música The Show Must Go On, no Freddie Mercury Tribute Concert.

The Show Must Go On

Ele cantou neste mesmo concerto, em homenagem a Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen.

Bohemian Rhapsody

É o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard, sendo detentor, ademais, do recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem à Princesa Diana, com quem tinha uma grande amizade. O single totalizou quarenta milhões de cópias vendidas.

Candle in the Wind

Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de sessenta anos, realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York. O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Em 2008, foi escolhido pela Billboard como o cantor solo de maior sucesso da história.

fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elton_John

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_(can%C3%A7%C3%A3o)

Nenhum comentário: