sábado, 6 de dezembro de 2008

Clube do Balanço

O Clube do Balanço é um conjunto musical paulistano de samba-rock, sambalanço, Samba Funk e soul.

A história do Clube do Balanço é bem peculiar, não tem nada em comum com a trajetória de outras bandas, não surgiu numa mesa de bar e nem é resultado de uma reunião de amigos da escola.

O Clube do Balanço foi criado, em 1999, para uma festa. Nenhum dos músicos envolvidos sabia bem no que ia dar, mas aceitaram a divertida empreitada.O local escolhido para a festa foi a COHAB I, localizada em Arthur Alvim, periferia de São Paulo.

A divulgação foi feita pelo “boca-a-boca” e por cartazes improvisados. A apresentação foi um sucesso e a pista ficou pequena para comportar todos os que queriam dançar. A coisa deu tão certo que logo eles tiveram que procurar novos espaços para tocar, e lá se foram rumo à Vila Madalena - bairro boêmio de São Paulo- com a proposta de fazer uma domingueira.

As domingueiras comandadas pelo Clube reunia admiradores saudosos do samba-rock e também uma garotada que tinha acabado de descobrir este estilo musical, ali era, literalmente, um espaço democrático. Diversos cantores passaram por lá para curtir a festa e acabaram participando dos shows, alguns deles tornaram-se parceiros do CDB entre eles: Bebeto, Paula Lima, Luís Vagner, Marku Ribas, Max de Castro, Wilson Simoninha e outros tantos.

O primeiro álbum do Clube do Balanço - Swing & Samba-Rock -foi lançado em 2001, O lançamento deste disco aconteceu no extinto Blen Blen e bateu recorde de público. A festa, assim como o álbum, contou com diversas participações especiais, entre elas a do "Tremendão"- Erasmo Carlos.

Em 2005, veio o segundo disco - Samba Incrementado - mais autoral e sem participações. O Clube do Balanço, despretensiosamente, conseguiu resgatar o Samba Rock do ostracismo e o levou para dar um rolê em 15 países da Europa, eles também estiveram na Nova Zelândia, Singapura e Austrália. Agora podemos dizer que todo o mundo, ou pelo menos boa parte dele, já ouviu “o tal do samba-rock”.

Os experientes e experimentados músicos do CDB: Marco Mattoli, (guitarra e voz), Edu Salmaso (baterista), Fred Prince (percussionista), Tiquinho (trombonista), Marcelo Maita (tecladista) e Gringo Pirrongeli (baixista), Reginaldo Gomes (trompete) e Tereza Gama (voz).

Você Sabia:
*Em 1992, Edu passou a integrar a banda do sambista Royce do Cavaco, com quem gravou e fez shows durante quatro anos.

*Edu "Peixe" Salmaso - Bateria - já trabalhou com Alcione, Jamelão, Maestro Jobam, Jotinha, Zeca Pagodinho, Monica Salmaso, Lua Lafaiette, Ivan Lins, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Paula Lima, Exaltasamba, Bebeto, Alexandre Pires e Demônios da Garoa, entre outros. Ainda hoje, Edu concilia a agenda do Clube do Balanço com aulas, gravações e shows com outros artistas.

*Leonardo Russo Pirrongelli, o Gringo - Baixo - chegou ao Brasil no início da década de 80 com o propósito de fazer música. Com outros músicos de sua terra natal, o Uruguai, trouxe na mala a idéia de um projeto que mesclava o candombe (folclore afro-uruguaio), música latino-americana, samba, jazz e rock. Mas a grana acabou e Gringo acabou indo para São Paulo, onde começou a trabalhar como desenhista.

*Léo "Gringo" freqüentava os bares da cidade e nas noites de samba de Santana (bairro da zona norte) conheceu Edu Salmaso que o apresentou a Mattoli.

*Gringo já dividiu o palco com Maria Creuza, Eliana de Lima, Elizabeth Viana, Benito di Paula, grupo Casa Nossa e Lula Barbosa, entre outros.

*Marcelo Maita - Piano Fender - viveu a fase da lira paulistana, onde se projetaram músicos como Arrigo Barnabé, Ná Ozzeti, Itamar Assumpção e Scowa.

*Marcelo Maita esteve no palco com Wilson Simonal e até hoje acompanha Jair Rodriguesa. Quando não está com ele ou com o Clube, Maita pode ser visto nos palcos e estúdios com outros importantes nomes da nova geração da música brasileira, como Simoninha e Max de Castro.

*Música sempre foi algo presente na casa de Reginaldo Gomes, de família evangélica, o pai tocava trompete na igreja. Mas "16" (como é conhecido hoje em dia) só decidiu estudar aos 20 anos, época em que também cursava biologia em São Paulo.

*Reginaldo "16" Gomes - Trompete - entrou no circuito musical da cidade com a Banda Cara de Pau, depois passou pela Orquestra Paulista de Soul, conheceu Tiquinho e também foi para as noites do Espaço Anexo, que deram origem ao Funk Como le Gusta.

*Reginaldo "16" já tocou com Xis, Rita Ribeiro, Zeca Baleiro e Mundo Livre S/A.

*Além da metaleira, Reginaldo estudou canto e integrou, durante muito tempo, o Coral da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Hoje Reginaldo pode ser visto com o Clube, Funk Como le Gusta e Seu Jorge, entre outras bandas.

*Os integrantes do Clube têm um milhão de atividades, por isso encontrar a formação da banda inteira no palco é algo raro. Assim, entram em cena os músicos substitutos, que também já fazem parte da família do Clube: Barba é sub do Fred. Bruninho é sub do Edu. Pedro Cunha é sub do Maita. Ronald Pequeno também é sub Maita. Ed Trombone é sub do Tiquinho. Otávio Nestares é sub do Reginaldo. Azeitona também é sub do Reginaldo. Américo substitui Edu Salmaso.

*Augusto Bocão, deixou de fazer parte da banda desde março de 2008, e atualmente toca com outros artistas, como: Paula Lima, Banda Instituto e Max de Castro.

*Quando não está na estrada com o Clube, Gringo pode ser visto nos corredores da MTV Brasil, onde trabalha como Coordenador de Operações e Produção.

*Tocar na banda marcial do Liceu Noroeste, colégio da cidade de Bauru (SP), era a vontade de Marco Aurélio de Santis, o Tiquinho. Descobriu o trombone com 13 anos e logo estava acompanhando as bandas de baile da cidade.

*Depois de tocar em vários bares, no início dos anos, Tiquinho - Trombone - 90 resolveu ir a São Paulo, onde se integrou à banda Professor Antena. Aos poucos foi conhecendo a cena musical paulistana, foi músico substituto do mestre Bocato na Orquestra Paulista de Soul e, na seqüência, vieram Chico César (com quem fez a turnê do disco Cuzcuz Klan), Karnak e Funk Como le Gusta.

*O Clube do Balanço é um conjunto musical paulistano de samba-rock, sambalanço, Samba Funk e soul.

*A história musical de Marco Mattoli - Voz e Guitarra -se confunde com toda a retomada do samba-rock no circuito musical brasileiro. Ele começou sua carreira ao fundar a banda Guanabaras, uma proposta de fazer música pop com raiz genuinamente brasileira.

*Mattoli gravou o CD "Balanço Bom é Coisa Rara", com a participação de Luiz Vagner na canção "Segura a Nêga". O disco contou com a participação de Edu Salmaso, Gringo Pirrongelli, Fred Prince e Tiquinho, formação que deu origem ao Clube do Balanço.

*Além de ser o "Presidente" do Clube, Mattoli é técnico de som em um estúdio de jingles em São Paulo.

*Aos 15 anos, Tereza Gama (Voz) encantou-se com os Beatles. Adorava rock e compartilhava este "rebelde" gosto musical com as modas de viola que o pai gostava de entoar. Nessa mesma época, ganhou um concurso de calouros na rádio Praça Clóvis, em São Paulo, com a música "Filme Triste", do Trio Esperança.

*No final dos anos 80, Tereza Gama começou a cantar em rodas de samba dos bares de São Paulo. Foi quando conheceu Mattoli, que se encantou com a voz contralto da diva e a convidou para cantar com o Clube.

*Foi para Tereza que Mattoli compôs a música "Sereia".

*Além do Clube do Balanço, Tereza tem um trabalho solo de samba de raiz e partido alto, e vem fazendo shows por várias cidades apresentando seu CD solo "Aos Mestres com Carinho".

*Edu "Peixe" Salmaso teve seu primeiro contato com a bateria no final de 1989, aos 17 anos. Em 1990, Edu começou a tocar em bares e fazer apresentações com grupos de samba. Logo surgiram convites para atuar ao lado de artistas de maior expressão.

*O irmão tocava bateria e ele ia para os ensaios. Escolheu o piano e aprendeu a tocar sozinho. Marcelo Maita começou cedo: aos 17 anos já acompanhava bandas de baile.

*Quando não está fazendo arranjos ou shows com o Clube e o Funk, Tiquinho pode ser visto nos palcos do Brasil e do mundo com Jorge Ben Jor.

*O percussionista Fred Prince também deve a uma banda marcial sua inserção no meio musical, aos 15 anos, onde tocava caixa.

*Aos 18 anos, Fred Prince - Percussão entrou para a Banda do Quartel e teve certeza que seu negócio era a música, mais precisamente o samba.

*Fred tocou em grandes bailes de samba de São Paulo, com Almir Guineto e o grupo Fundo de Quintal. Gravou com Branca di Neve, Originais do Samba, Bebeto e Orquestra Jazz Sinfônica. Jair Rodrigues, Jair Oliveira, Max de Castro e Simoninha contam com a presença de Fred nas gravações e nos palcos. Além disso, Fred integra a Banda Mantiqueira.

Clube do Balanço - "Aeroporto" - Trama/Radiola


Clube do Balanço-"A Sereia e o Marujo"+Entrevista-Trama/Rad

Nenhum comentário: