sábado, 27 de dezembro de 2008

Cláudio Nucci


Cláudio José Moore Nucci, mais conhecido como Cláudio Nucci (Jundiaí, 9 de junho de 1956), é cantor, compositor, violonista e produtor musical brasileiro.

Cláudio foi para o Rio de Janeiro na adolescência.

Integrou o grupo Boca Livre na 1ª formação oficial do grupo - sendo Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel os outros integrantes - tendo participado do 1º LP do grupo - homônimo - lançado em 1979 de forma independente. O disco foi recordista de vendas até então para um trabalho lançado e distribuído desta forma no Brasil. Nota-se clara influência e ecos do "Clube da Esquina" neste primeiro trabalho do grupo. Ex-integrante dos conjuntos Semente e Boca Livre, partiu para a carreira solo em 1980, lançando o compacto "Quero Quero", seguido por outros discos individuais.

Cláudio Nucci - QUERO-QUERO

Em 1985 lançou o LP "Pelo Sim, Pelo Não" com Zé Renato, que teve duas músicas incluídas na trilha da novela "Roque Santeiro", da TV Globo. Mais tarde fundou a banda Zil, que participou da edição do Free Jazz Festival de 1988 e gravou um disco, "Zil", no mesmo ano.


Clip de "Pelo Sim, Pelo Não", de Cláudio Nucci e Zé Renato, 1985.

Participou de diversos projetos isolados - músicas feitas por encomenda para novelas ("Garça Branca" para a novela "Pantanal"; "Ciranda do Sassá" para a novela "O Salvador da Pátria"), participações em compilações temáticas e inéditas e festivais de música, como o "Som das Águas" da extinta Rede Manchete.

No começo dos anos 90 trabalhou em parceria com a cantora Ithamara Khoorax. Como compositor tem atuação destacada, e já teve dezenas de músicas gravadas por intérpretes como Nana Caymmi, César Camargo Mariano, Roupa Nova e outros. Como intérprete, participa de trilhas sonoras e discos.

Em 1995 gravou o CD "Ê Boi" (c/ músicas temáticas e folclóricas sobre o animal e a natureza que o cerca, incluindo desde sucessos consagrados como outras belas canções menos conhecidas: "Correnteza" de Luiz Bonfá e Tom Jobim, "O Menino da Porteira" - sucesso na voz de Sérgio Reis - "Vide, Vida Marvada" de Rolando Boldrin, "Boiadeiro" - sucesso na voz de Luiz Gonzaga, dentre outras) com o grupo vocal "Nós e Voz" lançado pela gravadora independente Atração Fonográfica.

Voltou aos discos de carreira com o CD "Casa da Lua Cheia" (independente/1999) que inclui regravações de sucessos de sua autoria nunca gravados por ele como "Sapato Velho" (gravado pelo Roupa Nova) e "Meu Silêncio" (gravado por Nana Caymmi, com quem fora casado), regravações de sucessos do Boca Livre e outros (como "Alegre Menina" de Dori Caymmi feita originalmente para a trilha-sonora da novela "Gabriela" tendo Djavan como intérprete da 1ª versão) e inéditas também de sua autoria.

Em 2000, relançou seu disco "Casa da Lua Cheia", gravado em 1998 através de uma lei municipal de incentivo à cultura. No mesmo ano participou do disco "Villa-Lobos Coração Popular", de Mario Adnet, e voltou ao Boca Livre, no lugar de Zé Renato, que decidiu dedicar-se integralmente à carreira solo.

Claudio Nucci - A Hora e a Vez (The Hour and the Time)

Cláudio Nucci e Zé Renato - QUEM TEM A VIOLA

Em 2004 lançou pela gravadora independente Lua Music: "Ao Mestre com Carinho", somente com músicas de autoria de Dorival Caymmi.

Como curiosidade possui um trabalho lançado pelo IEB (Instituto Escola Brasil) em 2001 - patrocinado pelo Banco Real, com tiragem e distribuição limitadas e lucro das vendas destinadas ao Instituto - mais uma vez como integrante do Boca Livre (substituíndo Zé Renato na formação do grupo à época) só com músicas inéditas e ainda a luxuosa participação da cantora, violonista e compositora Joyce (que fora a compositora da melodia da música "Mistérios" - com letra de Maurício Maestro - já citada como um dos sucessos do primeiro trabalho do grupo e que a própria Joyce também gravou em seu LP "Feminina" de 1980).

Show realizado no SESC VILA MARIANA - Projeto Vitrola Moderna em 14/01/2009
Composição de Mu Carvalho, Cláudio Nucci e Paulinho Tapajós; Rafael Lorga na percussão



FONTE:
Wikipédia

Nenhum comentário: