sexta-feira, 13 de abril de 2012

SESC Partituras


Não sei porque mas o Mato Grosso do Sul ficou de fora...

O Serviço Social do Comércio – SESC, lança no próximo sábado, 14 de abril, um portal voltado à difusão da música brasileira e à formação de novos músicos e grupos de câmara. O SESC Partituras será lançado simultaneamente em todo país nessa data.

Para marcar o lançamento do site, no dia 14 de abril, serão realizados concertos simultâneos em 23 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná., Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Grupos de câmara, corais, solistas e orquestras regionais participarão das apresentações, com repertórios compostos por obras do acervo do SESC Partituras.


O site SESC Partituras contará com um sistema de catalogação e busca eficiente, que permitirá a perfeita visualização e a audição das obras de seu acervo. A consulta será feita por meio de uma ferramenta de busca, com pesquisa pelo título da obra, nome do autor, formação do grupo ou instrumentos. O objetivo é oferecer suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão. Entre as composições disponíveis, destacam-se peças raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando e Elieri Moura.

Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros e promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos.

Histórico

Iniciado em 2007, o então Banco Digital SESC de Partituras possuía um programa de editoração de partituras e um acervo de obras digitalizadas, com pontos de acesso em 17 unidades do SESC, sendo um importante subsídio para pesquisa de estudantes e músicos locais. Em 2010, iniciou-se o processo de reestruturação do projeto, visando a ampliação de seu alcance por meio da criação de um portal, que envolveu equipes de especialistas em editoração, catalogação, direitos autorais, ferramenta de busca na internet.

A programação completa dos concertos de lançamento do site SESC Partituras está disponível em www.sesc.com.br/sescpartituras

O projeto, lançado nacionalmente com um concerto simultâneo em vinte e três estados do país, vai ter Sobral como cidade sede, no Ceará. O lançamento, no Teatro São João, terá participação das orquestras Pão de Açúcar de Fortaleza, Orquestra de Câmara da Escola de Música de Sobral e a participação de professores solistas do curso de Música da UFC de Sobral. No concerto, os artistas executarão as obras que fazem parte deste acervo.

Em Palmas, o evento acontece no Teatro SESC de Palmas, às 20h, e contará com a participação do grupo Palmas Música que apresentará composições que estão disponíveis no site. O site contém as obras do acervo do projeto SESC Partituras e funcionará como uma biblioteca virtual de música, que permitirá aos usuários o acesso a composições brasileiras de todas as épocas.

O SESC Partituras é um projeto desenvolvido em âmbito nacional sem fins lucrativos que visa preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical nacional por meio da criação de uma biblioteca virtual de obras de compositores brasileiros transcritas digitalmente por meio da utilização de sofisticados programas de editoração.

Para a promotora cultural em música do SESC/TO, Veridiana Barreto, a importância desse projeto está na democratização do acesso. “O portal possui um sistema de busca simples e eficiente que facilitará a pesquisa de composições raras, obras de relevância histórico-patrimonial e músicas contemporâneas de destaque no cenário musical. E o melhor é que todas as obras estarão disponíveis na integra para impressão”, ressaltou.

Ainda segundo a promotora, artistas tocantinenses estão presentes nesse acervo. “Existem três obras de Othonio Benvenuto, artista conhecido da cidade de Gurupi e também uma obra de Leonardo Perotto, nascido no Rio Grande do Sul, mas radicado em Palmas, que fazem parte do acervo”, afirmou Veridiana. Todas essas composições serão apresentadas na cerimônia de lançamento.

Repertório da Apresentação

1. Duas Miniaturas, de Alexandre Schubert (violão solo)

2. Noite Escura, de Alexandre Schubert (voz e violão)

3. Tema, de Alexandre Schubert (clarinete e piano)

4. Intercâmbios, de J. Orlando Alves (flauta, clarinete e piano)

5. Duas Invenções Breves, de Othonio Benvenuto (flauta e clarinete)

6. Duas Canções, de Othonio Benvenuto (voz e piano)

7. Sonata, de Othonio Benvenuto (flauta e piano)

8. Super 8, de Leonardo Luigi Perotto (flauta, clarinete, violão e piano)

9. Flor Amorosa, de Joaquim Antônio Callado (voz, flauta, clarinete, violão e piano)

Sobre o Grupo

O Palmas Música entende a música de concerto como principal forma de expressão artística. O grupo desenvolve iniciativas de formação de plateia e projetos artísticos a partir de obras escritas especificamente para o grupo. Atualmente prepara sua turnê pelo programa SESC Amazônia das Artes, que percorrerá dez capitais do país, entre maio e setembro de 2012.

Em Piauí, um concerto com apresentação de Erisvaldo Borges e da Orquestra Sinfônica de Teresina marca o lançamento do site “SESC Partituras”, no dia 14 de abril, às 19h no Palácio da música. Na primeira parte do concerto, Erisvaldo Borges, apresentará composições próprias e dos compositores Alexandre Schubert e Kelson Coutinho. Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência da Aurélio Melo, apresenta o concerto Orquestra de Cordas com Suíte nº 1, de Glauco Velasquez, Balandê de Cordas e Sarau na Roça, de Aurélio Melo.

O repertório apresentado nos concertos consta do acervo SESC Partituras – um projeto sem fins lucrativos que objetiva preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileira. A proposta é disponibilizar a todos os interessados um sistema de catalogação e busca coerente com as reais necessidades dos músicos e pesquisadores.

FONTE

SURGIU

2 comentários:

Wellington Dias disse...

Olá. Sou o Wellington do Sesc Goiás. Eu soube que os concertos acontecem todos no mesmo dia. Não seria dia 13/04? No blog aparece como 14/04 mas temos a data do dia 13. É isso mesmo?

Elizabeth disse...

Wellington, o site SESC Partituras (um portal voltado à difusão da música brasileira e à formação de novos músicos e grupos de câmara) foi lançado no dia 14 de abril de 2012, simultaneamente em todo país... agora o Projeto de levar ao palco as obras que constam no acervo do site Sesc Partituras terá sua primeira edição agora em 2013, sendo distribuida em quatro datas ao longo do ano, sendo estas:
13 de abril, 13 de julho, 13 de setembro e 22 de novembro de 2013; serão realizados concertos simultâneos, promovidos pela Rede Sesc em todo o Brasil, apresentando programas diversos, construídos exclusivamente com obras do acervo.

http://www.sesc.com.br/sescpartituras/projeto.html