quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

David Raw


David Raw (2/11/1925 São Paulo/SP). Compositor. Produtor de Rádio e Televisão. Agente cultural. Advogado paulista, teve intensa participação na luta pelos direitos autorais. Foi Secretário de Turismo de São Paulo, quando inaugurou o Sambódromo de São Paulo. Participou de vários congressos no Brasil e no exterior, discutindo a questão dos direitos autorais.

Em 1938, conheceu o compositor Freire Júnior, que lhe apresentou a várias pessoas do meio artístico. Logo, estaria compondo suas primeiras parcerias.

Homero Marques - DISTANTE DE TI 
David Raw - Elite Especial N-1.033-B - ano de 1951


Em 1939, trabalhou no departamento de compositores da Sbat. Na Sbacem, onde foi admitido como sócio em 1943, desempenhou vários cargos. Foi superintendente para os estados do Sul, criou o conselho deliberativo e foi diretor da entidade, em 1957.

Começou a ter composições gravadas na década de 1940. No ano de 1943, estreou lançando o samba "Não tenho queixa", em parceria com Ismael Silva, gravada por Nélson Gonçalves. No ano seguinte, compôs o samba "Não minto", parceria com Kid Pepe, gravado por Orlando Silva.

Em 1946, fez com Sadi Cabral o choro "Ciúmes" gravado na Continental por Rubens Peniche. No ano seguinte, o grupo vocal Vagalumes do Luar gravou na Continental a batucada "Pobre vive de teimoso", com Murilo Caldas.

Em 1948, o choro "Ciúmes" foi regravado pelo cantor mexicano Chucho Martinez. A partir da década de 1950, começou a compor em parceria com Victor Simon. Teve duas parcerias com Victor Simon lançadas na Odeon em 1951: a toada "Adeus pernambuco", na voz de Jorge Fernandes, e a toada "Pará parou", na voz dos Titulares do Ritmo. Teve ainda o samba "Distante de ti" gravado por Homero Marques na Elite Special, e o samba "Eu não posso viver sem mulher", com Victor Simon, lançado pelos Ases do Ritmo, no selo Carnaval.

Em 1952 gravou o choro "Choro no ar" foi registrado por Salvador Viola e seu conjunto, na Odeon. Ainda em 1952, o samba "Último tostão", com Victor Simon foi gravado na RCA Victor pelo grupo Os Cariocas, e o samba-canção "Não digas nada", com Victor Simon foi gravado na Sinter pelo cantor paulista Mauricy Moura.

Em 1953, a valsa "Guarujá", com Victor Simon foi lançada por Orlando Ribeiro, o samba-canção "Fume um cigarro", também com Victor Simon, foi gravado pela cantora Joana D'Arc, na Odeon, e o bolero "Mais do que eu", com Ubaldo Silva, foi registrado por Heleninha Costa na RCA Victor.

Ainda nesse ano, a toada "Sodade matadera", com Manezinho Araújo foi lançada pelos Titulares do Ritmo, e o samba "Falso patriota", com Victor Simon, foi registrado por Geraldo Pereira, ambos na RCA Victor, além da marcha "Não aguento essa mulher", com Manezinho Araújo gravada por Blecaute na Continental, e o baião "Rebeca", com Victor Simon registrada por Aloísio e Seu Conjunto pela gravadora Copacabana.

Em 1954, o samba "Fume um cigarro", com Victor Simon foi regravado em dueto por Nelson Gonçalves e Linda Batista na RCA Victor.

Ainda em 1954 o samba "Jogado fora", com Manezinho Araújo e E. Mendonça, foi lançado pela gravadora Copacabana na voz de Orlando Silva. Teve também o samba "Respeito", parceria com Paciência lançado por Leni Caldeira.

A marcha "Eu tenho uma nega", parceria com Gomes Cardim e Manezinho Araújo, foi lançada em 1954 pela gravadora Copacabana na voz de Jorge Veiga.

A marcha "Isto é papel, João?", parceria com Carlos Galindo, foi registrada em 1954 por Aracy de Almeida pela Continental.

Em 1955, o baião "Cantarolando", com Jucata foi gravado por Maria Odila, na Odeon, ao acordeom; Aracy de Almeida gravou na Continental o samba "Já fui areia", com Victor Simon, o samba-canção "Fume um cigarro", com Victor Simon foi gravado por Nozinho e Sua Música, e a toada "Até as pedras se encontram", com Victor Simon foi registrada pelo Trio Marabá, ambos pela Copacabana.

Em 1956, teve a marcha "Natal...Natal...", com Manezinho Araújo gravada por Neusa Maria, na Sinter, e a marcha "Aquele beijo", com Júlio Rosenberg lançada por Mário Gil na RGE.

Integrou a diretoria da TV Tupi entre os anos de 1960 e 1990. Em 1968, fundou a TV Aratu, na Bahia. No ano de 1974 assumiu o cargo de diretor-geral da rede de emissoras dos Diários Associados, na Bahia e Sergipe.
Moacyr Franco - TURBILHÃO - marcha-rancho
de Victor Simon e David Raw - Carnaval de 1978

Em 2000, no CD "Sambas da minha terra - Samba de breque/Gafieira", com gravações de vários Intérpretes, lançado pela BMG, teve incluído o samba "Falso patriota", com Victor Simon, na voz de Geraldo Pereira.

Com mais de vinte composições gravadas, entre sambas, marchas, choros e outros ritmos, fez parcerias com Manezinho Araújo e Sadi Cabral, entre outros, sendo seu pruincipal parceiro o carioca Victor Simon com quem compôs seu maior sucesso, o samba-canção "Fume um cigarro". Teve músicas gravadas pelo Trio Marabá, Nelson Gonçalves, Geraldo Pereira, Aracy de Almeida, Rubens Peniche, Homero Marques e outros.


FONTE



3 comentários:

David Barata disse...

Amigo,boa noite.Você tem Fume um Cigarro ,ou Homen não chora por Mulher ,gravadas por Joana D'Arc,Odeon 1953.Grato aquado sua resposta.Abs.

David Barata disse...

Amigo,boa noite.Você tem: Fume Um Cigarro ou homen Não Chora Por Mulher ,gravadas por Joana D'Arc,Oden,1953.Grato.

David Barata disse...

Amigo,boa noite.Você tem Fume um Cigarro ,ou Homen não chora por Mulher ,gravadas por Joana D'Arc,Odeon 1953.Grato aquado sua resposta.Abs.