segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Byafra


"Seu Nome", é uma das músicas de Biafra que eu mais gosto



O sobrado da Rua Raul Pompéia, 37, em Niterói – RJ, estremecia com as pancadas dos pedaços de cabo de vassoura sobre as latas de tinta vazias. No comando da percussão, Byafra, que naquela época, aos 12 anos de idade, era apenas Maurício, filho caçula de uma família de três irmãos. No segundo andar, sua avó, Dona Aura, tentava em vão dormir um pouco depois do almoço. Impossível: o ruído invadia o quarto apesar das portas e janelas fechadas. O pior é que essa cena se repetia todos os dias.

Mulher inteligente e de grande vocação diplomática, Dona Aura percebeu que o problema não se resolveria com uma simples bronca no neto ou com meia dúzia de gritos. Num belo dia, a senhora entra na garagem e interrompe o solo de percussão com um presente: uma bela flauta doce, acompanhada de um certificado de inscrição num curso de música, para aprender o instrumento. A única coisa que Dona Aura não sabia, é que além de resolver o seu problema, também estava proporcionando o início da carreira de um dos mais queridos artistas da música popular romântica do Brasil.

No dia em que Byafra nasceu, os americanos perdiam o sono com o Sputnik (primeiro satélite feito pelo homem) lançado 11 dias antes pelos soviéticos e que sobrevoava Nova York seis vezes por dia. Três meses depois do nascimento do cantor, o clube que viria a ser uma de suas grandes paixões, o Botafogo, comemorava um dos maiores campeonatos de sua história, após golear o Fluminense na final por 6X2. No Planalto Central, o presidente Juscelino Kubitschek acelerava seus candangos para inaugurar Brasília dentro do prazo.

No mundo da música, Elvis Presley dava as cartas no cenário internacional e no Brasil, a Bossa Nova ainda engatinhava. Os fenômenos que iriam forjar a personalidade musical de Byafra ainda estavam em gestação. A salada formada por Beatles, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Pink Floyd, Fagner e Novos Baianos - algumas de suas principais influências – estava apenas sendo preparada para entrar no cardápio dos anos 60.

Desde que recebeu a flauta das mãos da Dona Aura, Byafra passou a se alimentar de música todos os dias. A vontade de cantar o levou ao Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo Maestro Hermano Soares de Sá. Logo, estaria embarcando com seus colegas de Coro para várias apresentações incluindo uma participação internacional no Festival de Aberdeen, na Escócia, para cantar peças de Villa-Lobos. Foi nessa época, por ser muito magro, que recebeu dos colegas de escola o apelido que viria a adotar como nome artístico.



Byafra (que até 1998 adotava o pseudônimo com 'i' - Biafra), nome artístico de Maurício Pinheiro Reis, nasceu em Niterói (RJ), no dia 15 de outubro de 1957.

Depois de cantar em coral (do CEN - Centro Educacional de Niterói), inclusive fora do país, em países como Escócia e Inglaterra, e de tocar flauta doce em casamentos, o cantor e compositor despontou para a fama, aos 21 anos, em 1979, com o LP "Primeira Nuvem", que incluiu "Helena" e "Barcos e Navios".


Em 1970, enquanto o Brasil ainda comemorava o tricampeonato mundial de futebol, surgia na cidade de Niterói (Rio de Janeiro) a banda O Circo, que lançou Biafra como vocalista. Seus maiores sucessos, "Leão Ferido" (incluído no álbum Despertar - 1981) e "Sonho de Ícaro" (incluído no álbum Existe Uma Idéia - 1984), lhe renderam dois Discos de Ouro. Compositor de muitos temas de novelas, lançou 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.

Sempre cantando e/ou compondo canções que versam sobre amor, natureza e vida, o apogeu de sua carreira foi no final dos anos 70 e começo dos 80, quando canções como "Leão Ferido" (com Dalto) e "Vinho Antigo" (Dalto e Cláudio Rabello) (ambas de 1981), "Sonho de Ícaro" (Cláudio Rabello e Pisca) (84) e "Seu Nome" (com Pisca) (85).



Suas músicas também foram gravadas pelos maiores ídolos da MPB.

Em 1998, antes do lançamento do álbum Ícaro, trocou o "i" pelo "y" em seu nome artístico (de Biafra para Byafra) para evitar aparecer na mesma página da guerra civil nigeriana nos sites de busca da internet. Byafra mora em sua cidade natal.



Até o final dos anos 90 gravou um total de 14 discos. O último deles, "Byafra" (Indie Records), foi lançado em 98 e trouxe inéditas e regravações.



Desde esse início vitorioso até hoje, Byafra jamais deixou de ter suas canções cantadas e lembradas por fãs de todas as gerações. São ao todo 12 álbuns inéditos e duas compilações que compõem um capítulo importante da Música Popular Brasileira. Como compositor Byafra registrou sua obra na voz de grandes artistas como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho & Xororó, Chrystian & Ralf, Rosana, Xuxa, Angélica, Danilo Caymmi e muitos outros.



Foi assim que de repente
Estávamos ali sentados
Frente a frente
Não faltava nem mesmo a lua
Falávamos de tudo um pouco
Por qualquer coisa a gente ria
Como dois bobos

E eu que já não via a hora
De te ver em meus braços
E poder te dizer:
Te amo,
desde o primeiro dia em que te vi
E faz tempo eu te buscava
e já te imagina assim

Te amo,
e nem quero tentar entender
O desejo que eu sinto
é mais do que palavras
Te amo...

De repente um beijo e o silêncio
E nos amamos loucamente corpo a corpo
E a noite foi só magia
Será que você vai me esquecer
Será que também vai sentir
a mesma vontade
Eu morro se não volto a te ver
de novo em meus braços
Pra poder te dizer
Te amo,

desde o primeiro dia em que te vi
E faz tempo eu te buscava
e já te imagina assim
Te amo,
e nem quero tentar entender
O desejo que eu sinto
é mais do que palavras
te amo, te amo



CURIOSIDADES
No dia 8 de Setembro de 2009 foi lançado um vídeo no site youtube no qual Byafra é "atropelado" por um parapente enquanto cantava "Sonho de Ícaro", a música de seu maior sucesso. (Rio de Janeiro).Um episódio cômico da vida de Byafra.



FONTE

Wikipédia

5 comentários:

Kátia disse...

Muito bom Elizabeth, vou enviar pro site pra Byafra ver a sua homenagem.
Quando quiser entrar por lá os ícaros e ele te receberão de braços abertos.
www.byafra.com

Elizabeth disse...

Kátia no domingo eu estava lembrando com uma amiga as músicas do Byafra que mais gostamos... e então vimos que eram várias e tbm quase as mesmas. Assim que cheguei em casa fui pesquisar a vida e obra do Byafra pra fazer uma postagem aqui em meu Blog. E gostei do resultado. Gosto demais das melodias e letras, mas destaquei aqui apenas algumas...
Volte sempre que quiser!
abçs!

Unknown disse...

Eu estava ouvindo na internet a musica: humm; mas se um dia chegar muito estranho... cuida bem de mim, entao misture tudo, dentro de nós...
Eu jurava que esta musica é do Byafra, pois asssim estava no album na internet.
Quando entrou na sala um amigo meu dizendo que essa musica que eu estava ouvindo é do Dalto, eu disse que nao, é do Byafra e ele me desafiou a apostar, eu nao quis apostar; mas apostamos 100,00 e eu perdir porque nao tive como provar o contrario.
Por favor me ajudem!!!!! eu nao estou convencido que estou errado!
Alguem pode me enviar afirmaçao ou alguma materia que confirma que o Byafra a musica `muito estranho`ou se por um milagre o proprio Byafra poderia me afirmar que realmente ele ja cantou esta musica?
Meu nome é Francisco Sousa Silva
E-mail: francisco_ss39@hotmail.com
Por favor me ajudem... to precisando muito tirar esta duvida!

Unknown disse...

Por favor alguem pode me responder?? Apelo para os fãs do Byafra.

Elizabeth disse...

A música "Muito Estranho" é composição de Cláudio Rabello e Dalto. O Biafra, Simone, Denise, Nando Reis, KLB e tantos outros são apenas interpretes desta bela composição.