sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Haikaiss


HAIKAISS CONSOLIDA-SE COMO DESTAQUE DA NOVA ESCOLA DO RAP COM ÁLBUM DUPLO “FOTOGRAFIA DE UM INSTANTE”

Com 35 faixas autorais, segundo disco do quarteto paulistano de hip hop foi o segundo álbum mais vendido no iTunes por cinco dias consecutivos, na semana de seu lançamento, conquistou a consideração de nomes consolidados como RZO e Talib Kweli rende agenda cheia de shows por todo Brasil.


Um dos grandes destaques da nova escola do rap, o prolífico grupo paulistano Haikaiss comemora o lançamento de seu segundo álbum, “Fotografia de Um Instante” (2015), com agenda repleta de shows lotados por todo Brasil e presença digital robusta. Já na semana de seu lançamento, o disco duplo permaneceu por cinco dias seguidos no segundo lugar no Itunes. Cerca de dez meses depois, as faixas do álbum no canal do grupo no Youtube somam mais de 46 milhões de visualizações. Com um rap objetivo e sincero, o Haikaiss leva ao público um pouco da cultura oriental haikai no nome escolhido e na atitude de transformar pequenas oportunidades em efeitos de amplitude.

Embora seja considerado um dos maiores nomes da novíssima geração do hip hop nacional, o Haikaiss não chegou agora. O grupo, que define seu estilo como New Golden Era, completa dez anos de história em 2016 e tem mais de 70 músicas registradas em estúdio em dois álbuns, sendo um duplo, dois EPs e diversos singles, alguns deles em parceria. Seus integrantes entraram no jogo do rap muito jovens e conquistaram a consideração de nomes já consagrados como RZO, que fez parcerias com o MC do grupo Pedro Qualy, que também participa dos shows do icônico grupo da década de 1980, formado por Helião, Sandrão e DJ Cia, que apresentou nomes como Sabotage e Negra Li.

O Haikaiss também já dividiu o palco com nomes como Racionais Mc’s, Criolo, Marcelo D2, Thaíde e com os principais nomes do rap nacional e também com artistas internacionais como Wiz Khalifa, Soulja Boy e Pac Div. Ao mesmo tempo, participam intensamente, sob a sigla DMC (Da Massa Clan), e fomentam, como selo Esseponto Records, a nova escola, composta por nomes como Costa Gold, Oriente e Zero Real Marginal (ZRM).


Além desta versatilidade que agrada gerações e universos distintos, o sucesso do Haikaiss se deve à combinação de beats elaborados, letras sagazes e autênticas e estilos espontâneos e complementares de seus quatro integrantes: os MCs Pedro Qualy, Spinardi e SPVic e o DJ Sleep. O resultado, seja em estúdio ou no palco, é explosivo. Além do DJ Sleep, que tem mais de 10 anos de estrada, vários grupos de rap de São José dos Campos e muitos sets em campeonatos de skate no currículo, a essência do Haikaiss é construída com as performances muito bem alinhadas de seus três MCs.

O carismático Qualy é MC e produtor e o mais jovem do grupo, com 23 anos. Apreciador de rap latino e hip hop underground, canta e versa com muita musicalidade, assumindo os refrões e a linha de frente em faixas como a suingada “A Prova” e a melódica “Sem Graça”. Um dos maiores sucessos do grupo no Youtube, o áudio de “Sem Graça” soma quase 10 milhões de visualizações com versos romântico-divertidos como "ontem à noite eu bebi e você ficou tão linda/ Mas na hora de acordar você ficou mais ainda/ Isso não é comum, como deixei acontecer?/ O normal é acordar e eu não querer mais te ver" e "E eu que já fui feito de acento, não aceito/ Eu não sou piscina pra tu se jogar de prima”.

Spinardi, 24 anos, apresenta composições ácidas e sem censura, em prosa, aliadas a um flow ágil, em que mesmo em seus momentos mais frenéticos é possível identificar claramente cada palavra, como na já emblemática faixa “4 e 21”. “Meu rap se torna meu manto, eu quero que se foda o que pensa o que faz/ E se você não tá me entendendo, mano, eu acelero mais! Já ligo meu bonde na fita, na pista que chega soando eficaz.”, comanda Spinardi em “Matéria Escura”, outro destaque do álbum e de views.


Colecionador de vinis, MC e produtor requisitado e inspirado, SPVic ouve artistas nacionais como Itamar Assumpção além de rap, jazz e soul e imprime seu estilo cool e discurso centrado em faixas como “Mente do Compositor” e “Célula do Monstro”. "No inferno da cidade, com poucos anos de idade, sendo parte da mudança contradigo a sua mensagem”, versa o paulistano de 25 anos, responsável, ao lado de Qualy, pela mixagem do disco “Fotografia de Um Instante".


Além de assinar todas as faixas do álbum duplo “Fotografia de Um Instante", algumas em parceria com outros MCs, o grupo é responsável pela produção executiva e por todo o processo técnico e fonográfico do disco duplo. Fruto de um processo de três anos de trabalho, a obra foi gravada e mixada no estúdio Ésseponto Records. Além de estúdio, o QG do Haikaiss, localizado no bairro de Santana, na zona Norte de São Paulo, também abriga a marca HKSS, que vende de rodinhas de skate a bonés, mochilas e camisetas com a etiqueta do Haikaiss em todo Brasil, e um selo que recebe outros grupos de rap da nova geração como Costa Gold, Guerrilheiros, ZRM, Inglês e Ursso.

Amantes de beats pesados e com uma pegada golden era, o Haikaiss carrega referências de grupos e artistas como A Tribe, Slum Village, Jaylib, Mos Def, Common, Beastie Boys, The Pharcyde e Talib Kweli, que em sua última passagem pelo Brasil pediu para conhecer o Haikaiss e visitou o Esseponto Records, onde gravou cenas para um clipe.

fonte

http://www.haikaiss.com.br/bio.html

Nenhum comentário: