domingo, 17 de julho de 2016

O dinheiro na música popular brasileira


Em 1976, o Banco do Brasil inaugurava a sua milésima agência e para comemorar, fizeram o projeto de um disco: "O dinheiro na música popular brasileira". O disco foi gravado em três dias, entre os dias 9 a 14/07/1976; e foram convidados grandes nomes da nossa música, entre eles: Cauby Peixoto, Moreira da Silva, Jorginho do Império, Jorge Veiga, Paulo Marquês, Clementina de Jesus, Marlene, Jackson do Pandeiros Jorge Goulart, entre outros: e a estreante Fafá de Belém, que na ocasião, estava em estúdio gravando seu primeiro LP: "Tamba-Tajá".

Há 40 anos, Ricardo Cravo Albin produzia um projeto coletivo sem precedentes na história de nossa indústria fonográfica. Entrou em estúdio por apenas 3 dias e gravou um repertório cujo tema era o dinheiro. O resultado foi surpreendente e o longo texto de Ricardo, reproduzido no encarte desta reedição histórica, nos remete aos bastidores e revela o frescor de uma época em que se gravava discos atemporais.

Faixas do CD:
1. Dinheiro Vem, Dinheiro Vai (Noca – Vovó Ziza) –
Jorginho do Império

2. Acertei no Milhar (Wilson Batista – Geraldo Pereira) –
Moreira da Silva

3. O Que Vale a Nota Sem O Carinho da Mulher (Sinhô) – Jorge Veiga

4. Cem Mil Réis (Noel Rosa – Vadico) – Paulo Marquês

*Obs: não encontrei vídeo com a música interpretada por Paulo Marques

5. O Assunto é Dinheiro (Altamiro Carrilho – Irany de Oliveira) – Jackson do Pandeiro

6. Pra Que Dinheiro (Martinho da Vila) – Paulo Marquês
*Obs: não encontrei vídeo com a música interpretada por Paulo Marques


7. Não Há Dinheiro Que Pague (Renato Barros) –
Fafá de Belém

Fafá de Belém gravou sua participação no dia 12/07/1976 e a respeito dessa participação, o produtor do projeto, Ricardo Cravo Albim, escreveu o seguinte: "...Este segundo dia de gravação terminou com Fafá de Belém, que demonstrou um amadurecido sentido profissional e, também, que já é uma das melhores cantoras jovens do Brasil. Fafá trouxe os seus próprios músicos para o estúdio e cantou, muito a seu jeito, a canção que escolhemos para ela: um antigo sucesso de Roberto Carlos dos anos 60, assinado por Renato Barros, chamado "Não há dinheiro que pague", a que conferiu junto com seu arranjador ( o saxofonista Meirelles), uma atmosfera feericamente jovem e colorida, com um marcado sabor de música mais sobre o internacional do que o nacional. Enquanto Fafá cantava, uma outra cantora a ouvia, aguardando sua vez de entrar no estúdio. Tinha mais cinquenta anos que Fafá; mas a alegria, a jovialidade e a emocionante vitalidade eram bem próximos às da cantora de 19 anos. É claro que se tratava de Clementina de Jesus, no alto de seus deslumbrantes 70 anos. Clementina de Jesus foi a ultima a registrar sua voz para este disco".

Conjunto Fafá de Belém: Fafá de Belém: Vocal; Meireles: Sax-alto e Órgão; Odorico Victor: Flauta; Enéas Costa: Bateria; Vevé Calazans: Baixo; Gilvan: Tumbadora

O disco foi uma obra dirigida, não saiu para venda nas lojas, era ofertado, como brinde a funcionários e clientes do Banco do Brasil. Porém, no ano de 2013, a musica "Não há dinheiro que pague", veio como bônus no box "Três Tons de Fafá de Belém", lançado pela Universal Music.

8. Pecado Capital (Paulinho da Viola) – Cauby Peixoto

9. Falta Um Zero No Meu Ordenado (Ary Barroso – Benedito Lacerda) – Jorge Veiga


*Obs: não encontrei vídeo com a música interpretada por Jorge Veiga


10. Dezessete e Setecentos (Luiz Gonzaga – Miguel Lima) –
Jackson do Pandeiro

11. Dinheiro Não é Semente (Mutt – Felisberto Martins) – Moreira da Silva

12. Medley – Marlene & Jorge Goulart

a) Eu Brinco (Pedro Caetano – Claudionor Cruz)

b) Barrigudo, Careca e Sem Dinheiro (Caribé da Rocha – Evenor)

c) Me Dá Um Dinheiro Aí (I. Ferreira – H. Ferreira – G. Ferreira)

d) Eu Queria Ser Dinheiro (Mutt – Arnô Canegal)

e) Se Eu Tivesse Um Milhão (Roberto Martins – Roberto Roberti)

f) Dinheiro é Pra Gastar (Newton Teixeira – José Roy)

Ouça as músicas aqui

UM POUCO MAIS SOBRE O TEMA...

Não há dinheiro que pague, por Roberto Carlos

A música Saco de Feijão, interpretada por Beth Carvalho, não faz parte do LP *O dinheiro na música popular brasileira*, mas encaixaria perfeitamente...


Saco de feijão
Beth Carvalho
  
Meu Deus mas para que tanto dinheiro
Dinheiro só pra gastar
Que saudade tenho do tempo de outrora
Que vida que eu levo agora
Já me sinto esgotado
E cansado de penar, meu Deus

Sem haver solução
De que me serve um saco cheio de dinheiro
Pra comprar um quilo de feijão
Me diga gente
De que me serve um saco cheio de dinheiro
Pra comprar um quilo de feijão
No tempo dos merréis e do vintém
Se vivia muito bem, sem haver reclamação

Eu ia no armazém do seu Manoel com um tostão
Trazia um quilo de feijão
Depois que inventaram o tal cruzeiro
Eu trago um embrulhinho na mão
E deixo um saco de dinheiro

Ai, ai, meu Deus

FONTE

itunes

deezer

Nenhum comentário: