segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Patricia Marx


Patrícia Marx, de 36 anos, dá uma nova guinada de carreira ao trocar a música eletrônica pela MPB. Em lançamento conjunto com o marido Bruno E., de 37, no álbum duplo Patricia Marx & Bruno E (CD e DVD) os dois reportam às décadas de 1960-70, período em que além do auge do formato da canção, as duplas se firmaram no cenário do showbusiness brasileiro.

A cantora Patricia Marx marcou os anos 80 e 90 com suas atuações de grande sucesso. Era apenas uma menina de nove anos, mas teve grande destaque no Festival Internacional da Criança, do SBT, onde gravou uma coletânea do próprio festival. No concurso Patrícia conheceu Luciano, com quem formou uma dupla e gravou o disco Clube da Criança, com participações de Xuxa e do palhaço Carequinha...



Quando olho nos teus olhos
Não vejo a luz do amor
Só as sombras do passado
Só um fogo que se apagou
A vida é assim
Nosso espelho se quebrou
É hora de se guardar
Um segredo no coração

(refrão)
Se chove lá fora
Queimo aqui dentro
De vontade de te abraçar
Amor
Quando chove
Fica mais triste esperar
Por alguém
Que não vai chegar

Quando ouço teu silêncio
Escuto meu coração
Bater apressado e urgente
Te querendo sem querer
Cansado de sofrer
Mas agora já é hora
Dessa chuva ir embora

VIDA E OBRA

Patrícia Marques de Azevedo (São Paulo, 28 de junho de 1974), mais conhecida por Patrícia Marx, é uma cantora brasileira, ex-integrante do grupo musical infantil "Trem da Alegria", criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan.

Em 1987 Patrícia deixou o Trem da Alegria e iniciou carreira solo, com a música "Festa do amor". Seu disco de estreia chegou a vender mais de 350 mil cópias. Com o produtor Michael Sullivan, gravou mais dois discos, Patricia (1988) e Incertezas (1990), que continham os sucessos "Certo ou errado", "Doçura", "Sonho de amor" e "Destino", entre outros.



Em 1992, gravou o CD Neoclássico, que foi lançado no Brasil e no Japão, com clássicos da MPB e bossa nova.

Em 1994, mudou o nome artístico para Patrícia Marx e, produzida por Nelson Motta, renovou o repertório e assumiu uma imagem mais coerente com o repertório do pop dançante. Lançou os discos Ficar com você (1994), Quero mais (1995) e Charme do mundo (1998), com sucessos como "Ficar com você", "Quando chove", "Espelho d'agua" e "Sei que você não vai".



hum
seus olhos são espelhos d'agua
brilhando você
pra qualquer um
hum
por onde esse amor andava
que não quis você
de jeito algum
hum
que vontade de ter você
que vontade de perguntar
se ainda é cedo
hum
que vontade de merecer
um cantinho do seu olhar
mas tenho medo

Ficou quatro anos afastada dos palcos e dos estúdios, período em que se casou, teve filho, virou vegetariana e converteu-se ao budismo. Voltou em 2002 com o álbum Respirar, pela Trama. Três anos depois, gravou Patricia Marx e fez várias turnês pela Europa, onde seu trabalho teve ótima aceitação.


Em 2007, fez show tributo a Billie Holiday e Elizeth Cardoso.


Em 2009 ela resolve fazer um projeto especial com seu marido Bruno E. em homenagem à MPB das décadas de 60 e 70, num álbum totalmente acústico e diferente de todos os que já fez.

Neste álbum, intitulado “Patricia Marx e Bruno E.”, os dois se voltam à canção e buscam inspiração na música brasileira das décadas de 60 e 70 - em linguagens como o samba-jazz , o afro-samba de Baden Powell e Vinícius de Morais, além de outras influências.

A presença do violão é marcante neste disco como era na MPB daquela época. Eles regravam uma das grandes obras da música brasileira que é a “Passaredo” de Chico Buarque e Francis Hime. Participa também deste álbum o mestre do samba paulistano Osvaldinho da Cuíca na faixa “Carnaval de Ilusão” em que é co-autor com a Patricia.

A linguagem da soul music dos discos anteriores é mantida na música “You´re Free”. Nela, participa o cantor e tecladista nigeriano Xantoné Blacq, ex-tecladista da Amy Winehouse e parceiro de Bruno E. do seu disco anterior “Alma Sessions”.



Uma novidade neste disco é a influência da música folk norte-americana presente na música “Three Short Stories”. O destaque nesta música fica por conta dos arranjos de cordas feitos pelo músico e arranjador Renato Lemos parceiro de André Abujamra em muitas produções.

O CD foi produzido, mas somente lançado em Outubro de 2010 por eles mesmos pelo selo deles - o Urubu Jazz. Para o lançamento deste ábum, a dupla também produziu e dirigiu um DVD que conta a história deste disco. O DVD contém vídeos musicais de versões “acústicas” e diferentes das músicas do CD, depoimentos dos músicos participantes e o videoclipe da música “Three Short Stories”.




VOCÊ SABIA?

*O álbum "Patricia Marx", o título homônimo marca uma nova era de criação e autonomia. Mais segura, além de compor, Patricia toca e faz arranjos de cordas e programações eletrônicas trazendo influências das casas londrinas de black music e broken beats. Apostando no time que deu certo no disco anterior, conta novamente com a participação dos produtores 4hero, Bruno e novos parceiros como o Jair Oliveira, Silvera e Ady Harley. Um álbum que recebeu excelentes críticas e firmou definitivamente o nome de Patricia Marx no mercado internacional.

*Em 1998, Patricia Marx viajou para Nova York e mais nove cidades do Japão para divulgar Millenium - uma compilação com alguns dos melhores momentos da cantora em toda a sua carreira. As versões ao vivo de "Samba de Verão" com Marcos Valle e "Sabiá" e com Nando Cordel abrem a seleção de 20 sucessos de Patricia.

*Patricia Marx lançou o disco "Respirar", pela Trama em 2001. O álbum traz a tona a faceta eletrônica de Patricia. Além disso, Patricia aparece pela primeira vez como compositora (apenas uma das 12 faixas não leva assinatura sua, o que dá ao disco o status de autoral) e também como produtora - função dividida com Bruno (produtor-marido), e também a participação dos produtores ingleses 4hero, considerados como um dos mais influentes produtores da música eletrônica européia. A participação do grupo marca o segundo capítulo da história de uma associação iniciada há cinco anos, quando Patricia foi convidada para ir a Londres cantar no disco deles - o "Creating Patterns".

*No álbum 'Ficar Com Você', Patrícia volta com um estilo mais dançante e emplaca uma trilha sonora para a novela 'A Viagem', da Rede Globo, com a música "Quando Chove".

*Em 1992, a cantora Patricia Marx fez um disco para o mercado japonês chamado "Neoclássico" em que interpretava standards da música brasileira - de Pixinguinha a Tom Jobim, de Noel Rosa a Rita Lee.


OUTROS SUCESSOS



 



FONTE

Wikipédia
Letras.com

Nenhum comentário: