segunda-feira, 4 de julho de 2016

Diário da Música ♪♫: Fernando Mendes


Diário da Música ♪♫: Fernando Mendes: Em 20 de fevereiro de 2003 Caetano Veloso regravou a canção Você Não Me Ensinou a Te Esquecer, do cantor brasileiro Fernando Mendes e José Wilson, para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro - filme brasileiro de 2003, do gênero comédia romântica, dirigido por Guel Arraes. É uma adaptação da peça de teatro homônima de Osman Lins. O filme é uma produção da Globo Filmes e da Natasha Filmes, junto com o estúdioTwentieth Century Fox. Conta a história do malandro, aventureiro e conquistador Leléu e da mocinha sonhadora Lisbela, que adora ver filmes norte-americanos e sonha com os heróis do cinema. Foi filmado no interior do estado de Pernambuco; e assim deu-se a "volta" de Fernando Mendes ao cenário musical.

Caetano Veloso regravou Você não Me Ensinou a Te Esquecer, vinte e cinco anos depois da gravação original para a trilha sonora do filme brasileiro Lisbela e o Prisioneiro; e a canção se tornou um dos grandes sucessos da carreira de Caetano Veloso, recebendo indicação para o Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira 2004.

Caetano Veloso

A regravação de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer rendeu a redescoberta do compositor e cantor mineiro, que teve uma coletânea lançada pela Som Livre. Devido ao grande sucesso a canção romântica recebeu prêmios da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e o "Prêmio Villa Lobos" como o disco mais vendido.

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
Composição: Fernando Mendes 

Não vejo mais você faz tanto tempo
Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar
E só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar
E só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar

Confira algumas das regravações de Você Não Me Ensinou a Te Esquecer por grandes interpretes da nossa MPB.

Chrystian & Ralf (1992)

Bruno e Marrone (2003)

Altemar Dutra (2006)

Claudia Leite (2004 e 2007)

Erikka Rodrigues

VERSÃO DE GILMELANDIA

Você não Me Ensinou a Te Esquecer é uma canção da cantora brasileira de axé music Gilmelândia, lançada em 11 de outubro de 2003 como primeiro single de seu primeiro álbum ao vivo intitulado Gilmelândia - Ao Vivo. A canção foi produzida por Yacoce Simões, músico oficial da banda que acompanha Gilmelândia nas apresentações, tendo como diferencial das outras versões de MPB, a sonoridade de axé music e reggae.

Eu pirei quando ouvi Caetano cantar essa canção, comecei a chorar, fiquei apaixonada pela música. No dia seguinte, surgiu a ideia: porque não gravá-la como samba reggae? Pedi pro Yacoce Simões colocar uns metais para o arranjo ficar bem charmoso, para dar elegância à versão. Acho que funcionou
—Gilmelândia sobre a produção da faixa[2]



A canção Você não Me Ensinou a Te Esquecer é uma das mais interpretadas pelos candidatos do programa Ídolos. Os finalistas que cantaram foram Lorena Chaves (3ª temporada), Helen Lyu (4ª temporada), Israel Lucero (5ª temporada), Karielle Gontijo (6ª temporada) e Leonardo Cavalcante (7ª temporada).







Nenhum comentário: