domingo, 19 de setembro de 2021

Dorgival Dantas



Dorgival Dantas de Paiva (Olho-d'Água do Borges, 5 de janeiro de 1971) cantor, compositor, instrumentista e produtor musical brasileiro, conhecido como "O Poeta" por manter uma linha de composições falando de amor, aprendeu a tocar acordeão com seu pai e já aos 14 anos fazia apresentações musicais. Juntou-se ao Grupo Show Terríveis de Natal como tecladista e oito anos depois, passou a integrar a banda da dupla Sirano & Sirino.

Nos anos 90, produziu álbuns de diversas bandas de forró. Em 1999, passou a fazer parte da Banda Pirata, grupo que no ano seguinte fez uma turnê em homenagem aos quinhentos anos do Brasil.


Em 2006, lança O Homem do Coração, com destaque para os sucessos “Eu não vou mais chorar” e “Por quê?”. Em 2007, veio “Primeiro Passo”, com direito a turnê por todo o país.

Em 2011 o álbum duplo Quanto Custa, que traz os sucessos “Declaração” e “Coração Teimoso”

.


Em 2012, mais um álbum, Sanfona e Voz, emplacando as faixas “KKK” e “Acabou na Lama”.


Suas canções também estiveram em trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, tais como “Barriguinha” (em Malhação, cantada por Aviões do Forró), “Você Não Vale Nada" (em Caminho das Índias, cantada por Calcinha Preta), “Pode Chorar" (em Araguaia, cantada por Jorge e Mateus) e “Amor Covarde” (em Fina Estampa, cantada por Jorge e Mateus).

BARRIGUINHA

Você Não Vale Nada

Pode Chorar

Amor Covarde

Já teve canções gravadas por artistas e bandas como Cristiano Araújo, Michel Teló, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Alexandre Pires, César Menotti e Fabiano, Maria Cecília & Rodolfo, Jorge e Mateus, Gabriel Gava, Marcos & Belutti, Flávio José, Waldonys, Rastapé, Felipe Araújo, Frank Aguiar, além de diversas bandas de forró.


Em 24 de julho 2013, ele gravou seu primeiro DVD oficial em Fortaleza com seus maiores sucessos. Contou com a participação de outros artistas, tais como Chambinho do Acordeon, Solange Almeida, Xand Avião, seu filho Cícero Dantas, Bell Marques, Flávio José, Jorge e Mateus e a dupla César Menotti e Fabiano.




Dorgival Dantas gravou o longa-metragem chamado Shaolin do Sertão no estado do Ceará, com as filmagens iniciadas em novembro de 2015 e com término em fevereiro de 2016. O filme foi estreado no cinema em outubro de 2016.







Nenhum comentário: