quarta-feira, 3 de março de 2010

Carlinhos Veloz

"Música Popular Mundial". É assim que o cantor Carlinhos Veloz define o seu som. "Minha música é um reflexo do que eu ouço", explica ele, que tem no currículo o prêmio Sharp de revelação regional de 1993, pelo disco Ilha Bela. As influências de Carlinhos vão do blues a MPB, passando pelo rock'n 'roll.
"Minha música tem um pouco do que toca nas pistas de dança de Londres...

Carlinhos Veloz nasceu Luiz Carlos Alves da Silva, às margens do rio Capibaribe, no Recife, em 1965. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Em 85, novamente um rio torna-se ponto de partida em sua vida: ele fez-se Carlinhos Veloz às margens do Tocantins, uma de suas maiores fontes de inspiração. E este foi um ano de grande importância para ele.

Foi no Maranhão que Carlinhos Veloz começou a sua carreira solo como cantor e compositor, vencendo grandes festivais de música da região tocantinense.

Em 1997, Carlinhos Veloz participou, ao lado de grandes nomes da MPB, do projeto Pixinguinha, percorrendo várias capitais brasileiras.

Um ano depois, ele deu vôos mais altos, apresentando-se na Expo-Brasil, no Carrossel do Louvre, em Paris, na França, na época da copa do mundo, e na Expo 98, em Lisboa, Portugal.

Em 2009 o cantor e compositor Carlinhos Veloz fez show para gravação do primeiro DVD, “Espelho D´Água”, em São Luís, no Teatro Artur Azevedo.

No DVD serão incluídos três disco solo e um duo com César Nascimento.

Nas composições há participações de Zé Américo e Salgado Maranhão, em "Veloz", produzida especialmente para o DVD.

Veloz interpretou "Lavadeiras", de Denise Emer, filha da escritora Janete Clair. Também vai cantar "Ave de Arribação" e "Tara", que foi sucesso com Carlinhos e César Nascimento no projeto "Baião de Dois" e acabou não sendo gravada em CD, mas agora vai para o DVD.

O "Regional Tira Teima" teve participação especial no show, acompanhando o Carlinhos Veloz numa homenagem que o cantor fez a mãe.

Além de São Luís, o DVD "Espelho D´Água", terá ainda locações em outros lugares do País e do exterior que marcaram a trajetória de Carlinhos Veloz, como Imperatriz, Barreirinhas, Recife e Itamaracá, em Pernambuco, Rio de Janeiro, Lisboa,

O nome "Espelho D´Água" vem da presença dos rios na história do cantor que nasceu às margens do Rio Capibaribe, em Pernambuco, e com o Maranhão estreitou laços à beira do Rio Tocantins, de onde guarda muitas lembranças. Os rios têm uma influência constante nas músicas e na melodia do trabalho de Carlinhos.

ILHA BELA SÃO LUÍS


Prazer (Carlinhos Veloz)

Nenhum comentário: