domingo, 3 de outubro de 2010

Ellie Goulding


Elena Jane "Ellie" Goulding (Hereford, 30 de Dezembro de 1986) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical britânica.Ellie chegou à fama depois de alcançar o topo do "BBC Sound of 2010" e ganhar o Critics Choice Award no BRIT Awards 2010. No final de 2009, assinou com a 'Polydor Records', depois disso, lançou seu primeiro EP intitulado An Introduction to Ellie Goulding. Em 2010 lançou seu primeiro álbum, Lights. O álbum foi relançado em 2010, sob o título Bright Lights. Em 2012 lançou um novo álbum de estúdio, Halcyon. O mais recente álbum "Delirium" foi lançado em novembro de 2015.

Delirium

Nascida em Hereford, no Reino Unido, em dia 30 de dezembro de 1986, filha de Arthur e Tracey Goulding. Ellie é a segunda de quatro filhos. Foi educada na Lady Hawkins School em Kington, Herefordshire e Sixth Form College Hereford, antes de passar para a Universidade de Kent, onde foi a aconselhada a tirar um ano de intervalo para poder exercer seu talento. Ellie começou a tocar clarinete e guitarra e escrever suas próprias músicas de amor. Enquanto frequentava a Universidade de Kent para estudar dramaturgia, e era exposta a música eletrônica, ela desenvolveu seu som, inicialmente, com a ajuda de Frankmusik na música "Wish I Stayed", e, posteriormente, com Starsmith, que se tornou seu colaborador chefe e principal produtor de seu primeiro álbum, Lights. Isto resultou em sua saída da universidade após dois anos de estudo, e um de intervalo com seus tutores, se mudou para West London.

Lights

Wish I Stayed

Vida pessoal

Em 2010 Goulding começou a namorar o DJ Greg James, da BBC Radio 1. Namorou o DJ e produtor Skrillex desde março de 2012, até novembro de 2012. Depois disso também namorou o ator Jeremy Irvine. Em 2014, começou o namorar Dougie Poynter baixista da banda McFly, teve seu término no começo de 2016.


Carreira musical

Assinou contrato com a Polydor Records em setembro de 2009, seu primeiro single "Under the Sheets" foi lançado pelo selo independente Neon Gold Records, em vez da Polydor, para que Ellie não fosse colocada sobre muita pressão. Estreou na BBC Radio 1 em 30 de Setembro de 2009, desde então ganhou muito airplay. Foi lançado digitalmente no Reino Unido em 15 de novembro de 2009 , e chegou ao número cinquenta e três na UK Singles Chart. Em outubro de 2009, ela visitou o Reino Unido com Little Boots.

Em 30 de outubro de 2009 apresentou as canções "Under the Sheets" e "Guns and Horses" como convidada no 'Later... with Jools Holland'. "Wish I Stayed" foi o single da semana na iTunes Store UK de 22 a 28 dezembro de 2009. Ellie providenciou os vocais da versão remix de Starsmith da canção "Sleepyhead", da banda americana Passion Pit.

Sleepyhead

2009—2012: Lights e Bright Lights

Goulding apresentando-se em 2009

Ellie se apresentou em Amsterdã em 2010. Antes do lançamento de seu álbum de estreia, foi anunciado que Ellie alcançou o topo da 'BBC Sound of 2010', pesquisa que mostra a opinião dos críticos, etc., sobre as principais opções para astros e artista que farão sucesso no próximo ano. Ela também ganhou o Critics 'Choice Awards em 2010 no BRIT Awards, o que faz dela a segunda artista, a ganhar tanto a enquete, quanto o Critics 'Choice.

O primeiro álbum de Goulding, 'Lights', foi lançado pela Polydor em 1 de Março de 2010, precedido pelo segundo single "Starry Eyed" que foi lançado em 22 de fevereiro de 2010 e chegou a número quatro na UK Singles Chart. Na maioria do álbum, Goulding trabalhou com o produtor inglês Starsmith. Chegou a número um na UK Albums Chart e número doze na Irish Albums Chart em março de 2010.

"Guns and Horses", foi lançada como terceiro single do álbum em 17 de maio de 2010, chegando ao número vinte e seis na parada do Reino Unido. Lançada em 9 de agosto de 2010, "The Writer" seguiu como quarto single do álbum, atingindo a posição dezenove no Reino Unido.

Guns and Horses

Juntamente com o lançamento de seu álbum de estreia, Goulding coescreveu uma música com George Astasio, Gabriella Cilmi, Jason e Pebworth Shave Jon Shave, para o segundo álbum da Cilmi, Ten, intitulada "Love Me Cos You Want To".

Love Me Cos You Want To

Ela também coescreveu três canções para o álbum de estreia de Diana Vickers, "Songs from the Tainted Cherry Tree", intituladas "Remake Me + You", "Notice" e "Jumping Into Rivers" (todos as três coescritas com Vickers e Guy Sigsworth). Goulding estava embarcando na sua tour, Lights Tour no Reino Unido, acompanhada pelo Primary 1. Ela também acompanhou John Mayer em sua turnê britânica em maio de 2010.

Goulding no Nokia World de 2010

Ela se apresentou em 25 de Junho na quadragésima edição do Glastonbury Festival e se apresentrou em diversos outros festivais de música em todo o Reino Unido, incluindo o V Festival de 2010 e o Bestival. Uma faixa do Lights, "Everytime You Go", foi tocada na série americana The Vampire Diaries. A canção foi apresentada na primeira temporada, episódio vinte e dois, intitulado "Founder's Day".

Everytime You Go

A música "Your Biggest Mistake" foi usada em um episódio de "The Inbetweeners". A música Starry Eyed foi tocada na série americana "Awkward".

Your Biggest Mistake

Goulding escreveu algumas letras para o álbum de Tinie Tempah, "Disc-Overy", e depois cantou alguns vocais de apoio na canção. Ficou conhecida como Queen blond a Rainha loira.

Em 29 de novembro de 2010, Goulding relançou seu álbum de estreia, Lights, Bright Lights é o título do relançamento. A primeira música de trabalho do relançamento, é uma regravação do clássico de 1970 do cantor Elton John, "Your Song", que foi lançada em 12 de novembro de 2010. A canção atingiu número dois na UK Singles Chart, sendo a mais bem colocada da cantora.

Your Song

Em janeiro de 2011, a cantora pop britânica entra com o pé direito na nova década ao retornar extremamente elegante e iluminada no vídeo oficial da faixa título de seu primeiro álbum, "Lights". No vídeo musical, com quase quatro minutos de duração, a inglesa dança em cenários psicodélicos e toca instrumentos de luz. No começo de abril, Goulding iniciou a divulgação de seu álbum na América, se apresentando em programas como Saturday Night Live e Jimmy Kimmel Live.

Quase um ano após o lançamento do single, Ellie divulga Lights no The Ellen DeGeneres Show, o que faz da música um sucesso nas rádios americanas. Até o momento, a posição mais alta de Lights nos Estados Unidos foi a 2ª posição na Hot 100 da Billboard. Além disso, a canção alcançou as primeiras colocações nos charts Pop Songs, Radio Songs e On-Demand Songs.

2012—2014: Halcyon e Halcyon Days

Em 8 de outubro, seu segundo álbum de estúdio, Halcyon, foi lançado no Reino Unido, sendo lançado no dia 9 para os americanos. Antes da estreia, foi lançando o clipe da música "Hanging On" (cover da banda Active Child) que contou com participação do rapper Tinie Tempah, servindo como divulgação do CD. A música "I Know You Care" foi incluída no longa Now Is Good e também ganhou clipe, junto com imagens do filme.

I Know You Care

Em 17 de agosto de 2012, foi lançada Anything Could Happen, primeiro single oficial do CD, composta por Ellie e Jim Eliot, alcançando o 1º lugar em sua melhor posição no Hot Dance Club Songs da Billboard, a música foi apresentada em vários programas, ganhando inclusive covers no programa The X Factor USA e na série Glee.

Bittersweet

Ellie fez parte da trilha sonora oficial do filme Amanhecer – Parte 2 com a musica "Bittersweet", também da trilha sonora de The Hunger Games: Catching Fire com a música "Mirror", e da trilha sonora do filme Divergente (2014), com a música Beating Heart, junto as músicas "Hanging On" e "Dead In The Water".

Mirror

Em 2013 e 2014 Ellie fez 2 parcerias musicais com Calvin Harris que serão lançadas no novo álbum do cantor "Motion" e com a rapper Iggy Azalea na musica Heavy Crown presente no filme Kingsmen: The Secret Service. Está também presente na trilha sonora do filme Fifty Shades of Grey com a música Love Me Like You Do.

 Love Me Like You Do

2015—presente: Delirium

Goulding apresenta-se no Staples Center em Los Angeles, Califórnia em abril de 2016

Em setembro de 2015, Goulding anunciou o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio Delirium. Seu lançamento ocorreu no dia 6 de novembro de 2015, através da Polydor Records. “On My Mind”, o primeiro single do disco, foi disponibilizado para compra e stream em 17 de setembro anterior.

On My Mind

A versão padrão do material contém a faixa "Love Me like You Do", originalmente lançada como single da trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza (2015). 



Love Me like You Do

Já a edição deluxe compreende "Outside", sua parceria com o DJ escocês Calvin Harris, previamente escolhida como foco de promoção do disco Motion (2014) de Harris.


Outside

A cantora emenda o lançamento do novo trabalho com uma turnê de arenas. Delirium foi um dos álbuns mais vendidos de 2015.

Em outubro de 2015, Goulding lançou a canção Army segundo single do álbum. A faixa conta com os produtores Max Martin e Savan Kotecha, os mesmos de Love Me Like You Do. O videoclipe foi divulgado apenas no mês de janeiro de 2016, sendo dedicado aos seus fãs e à sua melhor amiga Hannah. Ellie afirmou que “a música é sobre uma das suas melhores amigas" completando dizendo que “ao lado dela sente que pode enfrentar qualquer coisa”.

Army

A terceira música de trabalho do disco é Something in the Way You Move lançada em novembro de 2015. O clipe foi lançado em fevereiro de 2016 com imagens de uma apresentação da cantora como prévia de sua turnê mundial recém lançada. A faixa foi escrita em parceria com Greg Kurstin.

Something in the Way You Move



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellie_Goulding

Nenhum comentário: