sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Wanderléa


Ela foi a “Ternurinha”, a moça que dançava e cantava seus sucessos no programa Jovem Guarda. Em frente à TV Record, em São Paulo, o público esperava ansiosamente que ela chegasse ou saísse dos estúdios da emissora. Wanderléa é uma das cantoras mais populares do Brasil.

Com seu talento e carisma, a cantora teve uma trajetória surpreendente que marcou época, impôs novos estilos e contribuiu para uma mudança comportamental significativa nas décadas de 60 e 70, sobretudo dos jovens. Junto com Roberto Carlos e Erasmo Carlos protagonizou um dos maiores movimentos musicais de massa do país: a Jovem Guarda.

Seu modo de cantar, dançar e vestir atraiu a atenção de milhares de pessoas que tiveram na cantora um referencial de mulher de atitude, de vanguarda. Milhões de fãs não só cantaram suas músicas como imitaram seus passos e copiaram seus figurinos: mini-saias, botas, calças boca-de-sino ou saint-tropez, pernas e umbigo de fora, cabelos ao vento. Tudo que ela usava no programa da Jovem Guarda, realizado aos domingos, no dia seguinte já era moda no Brasil inteiro. Seus discos estavam nas listas dos mais vendidos e várias músicas de um mesmo disco entravam nas paradas de sucesso.

Foi Assim
Wanderlea
Composição: Renato Correa e Ronaldo Correa

Foi assim
Que eu vi você
Passar por mim
E quando pra você eu olhei
Logo me apaixonei

Foi assim
O que eu senti
Não sei dizer
Só sei que pude então compreender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver

Mas foi tudo um sonho
Foi tudo ilusão
Porque não é meu
O seu coração
Alguém roubou de mim
O seu amor
Me deixando nessa solidão

Foi assim
E agora o que é que eu vou fazer
Pra que você consiga entender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver

Foi assim
O que eu senti
Não sei dizer
Só sei que pude então compreender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver

Mas foi tudo um sonho
Foi tudo ilusão
Porque não é meu
O seu coração
Alguém roubou de mim
O seu amor
Me deixando nessa solidão

Foi assim
E agora o que é que eu vou fazer
Pra que você consiga entender
Que sem você meu bem
Não posso mais viver (x3)

VIDA E OBRA
Wanderléa Charlup Boere Salim (Governador Valadares, 5 de junho de 1946) é uma cantora brasileira. Tornou-se famosa durante a Jovem Guarda. Fez um grande sucesso na época juntamente com seus amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Trabalhou como atriz principal na película brasileira "Juventude e Ternura" (1968), direção de Aurélio Teixeira, bem como contracenou com Roberto Carlos e Erasmo Carlos em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" (1968) de Roberto Farias entre outros filmes.

Com os amigos e outros atores e diretores, como Anselmo Duarte, a cantora mostrou outras habilidades atuando como atriz em filmes de longa metragem, gravados no Brasil e no exterior. Reafirmou seu lado apresentadora, comandando com Erasmo Carlos o programa “A Ternurinha e o Tremendão”, um dos maiores sucessos nos tempos áureos da TV Record.

Nascida em Governador Valadares, Wanderléa se mudou aos 9 anos de idade para o Rio de janeiro com a família, para se tornar a mais importante cantora da Jovem Guarda. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios e lançou em 1962 o primeiro compacto.


Em 1963 sai o primeiro LP, "Wanderléa", pela CBS. Na gravadora conhece Roberto(com quem teve um rápido namoro) e Erasmo Carlos, e passa a apresentar em agosto de 1965 o programa Jovem Guarda pela TV Record de São Paulo. Transmitido nas tarde de domingo, o programa teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas. Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro.


Participou de filmes ao lado de Roberto Carlos e, depois de terminada a Jovem Guarda, continuou a carreira como cantora pop. Atualmente se apresenta cantando seus maiores sucessos, como "Pare o Casamento" (versão de Luís Keller), "Ternura" (Rossini Pinto) e "Prova de Fogo" (Erasmo Carlos).


Após a Jovem Guarda, Wanderléa conquistou livre trânsito em todas as vertentes da música popular. Gravou compositores como Caetano Veloso, Djavan, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Jorge Mautner, Luis Melodia, Raul Seixas e Zé Ramalho. Ousada, em 1967 já gravava versões de Tina Turner e outros artistas internacionais.


A cantora prosseguiu sua carreira gravando vários outros discos com repertório incluído em novelas da Globo – a música “Menino Bonito”, de Rita Lee, tema de Um Sonho a Mais, é uma delas. “Foi Assim”, de Renato e Roberto Correa, foi inserida na novela Rainha da Sucata, voltando a ocupar o primeiro lugar nas paradas, após quase duas décadas – na primeira oportunidade a música, lançada em 1968, como trilha do filme “Juventude e Ternura”.

Ganhou vários prêmios, entre eles cinco troféus “Roquette Pinto”, tido como o mais importante da época. Os shows “Wanderléa Maravilhosa”, dirigido por Guilherme Araújo, em 1972, e “Feito Gente”,com direção de Arthur Laranjeira e direção musical de Rosinha de Valença, em 1975, foram consagrados pela crítica e público como os melhores do ano. Sua desenvoltura no palco e os cenários e figurinos criados para os espetáculos deram um dinamismo e serviram de referencial para outros da época.


"Vamos que eu já vou", disco produzido por Egberto Gismonti em 1978 e lançado pela Odeon, mostra a diversidade musical da artista num trabalho que reuniu importantes instrumentistas brasileiros, como o próprio Egberto Gismonti, Robertinho Silva, Luis Chaves, entre outros...

Em 1984 o filho de Wanderléa Leonardo morre afogado aos 2 anos de idade o garoto estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina o garoto chegou a ser socorrido mas não resistiu.


"Te Amo", fez parte da trilha sonora nacional da novela Caras & Bocas, da Rede Globo, como tema do casal protagonista, Dafne (interpretada por Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Vale lembrar que a mesma música já havia entrado para a trilha de uma novela dos anos 90, Pedra Sobre Pedra. Graças a essa romântica canção, Wanderléa voltou a ter destaque na mídia.


Wanderléa continua produzindo e conduzindo sua carreira, viajando e fazendo seus shows com muito sucesso pelo Brasil e exterior. Recentemente, participou do show “Elas Cantam Chico” interpretando pela primeira vez duas composições do compositor: “Querubim” e ‘Me Perdoa”.


Em 2003, lançou seu CD “O Amor Sobreviverá”, projeto institucional que fez em parceira com a instituição “O Pequeno Cotolengo” para ajudar crianças e adultos daquela entidade com necessidades especiais.

"O amor sobreviverá", produzisdo por ela e o marido, o guitarrista Lalo Califórnia, foi lançado pela BMG e reuniu músicas de seu último show como "Menino bonito", de Rita Lee, "Mané João", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, "Negro gato", de Getúlio Cortes, "Nação vou ficar", de Tim Maia e "Back in Bahia", de Gilberto Gil.


Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, como o projeto realizado pelo Sesc que apresentou, em diversas unidades da entidade, shows trazendo Wanderléa com os Golden Boys, os Fevers e outros expoentes da Jovem Guarda e o projeto "Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda", apresentado durante todo o mês de agosto, no Teatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil),no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com Erasmo Carlos, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda, que também se apresentaram em duplas, como Jerry Adriani e Waldirene, Golden Boys e Vanusa, Wanderley Cardoso e Martinha.

Nesse ano, Wanderléa participou, em São Paulo, das gravações de CD e DVD ao vivo, ao lado de Erasmo Carlos, The Fevers, Golden Boys e outros expoentes da Jovem Guarda. Com agenda lotada, a cantora participou de gravações, shows e programas comemorativos por todo o Brasil.

Em 2006, integrou a caixa "Jovem Guarda", lançada pela EMI, que registrou diversos expoentes que atuaram naquele movimento. No mesmo ano, apresentou, juntamente com Erasmos Carlos e o conjunto The Fevers, o show, rememorando o movimento, no Canecão(Rio de Janeiro).


"Nova Estação" é o nome da música que dá título ao CD, lançado em dezembro de 2008 pela cantora Wanderléa e vencedor do prêmio de disco popular do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). A canção, de Luiz Guedes e Thomas Roth, foi originalmente gravada por Elis Regina em 1980, num dos últimos discos da cantora.

O elogiado CD de Wanderléa mostra que a musa da Jovem Guarda está em boa forma, sintonizada com repertório de abrangente leque estético que engloba samba, choro, reggae, bossa nova, entre outros estilos.01. Nova Estação; 02. Eu e a Brisa/O Que É Amar; 03. Samba da Preguiça; 04. Salve Linda Canção Sem Esperança/Chiclete Com Banana /Adeus América/Eu Quero Um Samba; 05. Mil Perdões; 06. Dia Branco; 07. My Funny Valentine; 08. Choro Chorão - Citação de "Delicado"; 09. A Banca do Distinto; 10. Se Tudo Pode Acontecer; 11. Todos Estão Surdos; 12. Mais que a Paixão.

Wanderléa - no Sr. Brasil - TV Cultura
Chiclete com banana (Gordurinha e Almira Castilho)
Adeus América (Geraldo Jacques & Haroldo Barbosa)
Eu quero um samba (Geraldo Jacques & Haroldo Barbosa)

Curiosidade: no samba-rock "Todos estão surdos" (de Roberto e Erasmo) há a participação de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos.


Em 2009, teve um grande sucesso seu, "Te Amo", de Roberto Correa e Sylvio Son, incluído na trilha sonora da novela "Caras e bocas", da Rede Globo de Televisão. A música foi o tema do casal protagonista da trama, interpretado pela atriz Flávia Alessandra e o ator Malvino Salvador. A mesma canção já havia sido incluída, nos anos 1990, na trilha de outra novela da Rede Globo; "Pedra sobre pedra".


No ano seguinte, fez participação especial no disco "SP 55", do ex-intergrante da banda Titãs, Sérgio Britto. Com esse cantor, fez dueto na faixa "Essa gente solitária".

A cantora Wanderléa, que lançou em 2008 o elogiado CD Nova Estação, fez três shows em junho/2009, no Teatro Fecap, em São Paulo; e gravou o primeiro DVD da artista, lançado pela Lua Music (por onde saiu o CD Nova Estação). Wanderléa esteve acompanhada por Lalo Califórnia (direção musical, arranjos, violão e guitarra), Hanilton Messias (piano), Marcos Rogério (teclados), Khristiano Oliveira (baixo) e Luis Antunes (bateria) e Jadde Flores (percussão).

No repertório, canções como Nova Estação (Luiz Guedes/ Thomas Roth), Dia Branco (Geraldo Azevedo), Samba da Preguiça (Roberto Carlos/Erasmo Carlos), Salve Linda Canção Sem Esperança (Luiz Melodia), Mil Perdões (Chico Buarque), A Banca do Distinto (Billy Blanco), Eu e a Brisa/ O Que é Amar (Johnny Alf), Se Tudo Pode Acontecer (Arnaldo Antunes), Todos Estão Surdos (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos), Ternura (Levitt/Karen, versão de Rossini Pinto) e Kriola (Hélio Matheus).

A artista recebeu como convidados especiais na gravação do DVD Johnny Alf, Arnaldo Antunes e o grupo Ó do Borogodó. O show Nova Estação é uma produção da Lua Shows, com direção e roteiro de Wanderléa e Thiago Marques Luiz.

FONTE:




Nenhum comentário: