sexta-feira, 23 de maio de 2008

Altamiro Carrilho

Que dom maravilhoso! Escutei vários vídeos e Altamiro Carrilho realmente é incrível... simplesmente é 'ganhar tempo' ouvir tanto talento.


Altamiro Aquino Carrilho, instrumentista e compositor, nasceu na cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ, em 21 de dezembro de 1924. Ainda menino começou a tocar numa flautinha de bambu. Concluiu apenas o curso primário, pois, quando tinha nove anos, seu pai ficou muito doente e ele precisou trabalhar numa tamancaria para ajudar a família. Aos 11 anos, empregou-se como prático de farmácia, passando a tocar tarol na Banda Lira de Arion, onde quase todos os músicos eram seus parentes.

Em 1940, mudou-se para Niterói/RJ com a família, continuando a trabalhar em farmácia e passando a estudar música à noite, com o flautista amador Joaquim Fernandes.

Altamiro Carrilho é um músico, compositor e flautista brasileiro. Este flautista virtuoso transversal já gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções e já se apresentou em mais de quarenta países difundindo o choro brasileiro.

Depois de tocar tarol na banda Lira de Árion, começou a estudar flauta. Iniciou a carreira nos programas de calouros, tendo obtido o primeiro prêmio no Calouros em Desfile, de Ary Barroso. Fez fama como improvisador e participou de numerosos grupos, discos e shows.

Em 1949 gravou seu primeiro choro, "Flauteando na Chacrinha", no ano seguinte montou seu próprio conjunto na Rádio Guanabara.

Em 51 substituiu Benedito Lacerda no conjunto regional de Garoto, contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Lá acompanhou grandes estrelas como Vicente Celestino, Orlando Silva e Francisco Alves.

Formou o grupo Altamiro e Sua Bandinha, que teve programa na TV Tupi e emplacou o sucesso "Rio Antigo", com mais de 700 mil cópias vendidas. Nos anos 60 excursionou fora do país, e na década seguinte passou a ser um dos flautistas mais requisitados, por conta do movimento de redescoberta do choro. Continua em atividade, participando de gravações e shows, privilegiando o choro.

Você Sabia?

*Altamiro Carrilho recebe toda semana, em seu programa "Altamiro Carrilho e Amigos" na Rádio MEC, um convidado especial. Muita música e informação sobre os melhores instrumentistas do Brasil, em descontraídas entrevistas.

*"Aos cinco anos de idade Altamiro viu o filho do vizinho soprando uma flautinha de brinquedo e pediu ao Papai Noel uma igual".

*Aos onze anos, Altamiro começou a estudar com um flautista amador, um carteiro, que tocava em igrejas, em rodas de Choro e orquestrinhas da cidade.

*Altamiro teve professores de flauta no Brasil, México, EUA e URSS.

*Altamiro formou seu primeiro conjunto em 1950.

*Altamiro teve um programa na TV Tupi, em horário nobre, época em que gravou o seu famoso maxixe "Rio Antigo", conquistando grande respeito e reconhecimento por todo o Brasil.

*Atualmente, Carrilho apresenta-se com seu conjunto de choro por diversas cidades brasileiras, com sucesso absoluto. Em um show alegre e descontraído, conta algumas histórias da música popular brasileira ao lado de seu selecionadíssimo e apurado repertório, que também traz arranjos de música clássica em ritmos brasileiros.

*Altamiro Carrilho apresenta-se com orquestras sinfônicas por todo o território nacional e em diversos países, exercitando assim o seu lado erudito.

*Compositor de versatilidade extraordinária, Altamiro já compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Com 60 anos de carreira, tem mais de 100 gravações entre discos, fitas e CDs.


Altamiro Carrilho - André de Sapato Novo


Flor Amorosa - Altamiro Carrilho no Vivo Rio


Altamiro Carrilho e Choronas Pedacinhos do Céu


Altamiro Carrilho - DVD "A fala da flauta" (2009)


"Aos cinco anos de idade eu vi o filho do vizinho soprando uma flautinha de brinquedo e pedi ao Papai Noel uma igual. Aos onze anos comecei a estudar com um flautista amador, um carteiro, que tocava em igrejas, em rodas de Choro e orquestrinhas da cidade. Depois comecei a estudar sério porque até então tocava meio de ouvido, como os cantores também cantavam de ouvido; as introduções a gente improvisava na hora, ficava mais leve. Nos anos 50, com o surgimento dos arranjos, tive que me esmerar mais nos estudos. Tive professores no México, EUA e URSS. Conheci Pixinguinha, Benedito Lacerda e Dante Santoro. Meu grande aprendizado de Choro foi quando eu era 'músico vira-lata'. Saía fuçando rodas de Choro todo dia depois do trabalho. Eu gosto muito de improvisar! Não toco uma frase repetida, cada vez que eu toco é uma frase diferente." (Altamiro Carrilho)
FONTE

Wikipédia

Site Oficial

Nenhum comentário: